SóProvas


ID
2754097
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura funcional é um modelo de departamentalização que está baseado no agrupamento de tarefas segundo as funções organizacionais.

Assinale a opção que apresenta uma vantagem dessa estrutura.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro do Rodrigo Rennó, as principais vantagens da Departamentalização Funcional são; Junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitanto a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o trenamento e é indicada para organiazações em setores mais estáveis, e que não mudem muito seus produtos e serviços.

     

    Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de ser adaptar às mudanças externas e uma visão mais "estreita" dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.

  • Acho que a banca fez uma confusão com a centralização de tomada de decisão em um setor com a centralização e descentralização que estamos habituados a ver. Quando você ver o termo "centralização de tomada de decisão", a primeira coisa que remete é a falta de delegação por parte da chefia e não a centralização em um setor.

     

    Confesso que fiquei realmente entre a B e a E, mas decidi pela, além dos motivos citados acima, porque me pareceu lógico dizer que ha redução da distância entre a hierarquia dos cargos, haja vista que a departamentalização funcional é justamente colocar em um mesmo setor pessoas de mesma função (ou cargo).

     

    Mas tudo bem. Pra quem for fazer prova da FGV, fica o aprendizado.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • assim, algumas questões desse assunto são complicadas... ñ achei nada sobre essa centralização da decisão no meu material.

  • "centralizar"?? primeria vez q vejo isso na departamentalização funcional

  • Vi e reli todas as alternativas e não achei uma condizente,marquei só pra saber mesmo a resposta,mas centralização de decisão?

  • Lucas esse trecho do Renó não falou nada em centralização de decisões,ainda continuo sem entender essa resposta.

  • Me beija primeiro FGV, para de ser afobada

  • Departamentalização FUNCIONAL


    VANTAGENS:


    **Mantem o poder e o prestigio das funções principais

    **Cria EFICIÊNCIA do principio da especialização

    **Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração

    **Segurança na execução de tarefas

    **Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos

    **Facilita a coordenação dentro da função

    **FACILITA A CENTRALIZAÇÃO


    Fonte: GIOVANNA CARRANZA - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA , 3º EDIÇÃO 2016, - página 133-134


  • GAB B Imagine um monte de especialistas numa mesma area juntos, com forte impacto INtradepartamental é meio que provável que irá haver uma centralização das decisões até como ponto forte...mesmo q mais limitado pra visão externa, porém internamente no departamento é muito mais fácil chegar ao consenso de al algo.
  • Estrutura funcional é diferente de departamentalização funcional. Me parece que a questão fez essa confusão. Pensando em uma estrutura de staff, não vejo a centralização de decisões como um aspecto. Por outro lado, na DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL, isso de fato acontece.

  • ✿ Estrutura Funcional - É o tipo de organização em que se aplica o princípio funcional ou princípio da especialização. Cada área é especializada em um determinado assunto, é a autoridade em um tema. Dessa forma, ela presta seus serviços às demais áreas de acordo com sua especialidade.

    Vantagens

    ▪ Proporciona especialização e aperfeiçoamento;

    ▪ permite a melhor supervisão técnica possível;

    ▪ comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções;

    ▪ separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução: há uma especialização do planejamento e do controle, bem como da execução, permitindo plena concentração de cada atividade.

    Desvantagens

    ▪ Não há unidade de mando, o que dificulta o controle das ações e a disciplina;

    ▪ subordinação múltipla pode gerar tensão e conflitos dentro da organização;

    ▪ concorrência entre os especialistas, cada um impondo seu ponto de vista de acordo com sua área de atuação;

    ▪ coordenação e comunicação entre os departamentos é péssima;

    ▪ pode gerar ambiguidade;

    ▪ responsabilidade parcial de cada departamento.

    ➥ Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

  • A) Dificulta a comunicação entre os departamentos.

    C) Diminui a responsividade às mudanças.

    D) Diminui a visão dos objetivos organizacionais.

    E) Aumenta a distância hierárquica.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • abordagem funcional:

    vantagens

    > facilita a especialização profissional

    > facilita coordenação dentro da função

    >favorece redução de custos

    >Facilita a centralização: Projeção da chefia principal ao longo da organização, pois os demais executivos que lhe são subordinados são especialistas e cuidam de suas funções específicas, não tendo ingerência nas demais áreas e, em muitos casos, não têm boa visão sistêmica da organização. Isso tende a favorecer a centralização

    Fonte: Administração princípios e tendências. Página 386

    outra questão similar: Q844607

  • Essa centralização aí só pode ser intradepartamental, não interdepartamental!!!

  • A questão traz dois direcionamentos. O critério funcional promove a descentralização do processo decisório em âmbito de toda a organização, se comparada com a linear. No âmbito da própria departamentalização promove a centralização do processo decisório na chefia especializada .

  • Concordo com a visão da Gabriela Rocha ᕦ(ツ)ᕤ, porém, como uma das caracteristicas da organização funcional é a descentralização das decisões, fica dificil na hora da prova você interpretar desta forma.

    Eu acho que vou optar por fingir que não vi esta questão...

  • Departamentalização funcional tem foco na especialização e facilita a centralização do poder, visto que são vários especialistas que vão se reportar a apenas um chefe responsável por aquela área funcional. Ex. RH, contabilidade etc.

    Falou em dep. funcional corre de tudo que tem PENSAMENTO SISTÊMICO, visão global da organização, comunicação ENTRE departamentos etc...

    DEP. FUNCIONAL É CADA GRUPINHO DE ESPECIALISTAS EM SEU QUADRADO.

  • A FGV utiliza muito como fonte o livro do Felipe Sobral "Administração: Teoria e Prática no contexto brasileiro"

    Os trechos abaixo foram retirados desse livro (pág. 272-274) e fundamentam o gabarito da questão:

    "Nesse tipo de estrutura, o administrador geral é responsável pelo comando do todo, e, abaixo dele, cada integrante do primeiro escalão hierárquico é especializado e responsável por uma função específica..."

    "As atividades organizacionais são coordenadas verticalmente por meio de supervisão hierárquica, regras e planos,..."

    "Vantagens: Cria condições para centralizar o processo de tomada de decisão"

    "Desvantagens: Diminui a velocidade de resposta às mudanças externas por causa da centralização da tomada de decisão"

  • Acredito que o intuito da questão é dizer que em razão de agrupar especialistas sob chefia única, há facilitação em centralizar o poder decisório, diferente da estrutura matricial em que o processo de decisão é descentralizado.

    De fato essa banca gosta de complicar...

  • Mais um erro grotesco das bancas.

    são incontáveis.

  • Os especialistas se preocupam demais com seus departamentos e desfocam da organização como um todo e do ambiente externo. Ela segue o mesmo padrão da estrutura linear, por isso a centralização das decisões.
  • Tô amando ver o pessoal surtando com uma questão fácil dessa que pode ser respondida por eliminação se vc tiver um pouco de noção das vantagens e desvantagens desse tipo de estrutura.

    A) não pode ser esta alternativa, porque como sabemos, uma das desvantagens desse tipo de departamentalização é a falta de coordenação entre os diversos departamentos.

    C) a departamentalização funcional é adequada a ambientes mais estáveis, com poucas mudanças, homogêneos, logo, ela não acelera as respostas às mudanças externas.

    D) uma das desvantagens da departamentalização funcional é a super especialização, isso significa que os gerentes de departamentos ficam bastante centrados na sua própria unidade, perdendo o senso da organização como um todo e diminuindo sua macro visão

    E) não necessariamente uma organização que adota a departamentalização funcional reduz as distâncias hierárquicas entre os cargos, essa é uma característica das estruturas achatadas, largas, com uma amplitude de controle maior, o que consequentemente reduz os níveis hierárquicos, aproxima os subordinados ao topo da pirâmide hierárquica aumentando a autonomia deles.

    Logo, por eliminação, o gabarito é a alternativa B, pois, de fato, uma organização cuja departamentalização é funcional tende a ser mais rígida, mais mecanicista, centralizando a tomada de decisões.

  • GAB B

    Mas não concordo com gabarito, vejamos.

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL: É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc. Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.

    VANTAGENS

    1. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada;
    2. Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional;
    3. Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa;
    4. Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal;
    5. É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
    6. É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo;
    7. Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização;
    8. Baseia-se em tarefas interdependentes.

    DESVANTAGENS:

    1. A cooperação e comunicação interdepartamental é reduzida;
    2. Criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos;
    3. Geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores;
    4. Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas;
    5. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis;
    6. Ocorre diluição e a perda de autoridade de comando;
    7. Subordinação múltipla;
    8. Superespecialização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)