Variáveis Qualitativas (ou categóricas): são as características que não possuem valores quantitativos, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.
Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).
GAB: B
Análise de dados quantitativos
Tipos de Variáveis
Os diferentes tipos de variáveis podem ser classificados, de forma geral, como variáveis categóricas e variáveis quantitativas. Quando aplicadas em modelos estatísticos com um conjunto de variáveis, elas podem ter um papel explicativo do comportamento de outras variáveis – variáveis independentes – ou a característica de serem explicadas por outras variáveis – variáveis dependentes.
Variáveis categóricas
Variáveis categóricas são aquelas que fazem referência a um agrupamento em diferentes categorias, que expressam diferenças de tipo ou de qualidade entre os indivíduos. Através das variáveis categóricas é possível classificar os indivíduos: em relação ao uso de determinado serviço (variável), se são usuários (categoria) ou se não são usuários (categoria); quanto ao estado civil, se são solteiros, divorciados ou viúvos. Através deste tipo de variável pode-se não apenas distribuir a unidade de análise em diferentes categorias, mas ordená-las segundo algum critério (maior, menor; bom, regular, ruim, péssimo). A este tipo específico chamamos de variável ordinal e é muito comum sua utilização em avaliações de satisfação com produtos e serviços. Quando uma variável categórica tem apenas duas respostas possíveis (duas categorias), como sexo do entrevistado, por exemplo, chamamos de variável binária ou dummy.
Variáveis quantitativas ou numéricas
As variáveis quantitativas são relacionadas à contagem e mensuração numérica, sempre descritas em uma unidade de medida. Elas possuem atributos numéricos, ou seja, pode-se realizar operações matemáticas com elas, sem que se perca o sentido da medição: soma, subtração, multiplicação e divisão. Assim, elas incluem, além das propriedades das variáveis categóricas, uma distância conhecida e igual entre cada ponto da escala. Exemplos usuais deste tipo de variável podem ser: anos de escolaridade, metros de altura, nota atribuída em uma avaliação.
Variáveis dependentes
São variáveis que tem seu comportamento explicado por outras variáveis, ou seja, que podem ser calculadas como uma função destas.
Variáveis independentes ou explicativas
São variáveis que explicam o comportamento de outras variáveis, ou seja, servem como entrada para o cálculo das variáveis dependentes.