SóProvas


ID
2754769
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

De acordo ITIL v3 edição 2011, as atividades do Gerenciamento de Capacidade devem ser realizadas em todos os estágios do ciclo de vida do serviço, desde a Estratégia, passando pelo Desenho, Operação, Transição e permeando a Melhoria Contínua. Para isso, o processo apoia-se em 3 subprocessos:


I. responsável pelo entendimento da capacidade, uso e desempenho dos itens de configuração. Os dados são coletados, registrados e analisados para uso no plano de capacidade.

II. responsável pelo entendimento de requisitos de negócio futuros para uso no plano da capacidade.

III. responsável pelo entendimento do desempenho e da capacidade dos serviços de TI. Informações sobre os recursos usados por cada serviço de TI e o padrão de utilização ao longo do tempo são coletados, registrados e analisados para uso no plano da capacidade.


I, II e III referem-se, correta e respectivamente, aos subprocessos: Gerenciamento da Capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento da Capacidade de RECURSOS/COMPONENTES

    Este processo tem por objetivo o gerenciamento dos recursos individuais da TI: Software, Hardware e pessoas.

     

    Gerenciamento da Capacidade de NEGÓCIO:

    Este processo tem por objetivo assegurar que as necessidades atuais e futuras do negócio serão levadas em conta nas operações de TI.

     

    Gerenciamento da Capacidade de SERVIÇO:

    Este processo tem por objetivo garantir que o desempenho dos serviços de TI esteja de acordo com os Níveis de Serviço (SLAs) acordados.


     

  • Gerenciamento da capacidade de componente
     responsável pelo entendimento da capacidade, uso e desempenho dos itens de configuração. Os dados são coletados, registrados e analisados para uso no plano de capacidade.


    Gerenciamento da capacidade de negócio
     responsável pelo entendimento de requisitos de negócio futuros para uso no plano da capacidade.

    Gerenciamento da capacidade de serviço
    responsável pelo entendimento do desempenho e da capacidade dos serviços de TI. Informações sobre os recursos usados por cada serviço de TI e o padrão de utilização ao longo do tempo são coletados, registrados e analisados para uso no plano da capacidade.

  • PARBENS EXAMINADOR

    71% DE ERROS

  • Segundo o livro: Guia Preparatório para a Certificação ITIL FOUNDATION diversos autores incluindo o  Lisboa  o Gerenciamento de Capacidade contém os seguintes subprocessos:

     

    Gerenciamento de Capacidade de NEGÓCIO: Possui foco estratégico no negócio, pois assegura que os requisitos futuros (a longo prazo) para os serviços de TI sejam incluídos quantificados, desenhados, planejados e implementados.

     

    Gerenciamento de Capacidade de Serviço: Possui foco na gestão , no controle e na capacidade dos serviços de TI. Garante o alinhamento do desempenho dos serivços com os ANSs

     

    Gerenciamento de Capacidade de Comoponente: Possui foco técnico, sendo responsável pelo gerenciamento individual  dos componentes dentro da infraestrutura , assegurando o monitoramento e medição dos componentes e sua posterior análise.