-
Gabarito: LETRA B!
A diplomática é a disciplina que tem por objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. Analisa elementos como o formato, o suporte e a espécie, não sendo necessária qualquer informação de conteúdo para a autenticação do documento (Focus).
-
A) ERRADA: "o documento arquivístico digital é o objeto conceitual, isto é, aquele normalmente apresentado em dispositivo de saída (monitor, caixa de som), e não o objeto físico (as cadeias de bits registradas em um suporte)." (pg. 2)
B) CERTA: "no que tange ao ponto de vista da diplomática, a autenticidade se refere a não alteração do documento após sua produção, mesmo que o conteúdo não seja verdadeiro" (pg. 4)
dica: resolver a Q243483
C) ERRADA: "a autenticação não garante necessariamente a autenticidade do documento, na medida em que se pode declarar como autêntico algo que não é." (pg. 5)
D) ERRADA: "as técnicas de autenticação baseadas em tecnologia não são efetivas para a transmissão dos documentos no tempo, ou seja, quando são armazenados no longo prazo ou quando há atualização/substituição de hardware, software ou formatos." (pg. 5)
E) ERRADA: "a partir de um hash, não é possível recompor o documento digital que o gerou" (pg. 4)
fonte: Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais - Conarq
-
HASH: É o resultado da ação de algoritmos que fazem o mapeamento de uma sequência de bits de tamanho
arbitrário para uma sequência de bits de tamanho fixo menor, conhecido como resultado hash, de forma
que seja muito difícil encontrar dois documentos digitais produzindo o mesmo resultado hash e que o
processo reverso também não seja realizável (a partir de um hash, não é possível recompor o documento
digital que o gerou).
fonte: Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais - Conarq
-
Vamos analisar a questão segundo as Diretrizes para a presunção da autenticidade de doumentos de arquivo, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ),
a) o documento digital é objeto conceitual, e não fisico. "É importante esclarecer que o documento arquivístico digital é objeto conceitual, isto é, aquele normalmente apresentado em dispositivo de saída (monitor, caixa de som), e não objeto físico (as cadeias de bits registradas em um suporte)."
b) Sim, a veracidade independe do conteúdo informacional. "Observa-se uma relação entre o aspecto histórico da autenticidade e o conceito diplomático de confiabilidade no sentido de que ambos se referem à veracidade do conteúdo do documento. Já no que tange ao ponto de vista da diplomática, a autenticidade se refere a não alteração do documento após sua produção, mesmo que o conteúdo não seja verdadeiro. Para fins destas diretrizes será considerado o conceito de autenticidade da diplomática."
c) A autenticação não tem como consequência a autenticidade documental. "A autenticação não garante necessariamente a autenticidade do documento, na medida em que se pode declarar como autêntico algo que não é. Da mesma forma, um documento pode ser considerado autêntico sem que nele conste uma autenticação."
d) Não são efetivas a longo prazo. " As técnicas de autenticação baseadas em tecnologia não são efetivas para a transmissão dos documentos no tempo, ou seja, quando são armazenados no longo prazo ou quando há atualizaçaõ/substituição de hardware, software ou formatos. Isso porque, em virtude do seu objetivo e de sua forma de funcionamento, as assinaturas digitais não podem ser migradas para as novas cadeias de bits resultantes de conversão dos documentos para outros formatos de arquivo."
e) Não é possível recompor um documento digital a partir de um hash.
Gabarito do professor: B