SóProvas


ID
2755015
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere o caso de uma mulher que parece ferozmente independente e agressiva em certas ocasiões e cálida, passiva e dependente em outras. Os teóricos psicanalíticos ou do traço poderiam considerar tal pessoa como basicamente agressiva, com uma fachada de passividade. Ou poderiam julgar a mulher essencialmente cálida, passiva e dependente com defesas agressivas. Skinner e muitos outros behavioristas defendem o ponto de vista de que o comportamento da mulher em qualquer ocasião depende de

Alternativas
Comentários
  • Brincadeira que é questão da FCC. "Papai" Skinner gritando na letra c).

  • Burrhus Frederic Skinner foi um psicólogo norte-americano, propositor do behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do suposto indivíduo. Os adeptos do behaviorismo interessam-se pelo processo de aprendizado como um agente de mudança do comportamento.

    Restringindo seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês) – única manifestação humana cientificamente observável sobre a qual é possível teorizar e agir – são descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção, memória, os estados mentais ou subjetivos. 

    A base do trabalho de Skinner refere-se à compreensão do comportamento humano através do comportamento operante – aquele desencadeado por um estímulo emitido pelo ambiente e este desencadeia um comportamento observável, diferentemente do comportamento reflexo em que o indivíduo age involuntariamente e do comportamento voluntário caracterizado por uma ação consciente do indivíduo em relação a algum fato que ocorre no ambiente.

    Skinner afirmou que todo comportamento humano poderia ser moldado ao se controlar os estímulos do meio ambiente. De acordo com sua teoria, seria possível criar ou excluir comportamentos ao inserir ou eliminar estímulos no meio ambiente, evidenciando a relação entre aprendizagem e controle dos estímulos. Tanto o desenvolvimento quanto a aprendizagem são tomados numa visão ambientalista, na qual são determinados pelo meio ambiente dando-se assim grande ênfase aos estímulos encontrados nesse.

    GABARITO: C
  • Eita! Essa foi pra pegar o "cabra" desprevenido, viu. Quem tem alguma dúvida de quem foi Skinner...

  • Se liga nas palavras chaves: aprendizagem e correntes!

  • Behaviorismo X subconsciente: spe em campos opostos.

  •  Skinner e muitos outros behavioristas defendem o ponto de vista de que o comportamento da mulher em qualquer ocasião depende de sua história de aprendizagem e das condições correntes.

  • Comportamental na lata! hehehehe.