SóProvas


ID
2755018
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A interpretação de sonhos é um processo de decifrar seus significados, criado e desenvolvido por Freud como uma das técnicas básicas da Psicanálise. O procedimento empregado consiste em favorecer

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação das outras opções, pois achei esse trecho "até que a sua natureza de desejo reprimido se torne viável" muito estranho.

    Alguém entendeu?

  • Penso que tenha a ver com a questão dos mecanismos de defesa. Tecnicamente eles impedem o acesso direto ao conteúdo ameaçador inconsciente, então entendo que o "se torne viável" tenha a ver com liberar esse contato direto com o desejo reprimido expresso em sonho.

  • Livre associação. Os outros termos não fazem parte do processo psicanalítico.

  • O desejo (aquele mais íntimo, sombrio) sempre encontra um jeito de escapar de nós mesmos, porque é insubordinável. Se ele não for escutado e ressignificado criativamente, ele retorna sempre pior, mais violento. E as crianças são extremamente obedientes ao desejo inconsciente dos pais. Aquilo que você deseja que ela não seja, provavelmente ela será. Crianças absorvem inconscientemente as mensagens subliminares muito mais rapidamente que os adultos, justamente por ter um aparelho psíquico mais frágil, no "nível iniciante".

  • Para Freud, o sonho pode ser entendido como a expressão de uma série de desejos, que encontram nele a única via para a consciência; a via régia para o inconsciente, uma vez que é sua manifestação mais direta.

    Freud propôs então o método psicanalítico propriamente dito, chamado por ele de associação livre, na qual orientava seus pacientes que falassem sobre qualquer coisa que lhes viessem à mente, mesmo que pudesse parecer sem importância, sem relação com seus problemas, ou que fossem reprováveis. Freud descobriu que todos esses pensamentos, lembranças, fantasias, tinham relação com os sintomas; que esse tem um sentido, ou múltiplos sentidos que foram esquecidos pelo sujeito ou que nunca lhe foram conscientes. Esses conteúdos ora inconscientes seriam desvelados justamente pelo método da associação livre.

    GABARITO: A

  • A interpretação de sonhos é um processo de decifrar seus significados, criado e desenvolvido por Freud como uma das técnicas básicas da Psicanálise. O procedimento empregado consiste em favorecer a livre associação, pelo analisando, em torno do conteúdo onírico, até que a sua natureza de desejo reprimido se torne viável.