SóProvas


ID
2755198
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As transformações contemporâneas no mundo do trabalho, no Estado, nas políticas públicas, nos espaços ocupacionais e nas próprias profissões, sofreram e sofrem significativas alterações. Os processos de reestruturação produtiva e gerencial das empresas, a intensificação e desregulamentação do trabalho, a investida contra a organização dos trabalhadores, vêm trazendo a perda de direitos sociais conquistados historicamente, impulsionada pela reorganização do Estado, segundo pressupostos liberais. Assim, ao mesmo tempo em que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    [...] processos de reestruturação produtiva e gerencial das empresas, da intensificação e desregulamentação do trabalho, da investida contra a organização dos trabalhadores. Tais mudanças vêm ocasionando a perda de direitos e conquistas sócias históricas, impulsionadas pela reorganização do Estado segundo preceitos neoliberais. Ao mesmo tempo em que se erige o mercado como pólo regulador da vida social e se afirmam políticas concentradoras de renda, de poder e da propriedade territorial capitalista, um vasto empreendimento ideológico de cunho moralizador envolve a sociedade civil. Ela é agora travestida de uma forma comunitária, dotada de cidadãos solidários dedicados a um empreendimento voltado ao bem comum, dentro de uma ampla estratégia de mistificação. O velho conservadorismo mostra sua face maquiada, apresentando-se como novidade tanto na sociedade como na profissão. E desafia aqueles que o recusam a dispor de clareza teórica e estratégia política, apoiadas em um criterioso trabalho de pesquisa sobre as novas expressões da questão social, as condições e relações de trabalho do assistente social, de modo a avançar na qualificação do seu exercício e no enraizamento do projeto ético-político profissional nas ações quotidianas e na vida social.” (CFESS, 2002, p. 15)

    Referência:

    IAMAMOTO, M. V. Projeto Profissional, espaços ocupacionais e Trabalho do Assistente Social na Atualidade. In: Atribuições privativas do (a) Assistente Social. Em Questão. Brasília: CFESS, 2002.

     

     

  • Encontrei pelo link fornecido anteriormente, no fim da página 35 e inicio da 36.

    Referência:

    IAMAMOTO, M. V. Projeto Profissional, espaços ocupacionais e Trabalho do Assistente Social na Atualidade. In: Atribuições privativas do (a) Assistente Social. Em Questão. Brasília: CFESS, 2002.

     

  • a) o Estado assume o papel de regulador das políticas sociais, pautando-as em concepções de universalidade, equidade e redistributividade, concretiza-se o ideário de transformação e emancipação na sociedade. →ERRADO, pois mantém-se a mesma política econômica de disciplina fiscal e anuncia-se medidas sociais focais de combate à pobreza.

    b) as contrarreformas liberais se sucedem, traduzidas pela redução do protecionismo comercial, reafirma-se a importância da redução da pobreza para por fim a desigualdade social. → ERRADO, as reformas liberais propõe afirma a perspetiva pragmática de combate focalizado à pobreza, enquanto óbice ao crescimento econômico.

    c) o mercado é instituído como polo regulador da vida social e afirmam-se políticas concentradoras de renda, de poder e da propriedade territorial capitalista, a sociedade é envolvida por um vasto empreendimento ideológico conservador.→ CORRETA

    d) os organismos multilaterais vêm interferindo no cenário ideológico mundial com suas estratégias de mercantilização, a sociedade promove a resistência e o embate crítico ao sistema capitalista. → ERRADO, a ideologia de cunho moralizador envolve a sociedade civil travestida de forma comunitária, dotada de cidadãos solidários dedicados a um empreendimento voltado ao bem comum. Portanto, não embate.

    e) a realidade social traz consigo situações carregadas de dimensões universais e histórico-particulares, a concretude do projeto profissional não depende da leitura dessa realidade. → ERRADO, nas situações singulares com que nos defrontamos no exercício profissional demonstramos a viabilidade do projeto ético-político do Serviço Social.

    Referência:

    IAMAMOTO, M. V. Projeto Profissional, espaços ocupacionais e Trabalho do Assistente Social na Atualidade. In: Atribuições privativas do (a) Assistente Social. Em Questão. Brasília: CFESS, 2002.