SóProvas


ID
275539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A integração política e econômica da América do Sul consiste em
uma das prioridades da política externa brasileira, o que pode ser
evidenciado pela

criação do Programa de Substituição Competitiva de Exportações, por meio do qual se buscou impulsionar o comércio entre o Brasil e os países sul-americanos, substituindo, quando possível e de forma competitiva, importações brasileiras de terceiros mercados por importações provenientes de países da América do Sul.

Alternativas
Comentários
  • O referido programa é denominado PSCI - Programa de Substituição Competitiva de Importações, não de Exportações.
  • "O Programa de Substituição Competitiva de Importações (PSCI) foi criado em 2003, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), seguindo a diretriz do Presidente Luiz  Inácio Lula da Silva, que elegeu a América do Sul como prioridade de sua política externa. 
    O PSCI busca impulsionar o comércio entre o Brasil  e os países sul-americanos, substituindo, quando possível e de forma competitiva, importações brasileiras de terceiros mercados por importações provenientes de países da região."

    Fonte:

    http://www.itamaraty.gov.br/temas/balanco-de-politica-externa-2003-2010/8.1.1-promocao-comercial-programa-de-substituicoes-competitiva-de-importacoes
  • O gabarito está como correto, embora o nome do Programa esteja errado, já que o correto seria Programa de Substiuição Competitiva de Importações.
  • Fiz recurso por esse motivo, mas não foi aceito!
  • É simplesmente um abuso que esse gabarito não tenha sido anulado, sendo que, no nome do programa, trocaram uma palavra por seu *antônimo*. 

  • Absurdamente absurda! E o erro é reforçado pelas palavras seguintes à troca do termo... 

  • CERTO.

     

    O Programa de Substituição Competitiva de Importações (PSCI), que foi criado em 2003 pelo Governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha a premissa de fortalecer a integração política e socioeconômica da América do Sul. O objetivo do PSCI é impulsionar o comércio entre os países da região e o Brasil, substituindo, quando possível, as importações brasileiras de terceiros mercados por importações provenientes de países da região. Entre as principais ações já tomadas estão: assinatura de memorando que cria um grupo de trabalho (GET) com o objetivo de discutir os impasses, monitorar o comércio e facilitar as importações de produtos provenientes de outros países sul-americanos; o lançamento do guia “Como Exportar para o Brasil”; financiamento de pesquisa de mercado para produtos exportáveis dos países sul-americanos para o Brasil; Publicação da revista “América do Sul: Integração Competitiva”, Rodadas de negócio bilaterais e multilaterais; entre outros.

     

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."