SóProvas


ID
275554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Entre as características da política externa brasileira
contemporânea, inclui-se

a maior integração sul-americana, com a extensão de programas como o Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) para os demais países sul-americanos.

Alternativas
Comentários
  • O FOCEM é o fundo destinado a financiar projetos em beneficios das economias menores do MERCOSUL a fim de reduzir assimetrias. O Brasil participa com 70 milhões, a Argentina com 27, o Uruguai com 2 e o Paraguai com 1 milhão.
  • Estaria correta, entretanto não houve uma extensão do FOCEM para os outros países da Am-Sul, mas sim a criação  da IIRSA em 2000. ""A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana, ou simplesmente IIRSA, é um programa conjunto dos governos dos 12 países da América do Sul que visa a promover a integração sul-americana através da integração física desses países""

  • ERRADO

     

    O Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) destina-se a “financiar programas para promover a convergência estrutural, desenvolver a competitividade e promover a coesão social, em particular das economias menores e regiões menos desenvolvidas; apoiar o funcionamento da estrutura institucional e o fortalecimento do processo de integração”.

    As duas economias menores do MERCOSUL são as principais beneficiárias dos projetos aprovados pelo FOCEM. O Paraguai é o destinatário de 48% dos recursos e o Uruguai é contemplado com 32% do total.

     

    Fonte: http://www.mercosul.gov.br/fundo-para-a-convergencia-estrutural-do-mercosul-focem