SóProvas


ID
275560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Em relação ao processo de globalização e às características do
sistema internacional contemporâneo, julgue os itens a seguir

Com o objetivo de realizar a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o processo de globalização vem sendo conduzido pela ONU de modo multilateral, sobretudo com o avanço das discussões entre as potências.

Alternativas
Comentários
  • Em setembro de 2004,  Brasil, Alemanha, Índia e  Japão resolveram unir esforços em torno das premissas básicas de expandir o CSNU  nas categorias de membros permanentes e não-permanentes e incluir um maior  número de países em desenvolvimento em ambas. Em 2005, o G-4 apresentou projeto específico de resolução (L.64), que resultaria num Conselho expandido para um total  de 25 membros. Os novos assentos permanentes, em número de 6, seriam atribuídos a África (2), Ásia (2), Europa Ocidental (1) e América Latina e Caribe (1). A proposta do G-4 também previa revisão da situação criada pela resolução após 15 anos, quando seria considerada, entre outras questões, a possibilidade de extensão do direito de veto aos novos membros pemanentes. Apesar da mobilização em torno do tema, esses projetos não foram levados a voto. As principais dificuldades em se tomar uma decisão na matéria são a reivindicação africana do exercício imediato do direito de veto por parte de novos membros permanentes (o que não conta com amplo apoio entre os  membros da  ONU) e a posição refratária à reforma de alguns dos atuais membros permanentes.

    O Brasil conta com base significativa de apoios a seu pleito por um assento  permanente: 89 dos 192 membros da ONU declararam apoio ao Brasil, inclusive dois membros permanentes (França e Reino Unido).

     
  • "o processo de globalização vem sendo conduzido pela ONU". A globalização não está sendo conduzida pela ONU! Isso seria impossível, visto que a globalização não é algo tangível que simplesmente possa ser conduzido

  • Unilateral = 1 só

    Bi = 2

    Plurilateral = 2 ou mais

    Multilateral = todos que fazem parte de algo.

    Em relação ao conselho de segurança, as tomadas de decisões são feitas por 15 dos 193 países que compõem a ONU. Isso significa que suas decisões são plurilaterais, não multi. Multi é o que acontece na assembleia geral, todos os 193 votam. A questão não erra ao dizer que a ONU conduz o processo de globalização, pois a ONU dá pitaco em um monte de questões relacionadas à globalização visando a paz e equilíbrio.

  • Hehehe, sem pé nem cabeça essa! Não só por não ter gerência sobre o processo de Globalização como bem apontou a Isadora Mattos, mas não faria nenhum sentido que, para realizar a reforma do conselho de segurança (um órgão interno), a ONU  conduziria um processo Global que abrange várias áreas (cultural, comercial, economica, etc).

     

    Seria mais ou menos como eu dizer: "Com o objetivo de arrumar meu quarto, vou conduzir uma revolução na minha cidade que vai melhorar as áreas de saúde, educação, segurança, etc!!!"