SóProvas


ID
2755663
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Em determinada cidade, quatro oficiais de justiça, de maneira recorrente e organizada, com plena divisão de tarefas, com o objetivo de obter vantagem indevida, se reuniam para orquestrar e praticar crimes de falsidade ideológica de documento particular (art. 299. Pena: reclusão de 1 a 3 anos e multa) na própria cidade, documentos esses que não tinham qualquer relação com a função pública que exerciam.


Descobertos os fatos, a conduta dos funcionários públicos:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de Associação Criminosa (+2 pessoas com divisão de tarefas com vínculo subjetivo comum de cometer infrações criminais).

  • Gabarito: B

     

    São requisitos para a configuração de organização criminosa:

    i) associação de quatro ou mais pessoas;

    ii) com estrutura ordenada e divisão de tarefas, ainda que informalmente;

    iii) com objetivo de obter vantagem de qualquer natureza;

    iv) mediante a prática de infrações penais:

    a) com penas máximas superiores a 4 anos;

    ou

    b) de caráter transnacional.

     

    LEI 12.850/2013:

    Art. 1o  Esta Lei define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal a ser aplicado.

    § 1o  Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  • organizaçao criminosa poderá excepcionalmente ocorrer em crimes cuja pena seja menor que 4 anos, demonstrada toda a estrutura criminosa do grupo, questao passivel de ser anulada

    mas a questao pode letra da lei, se tivesse vindo: poderá ocorrer crime de organizaçao criminosa aos delitos cuja pena seja inferior a 4 anos daí a resposta seria SiM

     

     

     

     

     

  • pela lei 12.850 a outra unica hipotese de incidencia é para os crimes de carater transnacionais; fora isso podera ocorrer associacao criminosa do CP.

  •  

    ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA (Lei n° 12.850/2013): [4 ou mais pessoas]

    Art. 1º, § 1º, Lei 12.850

     

    ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA PREVISTA NO ART. 288 DO CP: [3 ou mais pessoas]

    Art. 288, CP

     

    ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO DE DROGAS (LEI 11.343/06): [2 ou mais pessoas]

    Art. 35, Lei 11.343

  • GABARITO B.

     

    ARTIGO 1° § 1o  Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

     

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

  • Pra quem ficou na dúvida, não há forma qualificada de organização criminosa, somente majorada de 1/6 2/3

    I - se há participação de criança ou adolescente;

    II - se há concurso de funcionário público, valendo-se a organização criminosa dessa condição para a prática de infração penal;

    III - se o produto ou proveito da infração penal destinar-se, no todo ou em parte, ao exterior;

    IV - se a organização criminosa mantém conexão com outras organizações criminosas independentes;

    V - se as circunstâncias do fato evidenciarem a transnacionalidade da organização.

  • Obs:devem ser infrações com penas acima 04 anos
  • Para que se configura uma Organização Criminosa são necessários os seguintes requisitos;


    Sempre haverá os seguinte requisitos intrínsecos:

    -A associação de 4 ou + pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente;

    -Com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza;


    Cumulados com algum dos requisitos complementares a seguir:

    -Infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 anos (seja crime ou contravenção, seja pena de detenção ou reclusão), ou

    -Infrações que sejam de caráter transnacional (independente da pena), ou

    -Infrações penais previstas em tratado ou convenção internacional quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente, ou

    -Às organizações terroristas, entendidas como aquelas voltadas para a prática dos atos de terrorismo legalmente definidos.


    Veja que o fato somente constituiu os requisitos intrínsecos da Org. Criminosa, faltando uma dos requisitos complementares.


    Bons estudos.

  • os danados queriam praticar crimes.

  • Falsidade ideológica

    Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

    ....§ 1o Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  • Mnemônico de Organização criminosa:

    4 (pessoas) ou + pra + de 4 (anos) ou transnacional (crime transnacional)

    4 ou + pra + de 4 ou transnacional

  • No caso em tela, aplica-se o crime do artigo 288 (Associação criminosa) + falsidade ideológica de documento

  • SE NÃO LER COM CALMA ERRA MESMO

  • Questão sofisticada, vez que exige as minúcias do delito de Organização Criminosa, previsto na Lei nº 12.850/2013, abordando os requisitos que a caracterizam como organização e a possibilidade de aumento de pena em decorrência dos agentes que a compõem.

    É uma lei rica em detalhes e que sofreu algumas alterações com o Pacote Anticrime (Lei nº 13.964/2019), como no tema Colaboração Premiada e Infiltração de Agentes, por exemplo.

    O enunciado trouxe algumas características sobre o grupo, dentre elas, a quantidade de agentes (04 oficiais de justiça) que atuando de maneira recorrente e organizada, com plena divisão de tarefas, para praticar os crimes de falsidade ideológica de documento particular, tendo o cuidado de apontar que a pena deste delito é de reclusão de 01 a 03 anos e multa.

    Devemos recordar que todas as informações contidas no enunciado são importantes e devem servir como premissa para a resolução. Portanto, trazer a quantidade da pena do delito já faz um prenúncio de que aquela quantidade de pena seria relevante para o desenrolar de toda a questão.

    O art. 1º, §1º, da Lei nº 12.850/13 afirma que é considerada organização criminosa a associação de 04 ou mais pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que de maneira informal, com a finalidade de obter, de maneira direta ou indireta, vantagem de qualquer natureza, cujas penas máximas sejam superiores a 04 anos ou que tenham caráter nacional.

    Assim, com a junção de todos os requisitos necessários para caracterizar a organização criminosa como tal, o enunciado já afastaria essa configuração, tendo em vista que menciona que os funcionários públicos atuavam, de maneira organizada, para cometer o crime de falsidade ideológica de documento particular (que tem como preceito secundário a pena de reclusão de 01 a 03 anos e multa).

    A) Incorreta, pois não configura o crime de organização criminosa, em razão do que dispõe o art. 1º, §1º, da Lei nº 12.850/13 por não preencher todos os requisitos necessários para a sua perfectibilização.

    Mesmo não sendo organização criminosa, faz-se necessário tecer alguns breves comentários sobre a circunstância de os agentes se tratarem de funcionário público (segunda afirmativa).

    De fato, no caso em tela, se considerada como organização criminosa, não incidiria a causa de aumento pela participação do funcionário público na organização, nos termos do art. 2º, §4º, II, da Lei de Organizações Criminosas, pois esta majorante incide quando o agente se aproveita da sua condição de funcionário público para auxiliar as atividades ilícitas executadas, devendo haver um nexo entre a prática do delito e a atividade funcional.

    O enunciado deixou claro que esses documentos falsificados não tinham qualquer relação com a função pública que exerciam.

    B) Correta. Não configura o delito de organização criminosa, de acordo com o art. 1º, §1º, da Lei nº 12.850/13, pois o delito que era cometido não tinha a pena exigida no artigo para configuração da organização, qual seja: infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 04 anos.

    C) Incorreta, pois conforme o art. 1º, §1º, da Lei nº 12.850/13, o delito descrito no enunciado não preenche todos os requisitos para configurar uma organização criminosa. Ademais, a presença de funcionário público na organização (caso configurada) seria uma causa de aumento de pena, previsto no art. 2º, §4º, da Lei.

    D) Incorreta, pois não está configurada a organização criminosa. Em que pese haver presentes 04 membros, com plena divisão de tarefas e atuando de maneira recorrente organizada, os delitos cometidos detém pena máxima de 03 anos, e o art. 1º, §1º, da Lei de Organizações Criminosas exige que as penas máximas sejam superiores a 04 anos.

    E) Incorreta, pois o caso descrito no enunciado não configura organização criminosa em razão da pena dos delitos cometidos e não pela quantidade de agentes. Analisando apenas a quantidade de membros, de maneira isolada, configurar-se-ia a organização criminosa, pois o art. 1º, §1º, da Lei nº 12.850/13 exige a presença de 04 ou mais membros.

    Resposta: Item B.
  • O erro da questão é a pena. (1 a 3 anos)

    Bons estudos.

  • Entrei igual marreco

  • LETRA B

    A) INCORRETA. Não configura organização criminosa pois a pena máxima do crime praticado por eles é de 3 anos.

    B) CORRETA. Obs.: Seria crime caso a pena máxima fosse superior a 4 anos. 

    C) INCORRETA. Não configura crime de organização criminosa.

    D) INCORRETA. Não configura crime de organização criminosa. Ainda que configurasse, não incidiria a causa de aumento pois estes não se valiam da condição de funcionário público para a prática do crime.

    E) INCORRETA. A quantidade de agentes está certa, 4 ou mais pessoas.

  • bizu

    4x4 quatro ou mais pessoas. penas superiores a 4 anos

    DEUS É CONTIGO

  • a pegadinha está na parte da pena

    para ser crime de organização criminosa a pena tem que ser superior a 4 anos ou de caráter transnacional.

  • ALGUÉM TE DICAS DE COMO GRAVAR AS PENAS?

    FIQUEI ENTRE A LETRA A E B , MAS MARQUEI A ERRADA POR NAO SABER A PENA.

  • Questão muuuuuito Top!

  • Essa foi f...

  • Feliz qdo acerto Fudesp =)

  • Que pegadinhaaaa :O

  • Essa eu errei por besteira .... pqp

  • questão excelente

    detalhe : eu cai na pegadinha kkkkk

  • Parabéns pra quem não leu após a última vírgula! Caí nessa. Fiz a soma do acréscimo da pena e fui babando na formação de quadrilha. pqp

  • ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

    Associação de 4 ou mais pessoas

    Estrutura ordenada (escalonamento hierárquico)

    Divisão de tarefas formal ou informal

    Estabilidade e permanência

    Obtenção de vantagem de qualquer natureza

    Infrações penais com pena máxima superior a 4 anos ou de caráter transnacional

    Art. 1º § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  • Gabarito letra B. muitos caíram na pegadinha da banca pelo fato de serem 4 agentes. sim, concordo que considera-se ORCRIM a associação de 4 ou + pessoas, mas a pegadinha está na pena. O crime supracitado tem sua pena máxima de 3 anos e na Organização Ctiminosa a pena máxima tem que ser superior a 4 anos.
  • Questão boa...boa pra eu cair kkk. Mas o examinador foi até bonzinho, pois ele colocou a pena e mesmo assim eu não me ligueiii. Credoooo!

  • Em regra, pena máxima superior a 4 anos

    Se for delito transnacional, não observa o quantum.

  • GAB B

    ART 1.º § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  • Organização criminosa: 4 ou mais pessoas; estrutura ordenada; divisão de tarefas; objetivo: obter vantagem de qualquer natureza; infrações penais com penas máximas SUPERIORES A 4 ANOS ou caráter transnacional.

  • Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular. (Vide Lei nº 7.209, de 1984)

    Parágrafo único - Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

    Falso reconhecimento de firma ou letra

    SEGUIR

    ART 1.º § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

    obs> Pessoal o erro da QUESTÃO está na quantidade de pena, que exige para caracterizar o crime de organização criminosa, a pena deve ser igual ou superior a 4,logo a pena do crime falsidade de documento público é Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular. (Vide Lei nº 7.209, de 1984)

  • Para fins de Organização Criminosa => a pena máxima do delito deve ser superior a quatro anos (na falsidade em espécie a pena máxima é de 3 anos) ou caráter transnacional ( a questão fala "na própria cidade").

  • Fala pessoal! Estou compartilhando no Evernote meus resumos. Com base nisso, direcionado para FGV.

    Segue lá no Instagram: rafaellrm

  • A questão explora o conceito de organização criminosa, bem como uma das majorantes previstas aos tipos penais elencados na Lei nº 12.850/2013.

    B) CORRETA. O conceito de organização criminosa, nos termos da Lei nº 12.850/2013, envolve a reunião de 4 (quatro) ou mais pessoas, de forma estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, mesmo informalmente, para obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro)anos, ou que sejam de caráter transnacional.

    Art. 1º Esta Lei define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal a ser aplicado. § 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4(quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

    Na hipótese apresentada, a organização criminosa composta pelos quatro oficiais de justiça visava a prática do crime de falsidade ideológica de documento particular, cuja pena máxima não ultrapassa 4 (quatro) anos:

    Art. 299 - Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena-reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular.

    Fonte: Reta final do Direito Simples e Objetivo

  • PRESTAR ATENÇÃO NA PENA.

    Em 02/11/21 às 20:39, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 30/08/21 às 16:01, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 16/08/21 às 18:43, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

  • Fala, futuros Serv. Pub.

    PARA QUEM NÃO ENTENDEU:

    A organização criminosa tem alguns requisitos.

    1. Associação de 4 ou mais pessoas; (não conta agente infiltrado)
    2. Estruturalmente ordenada / divisão de tarefas; (mesmo que informal !!)
    3. Objetivo de obter vantagem direta ou indireta; (qualquer natureza)
    4. Mediante prática de infrações com pena máxima superior a 4 anos ou de caráter transnacional. (independe pena máxima ou mínima !!)

    O problema da questão é que o crime é de 1 a 3 anos, isso não classifica organização, POIS O MINIMO É 4 ANOS!

    Bons estudos, NÃO DESISTA!

  • penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos

  • Dica que uma professora de Português deu:

    Preste atenção ao enunciado! Tudo o que a FGV coloca é relevante .

  • Errei por falta de atenção no enunciado:(

  • Quem não ficar atento vai "seco" na alternativa que diz sobre aumento de pena por ser funcionário público.