SóProvas


ID
275569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Com relação à política externa independente dos governos de Jânio
Quadros e João Goulart (1960-1964), julgue os itens subsequentes.

O ingresso do Brasil no Movimento dos Países Não Alinhados (MPNA) e a sua participação, juntamente com Cuba, da Primeira Cúpula desse movimento, em 1961, em Belgrado, foram motivados pela política externa dos governos em tela.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil não fez parte do Movimento de Países não Alinhados
  • O Brasil nunca foi membro, mas participou na qualidade de observador. O único país da América Latina que participou foi Cuba.
  • “(...) ainda em relação à curta gestão Jânio Quadros, o envio do diplomata João Augusto de Araújo Castro, como observador, à Reunião Preliminar e Conferência de Chefes de Estados e de Governo dos Países Não Alinhados, realizada no Cairo, no período de 5 a 13 de julho de 1961.” (Cervo e Bueno, 349)

  • O primeiro encontro desses países aconteceu em 1955, na indonésia. É a Conferencia de Bandung

  • Araponga Charlie: na verdade, em Bandung há o início da articulação dos MNA, cuja primeira Cúpula, de fato, ocorre em Belgrado, na Iugoslávia do general Tito. O erro está em afirmar que o Brasil pertenceu aos MNA, tendo sido mero membro observador. Vale ressaltar que, afora o "passo fora da cadência" de Castello Branco, houve continuidade na autonomia da PEB no que tange o conflito Leste-Oeste durante todo o período militar, fato comprovado pela não adesão ao TNP, tido como instrumento de "congelamento do poder mundial", nas palavras do embaixador Araújo Castro na ocasião do discurso brasileiro na abertura da AGNU ("prêmio de consolação recebido pela participação brasileira - direta, com envio de tropas e uso de bases em território nacional - na II Guerra Mundial. Foi a forma que a ONU encontrou de contornar os reiterados pedidos brasileiros por um assento permanente no CSNU) .

  • Renata Lofrano, muito obrigado pela correção e os esclarecimentos!

  • ERRADO.

     

    A Primeira Conferência de Chefes de Estado ou de Governo de Países Não Alinhados em Belgrado, em 1961, que criou o Movimento de Países Não Alinhados, ao contrário do que afirma o item, contou com a presença de 23 países afro-asiáticos, um latino-americano – Cuba – e um europeu, a Iugoslávia. O Brasil não participou oficialmente do Movimento de Países Não Alinhados, mas esteve presente apenas com o status de membro Observador. O movimento dos Países Não Alinhados colocou em destaque a temática do desenvolvimento econômico dos países do Sul e passou a mobilizar ações coordenadas dos povos do Sul de distintas regiões, ao fim da década de 1950, com intuito de fazer prevalecer esse tema na agenda internacional. O Movimento surgiu em consequência da Conferência de Bandung de 1955, que foi considerada como um marco em relação à formação identitária dos países de Terceiro Mundo. Em Bandung, pela primeira vez, ocorreu um grande encontro de Cúpula que reunia Estados de Terceiro Mundo sem a participação de Estados europeus, dos EUA e da URSS. O “Terceiro Mundo” passava a agir menos como objeto e mais como ator coletivo, defendendo agenda própria internacional.

     

     

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."