SóProvas


ID
2756200
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em visita hospitalar à maternidade pública, Oficial da Infância e Juventude é abordado por gestante, reclamando do atendimento que lhe vem sendo prestado pelo hospital, já que não está lhe sendo garantida a presença de um acompanhante. Reclama também porque lhe afirmaram que não poderá aguardar o parto natural, sendo a cesariana o procedimento rotineiro.


De acordo com os ditames da Lei nº 13.257/2016, que estabeleceu políticas públicas para a primeira infância, o procedimento hospitalar está:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o comentário do Prof. Ricardo Torques do Estratégia:

     

    "A Lei 13.257/2016, alterou o ECA e previu o direito que possui a gestante e a parturiente de ser acompanhada por uma pessoa de sua preferência. Vejamos o § 6º, do art. 8º, do ECA:

     

    Art. 8º É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde.

     

    § 6º A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

     

    Além disso, a gestante tem direito a parto natural e a cesariana ou outros procedimentos apenas serão aplicados por motivos médicos. Veja o § 8º do mesmo artigo:

     

    § 8o A gestante tem direito a acompanhamento saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.

     

    Assim, a alternativa C está correta e é o gabarito da questão."

     

    Abraços!

  • Alternativa C

    Estão no Art 8°:

    § 6o A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do prénatal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

    § 8o A gestante tem direito a acompanhamento saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.

  • RESPOSTA CORRETA SERIA "D"

    Pois depende muito da interpretação do enunciado (não foi bem elaborado), veja: "Oficial da Infância e Juventude é abordado por gestante, reclamando do atendimento que lhe vem sendo prestado pelo hospital, já que não está lhe sendo garantida a presença de um acompanhante" - não se diz que ela está em trabalho de parto...

    Art 8°:

    § 6o A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante (...), do trabalho de parto

    Assim o hospital não está errado, pois acompanhante é só no TRABALHO DE PARTO

  • 6º A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

     

    § 8o A gestante tem direito a acompanhamento saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.

  • Art. 8º. (...)

    § 6   A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

    § 8   A gestante tem direito a acompanhamento saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.              

  • c) CERTO (responde todas as demais)

    Art. 8º do ECA. [...]

    § 6º A gestante e a parturiente têm direito a 1 acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

    [...]

    § 8º A gestante tem direito a acompanhamento saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.

  • Essa questão me fez relembrar de um importante tema, qual seja, a violência obstétrica. Embora ainda não haja lei tratando sobre o tema, a violência obstétrica é considerada pela OMS como aquela caracterizada por condutas abusivas, desrespeito e maus-tratos durante o parto.

    Considera-se uma violação dos direitos humanos.

    Para mais dicas de direito, siga o instagram: @registrandonamente

    Bons estudos!!

  • A)correto, pois a garantia de acompanhante da gestante é apenas da parturiente, e não existe direito ao parto natural. É direito sim, optando pela cesárea nos casos recomendados.

    B)incorreto, quanto ao direito à acompanhante da gestante e correto quanto à ausência de direito ao parto natural. É garantido o direito a um acompanhante e ao parto natural.

    C)incorreto, quanto aos direitos à acompanhante da gestante e à realização do parto natural. Correta !!!!!

    D)correto, quanto ao direito à acompanhante da gestante e incorreto quanto ao direito ao parto natural. É garantido á mulher as duas coisas.

    E)correto, pois a presença do acompanhante da gestante e a realização do parto natural são decisões técnicas do médico. A presença do acompanhante é direito garantido á mulher e um parto natural cuidado também

  • Redação do art. 6° e 8° do ECA:

    Art.6°: A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.

    Art. 8°: A gestante tem direito a acompanhando saudável durante toda a gestação e a parto natural cuidadoso, estabelecendo-se a aplicação de cesariana e outras intervenções cirúrgicas por motivos médicos.