SóProvas


ID
2756323
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o atendimento a uma paciente gestante, suspeitou-se que ela poderia estar com doença aguda pelo vírus Zika. Após os encaminhamentos necessários, procedeu-se à notificação do agravo.


De acordo com as disposições acerca da notificação compulsória de doenças e agravos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Nos casos de doença aguda pelo vírus Zika, a notificação deve ser semanal. Já a doença aguda pelo vírus Zika em gestantes, a notificação deve ser realizada em 24 horas para as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. Óbitos com suspeita de doença pelo vírus Zika também são de notificação obrigatória em 24 horas para os três níveis de governo: Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.

    FONTE: http://combateaedes.saude.gov.br/pt/profissional-e-gestor/orientacoes/397-notificacao-compulsoria-febre-do-virus-zika

  • zika agudo > semanal
    zika em gestante / óbito > imediata

  • - Suspeita ou confirmação Doença aguda pelo vírus zika: notificação semanal para a Secretaria Municipal de Saúde

    -Doença aguda pelo vírus zika em gestante: notificação imediata (em até 24h) para SMS e SES - - Óbito com suspeita de doença pelo vírus zika: notificação imediata para o MS, SES e SMS

  • Questão muito boa, mas precisamos ficar atentos: Zica Vírus em gestantes a notificação é imediata. Enquanto que a doença aguda pelo vírus Zika é de notificação semanal.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0264_19_02_2020.html

  • ENVIO IMEDIATO (ATÉ 24 HORAS)

    Doença aguda pelo vírus Zika em gestante

    Óbito com suspeita de doença pelo vírus Zika

    ENVIO SEMANAL (ATÉ 7 DIAS)

    Doença aguda pelo vírus Zika

    Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0264_19_02_2020.html

  • Gestante - IMEDIATA

    Não gestante - Semanal

    Gabarito: B

  • A notificação compulsória será realizada diante da suspeita ou confirmação de doença ou agravo, pode ser imediata ou semanal. No caso da zika em gestantes ela é de notificação imediata.

    Segundo a Portaria 204, de 17 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde a notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.

    A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde não apenas ao médico ou enfermeiro. Portanto a notificação é feita em até 24 horas.


    Gabarito do Professor: Letra B



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016. Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.