SóProvas


ID
2756359
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos procedimentos necessários após o nascimento é a clampagem do cordão umbilical, que deve ser realizada:

Alternativas
Comentários
  • A Organização Mundial da Saúde recomenda o clampeamento tardio do cordão umbilical

    O clampeamento tardio do cordão umbilical (realizado 1 a 3 minutos após o nascimento) é recomendado para todos os nascimentos, iniciando simultaneamente os cuidados essenciais ao recém-nascido.

     

    Orientação clínica: O clampeamento tardio do cordão umbilical deve ser integrado nos cuidados essenciais ao recém-nascido e na gestão ativa da terceira fase do parto (AMTSL).

    * Atrase o clampeamento do cordão umbilical 1 a 3 minutos após o parto, em todos os partos.

    * Se o cordão umbilical parar de pulsar, ou se passaram 3 minutos, clampeie o cordão.

     

    Fonte: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/120074/WHO_RHR_14.19_por.pdf;jsessionid=49194AB3342C0232D104DB5FCC3AC072?sequence=2

  • COMPLEMENTO....

     

    laqueadura do cordão umbilical é realizada com clamp, colocado acerca de 02 a 03 centímetros do anel umbilical, envolvendo o coto umbilical com gaze embebida em álcool etílico 70% ou clorhexidina alcoólica 0,5%. A distância deverá ser aumentada para 05 centímetros em situações de recém-nascidos clinicamente instáveis ou de alto risco (extremo baixo peso), embebendo a gaze em soro fisiológico e envolvendo o coto umbilical (BRASIL, 2011). Essa distância maior permite uma possível cateterização dos vasos umbilicais para infusão de drogas ou expansores de volumes.

    Nesse momento, verifica-se a presença de duas artérias e uma veia - a presença de artéria umbilical única pode estar associada a anomalias congênitas (BRASIL, 2011; ORSHAN, 2010). Após, faz-se a secção distal do cordão a 01 centímetro da laqueadura e com o auxílio de uma gaze estéril, é realizada a compressão da parte distal do coto umbilical acima do local laqueado para a remoção do sangue excedente; isso facilita o controle de sangramento posterior.

     

     

    https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/11610/mod_resource/content/1/un03/top04p01.html

  • ==> O clampeamento tardio do cordão, ou seja, realizado após a cessação de seus batimentos (cerca de três minutos após a expulsão do neonato), permite que significativa quantidade de sangue continue fluindo da placenta para o bebê, o que é considerado uma importante estratégia para a prevenção da anemia (CHOPARD; MAGALHAES; BRUNIERA, 2010).

     

    Letra E

     

    Cadeno de atenção Básica nº 33 - Saúde da Criança- Crescimento e Desenvolvimento

  • De acordo com as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2017 :

    O clampeamento do cordão umbilical deve ser realizado entre 1 A 5 MINUTOS OU de forma fisiológica, ou seja, quando cessar a pulsação, exceto quando há necessidade de reanimação neonatal ou contraindicações por exemplo: Mãe RH negativo ou Mãe HIV positivo.

  • Gabarito: E - Assim que cessarem as pulsações