SóProvas


ID
2757871
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os dirigentes de uma instituição de saúde buscam uma ferramenta de gestão, focada no equilíbrio organizacional e que considerasse aspectos relacionados às finanças, aos clientes, aos processos internos e ao crescimento.


De acordo com as características apresentadas, a ferramenta mais adequada é o

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA D 

    Kaplan e Norton construíram um modelo (Balanced Scorecard -BSC) que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro. Dessa forma, nesse modelo existem quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e conhecimento.

    Fonte: Administração Geral para concursos (2013) - Rodrigo Rennó, pág.86
     

  • LETRA D

     

    BALANCED SCORECARD(BSC) ----------> DESDOBRA OS OBJETIVOS DE UMA EMPRESA EM INDICADORES DE DESEMPENHO. ELE SE BASEIA EM 04 PERSPECTIVAS:

    - FINANÇAS

    - PROCESSOS INTERNOS

    - CLIENTES.

    - APREDIZADO E CRESCIMENTO


  • PERSPECTIVAS OU DIMENSÕES DO BSC:

     

    '' FiCA Pro Crescimento ''

     

     ---> FiNANCEIRA

     ---> CLIENTES

     ---> APRENDIZADO

     ---> ProCESSOS INTERNOS

     ---> Crescimento

     

     

     

    ---> Financeira: o emprego correto dos recursos da empresa de modo que seja eficiente.

     


     
    ---> Clientes: ligada ao tempo, custo, prazo e de acordo com o produto pretendido pelo cliente.

     

     

    ---> Aprendizado e crescimento: Novas tecnologias, máquinas e desenvolvimento de pesquisas para melhor expertise da empresa.

     


     
    ---> Processos internos: ligado aos mecanismos internos da empresa face ao produto que ela deseja oferecer.

                                           Ex: produtividade, efetividade, excelência e qualidade do serviço.

  • o Balanced Scorecard (BSC), uma expressão que, traduzida, significa algo como “Placar Balanceado de Desempenho”, mede o desempenho organizacional por meio de quatro perspectivas:
    1 - financeira,
    2 - do cliente,
    3 - de processos internos
    4 - de aprendizado e crescimento.

  • Meu sonho cair quest~es assim na minha prova mês que vem kkkk

  • FGV ADORA BSC!

  • GABARITO "D"

    PDCA X BSC

    O PDCA é um método de resolução de problemas bastante utilizado na gestão da qualidade. Sua aplicabilidade cabe a qualquer problema enfrentado pela empresa e pode ser bastante válida na melhoria de processos.

    O ciclo PDCA é composto de quatro etapas: plan, do, check, act. Ou, em bom português, planejar, fazer, checar e agir. Diante do problema apresentado, você planeja o que deve ser feito; em seguida, executa o planejado; na sequência, confere os resultados; para então ajustar o que tenha que ser corrigido e reiniciar o ciclo.

    O PDCA pode ser usado no desenvolvimento de novos produtos, melhoria de processos, otimização de estratégias, resolução de problemas, entre outras situações que necessitem de avaliação e aprimoramento contínuo.

    O BSC, Balance Scorecard, uma metodologia de gestão focada no nível estratégico da organização. O BSC avalia a performance empresarial sob 4 perspectivas distintas:

    1)  financeiro – satisfação dos sócios e acionistas 

    2) mercado – satisfação dos clientes;-

    3)  processos internos – desempenho de processos

    4) aprendizado e crescimento organizacional – capacidade de aprender e inovar.

    Para que o BSC seja aplicado, você deve ter os objetivos estratégicos da organização bastante claros, segmentando-os em metas e atribuindo indicadores que permitam a mensuração de resultados.

    Também é essencial que esses objetivos sejam decompostos em objetivos táticos e operacionais, a fim de envolver toda a empresa na conquista dos mesmos.

  • GABARITO: LETRA D

    Rodrigo Rennó:

    Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta balanced scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não-financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas. Até pouco tempo atrás, os únicos indicadores utilizados eram os financeiros. Desta forma, os gestores mediam a situação de uma organização de acordo com um só ponto de vista: sua capacidade financeira. Entretanto, indicadores como o retorno sobre o investimento, liquidez e margem líquida sobre vendas são importantes, mas só contam um "lado da estória". Para os autores, os indicadores financeiros contam os fatos passados, mas são inadequados para avaliar o desempenho de empresas que buscam criar valor através no investimento em clientes, fornecedores, empregados, processos, tecnologia e inovação. Desta forma, Kaplan e Norton construíram um modelo que complementa os dados financeiros do passado com indicadores que buscam medir os fatores que levarão a empresa a ter sucesso no futuro. Neste modelo existem quatro perspectivasfinanceira (I)clientes (III)processos internos (II) e aprendizado e conhecimento (IV).

     

     --> FINANCEIRA  ==========> engloba indicadores e medidas contábeis e financeiras.

     --> CLIENTES ============> composto por propostas de valor criadas aos clientes e mercado em que atua.

     --> PROCESSOS INTERNOS ===> objetiva a identificação de processos críticos e formas de aprimorar o desempenho organizacional.

     --> APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO => envolve as atividades que dão suporte ao alcance dos objetivos da organização.

  • “focada no equilíbrio organizacional e que considerasse aspectos relacionados às finanças, aos clientes, aos processos internos e ao crescimento.” O enunciado já vem com as palavras-chave do BSC. 

    O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica utilizada para implementação e acompanhamento da estratégia, ou seja, responsável por traduzir a visão de futuro, missão e estratégia organizacional em indicadores e metas em quatro perspectivas: aprendizagem e crescimento, processos internos, clientes e financeira.

    De cara já podemos responder à questão com a alternativa D, mas vamos ver as outras alternativas:

    Alternativa A. Errado. O Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) propõe uma metodologia de melhoria contínua dos processos. Dentro da etapa de planejamento são definidos os objetivos e os meios para executá-lo. Passa-se, então, para a execução dos processos e verificação se estão sendo executados da forma esperada. Em seguida, apuram-se os desvios e promovem-se ajustes a serem considerados no próximo planejamento.

    Alternativa B. Errado. Fluxograma é a representação gráfica da sequência das etapas de um processo.

    Alternativa C. Errado. O histograma é uma ferramenta apresentada sob a forma de um gráfico de barra muito utilizada caso se pretenda conhecer a variação existente em um processo. Funciona como uma espécie de fotografia do processo em determinado momento que indica a distribuição de frequência.

    Alternativa E. Errado. O gráfico ou diagrama de dispersão é uma representação gráfica em eixos ortogonais de variáveis que podem ou não apresentar uma correlação. Correlação significa, basicamente, que uma mudança em uma variável gera uma mudança previsível em outra variável.

    GABARITO: D

  • Pega o bizu: CPF da Ana Carolina

    balanced scorecard (BSC).

    1. Clientes
    2. Processos
    3. Financeiro
    4. Aprendizagem
    5. Crescimento

    Fonte: professor artur simpson agora eu passo.

  • ASSERTIVA D

    Balanced Scorecard

    Considerado um modelo de gestão estratégica, o método surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. E, ao mesmo tempo, para definir estratégias e desenhar planejamentos de uma maneira muito mais abrangente. OU SEJA

      É o sistema que traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

     Objetivos do BSC

    Traduzir e esclarecer a estratégia e a visão. ...

    Estabelecer e planejar metas e alinhar iniciativas estratégicas. ...

    Melhorar o aprendizado estratégico e o feedback. ...

    Associar e comunicar medidas estratégicas e objetivos. ...

    Perspectiva dos clientes. ...

    Perspectiva dos processos internos.

     As 4 Perspectivas do BSC

    Perspectiva financeira: ...

    Perspectiva do cliente: ...

    Perspectiva de processos internos: ...

    Perspectiva de aprendizado e crescimento (pessoas)

  • Incrível como a FGV ama esse assunto.

    BSC --> PERPESCTIVAS DE FINANÇAS, DE CLIENTES, DE PROCESSOS INTERNOS, DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO.