SóProvas


ID
2757964
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Pela primeira vez, vício em games é

                     considerado distúrbio mental pela OMS


      A 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID) irá incluir a condição sob o nome de “distúrbio de games”. O documento descreve o problema como padrão de comportamento frequente ou persistente de vício em games, tão grave que leva “a preferir os jogos a qualquer outro interesse na vida”. A última versão da CID foi finalizada em 1992, e a nova versão do guia será publicada neste ano. Ele traz códigos para as doenças, sinais ou sintomas e é usado por médicos e pesquisadores para rastrear e diagnosticar uma doença.

      O documento irá sugerir que comportamentos típicos dos viciados em games devem ser observados por um período de mais de 12 meses para que um diagnóstico seja feito. Mas a nova CID irá reforçar que esse período pode ser diminuído se os sintomas forem muito graves. Os sintomas do distúrbio incluem: não ter controle de frequência, intensidade e duração com que joga video game; priorizar jogar video game a outras atividades.

      Richard Graham, especialista em vícios em tecnologia no Hospital Nightingale em Londres, reconhece os benefícios da decisão. “É muito significativo, porque cria a oportunidade de termos serviços mais especializados.” Mas para ele é preciso tomar cuidado para não se cair na ideia de que todo mundo precisa ser tratado e medicado. “Pode levar pais confusos a pensar que seus filhos têm problemas quando eles são apenas ‘empolgados’ jogadores de video game”, afirmou.

(Jane Wakefield. BBC Brasil. www.bbc.com/portuguese. 02.01.2018. Adaptado)

Na sequência em que ocorrem no texto, a expressão

Alternativas
Comentários
  • Gab letra D de danada

     

    "A 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID) irá incluir a condição..." que condição?? o vício em games.

  • Para quem ficou com dúvida na C (como eu...) pense o seguinte:


    Existe um documento que é a "Última versão da CID", que foi publicada em 1992. (Ou seja, ele é antigo).

    A nova versão do guia é um novo documento, "totalmente" novo, que será ainda publicado.

    Ou seja, não se trata da mesma coisa.


  • Gabarito : Letra D

     

    Questão direta de coesão. A palavra ‘condição’, mais geral, foi usada para referir-se ao ‘vício em games’, a ‘condição/estado de quem está viciado’. Nem vamos perder tempo com as outras né? As demais alternativas trazem termos que de forma alguma são uma substituição semântica da outra.

     

    Fonte : estratégia concursos

  • Segue a questão com alguns comentários:

    Na sequência em que ocorrem no texto, a expressão

    a) “diagnóstico” (2º parágrafo) é retomada pela expressão “distúrbio” (2° parágrafo). O distúrbio se refere ao vício em games.

    b) “vícios em tecnologia” (3° parágrafo) é retomada pela expressão “serviços mais especializados” (3° parágrafo). Esses serviços estão relacionados ao tratamento que pode ser conferido àqueles que apresentam vícios em tecnologia.

    c) “última versão da CID” (1° parágrafo) é retomada pela expressão “a nova versão do guia” (1° parágrafo). A última versão é de 1992. Já a nova versão da CID será publicada em 2018, ou seja, são documentos distintos. 

    d) “vício em games” (título) é retomada pela expressão “condição” (1° parágrafo). Alternativa correta, pois que condição é essa que aparece no primeiro parágrafo? É o vício em games que é o foco do texto e inclusive já é revelado pelo título.

    e) “padrão de comportamento” (1° parágrafo) é retomada pela expressão “qualquer outro interesse” (1° parágrafo). Padrão de comportamento se refere as atitudes da pessoa. Enquanto qualquer outro interesse se refere a um dos sintomas que identificam esse modo de agir que no texto é a ação de passar muito tempo jogando associado com algumas outras particularidades.

    Bons estudos!

  • Fiquei numa dúvida fu.. em relação a C e D, acabei indo de C, até agora não concordo com essa explicação que deram aí, mas bola pra frente.

  • Pessoal, quando a questão pede "retoma a expressão" ela está pedindo O sujeito ? Alguém poderia me explicar melhor?

  • Não entendi...

  •  (CID) irá incluir a condição do( vicio em games)

  • Ao meu ver as alternativas C e D estão corretas e a questão é passível da anulação.

    Na letra C, ''ultima versão do guia'' refere-se ao CID (que é um guia);

    Já na letra D (gabarito da banca), ''vicio em games'' realmente é a ''condição'' citada no título.

  • No título: VÍCIO EM GAMES = DISTÚRBIO MENTAL (VALE TAMBÉM COMO DISTÚRBIO DE GAMES, NO CONTEXTO);

    No primeiro parágrafo: CONDIÇÃO = DISTÚRBIO DE GAMES.

    Conclusão: CONDIÇÃO = VÍCIO EM GAMES....................(LETRA D)

  • Pela primeira vez, vício em games é

               considerado distúrbio mental pela OMS

       A 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID) irá incluir a condição sob o nome de “distúrbio de games”. 

    d) “vício em games” (título) é retomada pela expressão “condição” (1° parágrafo).

    A meu ver esta é a única resposta correta , pois ela retoma exatamente a ideia em relação ao título.

  • A questão pede que se identifique o referente. Para os textos não se tornarem repetitivos, palavras e expressões são substituídas por outras de sentido equivalente. Esse processo chama-se "referenciação" e traz no mínimo dois benefícios: evitar repetições e promover a coesão textual. Então, quando a questão pede que se identifique a retomada de uma expressão, é preciso encontrar no texto uma expressão anterior que foi substituída por outra, sendo que ambas possuem o mesmo referente, ou seja, dizem respeito à mesma coisa. No caso desta questão, "condição" foi a palavra usada tanto para não repetir "vício em games" quanto para ligar o 1º parágrafo ao título, conferindo um bom grau de coesão textual.

  • Essa questão trabalha coesão referencial, processo pelo qual se retoma ou antecipa um termo no texto. Lembrando que, para responder a essa questão, é preciso voltar à leitura do texto.

    A coesão referencial pode ser de ordem gramatical ou lexical. A gramatical realiza-se por meio de pronomes, numerais e advérbios, e a lexical, por meio de substituição de palavras por outras do mesmo campo semântico (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia ou nomes genéricos). A elipse também se mostra como eficiente mecanismo coesivo.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – “Diagnóstico" não pode ser retomado por “distúrbios" porque são termos não sinônimos. Diagnóstico é um ato que o médico faz para encontrar a causa da doença. Distúrbio é a própria doença.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – “Serviços mais especializados" estaria se referindo ao tratamento dos vícios em tecnologia. A palavra-chave seria “tratamento".

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA “A nova versão do guia" não faz referência à “última versão da CID", trata-se apenas de um novo guia e não do antigo. São documentos diferentes.

    ALTERNATIVA (D) CORRETA – “Condição" retoma vício em games (título) a fim de evitar a repetição da expressão utilizada no título e perceba que, logo após a palavra condição, o texto denomina de “distúrbio de games", ou seja, o vício – essa condição -  não deixa de ser um distúrbio.
    ALTERNATIVA (E) INCORRETA “Qualquer outro interesse" não faz referência à “padrão de comportamento", está relacionado a outras coisas que uma pessoa deixa de fazer devido ao vício em games. Embora isso esteja relacionado a um padrão de comportamento, a expressão não foi usada para retomá-la, foi usada apenas para corroborar esse desvio de comportamento.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D).

  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A

  • Gente, como assim? Passível de anulação, C e D certas.

  • Daquelas que você vai pela mais correta.

    Na dúvida entre C e D--> qual condição foi incluída sob o nome de "distúrbio de games"? Consigo afirmar com mais certeza que foi a condição dos vícios em games; logo, a D me dá mais certeza.

    GABARITO D

    #TJSP2021

  • Sobre a C: Existem duas versões da CID, uma de 1992 e outra sendo elaborada "agora", cada expressão trata de uma delas.