A notícia trata da destituição de Mariano Rajoy do cargo de primeiro-ministro da Espanha. Deputados aprovaram pela maioria absoluta de 180 votos, em uma Câmara de 350 cadeiras, a moção de censura contra o premiê, que levou a sua queda. A moção foi aprovada devido a um rumoroso caso de corrupção em que está envolvido o Partido Popular (PP), sigla de Rajoy. No seu lugar, assumiu Pedro Sánchez, do então opositor Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).
Prof. Leandro Signori
GABARITO C
Rajoy é destituído; Pedro Sánchez será o novo chefe do governo da Espanha Abalado por casos de corrupção em seu partido, Mariano Rajoy reconheceu mesmo antes da votação que seria derrotado.
A Câmara dos Deputados da Espanha aprovou nesta sexta-feira (1º) a moção de censura contra o governo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, e o líder socialista, Pedro Sánchez, tornou o novo chefe de governo espanhol. O rei Felipe VI já assinou a nomeação de Sánchez para o cargo, mas data da posse ainda não foi definida.
A moção de censura recebeu 180 votos a favor, 169 contra e apenas uma abstenção. Trata-se da 1ª moção de censura na fase democrática atual do país, depois das três apresentadas nos últimos 40 anos.
Abalado por casos de corrupção do seu partido, Mariano Rajoy reconheceu antes mesmo antes da votação que seria derrotado.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/deputados-iniciam-sessao-que-pode-destituir-rajoy-do-cargo-de-chefe-do-governo-da-espanha.ghtml