SóProvas


ID
2758582
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo de formação de uma equipe de trabalho, os membros estavam em uma etapa em que as relações se mostravam coesas e o grupo começava a agir de forma unida e coordenada.


Considerando essas condições, evidencia-se que o grupo está na etapa denominada

Alternativas
Comentários
  • 3- Normatização: durante a fase “Normatização” de desenvolvimento de equipe, as pessoas começam a se sentir parte do time e percebem que podem fazer mais e serem mais eficientes em seu trabalho se aceitarem os pontos de vista dos outros. Os membros da equipe já aprenderam a resolver suas diferenças e estão se tornando mais flexíveis e mais conscientes em relação às suas expectativas. Neste momento, começam a criar seus próprios apelidos (e dos outros) e aprendem a se divertirem juntos

    http://equipe-de-alta-performance.com.br/2014/10/20/4-etapas-de-desenvolvimento-da-equipe/

  • 4 etapas de desenvolvimento de uma equipe de trabalho:

     

    1- Formação: os membros normalmente estão muito motivados em participar do grupo e interessados no trabalho que vai ser feito. Enquanto o time está se desenvolvendo, os membros ainda se tratam como estranhos.

    - A função principal da equipe nesta fase é desenvolver uma estrutura, objetivos e papéis muito claros, para que os membros desta equipe possam desenvolver individualmente um senso de confiança e se sentirem parte da mesma equipe.

     

    2- Desordem: enquanto o time está amadurecendo, os membros podem descobrir que a equipe não está atendendo todas as expectativas. Eles podem começar a se sentir frustrados e ter dificuldades em responder às diferentes opiniões e conflitos.

    - É importante que na fase “Desordem”, o gerente ajude os membros da equipe a lidarem com os desentendimentos. Uma redefinição dos objetivos, papéis e tarefas da equipe podem ajudar os membros a passar por esta fase de turbulência e progredir para um passo mais concreto, rumo ao desenvolvimento.

     

    3- Normatização: as pessoas começam a se sentir parte do time e percebem que podem fazer mais e serem mais eficientes em seu trabalho se aceitarem os pontos de vista dos outros.

    - Os membros da equipe já aprenderam a resolver suas diferenças e estão se tornando mais flexíveis e mais conscientes em relação às suas expectativas. Neste momento, começam a criar seus próprios apelidos (e dos outros) e aprendem a se divertirem juntos.

     

    4- Performance: a equipe aprendeu a desenvolver um ambiente aberto e confiável, no qual membros se sentem satisfeitos com o progresso da equipe e se sentem confiantes com suas contribuições individuais e com as de seus colegas de trabalho.

    -Este time desenvolveu uma atitude “vamos à luta” e os membros desejam se ajudar mutuamente na execução das tarefas e nas responsabilidades. As conquistas são medidas e comemoradas.

     

    http://equipe-de-alta-performance.com.br/2014/10/20/4-etapas-de-desenvolvimento-da-equipe/

  • Letra D
     

    modelo de cinco estágios, criado por Bruce W. Tuckman baseia-se na padronização na criação de grupos em cinco etapas: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção.

    Importante citar que, como todo modelo organizacional, não existe uma passagem de etapa clara e definida. Muitas vezes as etapas entrelaçam o término com o começo de uma nova etapa. Além disso, não há padronização de qual etapa é a melhor para alcançar a perfeição em um processo como um todo. Cada grupo possui objetivos diferentes e formas diferentes de interagir, muitas vezes, inclusive, existindo apenas uma etapa do modelo. Uma maneira prática de se implementar este modelo é utilizado em gerenciamentos de projetos, onde que, dentro desse, há o processo de criação de um grupo, realizado no modelo PMBOK através dos grupos de processos.

     

    Formação

    Estágio em que se inicia a formação do grupo (forming), porém, há incertezas de como o grupo será estruturado, liderado e o que é permitido. Alguns autores afirmam que nessa fase existem “testes” promovidos pelos membros do grupo para saber se algumas ideias, posições e comportamentos serão aceitos no grupo. Ao término dessa etapa, cada membro aceita-se como parte de um grupo.

     

    Confrontação -TURBULÊNCIA-

    Etapa dos conflitos (storming). Os testes providos anteriormente são confrontados entre os membros do grupo, como hierarquização, líder, motivo da existência e limites. Ao término da etapa, a hierarquia e liderança estarão estabelecidas, além dos conflitos solucionados.

     

    Normatização

    Etapa em que o grupo demonstra interatividade e os problemas e conflitos pessoais são deixados de lado para o bem do grupo (norming). Além disso, os objetivos e entendimento das funçõesimplementadas no grupo são estabelecidas e aceitas por todos.

     

    Atuação -DESEMPENHO-

    Etapa em que o grupo está concentrado em efetuar e concluir os objetivos anteriormente definidos (performing).

     

    Dissolução  -ADIAMENTO-

    Nos casos de grupos de longa duração, o desempenho é a última etapa. Porém, em casos de grupos que serão dissolvidos, existe a etapa de suspensão (adjourning). Aqui o único objetivo do grupo é finalizar os objetivos e completar as missões a eles designados até o término do grupo.

     


    http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STO_142_899_18165.pdf

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_de_grupo


    https://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/gestao-de-equipes/os-estagios-de-formacao-de-equipe/

     

    https://books.google.com.br/books?id=LPI9yGObDHQC&pg=PA213&lpg=PA213&dq=turbul%C3%AAncia+normatiza%C3%A7%C3%A3o,&source=bl&ots=wAI6dhMlRQ&sig=ybYONBSuDjEAF9iHJj8yiYk6-54&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjm_Zna7_bcAhWLDpAKHSCHBe0Q6AEwBXoECAUQAQ#v=onepage&q=turbul%C3%AAncia%20normatiza%C3%A7%C3%A3o%2C&f=false

  •  

    GAB:D

    Os grupos são formados em um processo de quatro a cinco fases: formação, erupção, normalização, realização e encerramento

    A)Formação----> Pessoas se conhecem e as regras de funcionamento e comportamento dentro do grupo são estabelecidas



    B)Turbulência--->(Também chamado de Erupção) Formação dos primeiros conflitos, geralmente relacionados com a disputa pelo controle do poder e restrições ao individualismo

     

    C)Interrupção--> (É o Encerramento) Aqui o grupo já se prepara para terminar seu trabalho e entregar seu resultado final

     

    D)Normalização---> Já existe uma coesão dentro do grupo e o relacionamento já está mais firme. Está claro para seus membros quais são os comportamentos aceitáveis dentro do grupo. (gabarito)

     

    E)Execução--->(Realização) Estrutura do grupo já está plenamente funcional e as energias já são gastas na realização das atividades

  • GABARITO D

     

    Estágio de desenvolvimento de equipes (TUCKMAN)

     

    MACETE NA ORDEM DOS ESTÁGIOS: FORTE NED (stark)

     

    1- Formação= definições iniciais;

    2- Tempestade/ Tormenta/ Conflito= tretas, ajustes e negociações.

    3- Normatização/normalização= relacionamentos coesos e papeis bem definidos

    4- Execução/Desempenho/= Trabalho de fato.

    5- Desintegração/Interrupção= conclusão.

     

    Fonte: Ribas

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

     

  • Estágios de desenvolvimento do grupo

    ROBBINS (2005, p.187) diz que "os grupos geralmente passam por uma sequência padronizada em sua evolução." Essa sequência é conhecida como modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo. Esse modelo é composto por cinco etapas: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção.

    1. Formação: E o estágio inicial, no qual os membros estão começando a interagir. E caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão "reconhecendo o terreno" para descobrir quais comportamentos são aceitáveis. É neste momento que os membros começam a pensar em si mesmos como partes do grupo.

    2. Tormenta: Caracterizado pela ocorrência de diversos conflitos no grupo. Os indivíduos já reconhecem a existência do grupo, mas demonstram resistência em relação aos limites da individualidade. Há também conflito quanto a definição de quem irá liderar o grupo. É durante a tormenta que os membros medem forças, estabelecendo uma espécie de hierarquia das relações dentro do grupo. Após o encerramento desta etapa, esta hierarquia estará relativamente clara para os membros do grupo.

    3. Normalização: Começa a haver coesão no comportamento do grupo, tornando os integrantes mais próximos uns dos outros. Surge um sentido de identidade e os membros começam a agir como uma unidade coordenada. Ao final deste estágio a estrutura do grupo se torna mais sólida, de tal forma que o grupo assimila um conjunto de expectativas que definem qual deverá ser o comportamento mais adequado para o grupo.

    4. Desempenho: E o estágio no qual a estrutura do grupo é funcional e aceita, ocorre após o estabelecimento da hierarquia - estágio da tormenta - e das normas - normatização. Nesta fase, o grupo está coeso e a sua energia é analisada nas tarefas a serem realizadas. Nos grupos permanentes de trabalho, este pode ser considerado o último estágio de formação, sendo que a etapa do desempenho continuará ocorrendo de forma contínua. Em grupos temporários, haverá ainda a etapa de interrupção.

    5. Interrupção: E o estágio final do desenvolvimento dos grupos temporários, pois prepara o grupo para seu fim. Como as atividades deverão ser concluídas e o grupo dissolvido, o foco deixa de ser o desempenho das tarefas e passa para o encerramento dos trabalhos. Nesta etapa, podem surgir sentimentos conflitantes dentro do grupo. Enquanto alguns membros se sentem mais contentes com o desempenho obtido, outros ficam abatidos com o encerramento e com o fim da amizade nascida a partir do convívio.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03 (Adm. Geral)

     

     

  • Num importante estudo, feito nos anos 70, 0 psicólogo Tuckman identificou quatro estágios de desenvolvimento de equipes que visam ao sucesso, conforme relata KOPITTKE (2000), sendo eles:

    A) formação: neste estágio, as pessoas ainda estão aprendendo a lidar umas com as outras; pouco trabalho é feito;

    B) tormenta: tem-se uma época de difícil negociação das condições sob as quais a equipe vai trabalhar;

    C) aquiescência: é a época na qual os papéis são aceitos (posse do problema) e as informações circulam livremente;

    D) realização: quando a execução do trabalho atinge níveis ótimos (não há mais problema).

    OBSERVAÇÃO: A rotatividade alta interfere no trabalho em equipe e no relacionamento interpessoal.

  • Gabarito: D

  • “os membros estavam em uma etapa em que as relações se mostravam coesas e o grupo começava a agir de forma unida e coordenada.”

    Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. A formação é caracterizada por uma grande dose de incerteza sobre o propósito do grupo, sua estrutura e liderança.

    Alternativa B. Errado. A turbulência é caracterizada pelo grande número de conflitos no grupo. Os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem às restrições que ele impõe sobre a sua individualidade.

    Alternativa C. Errado. A interrupção ocorre apenas em grupos temporários. Nesses casos, as atividades são concluídas e os membros de preparam para a desintegração do grupo.

    Alternativa D. Certo. Na normatização as relações entre os membros do grupo tornam-se mais estreitas e o grupo demonstram coesividade (união).

    Alternativa E. Errado. Na execução a estrutura do grupo já está totalmente funcional e aceita por todos os membros. Os papéis já estão claros e a energia do grupo não é mais para conhecer e entender cada um e, assim, pode ser direcionada exclusivamente para realizar a tarefa proposta.

    Gabarito: D