-
Letra E
Terceirização ou Outsourcing é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração para as empresas. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos estão intimamente ligados à subcontratação.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o
Bons estudos !
-
Terceirização (outsouring)
É uma decorrência da filosofia da qualidade total. A terceirização ocorre quanto uma operação interna da organização é transferida para outra que consegue fazê-la melhor e mais barato. Tais atividades consistem em malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição, guarda e vigilância, refeitórios etc.
A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, é uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maio no core business e nos aspectos essenciais do negócio.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.280
[Gab. E]
bons estudos
-
Gabarito E
Aqui não é necessário muita teoria, uma boa interpretação resolve o problema e garante a você +1 ponto
-
-
GABARITO: LETRA E
Terceirização (outsourcing)
A terceirização ocorre quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê-la melhor e mais barato. As organizações transferem para outras organizações atividades como malotes, limpeza e manutenção de escritórios e fábricas, serviços de expedição,guarda e vigilância, refeitórios etc. Por essa razão, empresas de consultoria em contabilidade, auditoria, advocacia, engenharia, relações públicas, propaganda etc., representam antigos departamentos ou unidades organizacionais terceirizados para reduzir a estrutura organizacional e dotar a organização de maior agilidade e flexibilidade. A terceirização representa uma transformação de custos fixos em custos variáveis. Na prática, uma simplificação da estrutura e do processo decisório das organizações e uma focalização maior no core business e nos aspectos essenciais do negócio.
Um dos objetivos da terceirização de mão-de-obra é a realização das principais tarefas pela própria empresa e as atividades secundárias por uma empresa externa. Uma desvantagem da terceirização é que com a incorporação de membros não identificados culturalmente com a empresa, surge possibilidade da perda da identidade cultural da organização.
Os pressupostos básicos para a decisão de terceirização são:
• a diluição dos custos diretos e indiretos;
• a elevação do nível da eficiência;
• manutenção de um nível mínimo aceitável de lealdade à empresa.
FONTE: Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018).
-
A – Errada. A compra de matéria-prima para a fabricação de pães por um supermercado não caracteriza terceirização, pois se trata de um contrato comercial para aquisição de insumos.
B – Errada. A convocação de um advogado para mediar um processo de divórcio não caracteriza terceirização, pois se trata de uma relação de consumo.
C – Errada. A admissão de um enfermeiro para realizar serviço temporário em um hospital não caracteriza terceirização, mas sim contratação por prazo determinado.
D – Errada. A realização de estágio probatório para um cargo de secretária não caracteriza terceirização, pois se trata de uma relação de estágio, que sequer configura vínculo empregatício.
E – Correta. A contratação de uma empresa de segurança para a prestação do serviço de vigilância em uma escola caracteriza terceirização, pois a contratante transfere sua atividade de segurança para uma empresa terceirizada.
Art. 4º-A da Lei 6.019/1974 - Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.
Gabarito: E