SóProvas


ID
2758621
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão por resultados permite maior flexibilidade aos colaboradores da organização, enfatizando o alcance dos resultados finais.


Sendo assim, em um modelo de gestão por resultados, é imprescindível a presença de

Alternativas
Comentários
  • Letra E


    modelo de gestão por resultados, é imprescindível a presença de

     e) indicadores de desempenho. Para mensurar se os resultados estão alinhados aos objetivos estabelecidos.

  • Gab. E

     

    Por meio dos indicadores de desempenho a organização poderá medir os resultados obtidos, ver se o que foi conseguido está de acordo com o que foi estabelecido para que a partir dessa análise, ajustes sejam feitos.

     

    Os indicadores também possibilitam à organização:

            >>> Ter melhoria contínua.

            >>> Gerenciar a evolução das suas atividades.

            >>> Promover informações gerenciais.

     

  • Uma das premissas principais da gestão por resultados é a elaboração de indicadores.

    A gestão por resultados foi implatada na administração pública para retirar o foco nos processos (herança da burocracia) e colocá-lo nos resultados, na concretização dos objetivos da organização. Com essa nova gestão, é necessário planejar antes de entrar em ação. Faz-se um diagnóstico da situação atual e projeta-se a situação desejada para o futuro. Esse é o planejamento estratégico. Então, entra-se em ação.

    No planejamento, são elaborados indicadores de desempenho. Esses indicadores tem que ser mensuráveis e de simplicidade de entendimento. Todos os funcionários da organização terão o seu desempenho avaliado através desses indicadores. Passa a vigorar a avaliação de desempenho. O resultado obtido durante a execução do planejado será comparado com os indicadores estabelecidos a priori. Cada um saberá o que deve ser melhorado. É ciclo um ciclo de melhoria contínua (usa-se o PDCA).

     

    Para que o método seja mais eficiente, os recursos são descentralizados para os gestores, que possuem maior autonomia para utilizá-los na execução do planejado. Para isso, é preciso aumentar a função controle. Com maior autonomia, vem o dever rígido de prestar contas. A accountability se encarrega de exigir responsabilização e prestação de contas dos gestores.

     

    -----
    Thiago

  • A questão em análise nos faz refletir sobre a gestão por resultado.

    Essa metodologia de gestão é derivada do modelo gerencial de administração, possui um foco no aumento da qualidade e da produtividade do serviço público. Além disso, ela contribui para o alinhamento entre o planejamento, a execução, a avaliação e o controle das ações governamentais.

    Assim, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Técnicas relativistas – a gestão por resultado é objetiva e foca no resultado. Portanto, não se utiliza de relativismo.

    B) ERRADO. Grades gerenciais – as grades gerenciais não são utilizadas na gestão por resultado, mas em algumas técnicas de gestão de pessoas.

    C) ERRADO. Estruturas matriciais – corresponde a um tipo de estrutura organizacional, e não à gestão por resultado.

    D) ERRADO. Atividades interdependentes – a interdependência de atividades é fundamental para qualquer tipo de gestão organizacional. Porém, não caracteriza a gestão por resultado.

    E) CERTO. Indicadores de desempenho – A necessidade de controle de resultados e de produtividade faz Estado partir do princípio de que é necessário o controle dos resultados por meio de indicadores de desempenho e do acompanhamento do alcance das metas, o que possibilita a descentralização de funções e o incentivo à criatividade e à inovação. Portanto, os indicadores de desempenho caracterizam a gestão por resultado. 


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • LETRA E

    indicadores de desempenho!