SóProvas


ID
2759014
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.


[Cientistas e artistas]


    Por meio de seu processo criativo, o cientista viabiliza sua visão de mundo. Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade, da escolha do tema de pesquisa ao estilo e às técnicas usadas na solução de problemas. Claro, o veículo e as linguagens da expressão do cientista e do artista são completamente diferentes. Mas existe um momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão, seja por meio de uma equação ou de uma aquarela, que é essencialmente idêntico.
    Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais. Mesmo que o processo criativo científico seja tão subjetivo quanto o processo criativo artístico, o produto final do trabalho do cientista é acessível a qualquer outro cientista que domine o vocabulário técnico da ciência. E, espero, também ao público não especializado, pelo esforço da comunidade científica em transmitir suas ideias de modo acessível.
    Em princípio, não deve existir subjetividade na interpretação de uma obra científica; os modelos criados por cientistas são universais. É justamente nessa universalidade que reside a força da ciência. As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas. A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder. A ciência, em sua versão mais pura, é uma das formas mais humanas de conhecimento.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 24-25)

Uma aquarela ou uma equação são formas de expressão convocadas por uma ideia de um artista ou de um cientista.

A frase acima ganha nova, correta e coerente redação em:

Alternativas
Comentários
  • Uma aquarela ou uma equação são formas de expressão convocadas por uma ideia de um artista ou de um cientista.

     

     

    a) Tanto uma aquarela quanto uma equação, constituem ideias (...) 

     

    b) Um cientista ou um artista podem convocar uma ideia, como uma aquarela ou equação, uma vez que lhes conceda forma de expressão. (Insere uma condição que não existe na frase original)

     

     c)Formas de expressão como uma aquarela ou uma equação respondem a uma ideia que nasce de um artista ou de um cientista.

     

     d)A forma de expressão de uma aquarela, ou mesmo de uma equação, traduzem-se segundo a ideia hora de um artista, hora de um cientista. (Insere alternancia que não existe na frase original)

     

     e)Uma aquarela ou uma equação, são convocadas como ideias que se expressam através dos meios de um artista, ou mesmo, de um cientista.

  • Que difícil! Duas horas pra responder! =(

  • a) Tanto uma aquarela quanto uma equação, contituem... (não usa vírgula entre o sujeito e o verbo)

    b) ... uma vez que... (conjunção causal, ideia que não aparece na frase original)

    c) CORRETA

    d) hora de um artista, hora de um cientista (seria ora...ora)

    e) Uma aquarela ou uma equação, são convocadas...  (não usa vírgula entre o sujeito e o verbo)

     

    qualquer erro, me avise.

  • Outros erros:    D- A FORMA DE EXPRESSÃO  de uma aquarela, ou mesmo de uma equação, TRADUZ-se segundo....

    O VERBO EM DESTAQUE CONCORDA COM O SUJEITO EM DESTAQUE

    E-  Uma aquarela ou uma equação, são convocadas como ideias que se expressam através dos meios de um artista, OU MESMO DE UM CIENTISTA.

    NÃO PODE HAVER VÍRGULA ANTES DA PREPOSIÇÃO DE.

    .

  • Poxa, não fiquei procurando erros de gramática, fiquei procurando o significado mais semelhante. Mas ok, agora sei o que devo procurar.

  • Gabarito letra c).

     

    SEGUE UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE ANTES DE SE RESOLVER ESSA QUESTÃO:

     

    * NÃO SE PODE SEPARAR O SUJEITO DO SEU VERBO.

     

     

    a) Tanto uma aquarela quanto uma equação constituem ideias cuja forma de expressão foi convocada por artista ou cientista.

     

    * O sujeito do verbo "constituir" é "tanto uma aquarela quanto uma equação". Logo, não se pode ter uma vírgula após a expressão "equação", pois ocorreria a separação do sujeito de seu verbo e isso está incorreto. Além disso, o uso do pronome "lhes" antes do termo "foi" não está coerente e deve ser retirado para que a oração tenha uma melhor coerência e coesão.

     

     

    b) A alternativa "b" está incorreta, pois não é um cientista ou um artista que convoca uma ideia, como uma aquarela ou equação, mas sim é a ideia destes que convoca uma aquarela ou equação para representar uma forma de expressão. Ademais, o uso da conjunção causal "uma vez que" faz com que essa alternativa ganhe um outro sentido diferente da oração original. Logo, a alternativa "b" está errada.

     

     

    c) Gabarito.

     

     

    d) A forma de expressão de uma aquarela, ou mesmo de uma equação, traduz-se segundo a ideia hora de um artista, hora de um cientista.

     

    * O núcleo do sujeito do verbo "traduzir" é "a forma". Logo, o verbo deve ser deslocado para o singular para concordar com o seu respectivo sujeito singular. Além disso, o uso da expressão "hora ... hora" dá uma ideia de alternância, fazendo com que a oração proposta pela alternativa "d" tenha um sentido diferente da oração original e o certo, para indicar alternância, é o uso da expressão "ora ... ora".

     

     

    e) Uma aquarela ou uma equação são convocadas como ideias que se expressam através dos meios de um artista, ou mesmo, de um cientista.

     

    * O sujeito da forma passiva "são convocadas" é "uma aquarela ou uma equação". Logo, não se pode ter uma vírgula após a expressão "equação", pois ocorreria a separação do sujeito de seu verbo e isso está incorreto.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sugestão para resolver esse tipo de questão: Vá direto para as questões e já elimine as com erros gramaticais. As duas que sobrarem (geralmente são duas) você analisa de acordo com a pergunta.

     

    Sério, gente. FCC tem que correr contra o tempo. Fucking experiência própria de quem se lascou com isso, hehe.

  • Pessoal,

    Na letra B, além da ideia, estaria errado também pela falta de paralelismo em "como uma aquarela ou UMA equação"?

  • GAB: C

     Uma aquarela ou uma equação   são  formas de expressão  (Letra C e D apresentam um texto bem parecido com esse do enunciado) 

     

     

    c)  Formas de expressão como uma aquarela ou uma equação

    d) A forma de expressão de uma aquarela, ou mesmo de uma equação

     

     

    Convocadas  por      uma ideia  de um artista  ou  de um cientista.

     

     

    c)  respondem a        uma ideia que nasce de um artista ou de um cientista

    d) traduzem-se segundo a        ideia hora de um artista, hora de um cientista. ( acho que caberia a conjunção ora e não hora)

  • Como os colegas Godzilla e André falaram, não se pode perder tempo.

    De cara já eliminamos as alternativas A, D e E, pois as redações propostas separam o sujeito do verbo.

     

    Sigamos a luta contra a FCC!

    #cldf

  • De form simples, a A e E estão erradas pois NÃO PODE SEPARAR O SUJEITO DO SEU VERBO ( salvo intercalações)


    GABARITO LETRA ''C''

  • Gabarito - C

     

     

    a) Tanto uma aquarela quanto uma equação _ constituem ideias cuja forma de expressão lhes foi convocada por artista ou cientista.

     

     

    →  Não pode haver vírgula separando sujeito de verbo.

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    b) Um cientista ou um artista podem convocar uma ideia, como uma aquarela ou equação, uma vez que LHE conceda forma de expressão.

     

     

    →  O pronome "lhe" está retomando o termo "ideia", logo, deve se flexionar no singular para haver concordância.

     

    →  A conjunção "uma vez que" alterou a semântica da oração

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    d) A forma de expressão de uma aquarela, ou mesmo de uma equação, traduz-se segundo a ideia hora de um artista, hora de um cientista.

     

     

    →  O verbo "traduz" deve concordar com o seu sujeito "a forma".

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    e) Uma aquarela ou uma equação _ são convocadas como ideias que se expressam através dos meios de um artista, ou mesmo, de um cientista.

     

     

    →  Não pode haver vírgula separando sujeito de verbo.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • Correção pela profa. Flávia Rita no tempo 1:24:20:

    https://www.youtube.com/watch?v=jUHM-4Lzv1w