SóProvas


ID
2759017
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.


[Cientistas e artistas]


    Por meio de seu processo criativo, o cientista viabiliza sua visão de mundo. Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade, da escolha do tema de pesquisa ao estilo e às técnicas usadas na solução de problemas. Claro, o veículo e as linguagens da expressão do cientista e do artista são completamente diferentes. Mas existe um momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão, seja por meio de uma equação ou de uma aquarela, que é essencialmente idêntico.
    Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais. Mesmo que o processo criativo científico seja tão subjetivo quanto o processo criativo artístico, o produto final do trabalho do cientista é acessível a qualquer outro cientista que domine o vocabulário técnico da ciência. E, espero, também ao público não especializado, pelo esforço da comunidade científica em transmitir suas ideias de modo acessível.
    Em princípio, não deve existir subjetividade na interpretação de uma obra científica; os modelos criados por cientistas são universais. É justamente nessa universalidade que reside a força da ciência. As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas. A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder. A ciência, em sua versão mais pura, é uma das formas mais humanas de conhecimento.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 24-25)

A frase Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais permanecerá correta e preservará seu sentido caso se substituam as formas sublinhadas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Famosa correlação verbal

  • MAIS UMA QUE A FCC ADORA!! TEMPOS VERBAIS!!

    A combinação do Presente do subjuntivo com o futuro do presente do indicativo!!

    GAB: LETRA E

    BONS ESTUDOS!

  • Eu entendi assim:

     

    Caso venha a recriar - possibilidade de recriar, algo que pode acontecer no futuro;

    reinventará - futuro conforme a possibilidade de recriar;

    ao representá-la - a realidade recriada naquele momento.

     

    GAB e)

  • "Ao recriar" e "Caso venha a recriar", tem sentidos bem diferentes, 
    Não entendi não. 

  • Consegui enxergar melhor alterando a ordem:

    Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais.

    O cientista reinventará a realidade à sua volta, ao representá-la com símbolos universais, caso venha a recriar o mundo matematicamente.

  • Essa questão, em relação à correlação verbal, está bastante tranquila, não foge do tradicional. Contudo, ela é um modelo um pouco mais refinado, pois cobra, também, uma correlação de sentido, a qual se dá por meio de uma correspondência não muito usual: entre oração reduzida e oração desenvolvida.

     

    O sentido contido em

    "Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais." é de:

     

    → condição - or. sub. adv. reduzida de infinitivo (até a vírgula assinalada em vermelho);

    →    tempo - or. sub. adv. reduzida de gerúndio;

     

    Sendo assim, dentre as alternativas, a única que abrange tudo isso é a alternativa E):

     

    "Caso venha a recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventará a realidade à sua volta, ao representá-la com símbolos universais."

     

    → A inserção da preposição "ao" mantém o sentido de tempo;

    → A conjunção adverbial condicional "caso" pede flexão do verbo no presente do subjuntivo; este, por sua vez, pede a correlação com o futuro do presente do indicativo.

     

    Dica: vide Q361082 Ano 2014 | FCC TRT AJAA

  • "AO" mais "infinitivo" = ideia de tempo ??

  • Aquela última vírgula pode permanecer? Fica estranha demais...

  • Depois de mil questões específicas não é brincadeira uma prova dessas...

     

    Bons estudos. 

  •  

    permanecerá correta entendi que não posso alterar nada na frase.

    preservará seu sentido a mesma mensagem

     

    GAB: E  Quando você ler, ao substituir pelas alternativas, é a única que não fica estranha.

     

     

  • qual o erro da letra D?

  • Mas como q usa ênclise como verbo no futuro ??? alguém pode me explicar...

  • O verbo no infinitivo antecedido de preposição inicia orações com os seguintes valores semânticos: causa, tempo, finalidade e condição.

     

    >Com a preposição por, a indicação será de causa:
    Por estar acamodo, não irei ò reunião.

     

    >Com para, de finalidade:
    Eles vieram para conversar.

     

    >Com ao, de tempo:
    Ao chegar ao colégio, encontreí meu amigo.

     

    >Com a, de condição:
    A continuar assim, você não conseguirá seu intento.

     

    >Com apesar de, de concessão:
    Apesar de ser jovem, era muito séria.
     

    Claramente a questão se refere a tempo; contudo, a FCC, em algumas questões, é arbitrária. Faz-se isso para deixar o candidato com dúvidas.

     

    Bibliografia: Português descomplicado - Flávia Rita

  • Questão sobre correlação verbal. (Explicação do Professor Fabiano Sales)

     

    Na opção (E), encontramos o gabarito.

     

    Em "Caso venha a recriar", a conjunção "caso" imprime à sentença valor semântico condicional, relacionada intimamente à ideia de hipótese transmitida pela expressão "venha a recriar" [= recrie], flexionada no Presente do Subjuntivo. 

     

    Na sequência da proposta de reescrita, o verbo "reinventar" pode ser flexionado no Futuro do Presente, correlacionando-se a forma "reinventará" adequadamente com a expressão "ao representá-la", conjugada nos mesmos tempo e modo verbal. Logo, eis a resposta.

     

    Nas demais opções:

     

    a) a forma "recriasse" está conjugada no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, exigindo que o verbo "reinventar" seja flexionado no Futuro do Pretérito do Indicativo (reinventaria), a fim de estabelecer uma correlação harmônica, exprimindo noção hipotética ao trecho. Ademais, a forma "representá-la-á" não está corretamente construída.

     

    b) para que a correlação entre as estruturas propostas ocorresse de modo harmônico, a forma "representá-la" deve ser substituída por "representando-a": Para recriar o mundo matematicamente, o cientista há de reinventar a realidade à sua volta, representando-a com símbolos (...).

     

    c) o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo em "recriasse" requer o Futuro do Pretérito do Indicativo "teria de reinventar", bem como a flexão do verbo "representar" no Imperfeito do Subjuntivo: Uma vez que recriasse o mundo matematicamente, o cientista teria de reinventar a realidade à sua volta, quando a representasse com símbolos (...).

     

    d) a expressão "Vindo a recriar" exprime ideia de um acontecimento futuro, contrapondo-se à noção de passado, transmitida pelo tempo composto "tendo-a representado". 

  • Correção pela profa. Flávia Rita no tempo 1:29:00:

    https://www.youtube.com/watch?v=jUHM-4Lzv1w