SóProvas


ID
275905
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A importância da disciplina do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico:

Alternativas
Comentários
  • o Mercado de capitais reduz a necessidade das empresas de irem às instituições financeiras para captar recursos que em sua vez tem com operação principal a intermediação financeira, transferindo os recursos dos agentes superavitários para os deficitários. Assim p mercado de capital reduz a intermediação bancária.

  • "O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização." Assim sendo, permite que as companhias tenham acesso a capital sem necessariamente recorrer aos bancos. Por isso, reduz a intermediação bancária.

     

    a) facilita criar oportunidades de captação de recursos pelas instituições bancárias.

    O mercado de capitais facilita criar oportunidades de captação pelas companhias, e não pelas instituições bancárias.

     

    b) reduz a intermediação bancária.

    GABARITO. 

    Sim, reduz a intermediação bancária pois se apresenta como mais uma opção de captação de recursos, concorrendo então com os bancos.

    Mas qual a importância do mercado de capitais para o desenvolvimento econômico? Uma vez que ele canaliza recursos para as companhias, permite que essas empresas invistam  o dinheiro obtido na compra de máquinas, ampliando sua capacidade de produção, contratando mais pessoas, inovando em várias áreas e contribuindo para a geração de riqueza da região em que estiver.

     

    c) por sua complexidade, dificulta a captação da poupança popular pelos agentes econômicos.

    Não faz sentido.

     

    d) modela mecanismos de governança para as empresas.

    Sim, o mercado de capitais modela mecanismos de governança para as empresas e por isso são importantes para estas, e não para o desenvolvimento econômico.

     

    e) aumenta a transparência das informações prestadas aos investidores.

    Realmente as empresas que negociam suas ações em bolsa, em geral, possuem uma maior preocupação com a questão da governança corporativa, e um dos pilares desta é o disclosure, que trata de uma maior transparência nas informações geradas aos stakeholders (partes interessadas no negócio). Mas veja bem, este não pode ser apontado como um fator que contribua para o desenvolvimento econômico, conforme pede o comando da questão. Por isso, não pode ser citada como a opção correta.