SóProvas


ID
2759068
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos sobre o tema da liderança desenvolvidos por acadêmicos da Universidade de Ohio na década de 1940 apontaram duas categorias de liderança, a partir de diferentes dimensões do comportamento do líder, sendo uma delas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Os investigadores de Ohio tinham como objectivo identificar as dimensões do comportamento do líder. Chegou-se à conclusão que havia duas categorias capazes de descrever a maioria dos comportamentos do líder, que eram a iniciação da estrutura (definição de objectivos e fomento da execução das tarefas) e a consideração (estabelecimento de confiança mútua, respeito pelas ideias dos subordinados, relações amistosas).

    A estrutura de iniciação se refere à extensão que um líder é capaz de definir e estruturar o seu próprio papel e dos seus subordinados na busca dos objetivos. Isto inclui o comportamento que tenta organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas. (Robbins, 2002:306).

    Fonte: http://knoow.net/cienceconempr/gestao/teoria-comportamental-de-lideranca/

  • Letra (b)

     

    Estudos da Universidade de Ohio – Stogdill e Coons

     

    Nos anos 1940, esses estudiosos buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Os estudos descreveram duas categorias de liderança:

     

    Estrutura de iniciação: é o ponto de capacidade em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos. Isso inclui organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas. Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que os trabalhadores mantenham padrões definidos de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.

     

    Consideração: pode ser definida como o ponto no qual o líder tem relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários. O líder com alta consideração preocupa-se com o bem-estar, conforto, status e satisfação dos liderados.

     

    RIBAS

  • Gabarito letra B

     

    OHIO

     

    Estrutura de iniciação: definição de normas, tarefas e papel do lider e dos liderados (tem a ver com estrutura e tarefas)

    Consideração: Prioriza o relacionamento com os liderados  (tem a ver com gente)

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

     

  • LETRA B

     

    Universidade de Michigan - ênfase nas pessoas e ênfase na produção

    Universidade de OhiO -  estrutura de iniciaçãO e consideraçãO

     

    Q784293 - AJAJ - Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:  e) estrutura de iniciação e consideração

     

    Q589663 Os conceitos de liderança e a forma de aplicá-los desenvolveram-se ao longo dos anos. No âmbito das teorias relacionadas aos estilos de liderança, também denominadas teorias comportamentais, podemos destacar os estudos da Universidade de Ohio, realizados nos anos 1940, os quais buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, entre as quais, a

     

    I. estrutura de iniciação, correspondente à capacidade do líder em definir e estruturar o próprio papel e o dos liderados em busca dos objetivos, incluindo a organização do trabalho e as metas.

    II. consideração, definida como o ponto no qual o líder possui relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • GABARITO:B

     


    Após falhas sobre os estudos dos traços de personalidade os pesquisadores decidiram optar por uma nova direção, analisando o comportamento exibido por alguns líderes. Esta teoria propõe que comportamentos específicos diferenciam os líderes dos liderados. São quatro as teorias comportamentais de liderança: estrutura de iniciação, consideração, orientação para o funcionário e orientação para a produção (ROBBINS, 2005).


    A estrutura de iniciação se refere na capacidade de um líder definir e estruturar o seu papel e dos funcionários na busca do alcance dos objetivos, através do comportamento de tentar organizar o trabalho, as relações de trabalho e suas metas: “O líder com alto grau de estrutura de iniciação pode ser descrito como alguém que delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que os trabalhadores mantenham padrões de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.” (ROBBINS, 2005, p. 261). [GABARITO]


    A consideração é descrita como a capacidade do líder em manter uma relação de trabalho baseado na confiança mútua, respeito às ideias dos colaboradores e cuidado com seus sentimentos. Um líder com alto grau de consideração é descrito como alguém amigável e disponível, que ajuda seus funcionários em seus problemas pessoais, trata todos da mesma maneira e demonstra preocupação pelo bem-estar, conforto, status e satisfação de seus liderados. Pesquisas baseadas nessas definições indicaram que os líderes com alto grau de estrutura inicial e de consideração obtinham altos índices de desempenho (ROBBINS, 2005).

  • Estudos da Universidade de Ohio

    Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio, desenvolvidos na década de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo as principais categorias de liderança.

    O objetivo das pesquisas era o de entender a eficácia dos comportamentos de liderança orientados para a tarefa e os comportamentos orientados para as pessoas.

    Os estudos de Stogdill e Coons descreveram duas categorias de liderança: estrutura de iniciação e consideração.

    A consideração está associada ao bom relacionamento com as pessoas. Líderes associados com essa categoria enfatizariam um bom ambiente de trabalho que aumente o engajamento entre as pessoas, que trabalhariam melhor juntas.

    Essa categoria estaria, portanto, associado com a relação interpessoal, com o respeito e confiança mútua e com a amizade.

    Já os líderes associados com a categoria “estrutura de iniciação” estariam mais voltados para as tarefas e atividades e focados na definição e organização do trabalho.

    Esse tipo de líder define quem irá desempenhar as tarefas, organiza os grupos de trabalho e descreve quais são os comportamentos e resultados esperados de cada subordinado.

  •  Nos anos 1940, esses Stogdill e Coons  buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Os estudos descreveram duas categorias de liderança: estrutura de iniciação e consideração.

     

    A estrutura de iniciação é o ponto de capacidade em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos. Isso inclui organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas. Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que os trabalhadores mantenham padrões definidos de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.

     

     

     

    A consideração pode ser definida como o ponto no qual o líder tem relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários. O líder com alta consideração preocupa-se com o bem-estar, conforto, status e satisfação dos liderados.
     

     

    Letra B.

  • Estudos da Universidade de Ohio

    Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio, desenvolvidos na década de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo as principais categorias de liderança.

    Os estudos de Stogdill e Coons descreveram duas categorias de liderança: estrutura de iniciação e consideração.

    A "consideração" está associada ao bom relacionamento com as pessoas. Líderes associados com essa categoria enfatizariam um bom ambiente de trabalho que aumente o engajamento entre as pessoas, que trabalhariam melhor juntas. Essa categoria estaria, portanto, associado com a relação interpessoal, com o respeito e confiança mútua e com a amizade.

    Já os líderes associados com a categoria “estrutura de iniciação” estariam mais voltados para as tarefas e atividades e focados na definição e organização do trabalho. Esse tipo de líder define quem irá desempenhar as tarefas, organiza os grupos de trabalho e descreve quais são os comportamentos e resultados esperados de cada subordinado.

    Fonte: material Estratégia

  • aí vc faz dois cursos fodões e nenhum deles deram esses estilos, aí a gente chega aqui todo mundo postando parecendo q aprendeu quando estava no ensino medio, aí vc pensa: fudeu! perdi! kkkkkkkkkk [obrigada aos q colocaram aqui os comentarios, ajudaram muito, não tinha isso no meu material]

    mas sério? qual curisnho vc fizeram? ou saíram direto da faculdade de administração?

  • Já 3 livros que li sobre a matéria, estou estudando para assistente administrativo, um cargo de nível médio,  e vejo que o assunto liderança é ilimitado, senão vejamos o que diz Chiavenatto em seu livro Administração nos novos tempos:

    "Há um cipoal de teorias sobre a liderança" Eu sinto muito, mas os redatores e professores de bancas de questões sobre a matéria devem entender, que nós que estamos concorrendo a uma vaga de trabalho, e pagando bem para concorrer ao certame, não temos tempo e sequer disposição para apreciar toda a vasta literatura administrativa. 

     

    Compartilhe essa ideia. 

  • Estudos da universidade de Ohio – Stogdill e Coons

    Estrutura de iniciação – ponto de capacidade em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos. Isso inclui organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas. Um líder com alta estrutura de iniciação delega tarefas específicas aos membros do grupo, espera que os trabalhadores mantenham padrões definidos de desempenho e enfatiza o cumprimento dos prazos.

    Consideração – ponto no qual o líder tem relacionamentos de trabalho caracterizados pela confiança mútua e pelo respeito por ideias e sentimentos dos funcionários. O líder com alta consideração preocupa-se com o bem-estar, conforto, status, e satisfação dos liderados.

  • Isso tem no curso do Estratégia e do AlfaCon.

  • Pesquisas de Ohio

    Os estudiosos da Universidade de Ohio identificaram duas dimensões distintas do comportamento do líder, conhecidas como "Estruturas de Iniciação", referentes à capacidade do líder em estruturar o seu próprio trabalho e dos liderados em busca do alcance de objetivos, incluindo comportamento para organizar o trabalho, as relações de trabalho e as metas, delegando tarefas específicas e exigindo cumprimento dos prazos; e "Consideração", referentes à habilidade do líder em manter relacionamentos de mútua confiança e respeito às ideias e sentimentos dos liderados, sendo amigável, disponível e tratando os subordinados como iguais.

    Os estudos apontaram que líderes com índices altos nas duas dimensões conseguem desempenho e satisfação em maior nível dos seus colaboradores, mas houve problemas verificados como reclamações, absenteísmo, turnover e insatisfação entre funcionários que efetuam atividades operacionais em relação a líderes com alto nível de estruturas de iniciação. Líderes com alto nível de consideração tinham avaliação negativa por seus superiores. Isso indicava a necessidade de fatores situacionais agregados à teoria.

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-evolucao-do-pensamento-sobre-a-lideranca/57335/

  • O pensamento da Universidade Estadual de Ohio (Ohio State University). Para essa corrente de pensamento os líderes possuem dois tipos de comportamentos:

     

    Estrutura de iniciação: trata-se da capacidade do líder de estruturar não só o trabalho de seus subordinados, mas também o seu próprio trabalho. Líderes com alta pontuação nessa dimensão definem o padrão de desempenho dos trabalhos, delegam tarefas específicas e enfatizam o cumprimento dos prazos acordados.

     

    Consideração: essa dimensão se refere a capacidade de uma pessoa manter relacionamentos de trabalho de mútua confiança, de respeito as ideias dos outros e respeito pelos seus sentimentos.

     

    Estratégia Concursos.

     

    Questão: Q885980 (FCC 2017)

     

    Nos anos de 1940, estudiosos da Universidade de Ohio buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Tais estudos descreveram duas categorias de liderança, sendo uma delas a denominada

     

    d)estrutura de iniciação, que corresponde ao ponto de capacidade em que o líder consegue definir e estruturar o próprio papel e dos liderados em busca dos objetivos.  (GABARITO)

  • O que Ohio inicia, Ohio considera.

  • Comentário:

    Os estudos da Universidade de Ohio retrataram a liderança de 2 (duas) formas: 

    •     Estrutura de iniciação: preocupa-se com a estruturação e organização do trabalho, das tarefas a serem executadas, estabelecendo metas, prazos e padrões de desempenho da equipe.

    •     Consideração: preocupa-se com o bom relacionamento no trabalho, baseando-se na confiança, na consideração pelos subordinados, e no respeito.

    Destaquei algumas palavras para você lembrar do bizu que demos de dica na parte teórica desse assunto. Assim, temos:

    a) Errada, essa é a descrição da estrutura de iniciação.

    b) Certa, esse é o nosso gabarito.

    As demais alternativas não são relativas aos estudos de Ohio.

    Gabarito: B

  • Eu jamais faria Administração, bicho.

  • Prezados, gabarito letra B.

    Pesquisa da Universidade de Ohio State (1940)

    Eficácia do comportamento de liderança - Orientado para Tarefa --> Estrutura de Iniciação;

    Liderança orientada para pessoas --> Consideração.

    Bons estudos.

    OBS:

    LÍDER ORIENTADO PARA TAREFAS

    + Comportamento orientado para finalização do trabalho;

    + Planeja e estabelece como o trabalho será feito;

    + Atribui responsabilidade pelas tarefas a cada subordinado;

    + Define claramente os padrões de trabalho;

    + Procura completar o trabalho;

    + Monitora os resultados do desempenho;

    + Preocupa-se com o trabalho, com os métodos, processos, com as regras e regulamentos.

    LÍDER ORIENTADO PARA AS PESSOAS

    + Comportamento orientado para apoiar as pessoas no trabalho;

    + Atua como apoio e retaguarda para os subordinados;

    + Desenvolvem relações sociais com os subordinados;

    + Respeita os sentimento das pessoas;

    + É sensível quanto às necessidades;

    + Mostra confiança nos seguidores;

    + Preocupam-se com as pessoas, com seus sentimentos, aspirações, cessidades e emoções.

  • Gabarito: B

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria Comportamental de Liderança da Universidade de Ohio de Stogdill e Coons.

    De acordo com esses estudos, há duas estruturas a serem consideradas:

    1) Estrutura de Iniciação - corresponde à capacidade do líder não apenas estruturar o seu trabalho, como também dos seus subordinados;

    2) Estrutura de Consideração - refere-se à capacidade de uma pessoa manter relacionamentos no trabalho com respeito, satisfação e confiança.

    @adm.semduvida