-
Gabarito: B
Kurt Lewin defende que a mudança seja realizada em três etapas, que ele chama de: descongelamento, mudança e recongelamento. A primeira etapa ocorre quando se percebe a necessidade de mudança. Este momento pode ser considerado como sendo o “degelo” dos velhos conceitos.
A segunda etapa é a mudança. Ela pode ser dividida em duas partes. Na primeira, as pessoas notam que a nova ideia, o novo modo de agir como sendo benéfico e se abrem para a aceitação desse novo paradigma. Na segunda, é o momento em que as pessoas passam a começam a adotar os novos conceitos e a agir segundo os novos preceitos. Sendo assim, podemos dizer que é nessa etapa em que as novas ideias e modelos são testados, começam a ser praticados e assimilados.
Na etapa denominada recongelamento, podemos dizer que é quando ocorre de fato a incorporação do novo comportamento. É o momento em que as novas práticas se tornam a nova norma, o novo paradigma. Para que isso ocorra são necessários: o suporte dos gestores e líderes, os quais devem recompensar aqueles que abraçarem os novos hábitos, e o reforço positivo, que auxiliará o processo de mudança a se tornar bem sucedido.
Fonte: https://www.infoescola.com/administracao_/gestao-da-mudanca/
-
LETRA B
A Mudança significa a passagem de Um Estado para outro diferente. Ela possui um processo composto de 3 Etapas:
1. Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas ideias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas. O descongelamento significa a percepção da necessidade de mudança.
2. Mudança: fase em que, de fato os processos, valores e demais elementos são modificados. Nessa fase acontece a passagem dos procedimentos antigos para os novos. A mudança é a etapa em que novas ideias e práticas são experimentadas, exercitadas e aprendidas. A mudança envolve 2 aspectos: a identificação (processo pelo qual as pessoas percebem a eficácia da nova atitude ou comportamento e a aceita) e a internalização (processo pelo qual as pessoas passam a desempenhar novas atitudes e comportamentos como parte de seu padrão normal de comportamento). Essa é a etapa da implementação da mudança.
3. Recongelamento:a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. O recongelamento requer 2 aspectos: o apoio (é o suporte através de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.
Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/
-
Letra (b)
A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade.
Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin há três etapas:
• Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.
• Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.
• Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes.
O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.
Ribas
-
Gabarito B
Nos 3 passos de Kurt Lewin, o Recongelamento é a ultima fase... quando ocorre a consolidação da nova ideia.
RESUMOS: https://goo.gl/92FN88
-
GABARITO:B
Um dos modelos fundamentais para a compreensão da mudança organizacional foi desenvolvida por Kurt Lewin, na década de 40, e ainda hoje é aplicado em inúmeras empresas no mundo todo.
Seu modelo de três estágio de mudança é conhecido como Descongelar – Mudar – Recongelar usando a analogia de alterar a forma de um bloco de gelo.
Recongelar
Quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçarem a nova forma de trabalhar, a organização estará pronta a “recongelar”.
Os sinais exteriores que demonstram que a empresa está pronta para ser “recongelada” são uma estrutura de trabalho estável, descrição e procedimentos consistentes, e assim por diante.
O gestor da mudança também precisa ajudar às pessoas e à organização a internalizar ou institucionalizar as mudanças. Isto significa garantir que as alterações serão usadas o tempo todo. Com isto, os colaboradores da empresa se sentirão confiantes e confortáveis com as novas formas de trabalhar.
A justificativa para a criação de um novo senso de estabilidade no nosso mundo a cada mudança é muitas vezes questionada. Mesmo que a mudança seja uma constante em muitas empresas, penso que com esta “rapidez” os colaboradores da empresa são pegos numa armadilha, onde não têm certeza de como as coisas deverão ser feitas ou que nada nunca é feito na empresa plenamente.
A meu ver, a ausência da contemplação de todo o processo (congelar – mudar – recongelar), torna muito difícil a sua implantação de forma eficaz. Como convencer as pessoas de que algo novo já precisa ser mudado se você ainda não permitiu que as mudanças mais recentes fossem entendidas? Mudanças desta forma serão percebidas como “mudanças por mudar”, e a motivação necessária para implementar novas mudanças, simplesmente não existirá.
Faz parte importante e fundamental do processo de recongelamento, a comemoração do sucesso da mudança. É o rito de se agradecer as pessoas da empresa por suportar um “momento doloroso”, mas necessário. Isto faz com que todos da empresa, dirigentes e colaboradores, acreditem que as mudanças do futuro serão bem sucedidas.
-
Descongelamento
- Diz o modelo novo
- Motivar
- combater impedimentos
Mudança
- Traz o modelo
- Introdução do novo processo
- Treinamento/gerenciamento
- Combater resistencias
Recongelamento
- Cristaliza o novo padrão
- Estabelecimento do novo
- Processo como norma
-
- Modelo dos 3 passos - Kurt Lewin:
A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Na mudança organizacional há 3 etapas:
1- Descongelamento: é a fase que velhas práticas são abandonadas. Supera as resistências. É a deconstrução do que outrora era completo.
Aqui é quando é percebida a necessidade de mudança.
2- Mudança: Propriamente dita. É quando ideias novas são experimentadas e aprendidas. Movimento. O que muda? Pessoas, cultura, tecnologia ou estrutura.
3- Recongelamento: É quando as novas ideias se consolidam, são incorporadas por definitivo e passam a ser o comportamento padrão. Fase de integração e estabilização da mudança.
-
Pessoal, boa noite.
alguém pode explicar item por item.
Obrigada
-
Gab: B
Alessandra Ninck, espero que ajude.
a) ERRADA. A etapa inicial do processo é o DESCONGELAMENTO, fase em que as velhas ideias são deixadas de lado. Pode-se dizer que é a etapa mais difícil, pois os colaboradores podem resistir à mudança, o que dificultará o processo!
b) GABARITO. Indica que o novo padrão foi aprendido e que já foi incorporado à prática. Nesta etapa ocorre a estabilização da mudança.
c) ERRADO. A MUDANÇA é a fase intermediária. Nessa fase, as pessoas aceitam a necessidade de aplicar a nova atitude e passam a desempenhar novas atitudes como seu novo padrão de comportamento.
d) ERRADO. Acredito que essa etapa ocorra na fase do descongelamento, pois é nessa fase que as pessoas mostram mais resistência! Na etapa intermediária pode haver também, porém, a resistência é menor. O colaborador fica de "doce", gostando ou não vai ter que aceitar a mudança.
e) ERRADO. Não vi um erro muito gritante nesse item, uma vez que a etapa do recongelamento busca dar seguimento à fase de mudança até que a próxima ocorra na organização. Pode ser que o erro esteja nessa parte de "movimento coletivo, explícito ou subliminar". Se alguém puder explicar melhor. :)
-
Descongela, implementa e recongela!
• Recongelamento: é a consolidação da mudança.
-
Primeiro descongela, para então ser alterado na forma com novo molde. Por fim, é recongelado.
-
Modelo dos 3 passos - Kurt Lewin
A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Na mudança organizacional há 3 etapas:
1- Descongelamento: é a fase que velhas práticas são abandonadas. Supera as resistências. É a deconstrução do que outrora era completo.
Aqui é quando é percebida a necessidade de mudança.
2- Mudança: Propriamente dita. É quando ideias novas são experimentadas e aprendidas. Movimento. O que muda? Pessoas, cultura, tecnologia ou estrutura.
3- Recongelamento: É quando as novas ideias se consolidam, são incorporadas por definitivo e passam a ser o comportamento padrão. Fase de integração e estabilização da mudança.
O processo de mudança nas organizações corresponde à transição de uma situação para outra, envolvendo, a depender da intensidade, transformação, ruptura e perturbação. Segundo o estudioso Kurt Lewin, o processo de mudança envolve o denominado “recongelamento”, que consiste na etapa final do processo de mudança, na qual ocorre a incorporação das novas ideias e a estabilização dos novos comportamentos.
-