SóProvas


ID
2759245
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que determinada organização possua, em sua estrutura, alguns órgãos permanentes e outros de duração limitada e atrelados a projetos específicos do setor em que autua. A opção por esse tipo de estrutura mostrou-se, ao longo do tempo, bastante eficiente, notadamente em função da autonomia concedida a tais órgãos, denominados centros de resultados. Trata-se de estrutura do tipo

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    ENUNCIADOD -> Considere que determinada organização possua, em sua estrutura, alguns órgãos permanentes e outros de duração limitada e atrelados a projetos específicos do setor em que autua. A opção por esse tipo de estrutura mostrou-se, ao longo do tempo, bastante eficiente, notadamente em função da autonomia concedida a tais órgãos, denominados centros de resultados. Trata-se de estrutura do tipo 

     

    Estrutura matricial: estrutura de organização na qual existem dois tipos de órgãos, os órgãos principais de trabalho, os projetos, com prazo de duração limitado, e os órgãos permanentes de apoio funcional.

    FRANCISCO LACOMBE & GILBERTO HEILBORN. Administração - Princípios e Tendências. p408. 2ª edição. Editora Saraiva, 2008. 

     

    Matricial

     

    - Hibridismo

    - Duas linhas de comando. - Funcional + (Projetos ou Processos ou Geográfica)

    - Moderna

    - Inter-relacionamento de especialidades.

     

    Vantagens

    - Maior complexidade.

    - Melhor cumprimento de prazos e orçamento

    - Adaptabilidade

    - Inovação

    - Conflito construtivo

    - Maior estabilidade para os funcionários em relação à departamentalização por projetos


     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos!    https://www.instagram.com/qciano/

     

  • êta disciplina chata!

  • Letra (d)

     

    A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos, produtos ou processos.

     

    As unidades de trabalho são os projetos. Os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos, dando ordens e orientações para que o trabalho seja executado da melhor maneira. A organização de cada projeto é temporária, pois tem início, meio e fim, que é a entrega do produto ou serviço, por exemplo, a construção de um estádio, de uma escola etc. Esse tipo de estrutura permite uma maior versatilidade e otimização dos recursos humanos.

     

    Giovanna Carranza

  • Gab. D

    Seguindo o enunciado, temos:

     Estrutura matricial--------> FUNCIONAL + PROJETOS

          FUNCIOINAL-------> Traz os  órgãos permanentes 

          PROJETOS----------> Entra com a atividade específica e temporária

  • Xau antonio sousa

  • Estrutura organizacional

    É a disposição e a inter-relação entre as parte componentes e os cargos de uma empresa. A estrutura especifica a divisão de atividades, mostrando como estão interligadas, apresenta o nível de especificidade do trabalho e a disposição da hierarquia e da autoridade, evidenciando as relação de subordinação. São do tipo:

    Funcional - A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função.

    Divisional - É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

    Matricial - A estrutura matricial adota duas estruturas. A departamental e a por projetos por exemplo. Aqui já deixo claro que tal estrutura quebra a regra da unidade de comando proposta por Fayol, o trabalhador terá dois chefes: o do departamento ao qual é vinculado e a chefia do projeto ao qual irá ser alocado.

    Redes - surgiu com o avanço da TI. Hoje a tecnologia nos permite trabalhar em redes, da nossa própria casa (home office). Profissionais não precisam se conhecer para trabalharem juntos. Serviços podem ser prestados a distância e equipes podem trabalhar em conjunto mesmo estando separados.

  • DIVISIONAL:

    - RELATIVA AUTONOMIA;

    - ORGANIZADAS POR PRODUTO/CLIENTELA/ÁREA GEOGRÁFICA;

    - CENTROS DE RESULTADOS/ DURAÇÃO PERMANENTE;

    - LUCRO OU PREJUÍZO APURADO PARA CADA UNIDADE.

     

    MATRICIAL:

    - CENTRO DE RESULTADOS / ÓRGÃOS COM DURAÇÃO LIMITADA

    - ORGANIZADA POR PROJETO / PROCESSOS / PRODUTOS+FUNCIONAL

    .

  • Gabarito D

     

    Matricial  (híbrida e não há unidade de comando!)

     

    Resumão de ORGANIZAÇÂO free!

    https://drive.google.com/open?id=10zdRd5yJtGjyp1AD8cM7wksum7Iyslxr

  • Alguns órgãos permanentes e outros de duração limitada e atrelados a projetos específicos do setor em que autua = MATRICIAL.

    A estrutura MATRICIAL corresponde à estrutura funcional (especialização da área técnica) + a divisional (projetos, produtos, serviços, clientes).

  • Estrutura Matricial- flexibilidade e adaptabilidade

    -orgânica;

    -abordagem híbrida:funcional+projetos

    funcional+produto

    -comando horizontal:comando do projeto

    -comando vertical: comando funcional

    Estrutura em rede

    -orgânica;

    -flexível;

    -parcerias;

    -ambientes mutáveis/turbulentos;

    -baixo custo;

    -não há subordinação;

    DESVANTAGENS:

    -perda de controle;

    -difícil responsabilização,risco e incerteza

  • Coexistência de uma estrutura funcional (permanente) e uma pro projetos (duração limitada) é característica da estrutura matricial.

    Gabarito: D

  • GAB:D

    Eu acertei, mas a redação está extremamente mal redigida e confusa!

  • A questão em análise apresenta uma situação relacionada à temática do Desenho Organizacional ou Estrutura Organizacional. Segundo Chiavenato (2011), Departamentalização ou Desenho Departamental é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação. A questão em análise nos pergunta um exemplo de estrutura em que possua órgãos permanentes e órgãos temporários. Para respondê-la, irei apresentar alguns tipos de estrutura:

    Funcional: As áreas de uma empresa são agrupadas de acordo com a sua função, por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas e logística. Essa estruturação facilita a utilização da capacidade técnica das pessoas, é indicada para empresas em setores mais estáveis e que seus produtos e serviços não estão em constante alteração.

    Divisional: Nesse tipo de estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e mercados importante para a empresa. Nessa lógica, existe uma descentralização de autonomia operacional às divisões (são autossuficientes), mas com um planejamento, coordenação e controle na cúpula. Como vantagens, esse desenho permite uma melhor distribuição dos riscos, gera um aumento na velocidade de resposta aos desafios e possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas (Rennó, 2015).

    Matricial: Esse desenho é um modelo misto. Para Rennó (2015), ela se compõe, ao mesmo tempo, de uma estrutura funcional (organizada por função, como marketing, finanças ou logística) com uma estrutura horizontal (normalmente se refere a um projeto ou um produto). Essa estrutura é multidimensional em que as unidades de trabalho são os projetos e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Essa estrutura apresenta maior versatilidade e otimização dos recursos humanos, porém não há unidade de comando, pois a autoridade é dual, o que dificulta a coordenação da organização e é potencial foco de conflitos.

    Linha-Staff: Essa arquitetura caracteriza-se por uma estrutura hierarquizada, a exemplo da estrutura em Linha, e por uma estrutura de assessoramento. Essa arquitetura é bastante comum entre as empresas. Ela caracteriza-se pela presença de uma liderança hierárquica única, a qual é assessorada por diversas estruturas de Staff que possuem atribuições transversais dentro da organização.

    Em rede –Nesse modelo, a organização desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. A maior vantagem desse tipo de organização é a sua flexibilidade e competitividade em escala global. Esse desenho permite maior adaptabilidade ao ambiente complexo e mutável, reduz os gastos de supervisão e reduz o nível hierárquico.

    Híbrida – O desenho híbrido é uma abordagem que possibilita a utilização de vários modelos organizacionais, em vez de confiar em um modelo específico. Normalmente, uma estrutura organizacional híbrida procurará integrar os elementos mais desejáveis das abordagens organizacionais. Nesse modelo, cada área ou departamento tem considerável liberdade para gerir as suas tarefas e pode também colaborar com outros departamentos, a fim de completar as tarefas relevantes para ambos.

    Em face do exposto, analisaremos às alternativas apresentadas:

    Letra “A" – a literatura dominante em Administração não apresenta uma estrutura organizacional gerencial.

    Letra “B" – a estrutura divisional não se configura como uma evolução da matricial. Elas são estruturas diferentes. Além disso, pode existir uma estrutura matricial composta por estruturas divisionais.

    Letra “C" – a estrutura funcional não apresenta horizontalização nem autonomia das unidades. Essa característica é apresentada pelas estruturas em rede.

    Letra “D" – correta, é o gabarito da questão.

    Letra “E" – não existe na literatura dominante uma estrutura sistêmica. O que podemos correlacionar são as estruturas em rede, porém, essas estruturas não são um aprimoramento do modelo funcional. 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “D".

    FONTES:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Gabarito: D

    A questão exige conhecimentos sobre a Estrutura Matricial, que é híbrida e combina a departamentalização funcional com a de projetos.

     

    Dentre suas vantagens estão: uso eficiente dos recursos, especialização nas atividades, coordenação entre setores, maior flexibilidade e visão total do projeto.

    As desvantagens dessa estrutura são: comunicação precária, ausência de unidade de comando, aumento de custos pelas duplicidades de atividade, conflitos de interesse e decisões centralizadas.

     

    É recorrente a banca afirmar que a Estrutura Matricial é um centro de resultados dos projetos em andamento.

    @adm.semduvida