SóProvas


ID
275932
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Aponte abaixo a opção que contém uma assertiva incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução CFC n.º 1268/09, art. 3, c, Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus PASSIVOS.”
  • Fiquei um pouco em dúvida em relação à questão D.
    Alguém poderia exemplificar um caso onde "o direito de propriedade não é essencial."?
  • Quanto a questão de direito de propriedade:
     
    Parágrafo 57 CPC 00:
     
     "Muitos ativos, por exemplo, contas a receber e imóveis, estão ligados a direitos legais, inclusive o direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, o direito de propriedade não é essencial; assim, por exemplo, um imóvel objeto de arrendamento é um ativo, desde que a entidade controle os benefícios econômicos provenientes da propriedade. Embora a capacidade de uma entidade controlar os benefícios econômicos normalmente seja proveniente da existência de direitos legais, um item pode satisfazer a definição de um ativo mesmo quando não há controle legal. Por exemplo, o  know-how obtido por meio de uma atividade de desenvolvimento de produto pode satisfazer a definição de ativo quando, mantendo o  know-how em segredo, a entidade controla os benefícios econômicos provenientes desse ativo."
     
     
    Sobre os demais itens e vídeo com explicação da questão:
    http://www.exercicioscontabeis.com.br/capitulo/q-1-gratis-cpc-00-estrutura-conceitual-basica

  •  d) Muitos ativos têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo.
    correta.

    Fundamentação:

    Conforme Anexo da Resolução CFC 1.121/2008, 

    56. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo; dessa forma, as patentes e direitos autorais, por exemplo, são ativos, desde que deles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade e que eles sejam por ela controlados. 

    http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1121_2008.htm

    b
    ons estudos!
  • c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados.


    Alguém pode dar outra definição para
    RESULTADOS nessa frase ?
  • Colega Roberto, o correto seria: Patrimônio líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os passivo e não os resultados!
  • Para nunca mais errar!!!

    Patrimônio Líquido= ativo-passivo

    O resultado faz parte do DRE (Demonstração do Resultado de Exércício), que depois de apurado entrará diretamente no PL (Patrimônio Liquido).
    O DRE é apurado da seguinte forma: Receitas-Despesas=Resultado (não entra no passivo, nem no ativo).

    o item incorreto, como pede a questão, está na alternativa C, pelo fato de apurar o  PL como sendo o Ativo - o Resultado.

    Bons Estudos!!!
  • Caros,
    Apenas complementando o que acrescentou o Roni:

    Em uma questão da ESAF - 2012, abaixo transcrita:

    Em relação ao patrimônio, objeto da contabilidade, é correto afirmar que

    a) o ativo patrimonial é composto dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica.
    b) o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio.
    c) se calcularmos os direitos reais e os direitos pessoais pertencentes a uma entidade, estaremos calculando o ativo patrimonial dessa entidade. (alternativa correta)
    d) o capital social de um empreendimento comercial é o montante de recursos aplicados em seu patrimônio.
    e) o montante dos bens e dos direitos de uma pessoa física ou jurídica tem o mesmo valor de seu passivo real.


    Pois então, a ESAF considerou errada a alternativa em vermelho acima. Inclusive negou-se a anular ou rever o gabarito diante dos recursos. A alegação para tanto seria o emprego técnico do conceito de SITUAÇÃO LIQUIDA, sendo:

    SL = A - P

    Se SL > 0  ---> SL = PATRIMÔNIO LÍQUIDO
    Se SL < 0  ---> SL = PASSIVO A DESCOBERTO

    Segundo Ferreira, Contabilidade Básica, 9º Edição, pág. 34:


    "Segundo a Teoria Patrimonialista, quando o ativo é maior que o passivo (exigível), a situação líquida é denominada patrimônio líquido, ou seja, patrimônio líquido é a situação líquida positiva. Como o ativo é o patrimônio bruto, caso dele se deduza o passivo exigível, a diferença, se positiva, será o patrimônio líquido. Apesar disso, o uso inadequado da expressão patrimônio líquido fez com que ela passase a ser empregada como sinônimo de situação líquida. Há até quem utilize a expressão "patrimônio líquido negativo"".

    Portanto, apenas a título de cautela, devemos observar a definição tecnicamente correta de patrimônio líquido e situação líquida diante de algumas bancas e das outras alternativas da questão.
  • a) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. “Correto”.

    Obs.: A descrição de ATIVO da questão é do CPC 00 que foi de 2009 e a que eu escrevi é de 2011 que revogou o pronunciamento de 2009. Por isso há algumas diferenças.

    Essa a descrição de ativo que se encontra no CPC 00 –

    Ativo - é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. Repare-se que a figura do controle (e não da propriedade formal) e a dos futuros benefícios econômicos esperados são essenciais para o reconhecimento de um ativo. Se não houver expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.

    b) Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos para a entidade. “Correto”.

    Essa a descrição de Passivo que se encontra no CPC 00 – Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

    c) Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados. “Errado”.

    A descrição de Patrimônio Líquido que se encontra no CPC 00 é:

    Patrimônio Líquido é o interesse residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

    d) Muitos ativos têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo. “Correta”.

    Bens são tangíveis e Direitos são intangíveis.

    e) Muitos ativos estão ligados a direitos legais, inclusive a direito de propriedade. Ao determinar a existência de um ativo, entretanto, o direito de propriedade não é essencial.

    “Correto”.

    Na descrição de Ativo do CPC 00 podemos ver isso claramente:

    ATIVO - é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. Repare-se que a figura do controle (e não da propriedade formal) e a dos futuros benefícios econômicos esperados são essenciais para o reconhecimento de um ativo. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.

    Com essa definição de Ativo, podemos perceber que o que importa para definir que algo é um ATIVO é a figura do controle e a espera de benefícios futuros, nada se fala de propriedade formal do recurso. Um exemplo disso é um carro financiado a propriedade formal é do banco, mas que tem o controle sobre carro é você que financiou, contudo o carro entra no seu ATIVO.

  • CPC define de forma bem simples Patrimônio Líquido:

    " Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus Passivos"  

    Boa Sorte !

  • Questão semelhante:

     Q249438Prova: ESAF - 2012 - MDIC - Analista de Comércio Exterior - Prova 2 - Grupo 1

    Disciplina: Contabilidade Geral |

    Em relação ao patrimônio, objeto da contabilidade, é correto afirmar que

     b) o patrimônio líquido pode ser entendido como sendo a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo de um patrimônio. (ERRADO)
  • Não entendo essa ESAF!

    Ora ela considera errada a assertiva b por dizer apenas "PASSIVO" e não "PASSIVO EXIGÍVEL" (conforme questão Q249438), ora ela considera apenas "PASSIVO" como suficientemente correta.

    Alguém pode me explicar a fórmula mágica pra não cair nessa pegadinha?

    Grato.

  • GABARITO C

    Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade.

    PATRIMÔNIO = ATIVO (bens e direitos) + PASSIVO (obrigações)

    PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO - PASSIVO

    bons estudos

  • E R R A D O

    Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os resultados.

    C E R T O

    Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

  • O direito de propriedade nem sempre é necessário. O exemplo clássico citado pela doutrina é o arrendamento mercantil financeiro no qual a entidade não é a proprietária do bem arrendado, mas o contrato da operação permite à entidade usufruir os benefícios econômicos gerados pelo bem. Logo, esse bem arrendado deve ser considerado um ativo da empresa. 

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    a). Certa. Segundo o CPC 00 (R1), ATIVO é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

    b). Certa. Segundo o CPC 00 (R1), PASSIVO é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

    c). Errada. Segundo o CPC 00 (R1), PATRIMÔNIO LÍQUIDO é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

    d). Certa. Perfeito! Muitos ativos não possuem substância física. É o caso dos ativos intangíveis, tais como marcas, patentes, softwares, etc. Observe o que prescreve o CPC 00: 4.11. Muitos ativos, por exemplo, máquinas e equipamentos industriais, têm uma substância física. Entretanto, substância física não é essencial à existência de um ativo; dessa forma, as patentes e direitos autorais, por exemplo, são ativos, desde que deles sejam esperados benefícios econômicos futuros para a entidade e que eles sejam por ela controlados.

    e). Certa. O direito de propriedade nem sempre é necessário. O exemplo clássico citado pela doutrina é o arrendamento mercantil financeiro no qual a entidade não é a proprietária do bem arrendado, mas o contrato da operação permite à entidade usufruir os benefícios econômicos gerados pelo bem. Logo, esse bem arrendado deve ser considerado um ativo da empresa.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • A alternativa C está incorreta.

    PL = Ativos - Passivos

  • Minha contribuição.

    COMPONENTES PATRIMONIAIS

    Bens: itens avaliados em moeda capazes de satisfazer às necessidades das entidades, sejam pessoas físicas ou jurídicas;

    Direitos: valores a receber de terceiros, gerados por meio de operações da entidade;

    Obrigações: representam as dívidas que a entidade contrata junto a terceiros;

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

    Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.

    Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

    Patrimônio líquido é a participação residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!