SóProvas


ID
2759644
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre atitudes corretas de segurança de dignitários, considere:


I. O técnico de segurança, em deslocamento veicular acompanhando só o dignitário, na hipótese do protegido ter sido vítima de roubo do relógio de pulso, sai ao encalço do criminoso, a pé e consegue recuperar o produto do roubo.

II. O dignitário interfere a todo momento nas providências adotadas pela sua segurança. O técnico de segurança, dentro do possível procura adaptar à vontade do dignitário o que é necessário à sua defesa.

III. O técnico de segurança deve ter conhecimentos plenos de combate armado e desarmado, foco de sua atividade. Jamais deve intervir em situações de primeiros socorros, mesmo se acometida a pessoa que protege, por não possuir conhecimento algum nesta área.

IV. Para melhor dissimulação, o técnico de segurança pode adaptar a vestimenta de acordo com o traje utilizado pelo dignitário, local e ocasião.


Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    I. O técnico de segurança, em deslocamento veicular acompanhando só o dignitário, na hipótese do protegido ter sido vítima de roubo do relógio de pulso, sai ao encalço do criminoso, a pé e consegue recuperar o produto do roubo. (o agente de segurança jamais deverá deixar a autoridade desprotegida, mesmo no caso apresentado a prioridade é a integridade física do protegido).

     

    II. O dignitário interfere a todo momento nas providências adotadas pela sua segurança. O técnico de segurança, dentro do possível procura adaptar à vontade do dignitário ao que é necessário à sua defesa (é importante que o agente de segurança saiba desestimular a inteferência do dignitários no planejamento de segurança e nas medidas adotadas, através da comunicação dos riscos a que ele estará exposto).

     

    III. O técnico de segurança deve ter conhecimentos plenos de combate armado e desarmado, foco de sua atividade. Jamais deve intervir em situações de primeiros socorros, mesmo se acometida a pessoa que protege, por não possuir conhecimento algum nesta área. (o foco da atividade do segurança judiciário é a prevenção. O agente de segurança passa por treinamento de primeiros socorros, pode e deve agir caso necessitem).

     

    IV. Para melhor dissimulação, o técnico de segurança pode adaptar a vestimenta de acordo com o traje utilizado pelo dignitário, local e ocasião. (é hipótese em que o agente de segurança atuará de forma velada, dissimulada, porém está dentro da o modus operandi caracterizado. É o chamado grau de cobertura).

  • Desculpa Bruno Mendes, mas acho que você interpretou mal a afirmação abaixo:

    IV. Para melhor dissimulação, o técnico de segurança pode adaptar a vestimenta de acordo com o traje utilizado pelo dignitário, local e ocasião. 

    Me parece que o examinador se referiu à dissimulação como uma forma de chamar menos atenção para os agentes da segurança aproximada uma vez que, em trajes muito diferentes do dignitário, tais agentes chamariam mais atenção do que o dignitário gostaria que chamassem.