SóProvas


ID
2759662
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

      Centrais sindicais e entidades organizadoras realizam uma manifestação em comemoração ao “Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos” que marca a luta cotidiana em prol das negociações coletivas. As atividades ocorrem em frente ao TRT, na Av. das Areias Ensolaradas e contam com, aproximadamente, 5.000 pessoas, dentre elas, sindicalistas e trabalhadores. Após o ato inicial, está prevista caminhada, acompanhada por uma carreata, até a Esquina Democrática, no centro da cidade, onde às 18 horas ocorrerão os pronunciamentos. Os caminhões de som, bem como os veículos da carreata estão estacionados e parados na Av. das Areias Ensolaradas e adjacências. No local estão presentes, ao menos, 100 indivíduos de um grupo de manifestantes conhecido por Blue Blocks, vestindo roupas azuis e rostos cobertos. Antes do início da carreata, investiram contra os seguranças do TRT com socos-ingleses, pedras e paus, iniciando-se ações violentas que culminaram na quebra das vidraças do prédio do TRT, depredação do caminhão de som e dos carros dos manifestantes das centrais sindicais e veículos das entidades organizadoras que participariam da carreata. Em ato contínuo, os motoristas do caminhão de som e veículos que participariam da carreata se assustaram com a violência e depredações, e saíram apressadamente do local, porém, devido à grande aglomeração de manifestantes, ocorreram diversos atropelamentos. Minutos após o ocorrido, muitos curiosos encontravam-se pelo local em torno das vítimas − que ficaram gravemente lesionadas − dos veículos e instalações danificadas e depredadas.  

Durante o conflito no TRT, dois técnicos em segurança, Marronei e Raitauer, identificaram um indivíduo armado com soqueira, que pertencia ao grupo de Blue Blocks e estava, sozinho, depredando um veículo oficial com pedras e paus no interior do estacionamento do TRT. Ao ser avistado, o Blue Blocker arremessou uma pedra contra os técnicos de segurança. Marronei e Raitauer portavam cinto tático com espargidor de gás pimenta, arma de eletrochoque, arma de fogo, bastão retrátil e algemas, porém somente Marronei estava com escudo. A conduta mais correta a ser adotada pela dupla de técnicos é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Todo agente público deve obedecer a escala do uso progressivo ou escalonado da força em suas ações.

     

    No caso apresentado, o primeiro passo é verbalizar, protegendo-se das possíveis injustas agressões.

     

    Alguns dos passos ou etapas do uso escalonado ou progressivo da força:

    . Presença Física (agente do estado, devidamente identificável)

    . Verbalização

    . Imobilização Tática (caso seja possível e segura a sua realização contra o agressor)

    . Uso de armamentos ou materiais menos letais (bastão, gás de pimenta, tonfa, taser, por exemplo)

    . Uso do armamento letal (armas de fogo), este, somente, em último caso. 

     

    USO DE ARMAMENTO LETAL

    O uso do armamento letal é disciplinado pela lei 13.060/2014 que traz as hipóteses em que não é legal sua utilização, entre outras observações que devem ser realizadas pelo agente público armado.

     

    PRIORIDADES A SEREM OBSERVADAS NO CASO DE USO DE ARMA DE FOGO:

    . População (civil comum, pessoas inocentes, pessoas próximas ao evento crítico)

    . Agente Público 

    . Agressor

     

     

  • Nesse tipo de questão, é essencial que se busque a alternativa menos drástica.

    A questão fala que o agressor possuía pedras e os agentes, que estavam longe, dispunham de escudo e armas não letais.

    Assim, a atitude mais prudente a ser tomada consiste na proteção física contra eventuais pedradas e manejo da situação por meio de verbalização.

    Gabarito: Alternativa E

  • No dia da prova lembro que respondi "gás de pimenta", pois achei que os seguranças foram agredidos pela pedrada do blue blocker, mas hoje vejo que eu deveria ter lido com mais calma, pois a questão não diz que a pedra ACERTOU algum deles.

  • Magrinho seu raciocínio está correto e discordo do gabarito pois o agressor apesar de não acertar isso é tentativa de agressão o que na minha opinião já respalda para o aumento do nível de resposta pelo uso progressivo da força mas a letra A, C e D uma anula a outra... então só sobraria mesmo a letra e...

  • Na prática duas boas bastãozadas, na prova respeite ao máximo o bom senso e a dignidade da pessoa humana.

  • Quando a questão usar o termo IMEDIATAMENTE tenha atenção, pois a função de segurança requer cautela e pensamento antes de agir. Sendoassim, serão raras as situações que o agente irá atuar de uma forma IMEDIATA sem antes pensar e analisar a situação.