SóProvas


ID
2759905
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em dezembro de 2016, devido ao aumento do número de casos no Brasil, autoridades sanitárias entraram em alerta para uma possível epidemia de febre chikungunya. Os sintomas da doença são febre, mal-estar, manchas vermelhas e dores fortes nas articulações, que podem se manter por meses. No Distrito Federal, os primeiros casos foram notificados em 2014 e, em 2016, foram registrados 156 casos, o que reflete um aumento de 80% em relação ao ano de 2015.


Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).


A respeito dos casos de chikungunya no DF, é correto afirmar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • .Explicando a E

    mosquito-palha, cujo nome científico é Lutzomyia longipalpis, é um inseto díptero hematófago da subfamília denominada Phlebotominae. Causa a Leishmaniose​

  • Gab. D

    Transmissão

    A transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, que em cidades é principalmente pelo Aedes aegypti e em ambientes rurais ou selvagens pode ser por Aedes albopictus. Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto. O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas.

    https://www.bio.fiocruz.br/index.php/chikungunya-sintomas-transmissao-e-prevencao