SóProvas


ID
2761093
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao implementar uma Política de Avaliação de Desempenho, um psicólogo optou por usar uma técnica de avaliação denominada Escala de Classificação Ancorada no Comportamento (ECAC) que é desenvolvida a partir dos incidentes críticos referentes ao desempenho do trabalho. Cada escala de desempenho de trabalho é ancorada em

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Escalas de Mensuração com Âncora Comportamental – Combinação entre a escala gráfica e o método de incidentes críticos. Classifica-se o avaliado com itens dentro de uma escala, mas os pontos são definidos a partir de comportamentos reais no cargo e não descritores gerais ou traços. Assim , tem-se comportamentos no trabalho definitivos, observáveis e mensuráveis. Exemplos: planeja, executa...

  • Acertei por exclusão, não sou psicólogo, sou da área de administração.

    A palavra chave é "incidentes críticos", quando a avaliação se dá por fatos muito positivos ou muito negativos apresentados pelo avaliado. A única alternativa correlacionada aos incidentes críticos é a alternativa D.

     

  • ora ora temos um xeroque romes aqui

  • Incidentes Críticos

    EXTREMOS DE DESEMPENHO

    Incidente crítico é algo que não está no padrão.

  • Métodos de incidentes críticos

    Esse é um método bastante simples e de fácil construção. Para cada cargo são descritas algumas características ou seja, que levam a um desempenho excelente ou negativo.

    Fonte: administração geral para concursos - Rodrigo Rennó

  • - A Escala de Classificação Ancorada no Comportamento (ECAC) focaliza comportamentos, o avaliador seleciona o comportamento que mais se aproxima do desempenho do avaliado. Os comportamentos são organizados progressivamente ao longo de uma escala de acordo com a eficácia do desempenho

    É solicitado ao avaliador para decidir “ se um dado comportamento que eles observam no avaliado o leva a esperar deste um comportamento idêntico àquele que é referido na descrição ” (Smith e Kendall, 1963:150).

    Na construção destas escalas pretende-se que as cotações dos avaliadores assentem nos comportamentos dos avaliados, para tal, todos os níveis da escala devem descrever exatamente os comportamentos possíveis para cada dimensão.

    Permitem que os avaliadores dêem feedback aos avaliados de modo fácil, pois são baseados em comportamentos específicos e observáveis, por outro lado permitem comparar os avaliados porque há uma cotação para cada dimensão.

    Há por parte do avaliador uma sensibilidade pois podem ocorrer erros na cotação. Apresenta como principal desvantagem os custos elevados associados á sua construção.