SóProvas



Prova FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário - Psicologia


ID
2761033
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O comentário escrito com correção e lógica está em:

Alternativas
Comentários
  • a) Correto.

     

    b) Incorreto. Correção: "[...] que daria a qualquer pessoa."

     

    c) Incorreto. Correção: "[...] começaram a diminuir as possibilidades."

     

    d) Incorreto. Correção: "Ainda não está clara...a forma."

     

    e) Incorreto. Correção: "Fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano."

     

    Letra A

  • a) Embora o uso da internet garanta acesso a uma gama interminável de informações, perdem-se muitas delas dentro da bolha dos filtros de personalização. Certo

     b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria à a qualquer pessoa, contudo, dessa forma, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.

     c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começou começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.

     d) Ainda não está claro clara – sobretudo porque a maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na da imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.

     e) Preveem-se prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presente presentes no cotidiano.

  • Gabarito letra a).

     

    SEGUE UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE ANTES DE SE RESOLVER ESSA QUESTÃO:

     

    * NÃO SE PODE SEPARAR O SUJEITO DO SEU VERBO E NEM O VERBO DE SEU COMPLEMENTO.

     

     

    REESCREVENDO AS ORAÇÕES DE MODO CORRETO:

     

     

    a) Gabarito.

     

     

    b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria a qualquer pessoa, contudo, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.

     

    * Via de regra, não se utiliza crase antes de pronome, principalmente os indefinidos.

     

     

    c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.

     

    * O sujeito do verbo "começar" é "as possibilidades de anonimato". Logo, o verbo deve ser deslocado para o plural para concordar com o seu respecitvo núcleo do sujeito ("possibilidades").

     

     

     d) Ainda não está clara – sobretudo porque a maioria ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.

     

    * A escrita correta é "clara" para concordar com o seu sujeito "a forma".

     

    ** Não se pode ter uma vírgula após o termo "maioria", pois, se houver, haverá a separação do sujeito ("maioria") e seu verbo ("consumir").

     

     

    e) Prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano.

     

    * O sujeito do verbo "prever" é oracional ("que as tecnologias vão se fortalecer nos próximos anos"). Por isso esse verbo deve ser deslocado para o singular

     

    ** Deve ser usada a expressão "presentes" para que haja a devida concordância com o termo "sensores". Para facilitar, deve-se ler da seguinte forma: "os sensores estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano."

     

    *** DICA: RESOLVER A Q897841.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sr. Shelking e André: excelentes comentários cavalheiros.

  • Essa questão exige conhecimentos gramaticais, como o emprego da vírgula; valor semântico das conjunções; análise sintática, por exemplo, concordância verbal e nominal, crase; coesão e coerência textuais.

    ALTERNATIVA (A) CORRETA
    – “Embora o uso da internet garanta acesso a uma gama interminável de informações, perdem-se muitas delas dentro da bolha dos filtros de personalização". Essa redação não apresenta problemas gramaticais nem de coerência. A razão de o verbo “perdem-se" estar no plural é para concordar com o sujeito “informações" na oração anterior.

     
    ALTERNATIVA (B) INCORRETA
    – “No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria à qualquer pessoa, contudo, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma". Há dois desvios nessa redação:

    1º desvio – não se usa acento indicativo de crase diante de palavras indefinidas, por exemplo, pronome indefinido “qualquer". O a é somente preposição.


    2º desvio – A conjunção adversativa “contudo" foi mal-empregada, o adequado seria o uso da conjunção conclusiva “portanto", visto que a frase expressa uma ideia conclusiva.

    A redação correta e lógica seria: “No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria a qualquer pessoa, portanto, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma".

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA “À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começou a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações". Há um desvio de concordância verbal em “começou a diminuir as possibilidades de anonimato".

    Temos uma locução verbal “começou a diminuir" em que o verbo auxiliar acurativo (=aspecto verbal) não está concordando em número com o sujeito “as possibilidades de anonimato".

    A redação correta seria: “À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações".

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA “Ainda não está claro – sobretudo porque a maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade". Há, pelo menos, dois desvios nessa redação:

    1º desvio – concordância nominal com o adjetivo “claro", deveria estar flexionado no feminino, concordando com o substantivo “forma".

     
    2º desvio – emprego errôneo da vírgula separando sujeito de predicado em “maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional".
     
    A redação correta seria: “Ainda não está clara – sobretudo porque a maioria ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade".
     
    ALTERNATIVA (E) INCORRETA
    – “Preveem-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presente no cotidiano". Há dois desvios de concordância nessa redação:

    1º desvio – o verbo “preveem-se" deve ficar na 3ª pessoa do singular, pois ele faz parte da oração principal complementada por uma oração subordinada substantiva subjetiva (que as tecnologias vão se fortalecer nos próximos anos).

    Numa oração subjetiva, o verbo da oração principal fica na 3ª pessoa do singular.

    2º desvio – o adjetivo “presente" não está concordando em número com o substantivo “sensores".

    A redação correta seria: Prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano".


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A).

ID
2761045
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética: Zeus é Presidente da 2a Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região. Nesse caso, Zeus

Alternativas

ID
2761048
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética: Henrique é Desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sendo que lhe compete, dentre outras, a seguinte atribuição: “presidir audiências de conciliação em recursos de revista”. Tendo em vista a atribuição narrada, Henrique exerce o cargo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Regimento Interno do TRT 15°

    Art. 24. Compete ao Vice-Presidente Administrativo: (Redação dada pelo Assento Regimental n. 1, de 13 de março de 2007) 

    XXVI - presidir audiências de conciliação em recursos de revista. (Acrescido pelo Assento Regimental n. 1, de 15 de janeiro de 2016)


ID
2761057
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Considere:

I. A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios.
II. A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.
III. O oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 2 anos, educandos portadores de deficiência.
IV. A matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.

De acordo com a Lei nº 7.853/1989, ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Para esse fim, os órgãos e entidades da Administração direta e indireta devem dispensar, no âmbito de sua competência e finalidade, aos assuntos objetos da referida Lei, tratamento prioritário e adequado, tendente a viabilizar, sem prejuízo de outras, as medidas, na área da educação, indicadas APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Este gabarito está equivocado, I e II a resposta! letra a

     

  • Lei nº 7.853/1989

    - Art. 2  ,III -  d) o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo IGUAL ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência;

    LETRA -A

     

  • Eu concordo plenamente com vcs marcaria a letra A.

  • O gabarito definitivo foi alterado para Letra A.

  • Aqueles que chutam Português porque os textos são grandes, daqui a pouco irão chutar a prova inteira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • questão confusa, dispensar é não precisar, daí teria que marcar as erradas..... não entendi e ainda errei....

  • Nossa! Fiquei muito confusa, na verdade li, reli, treli e chutei errado.

  • I. A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios. CORRETA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    a) a inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios;

    .

    II. A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino. CORRETA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    c) a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino;

    .

    III. O oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 2 anos, educandos portadores de deficiência. ERRADA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    d) o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência;

    .

    IV. A matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino. ERRADA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    f) a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino;

  • GABARITO: A

    Questão baseada no artigo 2, inciso II, da Lei nº 7.853/1989 (LEI SECA).

    I. A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios. (CERTO - Art. 2, II, a, da Lei nº 7.853/89)

    II. A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino. (CERTO - Art. 2, II, c, da Lei nº 7.853/89)

    III. O oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 2 anos, educandos portadores de deficiência. (ERRADO)

    "o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência" (Art. 2, II, d, da Lei n° 7.853/89).

    IV. A matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino. (ERRADO)

    "a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino;" (Art. 2, II, f, da Lei n° 7.853/89).


ID
2761060
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após regular processo administrativo disciplinar, garantidos ao servidor público federal investigado o exercício do contraditório e da ampla defesa, restaram cabalmente comprovadas a materialidade e a autoria de infração disciplinar descrita na portaria inaugural, punível com demissão, nos termos da Lei no 8.112/1990. Sobreveio aos autos informação de que o servidor processado, autor da infração, havia se aposentado voluntariamente durante a tramitação do processo. A autoridade competente, conforme estabelece a Lei no 8.112/1990,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • Que requisitos autorizadores de mitigação seriam esses ?!

  • LEI 8112/1990:

    Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

  • CO mascarenhas, entendo que quando a alternativa se refere a "requisitos autorizadores de sua mitigação" significa dizer que na hipótese de não caber qualquer outra punição ao servidor (uma vez que a demissão ou a cassação de aposentadoria são medidas de última ratio) caberá demissão ou cassação.

     

    Mitigar: diminuição de consequências ou suavização dos danos.

  • Erro da B:

    O ato de cassação de aposentadoria somente tem eficácia a partir da data em que for
    publicado o respectivo ato, momento a partir do qual é rompido o vínculo até então
    existente entre o servidor e o Estado.

    "(…) a aludida cassação somente tem eficácia a partir da data em que for
    publicado o respectivo ato, visto que somente a partir daí é rompido o vínculo até
    então existente entre o servidor e o Estado." DC-0251-19/02-1 GP.(TCU)

    "Com efeito, o ato de cassação de aposentadoria não anula a concessão desde a
    inicial; tem efeitos ex nunc, isto é, a partir da data de sua publicação,
    rompendo-se, somente a partir daí, o vínculo existente entre o servidor e o Estado
    (…)." DC-0342-38/97-2 BJ.

    (TCU)

    Ver também: DC-0007-01/94-1 JA. (TCU)

     

    Fonte: TCU

  • Já caiu na FCC !

     

    Há margem de discricionariedade pela Lei 8112/90 conferida a Administração Pública:

     

    - quando da aplicação de penalidade ao servidor, considerar ou não determinadas circunstâncias, como a gravidade da infração e danos para a Administração;

    - diante de um caso concreto enquadrar conduta praticada pelo servidor como infração grave ou não.

     

    Para Di Pietro, existe a discricionariedade com relação a certas infrações que a lei não define.

     

     

    Bons estudos :)

  • Ainda que a infração seja punível com demissão, poderá haver circunstâncias atenuantes que alterem a penalidade imposta. Ou seja, pode haver mitigação da penalidade, com aplicação de suspensão por 90 dias, por exemplo, hipótese em que não caberia a cassação da aposentadoria. 

  • A cassação da aposentadoria não teria efeito retroativo? Já que a aposentadoria voluntária se configura uma forma de "burlar" a penalidade máxima?

  • GAB- D

     

    Lei- 8112

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • a) Errada. Será Cassada a aposentadoria ou disponibilidade no inativo que houver praticado, na atividade falta punível com a demissão. 

     

    b) Errada. Ele realmente terá sua aposentadoria cassada, e eu nem entendi sobre o que era esse "cancelamento"  que fala nessa alternativa, mas tem que lembrar que:"cancelamento da penalidade NÃO surtirá efeitos retroativos." (Art 131§único)

     

    c) Nananinanão, comprovado e punível com demissão, vai cassar a aposentadoria do cidadão.

     

    d) deverá, em decisão motivada, aplicar ao servidor faltoso a pena de cassação de aposentadoria, na hipótese de considerar que não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação. Gabarito, o ato de imposição de penalidade mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar. Sendo no caso de demissão, cassada sua aposentadoria. Ou seja, se foi comprovado que o dito cujo fez o que fez, e mereceu a demissao, ele não deveria estar aposentado recebendo dos cofres público(enriquecimento ilícito).

     

    e) Errada. Foi comprovado e é punível com Demissão, vai ter que cassar a aposentadoria desse jovem. 

  • Essa questão dá margem para questionamento. Considerando artigo, já mencionado pelo colega Jario Reis:

    Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

     

    ...Podemos considerar que o servidor, tendo dado entrada no processo de aposentadoria voluntária no órgão ou entidade ao qual pertencia - a partir do procedimento legal acima exposto - tal aposentadoria não teria sido deferida pelo órgão ou entidade da adm. pública à qual pertencia (uma vez que teria sido verificado que o servidor estava respondendo PAD).

     

    Acredito que a situação relatada no enunciado só poderia ter assim ocorrido, e convertida, então, em CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA, se o fato que ensejou a denúncia e instauração de PAD tivesse sido superveniente ao momento em que a aposentadoria voluntária ocorreu.

     

    No entanto, a questão afirma, claramente que " autor da infração, havia se aposentado voluntariamente durante a tramitação do processo. 

    Ou seja, não teria sido possível à adm. pública - que só pode agir em virtude de lei - conceder tal aposentadoria ao servidor, ao constatar nos autos (ou apontamentos dele) que este estava respondendo a processo adm disciplinar...conforme o disposto no art. 172 da Lei 8.112/90.  (Erro grave ai) Recurso

  • Gabarito D

     

    d) deverá, em decisão motivada, aplicar ao servidor faltoso a pena de cassação de aposentadoria, na hipótese de considerar que não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação.  CERTO

       ( comentário da parte final ) -> ..... na hipótese de considerar que não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação.

                                          ( só irá cassar a aposentadoria se foi concedida, ou seja, não haviam requisitos que pudessem negá-la. )

     

    Lei 8112

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria   OU  (cassada)  a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

     

     

    ------

    https://www.facebook.com/nelson.campeao7/videos/2159947804255341/   ( nesse vídeo fiz apenas uma leitura da lei )

            Art. 127.  São penalidades disciplinares:        

                                                 foto em     https://www.instagram.com/p/BmhQUlTFYBS/?utm_source=ig_web_copy_link

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.

     

            Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

            P único.  O ato de imposição da penalidade mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar. 

     

             Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. 

     

             Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 dias.

            § 1o  Será punido com suspensão de até 15 dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

           § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

     

            Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3  e 5  anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

            P único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

     

    ( 1 coment)

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • Sobre a letra B:

     

            Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

     

            Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

  • Galera linda... LEIAM O ART. 172.

    O cara está sendo investigado pelo PAD, daí ele não pode ser aposentado... SENÃO VAI FUGIR!

    SÓ ISSO!

  • O que significa "não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação"? Quer dizer que a pena de cassação não pode ser abrandada/suavizada/trocada por uma pena mais leve?

     

  • GABARITO: D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • Art. 172. O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
  • Erro da letra B consiste nos "efeitos retroativos"

  • Art. 134 Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

     

     

  • Alguns colegas estão fundamentando a não retroatividade do item B no parágrafo único do art. 131 lei 8112/90, entretanto, o Art. 131. dispõe que " As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 e 5 anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

           P único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

    Entendo que a penalidade "cassação da aposentadoria" não foi cancelada e por isso não há que justificar a não retroatividade dos efeitos, posto que estes seriam decorrentes do cancelamento da penalidade. A penalidade será cassação da aposentadoria para então, ser demitido.

    Alguém me explique, pf.

  • se vc não souber a resposta, tratando-se de FCC, basta marcar a questão ''mais bonita''.

  • "Requisitos autorizadores de sua mitigação"? Aí sua cabeça já pensa numa lista de coisas a cumprir pra mitigar a pena. Achei muito nada a ver essa redação.

  • Alguém mais odiou esta questão?????

  • Como assim faltoso?

  • Voltando a infância...

     

     

    DATA publicação do ato de aposentadoria >>>>>>>>>>> 10 01 2019

     

     

    DATA publicação do ato de cassação da aposentadoria >>>>>>>>>>> 10 04 2019

     

     

    >>> ITEM B afirma que o efeito é retroativo (ex tunc) à data da passagem para inatividade = 10 01 2019

    >>> TCU afirma que o efeito é prospectivo (ex nunc) à data da passagem para inatividade = 10 04 2019

  • Letra F) O ato de concessão de aposentadoria deveria ter sido anulado, o servidor reintegrado e, ato contínuo, demitido.

    Mas, primeiro que ele NEM deveria ter sido aposentado, conforme falou a colega abaixo, com base no art. 172.

    Então, sinceramente, eu não sei o que a FCC pretende. Não sei mesmo. É pra decidir na sorte, a gente tira par ou ímpar e tá tudo certo.

  • Demorei mas entendi.

    Vejam: não houve decisão ainda de que a pena é de demissão.

    O fato, segundo a portaria inaugural, é caso de punição com demissão, porém vai ainda haver todo o processo, de forma que a decisão pode mudar. Se ficar verificado que, no caso concreto, a punição vá ser de suspensão, por exemplo, vai se mitigar a punição. Fala-se em requisitos porque a possibilidade de mitigar ou não vai decorrer da lei aplicada no caso concreto durante o trâmite do processo.

  • Pessoal,

    Realmente, por força do que dispõe o art. 172 já exposto por aqui, o servidor não poderia ter se aposentado voluntariamente sem a conclusão do processo disciplinar.

    No entanto, diz o enunciado da questão que ele se aposentou!

    Isso pode ter ocorrido ou por falha do examinador, que desconhece esse dispositivo, ou propositalmente... ora, pode ser que o servidor que concedeu a aposentadoria nem tenha verificado se havia processo em andamento (falha humana)...

    De qualquer forma, dispõe o art. 134 que será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão. Essa pena existe para assegurar que servidores faltosos não saiam ilesos, se aposentando ou pedindo exoneração para fugirem da penalidade.

     

    Ele poderia ter se aposentado? NÃO!

    Contudo, aposentou-se... então, o que se faz? Cassa sua aposentadoria!

     

    De acordo com Inácio de Loiola Mantovani Fratini:

    [...] não obstante exista certa divergência na doutrina e na jurisprudência acerca do assunto, vem preponderando entendimento que, de fato, parece ser o melhor, de que é viável a mitigação da pena de demissão e de demissão a bem do serviço público, com a manutenção do servidor nos quadros da administração pública se as circunstâncias de caráter objetivo, subjetivo e pessoal indicarem para a conveniência da manutenção do agente em seu cargo [...]

    Fonte: jus.com.br

     

    O art. da lei 8.112 que justifica a tal da possível mitigação é o 128:

     

    Na aplicação das penalidades serão consideradas:

    >> A natureza e a gravidade da infração cometida;

    >> Os danos que dela provierem para o serviço público;

    >> As circunstâncias agravantes ou atenuantes; e

    >> Os antecedentes funcionais.

  • Pra mim, o problema da questão é que parece ser discricionário a cassação da aposentadoria, podendo mitigar se o agente assim considerar.

    Contudo, a lei diz que deve ser cassada a aposentadoria, se a pena era passível de demissão, como no problema.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990. 

    • Cassação da aposentadoria:

    Segundo Carvalho Filho (2020) o ato de aposentadoria pode ser objeto de desfazimento. O motivo mais comum é a ocorrência de vício de legalidade, resultante da prática de ato em desconformidade com os preceitos legais que regem a aposentadoria. Exemplo: insuficiência do tempo de contribuição. Nesse caso, o desfazimento é caracterizado como invalidação. 
    A cassação de aposentadoria é diferente de invalidação. Nessa situação o motivo de desfazimento é a prática de infração gravíssima do servidor aposentado ao tempo em que ainda estava desempenhando sua função administrativa. Assim, a natureza jurídica da cassação de aposentadoria é a de sanção - punição pela infração cometida (CARVALHO FILHO, 2020).
    - Lei nº 8.112 de 1990:

    Artigo 134 Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão. 
    A) ERRADO, de acordo com o artigo 134, da Lei nº 8.112 de 1990.

    B) ERRADO, uma vez que o ato de cassação de aposentadoria apenas tem eficácia a partir da data em que for publicado o respectivo ato, momento a partir do qual é rompido o vínculo até então existente entre o servidor e o Estado. "(...) a aludida cassação somente tem eficácia a partir da data em que for publicado o respectivo ato, visto que somente a partir daí é rompido o vínculo até então existente entre o servidor e o Estado" (DC-0251-19/02-1-GP, TCU). 
    C) ERRADO, tendo em vista que deve declarar a cassação de aposentadoria, nos termos do artigo 134, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    D) CERTO, com base no art. 134, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    E) ERRADO, uma vez que a penalidade para a infração cometida é a de demissão. Assim, deverá cassar a aposentadoria. 
    Referências:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 
    TCU. 

    Gabarito: D
  • GABARITO LETRA D

     

    LEI Nº 8112/1990 (DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS)

     

    ARTIGO 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão

  • Questão muito desatualizada nos termos da Jurisprudência do STJ: penas de demissão e cassação de aposentadoria são ATOS VINCULADOS, previstos em rol taxativo no Lei que institue o Regime Jurídico (ex: Lei 8.112/90), não admitindo qualquer mitigação ou juízo de conveniência e oportunidade pela autoridade competente. O servidor deverá ser demitido ou ter a aposentadoria cassada, independente de bom comportamento registrado nos assentos funcionais

ID
2761063
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que hipoteticamente a autarquia federal Y entendeu por bem realizar concurso público para provimento de cargos públicos vagos previstos em sua estrutura organizacional, estabelecendo no edital que nos três primeiros anos de exercício os investidos nos cargos públicos correlatos não perceberiam vencimentos. A previsão estabelecida no edital, nos termos da Lei no 8.112/1990,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

     

     LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

  • Letra (c)

     

    Os casos previstos em lei:

     

    Na lição do professor Hely Lopes Meirelles, elucidativa acerca dos agentes honoríficos: "Agentes honoríficos: são cidadãos convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados serviços ao Estado, em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua notória capacidade profissional, mas sem qualquer vínculo empregatício ou estatutário e, normalmente, sem remuneração. Tais serviços constituem o chamado múnus público , ou serviços públicos relevantes, de que são exemplos a função de jurado, de mesário eleitoral, de comissário de menores, de presidente ou membro de comissão de estudo ou de julgamento e outros dessa natureza.

  • NÃO DÁ IDÉIA FCC.

  • Sem comentários sobre essa questão ^^

  • LEI 8.112 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

    GAB-C

  • Nem relogio trabalha de graça !

  • Além do art. 4°, da Lei 8.112/90, podemos acrescentar como fundamento do gabarito o art. 3°, § único, da mesma lei.


    Art. 3°, §único, Lei 8.112/90. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • é um ato passível de anulação, logo nulo.

  • Gabarito C

     

    c) é nula, pois os cargos públicos são criados por lei com vencimentos pagos pelos cofres públicos, não havendo que se falar na prestação de serviços gratuitos nesta hipótese.

     

    Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

            Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

            Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

            Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

            Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

     

     

     

     

    ---

    Art. 5o  São REQUISITOS básicos para investidura em cargo público:      

                                    (  FOTO em  https://www.instagram.com/p/BmhK3WdFh8I/?utm_source=ig_web_copy_link  

            I - a nacionalidade brasileira;

            II - o gozo dos direitos políticos;

            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

            IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

            V - a idade mínima de dezoito anos;

            VI - aptidão física e mental.

     

            § 1o  As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

     

            § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% das vagas oferecidas no concurso.   ( pela Lei 12990, 20% também para NEGROS -  artigo 1   aplica-se a partir de 3 vagas )

     

            § 3o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

     

    Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

     

    Art. 7o  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

     

    Art. 8o  São formas de PROVIMENTO de cargo público:    ( tem quatro  "Re ...

            I - nomeação;                                                              ( 7  formas

            II - promoção;

                                III -  revogado 

                                IV -  revogado 

            V - readaptação;

            VI - reversão;

            VII - aproveitamento;

            VIII - reintegração;

            IX - recondução.

     

     

    ( 1 coment )

  • Gabarito Letra C

     

    Art. 4º É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

    ▪ O cargo público é a unidade de competência atribuída a um servidor público, criada por lei e prevista em número certo, possuindo denominação própria. 

    Exemplo, são cargos públicos: Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, etc;

     

    São servidores públicos estatutários os ocupantes de cargo de provimento:

    (i) efetivo

    (ii) em comissão.

     

    Fonte: Lei 8112 Esquematida HERBERT ALMEIDA e ERICK ALVES

  • Se a PF me chamar pra prestar serviço público por 2 anos.. tamo junto!!! Só quero o Vale Alimentação :D
    Mas difícil associar um trabalho "gratuito" sem ser temporário. E mesmo assim, o lapso temporal é mínimo, vide agentes honoríficos. 

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

  • Já pensou? Nomeação com carência de 3 anos! Nomeie seu servidor e só comece a pagar em 2021! Promoção da eleição!

  • De acordo com a Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990, em seu Título I, Capítulo Único, que trata das Disposições Preliminares:


    Art. 3º, Parágrafo Único - Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimentos pagos pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


    Art. 4º É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.


    Os casos previstos em lei, são aqueles que tratam da atividade dos agente honoríficos (ex: mesários, jurado).


    Gabarito, letra C.

  • LEI 8.112 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

  • ATENÇÃO!

     

    O erro não está no art. 4o. mas no art. 3o. Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

     

    Ou seja, o cargo é criado por lei com vencimento e denominação próprios, edital não poderia ir de encontro a lei. O art. 4o. só explicita um aspecto da expressão mais geral exposta no art. 3o. p.u.

  • Configuraria enriquecimento ilícito da Administração.

  • gab - C

     

    A cf de 88 permite que haja o trabalho gratuito, porem so nos casos em que a lei estabelecer, o edital não pode estabelecer isso. Houve na questao uma ilegalidade.

  • É Gente ! Alguns vem pra somar, já outros....

  • Gabarito C

    LEI 8.112 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    Agora, o que o examinador pretendeu com um tipo de questão como essa? Onde já se viu ficar 3 anos sem remuneração? Óbvio que é nulo o caso.

  • Uma questão dessas não cai na minha prova kkkkkkkkk

  • Considere que hipoteticamente a autarquia federal Y entendeu por bem realizar concurso público para provimento de cargos públicos vagos previstos em sua estrutura organizacional, estabelecendo no edital que nos três primeiros anos de exercício os investidos nos cargos públicos correlatos não perceberiam vencimentos.

    A previsão estabelecida no edital, nos termos da Lei no 8.112/1990,

     a)é válida, pois, dada a conjuntura econômica do país, se faz permitida a prestação de serviços federais gratuitos?

     b)é válida, pois durante o estágio probatório, que coincide com os três primeiros anos de exercício, os servidores não percebem vencimentos, mas indenização e ajuda de custos.

     c)é nula, pois os cargos públicos são criados por lei com vencimentos pagos pelos cofres públicos, não havendo que se falar na prestação de serviços gratuitos nesta hipótese.

    FUNDAMENTO LEGAL=> Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     d)é nula, pois a prestação de serviços gratuitos à União encontra limite temporal de dois anos, no máximo.

     e)é válida, em razão de se tratar de concurso para provimento de cargo da Administração pública federal indireta, hipótese em que, desde que haja previsão em edital, é permitida a prestação de serviços gratuitos por período a ser acordado entre as partes

  • Preocupante , um monte de gente comentando errado... Q920786 resposta letra D já Q920352 resposta letra C. A mesma questão com gabarito diferente! A RESPOSTA é D

  • A questão Q920786 é igual e o gabarito é diferente.

  • Eu me perdi nesse conflito de gabaritos, mas sem duvidas, a Letra C

  • UFA!

  • Se a moda pega.. haaaaaaja coração, amigos!

  • Vedada prestação de serviços gratuitos.
  • QUESTÃO SEM NOCÃO, FCC.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk essa eu nunca imaginaria que um dia poderia cair em uma prova de concurso, mt bizarro.

  • Gabarito letra C

    Conforme o enunciado pede "Nos termos da Lei no 8.112/1990,"

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

    Simples assim!

  • Art. 4° É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

     

     

  • Tá de brincadeira né, FCC!?

  • Imagine...trabalhando 3 anos sem receber ? Maravilha hein kkkkkk

  • Tá parecendo aquele estágio do filme A procura da felicidade.

  • Não tem mais o que inventar!

    Mas seria legal pra diminuir a concorrência!

  • Para aqueles serviços gratuitos permitidos por lei, há algum prazo de duração ?

  • Já vi pergunta nada a ver, mas essa superou kkkkkkkkkkkk

  • Sonho do Bolsonaro e Paulo Guedes era o gabarito dessa questão ser a letra A.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 4   É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    FONTE: LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Não deixe Paulo Guedes ler essa questão, se não ira colocá-la na sua reforma administrativa.

    =)

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    • Cargo público:

    Segundo Odete Medauar (2018) o cargo público se refere ao "conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor, criado por lei, em número certo, com denominação própria, remunerado pelos cofres públicos".
    A) ERRADO, já que é proibida a prestação de serviços gratuitos. 

    B) ERRADO, uma vez que o vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei, nos termos do artigo 40, da Lei nº 8.112 de 1990. Outrossim, os cargos públicos são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, nos termos do artigo 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. 
    C) CERTO, com base no art. 3º, parágrafo único e no art. 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. "Artigo 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
    Artigo 4º É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei". 
    D) ERRADO, uma vez que é proibida a prestação de serviços gratuitos, ressalvados os casos previstos em lei, nos termos do artigo 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    E) ERRADO, já que é proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei, de acordo com o art. 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. 
    Referência:

    MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 21 ed. Belo Horizonte: Forense, 2018

    Gabarito: C
  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 8112/1990 (DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS)

     

    ARTIGO 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

     

    ARTIGO 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.


ID
2761066
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere hipoteticamente que João, servidor público federal cujo vínculo é regido pela Lei no 8.112/90, foi promovido na sua carreira após 10 anos de efetivo exercício. Solicitou, ao departamento competente, a contagem de seu tempo de serviço, passados 5 anos do ato que o promoveu, sem que tenha se afastado do exercício de quaisquer dos cargos nesse período. A certidão foi expedida na mesma data em que solicitada, apontado que João contava com 5 anos de exercício no serviço público federal. A certidão

Alternativas
Comentários
  •   GABARITO A.

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.  

     

     

    erro letra C:

    c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, / João só contava com 5 anos no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado.

  • LETRA A

     

    LEI 8112

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

     

    APROFUNDANDO SOBRE PROMOÇÃO :

     

    Art. 9 § 2o  lei 11416 A promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de um ano em relação à progressão funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento oferecido, preferencialmente, pelo órgão, na forma prevista em regulamento.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Estou acostumada com a LC 840/11, nela apenas diz que a promoção não interrompe o tempo de exercício no cargo (Art. 56 § 2º)

  • LEI 8.112

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.  

     

    GAB-A

  • A promoção não interrompe o tempo de serviço, dessa forma a assertiva correta é a letra A

  • Gabarito A

     

     

    c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado.  ERRADA

       está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço no cargo inicial,   e 5 anos para o qual foi promovido.

     

     

    L 8112

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de  exercício, que é CONTADO  no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

     

     

     

     

    -----

    ( já vi questão dizer que a CONTAGEM do exercício, NA PROMOÇÃO, acontece quando inicia suas atividades ) --> ERRADO

    A promoção é contada no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover --> CERTO

     

     

    PROMOÇÃO  ( início do exercício )

    a partir da data de publicação do ato que promover

    a partir da data de publicação do ato que promover

    a partir da data de publicação do ato que promover

     

     

     

     

     

     

     

    ---

     

    Art. 14.  A POSSE em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    P único.  Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

     

    Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

       § 1o  É de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

        § 2o  O servidor será exonerado do cargo ou será tornado sem efeito o ato de sua designação para função de confiança, se não entrar em exercício nos prazos previstos neste artigo, observado o disposto no art. 18.

        § 3o  À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício.

        § 4o  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

     

    Art. 16.  O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.

        P único.  Ao entrar em exercício, o servidor apresentará ao órgão competente os elementos necessários ao seu assentamento individual.

     

    ( 1 coment )

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. 

  • Confesso que essa não entendi nem a pergunta!!

     

    LEI 8.112

     

       Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. 

     

  • João,

     o tempo total será de 15 anos de serviço público mesmo, em razão de o exercício não ser interrompido porque o agente público continuará trabalhando, em regra, até que  ocorra o ato de promoção. Contudo o tempo de promoção será só de 5 anos, contados da data da publicação do ato de nomeação,o que influirá em eventual nova promoção e outras situações, por exemplo, critério de desempate em concurso ou pedido de remoção.

  • E desde quando que, na promoção, a pessoa passa a ocupar um novo cargo? Há apenas uma alteração na carreira, não do cargo.


    Essa banca é louca.

  • A promoção é uma forma de provimento derivada. As formas derivadas de provimento dos cargos públicos, decorrem de um vínculo anterior entre Servidor e Administração. 

    Promoção: é a elevação de um servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira. Com isso, houve a vacância de um cargo inferior e conseqüentemente o provimento do cargo superior.

  • A questão quis confundir o candidato da seguinte maneira :

     

    Tempo de exercicio => que conta do ato que o promoveu ( 5 anos na "promoção")

    Tempo de serviço público => contagem desde a posse ( 15 anos de "serviço público")

  • Não entendi...como assim interrompe o tempo de exercício?
  • (a) está incorreta, pois a promoção não interrompe o tempo de exercício, que, tão somente, é contado no novo cargo a partir da publicação do ato que o promoveu (CORRETO)

     

    (b) está correta, pois a promoção suspende o tempo de exercício, cuja contagem é retomada, com efeitos ex nunc, a partir da publicação do ato de promoção (ERRADO) - a promoção não suspende o tempo de exercício - a contagem continua no cargo para o qual o servidor foi promovido.

     

    (c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado - (ERRADO) - 15 anos de efetivo exercício, porém não para o cargo que foi promovido.

     

    (d) está correta, pois, após a promoção, o tempo de serviço é zerado, contando-se apenas o tempo de exercício decorrido no novo cargo (ERRADO) - após a promoção o tempo de serviço não é zerado, ele continuará sendo contado à partir do novo cargo.

     

    (e) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço público federal, pois a lei de regência determina que o tempo transcorrido após a promoção deve ser desconsiderado - (ERRADO) - 15 anos de serviço público federal no total (10 no primeiro cargo + 5 no cargo da promoção); O tempo transcorrido depois da promoção deverá ser somado ao tempo anterior da promoção, ambos em efetivos exercício ou nas condições específicas de contagem de tempo.

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

  • Nasca de bacana.

  • Tempo de serviço público é diferente de tempo de exércicio

    15 de serviço público

    5 anos de exércicio do novo cargo o qual foi promovido

  • Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

     

     

  • A certidão está incorreta. João tem 15 anos de serviço público, sendo 5 anos no cargo em que foi promovido.

     

    a) está incorreta, pois a promoção não interrompe o tempo de exercício, que, tão somente, é contado no novo cargo a partir da publicação do ato que o promoveu. Gabarito! Art. 17, Lei 8.112/90.

     

    c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado. 

    ERRADO. No cargo em que foi promovido são apenas 5 anos.

     

    e) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço público federal, pois a lei de regência determina que o tempo transcorrido após a promoção deve ser desconsiderado. 

    ERRADO. João contava com 15 anos de serviço público federal.

  • É que nessas certidões o que acontece é que para fins de aposentadoria e disponibilidade sai o seu tempo total no SERVIÇO PÚBLICO, mas se você já foi promovido, também sai seu tempo NESTES CARGOS e dentro das FUNÇÕES GRATIFICADAS que estiver ocupando. Isto porque os tempos devem estar discriminados para vários fins, como por exemplo, incorporação, na época que era possível, também é válido para fins de novas promoções.

    O que o art. 17 diz é que a promoção não zera o tempo de serviço. Claro que não. Apenas, depois da publicação do ato de promoção, tu segue contando continuamente o tempo de SERVIÇO e INICIA uma contagem DAQUELA PROMOÇÃO. Se você pede a certidão, então, terá ali que tem 15 anos de SERVIÇO PÚBLICO, e dentro destes 15, os últimos cinco são qualificados por uma promoção X.

    Espero ter ajudado.

  • Por favor, uma ajuda. Não entendi o erro da Letra "C".

    Explico: a letra "c" dá ideia de que com a promoção há mudança de cargo!

    E o próprio enunciado dá essa ideia tb quando diz que " ...sem que tenha se afastado do exercícios de quaisquer dos CARGOS nesse período.

    BOm, ele foi promovido apenas. Não permanece no MESMO cargo?

  • Acho que houve uma atecnia, pois MUDANÇA DE CARGO SOMENTE com concurso!!!

    Ele conta com 15 anos no serviço público e com 15 anos no mesmo cargo mesmo tento sido promovido.

    Promoção é evolução na carreira

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Concordam?

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    • Dados da questão:

    João – servidor público federal – com vínculo regido pela Lei nº 8.112 de 1990, foi promovido na sua carreira após 10 anos de efetivo exercício.

    Passados 5 anos do ato que o promoveu, João solicitou a contagem do seu tempo de serviço. João não se afastou do exercício de quaisquer dos cargos nesse período.

    A certidão foi expedida na mesma data em que solicitada, indicando que contava com 5 anos de exercício no serviço público federal.

    A) CERTO. A certidão está incorreta, uma vez que contou apenas o período em que o servidor público federal foi promovido – 5 anos. A certidão deveria ter incluído os 10 anos antes da promoção, visto que ele já era servidor público federal. Dessa forma, a certidão deveria ter sido expedida computando os 15 anos de exercício no serviço público federal.

    Com base no artigo 17, da Lei nº 8.112 de 1990 “a promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo cargo a partir da da data de publicação do ato que promover o servidor".


    B) ERRADO. A promoção não suspende o tempo de exercício. O tempo de exercício é contado no novo cargo a partir da data de publicação do ato que promover o servidor, com base no artigo 17, da Lei nº 8.112 de 1990.

    C) ERRADO. João contava com 15 anos no serviço público federal e com 5 anos no novo cargo.

    D) ERRADO. O tempo não é zerado após a promoção.

    E) ERRADO. O tempo após a promoção deve ser computado, assim, João contava com 15 anos no serviço público federal – 10 antes de ser promovido e 5 após a promoção.

    Gabarito: Letra A .

    Referência: Lei nº 8.112 de 1990.
  • está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado.

    O servidor não tem 15 anos no cargo que foi promovido, apenas 5 anos.

    #Fé

  • GABARITO LETRA A

     

    LEI Nº 8112/1990 (DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS)

     

    ARTIGO 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.  


ID
2761084
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A abordagem estratégica à administração de recursos humanos reconhece três elementos-chave: todos os gerentes são gerentes de recursos humanos; os colaboradores são vistos como ativos; e a administração de recursos humanos é

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    Fischer (2002) define modelo de gestão de pessoas como a maneira pela qual uma empresa organiza-se ára gerencia e orientar o comportamento do trabalho humano. Para isso, a empresa estrutura-se definindo princípios, estratégias, políticas e práticas, ou processos de gestão.

     

    Ribas.

  • Equilíbrio entre as necessidades da organização e as necessidades dos funcionários. Como a questão mencionou administração estratégica, busque algo que relacione a atuação da função de gestão de pessoas à estratégia da organização.

  • letra d refere-se a linha staff.

  • COMPLIANCE =  NORMAS DA EMPRESA.

  • Para Fischer e Fleury (1990), gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

  • Porque não poderia ser a alternativa "e"?

  • A) Errada, pois a moderna Gestão de Pessoas se preocupa mais em assessorar a organização no alcance dos seus objetivos do que em procedimentos e métodos, característicos de uma gestão burocrática.

    B) Correta. Vimos no início da nossa aula que a principal função da área de Gestão de Pessoas é alinhar o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais com os objetivos pessoais dos trabalhadores.

    C) Errada, já que não necessariamente a área de RH tem acesso a todas as informações de negócios da empresa. Além disso, sua participação na ação comercial e criação de novos produtos não é direta e definitiva, apenas exerce influência de suporte.

    D) Errada, pois não está ligada diretamente à presidência, e sim como função de assessoria de todos os setores, lateralmente à hierarquia.

    E) Errada, porque a meta da área não é garantir a satisfação dos funcionários com o sistema de normas e regras da empresa (compliance), é tentar manter um equilíbrio entre os interesses da organização e dos trabalhadores.

    Gabarito: B

  • A) Errada, pois a moderna Gestão de Pessoas se preocupa mais em assessorar a organização no alcance dos seus objetivos do que em procedimentos e métodos, característicos de uma gestão burocrática. 

    B) Correta. Vimos no início da nossa aula que a principal função da área de Gestão de Pessoas é alinhar o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais com os objetivos pessoais dos trabalhadores.  

    C) Errada, já que não necessariamente a área de RH tem acesso a todas as informações de negócios da empresa. Além disso, sua participação na ação comercial e criação de novos produtos não é direta e definitiva, apenas exerce influência de suporte. 

    D) Errada, pois não está ligada diretamente à presidência, e sim como função de assessoria de todos os setores, lateralmente à hierarquia. 

    E) Errada, porque a meta da área não é garantir a satisfação dos funcionários com o sistema de normas e regras da empresa (compliance), é tentar manter um equilíbrio entre os interesses da organização e dos trabalhadores. 

    Gabarito: B 


ID
2761087
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em muitas empresas, especialmente aquelas que confiam mais na informação, criatividade no conhecimento e nos serviços dos colaboradores, mais do que na produção das máquinas, o sucesso de muitas empresas depende da capacidade de administrar o capital humano. O capital humano refere-se

Alternativas
Comentários
  • Rapaz, eu só fã incondicional da FCC, mas as vezes até deixa o concurseiro desnorteado.

     

    Não entendo algumas questões e, principalmente, algumas fontes.

    Se competências = C (Conhecimentos) + H (Habilidades) + A (Atitudes), então o capital humano é entendido como o valor econônico da combinação de competências e competências dos empregados?

     

    Eu sei que vai ter gente que vai dizer assim: "Mas você deve ir na alternativa que tem as palavras recorrentes como no caso dessa que tem os termos "CHA" e "competências"", mas tem umas alternativas que você fica vendo que ela é tão absurda, que mesmo tendo os termos recorrentes, é difícil de convencer o nosso cérebro de que ela possa ser a correta.

  • CAPITAL HUMANO:

    A expressão se refere a todo o potencial que a empresa concentra — por meio de conhecimentos, experiências e habilidades dos seus funcionários — para impulsionar o resultado em ganho financeiro.

    O termo foi popularizado por Gary Becker, da Universidade de Chicago, e não deve ser entendido somente como “os membros que fazem parte da empresa”. A expressão traduz as capacidades e as possibilidades que as pessoas agregam aos negócios em:


    1- econômico e estratégico.

    2- Diferenciais criativos.

    3- Conhecimento e inovação.


    Fonte: https://impulse.net.br/gestao-do-capital-humano-importancia/

  • Marcelo Alves  concordo plenamente com você eu identifiquei de cara o CHA na alternativa "c" mas não marquei justamente devido ao termo que inicia a assertiva "econômico". Só se esse econômico tem a ver com a questão salarial da pessoa que será contratada com base no seu " curriculum "

  • Eitaaaaaaaa, eitaaaaaaaa..
  • Marquei a B, mas acredito que esteja errada por se tratar do conceito de capital intelectual.

  • Segundo Bohlander (2003), capital humano refere-se ao valor econômico do conhecimento, das habilidades e das capacidades da empresa. Embora o valor desses ativos possa não aparecer diretamente no balanço patrimonial de uma empresa, seu impacto no desempenho é enorme.

    Este ativo intangível representa o diferencial das empresas, pois sendo o conhecimento que está em cada indivíduo que desenvolve um trabalho dentro da empresa, não pode ser copiado pelos concorrentes. Para Cavalcanti e Gomes (2001) o capital intelectual refere-se tanto à capacidade, habilidade e experiência quanto ao conhecimento formal que as pessoas possuem e que agregam a uma empresa, mas este ativo não é de propriedade da empresa, pois as pessoas não são patrimônio da organização, apenas é utilizado pela empresa para gerar valor.

    fonte: administradores.com.br

    Bons Estudos!!

  • Escreva, em uma redaçao, um paragrafo sequer com o mesmo nivel de imperfeiçao didatica do enunciado dessa questao pra voce ver...

  • Correta C - Conforme Dayse Winner (04 de Maio de 2019 às 19:11), que colocou a referência correta na resposta abaixo.


ID
2761090
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O advento de equipes de gerenciamento de projetos é uma importante tendência no local de trabalho de hoje. As pessoas que estavam acostumadas a trabalhar sozinhas no chão de fábrica, no departamento de publicidade ou na gerência média estão agora alocadas em equipes e obtêm sucesso como parte de um grupo. Nesse modelo de trabalho, cada membro da equipe age como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • O gerente de projetos é aquele profissional que deve assegurar seu sucesso. Esta pessoa pode ou não ser certificada pelo PMI (já caiu em
    provas, acreditem!).
    Ele fica responsável por integrar todas as áreas e prover os recursos necessários para que as pessoas envolvidas no projeto possam fazer seu trabalho.
    Ele será cobrado pelo resultado do projeto. É aquele que responderá aos patrocinadores do projeto em caso de falhas e que deve assegurar
    que os prazos serão cumpridos e que o orçamento não será “estourado”.
    Ele deve pesquisar quais são os recursos disponíveis para o projeto, quantas pessoas devem ser contratadas, quais serão os fornecedores
    contratados, quais são os principais riscos, dentre diversos outros fatores.
    O planejamento destas ações, bem como o mapeamento do ambiente externo e interno são fundamentais para o sucesso de um projeto, bem como o controle das atividades e do tempo e custo do projeto.
    A gestão de projetos envolve um tipo de estrutura conhecida como matricial. Esta estrutura é muito flexível, pois busca atrair para o projeto
    pessoas de qualquer departamento, desde que possam contribuir para o projeto.

  • Cada menbro da equipe age como gerente e ainda contrata e demite??  Sinistro!!!!

    Alguém tem o autor dessa façanha?

  • cada membro da equipe age como gerente??? pode demitir outro membro????? não entendi nada. alguém tem a fonte deste gabarito? (seguramente é mais uma dessas questões tiradas de algum artigo perdido entre milhares ou de uma tese de mestrado da universidade de carimbó do norte...

  • Essa foi para colocar aquele parente maroto dentro das vagas.

  • Isso só existe no mundo da FCC...Credo!!!

  • Gerente de projeto é o profissional responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto. O gerente de projeto precisa possuir habilidades e competências específicas para motivar sua equipe, promover a comunicação entre ela. Este profissional, durante a execução de um projeto, define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento da sua equipe através de ferramentas e técnicas apuradas, administra investimentos e integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.

     

    Se toda a equipe será gerente, quem assumirá essas responsabilidades? Quem será o líder?

     

    Não vejo resposta para essa questão...

     

  • cada membro da equipe age como:

     

    a) um gerente, tornando-se responsável pelos padrões de qualidade, programando e até mesmo contratando e demitindo outros membros da equipe.

     

    > correto já que os outros... o Item não fala que o colaborador ou os...vai se tornar gerente, será gerete...diz que cada membro da equipe age como um gerente na equipe ...no sentido de ter resposabilidade pelos padrões...programando, não vai fazer às coisas de qualquer jeito.

    o que gerou dúvida no item quando diz: até contratando e demitindo outro membros... nesse caso até  existe uma ideia de inclusão.

     

    inclusive contratando e demitindo outros membros > isso pode acontecer  quando um(uns) membro(os) da equipe( apesar de ter ensinado dado umas dicas...) o outro não aprende não contribui, atrasa à equipe, com aquela pessoa vai ser difícil atingir à meta.. cada membro que age como gerente, pode inclusive, tirar  à pessoa que tá emperrando à equipe e botar outra pessoa, demite,tira, um membro da equipe e coloca outra pessoa, não demite da empresa, mas um membro, ou grupo, pode tirar um e colocar outro na EQUIPE.

     

     b) um colaborador que recebe uma demanda específica de trabalho e que interage com um único membro da equipe de projetos, evitando assim ruídos de comunicação.

    > item errado fácil de ver.

    c) membro de uma equipe multidisciplinar que trabalha exclusivamente à distância e que responde especificamente por uma pequena parte do projeto a que foi destinado, face a sua pouca experiência.

     

    > item errado fácil de ver, entre outras coisas que está errado no item, equipes multidisciplinar não tem pouca experiência.

     

    d) um líder que tem como meta específica dar apoio técnico aos membros menos experientes da equipe, orientando-os e treinando-os para que possam aumentar seus conhecimentos. 

     

    >  membro da equipe pode AGIR, como líder, caso dos grupos informais tem líder...ou cada uma naquele momento pode agir... Mas à meta específica não é dar apoio técnico ... ,pode até fazer isso, mas visando que o grupo da equipe atinja à meta estabelecida.

     

    EX.  à equipe esse mês tem que vender o dobro do mês passado! ( então à meta específica vai ser vender mais; e não ajudar alguém. Pode até ajudar mas para garantir que a equipe atinja à meta específica que foi estabelecida). Então à meta específica é atingir o resultado. 

    fiquei em dúvida em quanto a treinar... não sei se os membros treina ninguém, talvez, esse treinando, venha com sentido de ensinando tirar dúvida.

     

     e) um coadjuvante que fica à disposição do gestor de uma determinada área, atuando como um especialista, pois seu conhecimento é fundamental para dar apoio como mentor a equipes multidisciplinares estruturadas pelo gestor da área.

     

    > equipe multidiscliplinar é formada por profissionais que detêm habilidades e conhecimentos específicos em suas áreas de atuação. Ela (equipe multidisciplinar) não precisa de um coadjuvante nem ser influênciada por ninguém, como um mentor, os caras já são especialista no que fazem. 

     

    Obs: se tiver erro digam-me.

  • De onde que a banca tirou isso?


    Pelo amor dos meus filhinhos, o que é que eu vou dizer lá em casa?

  • fundação cheira cola

  • indiquem para comentário, por favor!!

  • eu quero trabalhar nessa empressa 

  • Fui por eliminação.

    Letra A

  • Pessoal, embora eu tenha marcado a letra D, depois de analisar a questão, percebi o seguinte...

    Questão... "O advento de equipes de gerenciamento de projetos..."

    Se são as equipes que gerenciam os projetos, todos têm conhecimentos necessários, portanto, todos são responsáveis pelos padrões de qualidade. O que me confundiu na letra A, foi o ponto "...e até mesmo contratando e demitindo outros membros da equipe".

    A alternativa D, menciona o seguinte... "um líder que tem como meta específica dar apoio técnico aos membros menos experientes da equipe, (todos os membros são igualmente capacitados) orientando-os e treinando-os para que possam aumentar seus conhecimentos".

    ### Ainda assim acho que marcaria errado na prova, pois uma equipe onde todos podem demitir e contratar, a meu ver, não funcionaria na prática.

    Pra mim essa questão está muito ligada a estrutura Organização sem fronteiras, que é a eliminação da cadeia de comando, existência de amplitude de controle ilimitada e a substituição dos departamentos por equipes autônomas.

  • Sem Noção essa questão ... Na moral!! Me fala qual e a fundamentação ?
  • Isso é o capiroto agindo

  • Me deu um alívio em ver que a galera tá tão revoltada quanto eu sobre o gabarito/fundamentação.

    Me deu uma preocupação em ir fazer uma prova FCC mês que vem caso caia uma questão dessas...

  • Fundação Cheira Cocaína

  • A questão fala sobre a equipe de "GESTÃO DE PROJETOS".

    logo, é importante não confundir com a "EQUIPE DE PROJETOS".


    um gerente (DA EQUIPE GESTÃO DE PROJETOS), tornando-se responsável pelos padrões de qualidade, programando e até mesmo contratando e demitindo outros membros da equipe.


    PMBOOK 6º EDIÇÃO. Capítulo 3.


  • ERREI 3 VEZES!!. NUNCA IREI ACERTAR ESSA QUESTÃO MALUCA.

  • Age como um gerente e ganha como um peão. Lindo.

  • Dá até pena da professora do qc tentando justificar o injustificável.

  • Imagina o estagiário demitindo a galera!!

  • Amanhã vou demitir uns 3.

  • acho que só um chute certeiro para acertar essa questão... contrata e demite? gerente???

    ainda se fosse líder, vá lá....

  • o item A seria uma característica das equipes autogeridas e não de uma equipe de projetos...

  • o melhor é a parte "demitindo outros membros da equipe " , pensa isso na prática que bagunça seria

  • Somente a D funcionaria como uma possível resposta.

    As outras estão totalmente sem nexo.

    Gab. A.

    um gerente, tornando-se responsável pelos padrões de qualidade, programando (até aqui beleza) e até mesmo contratando e demitindo outros membros da equipe. Como assim?

  • letra D faz mais sentido, membro demitindo outros? seloko

  • a)   Correto. Cada membro da equipe se sente “dono do negócio”, responsável pelos resultados da equipe. Quanto a demitir e contratar novos membros para a equipe, é lógico que todas as decisões são todas tomadas em conjunto, o que ele quer dizer é justamente o fato do membro da equipe ter poder para buscar soluções aos problemas do grupo.

    b)  Errado. As decisões devem ser tomadas em conjunto, e a comunicação deve sempre ser ampla.

    c)   Errado, pois a questão afirma que o trabalho é feito exclusivamente à distância, o que não necessariamente ocorre. A parte final do enunciado também está errada, pois cada membro da equipe é responsável pelos resultados coletivos do grupo, mesmo que com pouca experiência.

    d)   Errado. O propósito de cada um não é treinar e apoiar os outros, isso é consequência. O objetivo maior de cada membros são os resultados da equipe, o porquê de ela ter sido formada.

    e)   Errado. Aliás, erradíssima! Os membros devem se sentir “donos do negócio”, líderes, gerentes que têm o poder de trazer resultados para o grupo, e não meros coadjuvantes.

    Gabarito: A

  • Se for a letra A, vamos orar para que não peguemos um "líder" desses no futuro...

  • Está liberado inventar?

  • Errei. Nunca vi membros de equipe de projetos demitindo e contratando outros. Dentre as alternativas, a menos pior é a D.


ID
2761093
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao implementar uma Política de Avaliação de Desempenho, um psicólogo optou por usar uma técnica de avaliação denominada Escala de Classificação Ancorada no Comportamento (ECAC) que é desenvolvida a partir dos incidentes críticos referentes ao desempenho do trabalho. Cada escala de desempenho de trabalho é ancorada em

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Escalas de Mensuração com Âncora Comportamental – Combinação entre a escala gráfica e o método de incidentes críticos. Classifica-se o avaliado com itens dentro de uma escala, mas os pontos são definidos a partir de comportamentos reais no cargo e não descritores gerais ou traços. Assim , tem-se comportamentos no trabalho definitivos, observáveis e mensuráveis. Exemplos: planeja, executa...

  • Acertei por exclusão, não sou psicólogo, sou da área de administração.

    A palavra chave é "incidentes críticos", quando a avaliação se dá por fatos muito positivos ou muito negativos apresentados pelo avaliado. A única alternativa correlacionada aos incidentes críticos é a alternativa D.

     

  • ora ora temos um xeroque romes aqui

  • Incidentes Críticos

    EXTREMOS DE DESEMPENHO

    Incidente crítico é algo que não está no padrão.

  • Métodos de incidentes críticos

    Esse é um método bastante simples e de fácil construção. Para cada cargo são descritas algumas características ou seja, que levam a um desempenho excelente ou negativo.

    Fonte: administração geral para concursos - Rodrigo Rennó

  • - A Escala de Classificação Ancorada no Comportamento (ECAC) focaliza comportamentos, o avaliador seleciona o comportamento que mais se aproxima do desempenho do avaliado. Os comportamentos são organizados progressivamente ao longo de uma escala de acordo com a eficácia do desempenho

    É solicitado ao avaliador para decidir “ se um dado comportamento que eles observam no avaliado o leva a esperar deste um comportamento idêntico àquele que é referido na descrição ” (Smith e Kendall, 1963:150).

    Na construção destas escalas pretende-se que as cotações dos avaliadores assentem nos comportamentos dos avaliados, para tal, todos os níveis da escala devem descrever exatamente os comportamentos possíveis para cada dimensão.

    Permitem que os avaliadores dêem feedback aos avaliados de modo fácil, pois são baseados em comportamentos específicos e observáveis, por outro lado permitem comparar os avaliados porque há uma cotação para cada dimensão.

    Há por parte do avaliador uma sensibilidade pois podem ocorrer erros na cotação. Apresenta como principal desvantagem os custos elevados associados á sua construção.


ID
2761096
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os pesquisadores indicam que os gerentes, ao avaliarem o desempenho de seus colaboradores, não estão livres de viés, podendo levá-los a vários problemas de classificação. Um gestor que avalia seus colaboradores mais velhos como mais lentos e mais difíceis de treinar está cometendo um dos mais perigosos erros de avaliação que é o de

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Estereótipo - Atribuir a um indivíduo todos os traços da categoria “onde foi incluído

     

    EFEITO HALO: tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo. O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.

     

    RECENTICIDADE( falta de memória): O avaliador atém-se apenas aos últimos acontecimentos; a avaliação fica viciada, pois avaliações recentes de erros ou acertos interferem exageradamente na avaliação.

     

    FAVORITISMO : privilegia, no resultado da avaliação, pessoas de seu círculo central de convivência, desprestigiando deliberadamente os demais avaliados.

     

    TENDÊNCIA CENTRAL: o avaliador não assume valores extremos na avaliação por medo de prejudicar os fracos e assumir responsabilidade pelos excelentes, marcando sempre valores medianos para não se comprometer.

     

    FALTA DE TÉCNICA: o avaliador age apenas pelo bom senso por desconhecer as técnicas de avaliação e as técnicas utilizadas na rotina de trabalho do funcionário avaliado.

     

    AVALIAÇÃO CONGELADA (FORÇA DO HÁBITO) : julgar o avaliado da mesma forma que nos períodos anteriores.

     

    UNILATERALIDADE: o avaliador valoriza aspectos que apenas ele julga importante, dando maior atenção a esses itens na avaliação

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • estereotipagem é entendida como: 

    o processo de usar uma impressão padronizada de um grupo de pessoas para influenciar a nossa impressão de um indivíduo em particular. É um modo de se formar impressões consistentes sobre as outras pessoas, supondo que todas tenham certas características comuns em virtude de sua afiliação (tanto atribuída como obtida) a algum grupo como categoria, tal como raça, sexo, profissão ou classe social (Bowditch & Buono, 1992, p. 66). 

    Há três aspectos básicos da estereotipagem:

     identificar alguma categoria de pessoas;

     supor que as pessoas pertencentes a essa categoria possuem certos traços e comportamentos;

    formar uma opinião geral de que todos pertencentes àquela categoria possuem os mesmos traços e comportamentos.

    As crenças são criadas com base em um grupo particular ao invés de olhar a singularidade de cada pessoa.

    Quando a característica de uma pessoa ou um grupo encobre todas as demais características da pessoa é denominado de efeito halo. Essa característica que é ressaltada pode ser positiva ou negativa, criando dessa forma uma impressão geral que seria correspondentemente tanto boa quanto ruim (Bowditch & Buono, 1992). 

    Coerente com esses pressupostos sobre a percepção, McGregor (1999) desenvolveu o argumento de que as crenças básicas que os administradores têm sobre as pessoas e sobre a natureza do comportamento humano influenciam os gestores na forma como motivam e gerem o trabalho de seus subordinados.

  • Por que não seria a A?

  • Colega Natália Cardoso, 

    Não se enquandra no conceito (ao meu ver): "O erro de halo é aquele que resulta de observações globais feitas pelo chefe sobre o desempenho do servidor, baseadas em impressões favoráveis ou desfavoráveis."

    Não há globalização, subjetividade e nem característica marcante.

  • Gabarito: B

     

    Preconceito ou Estereótipo

    - Juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições;

    - De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. 

    Exemplo: “todos os alemães são prepotentes”, “todos os americanos são arrogantes”, “todos os ingleses são frios”, “todos os baianos são preguiçosos”, “todos os paulistas são metidos” etc. (Fonte: Ribas e Salim).

     

    Trazendo para a questão: os colaboradores mais velhos são mais lentos e mais difíceis de treinar = está criando um estereótipo, um padrão estabelecido pelo senso comum.

  • Para mim, se enquadra sim em efeito halo. Pegou uma característica marcante (ser velho) e generalizou (ser lento e difícil de treinar).

  • Questão subjetiva do kct... Não deixa de ser uma subvalorização também.

  • Fiquei na dúvida entre A e B, pois as duas alternativas generalizam as características; porém a generalização do efeito halo não é unânime, visto que parte da doutrina faz distinção entre os efeitos halo e horn, relativos aos aspectos positivos e negativos (caso da questão), respectivamente. Sobrando, enfim, a alternativa B como gabarito.

  • Não se configura efeito Halo pois não há a generalização de efeitos positivos, se fossemos pensar como a generalização de efeitos negativos, seria efeito horn, que nem é apontado nas alternativas.

  • TendenciOSO = preconceituOSO

  • Estereótipo: são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.

    Identifica-se o sujeito isolado como detentor das características do grupo a que pertence.

    Ex: Os jogadores de tênis são brancos.


ID
2761099
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um grupo de colaboradores procura o psicólogo organizacional da empresa para relatar que seu gestor conta com baixa disposição para escutar o grupo e que não gosta de compartilhar informações. Além disso, é pouco atento às necessidades da equipe preferindo emitir um comportamento de liderança caracterizado basicamente pelo rígido estabelecimento de objetivos desafiadores e pela busca constante de um melhor desempenho. Durante a conversa, o psicólogo identifica que o comportamento de liderança adotado por esse líder é

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    ESTILOS DE LIDERANÇA

     

     

    1- LIDERANÇA DIRETIVA

     

    O líder é autoritário e é ele quem determina o que será feito. As vantagens do comportamento diretivo é que apresenta diretrizes específicas, esclarece regras e procedimentos, assim os liderados sabem o que devem fazer por meio de planejamento e coordenação de trabalho.

     

    2- LIDERANÇA INCENTIVADORA

     

    a) Comportamento de liderança caracterizado por amabilidade e preocupação como bem estar, a prosperidade e as necessidades dos colaboradores.

    b) o -líder é acessível e se preocupa genuinamente pelos seus subordinados

     

    c) As relações são de apoio entre líder e liderado, o que aumenta a qualidade dos relacionamentos

     

    d)o comportamento do líder ajuda a compensar as condições adversas, com suporte psicológico e social, diminuindo assim as ansiedades e melhorando a autoestima dos liderados

     

     

    3- LIDERANÇA PARTICIPATIVA

     

    O líder consulta e utiliza das sugestões de seus subordinados em suas tomadas de decisão

     

     

    4- LIDERANÇA ORIENTADA PARA A REALIZAÇÃO/RESULTADOS

     

    O líder fixa metas desafiadoras e confia em seus liderados. É indicada quando a equipe possui alto grau de responsabilidade individual e controle sobre o trabalho.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Um líder orientado para realizações estabelece os objetivos de forma transparente e aberta com os subordinados. Se ele não está atento às necessidades e não compartilha as informações, como os liderados estarão motivados a buscar os resultados propostos? Quais resultados, se não há informações? Acertei a questão, mas achei que forçou a barra. Fui por eliminação, mas confesso q fiquei tentado a marcar contingencial ou situacional por haver situações em q é mais produtivo que as metas sejam rigorosamente estabelecidas sem muita conversa. Talvez se encaixe melhor com a liderança diretiva. Se alguém puder complementar ou trazer alguma fonte que indique o que a questão propõe agradeço.

  • Letra (e)

     

    Ulrich (2000, p.20) afirma que, na última década, “desenvolver melhores líderes consistia em identificar e aprimorar os atributos da liderança”.

     

    Entretanto, a grande maioria das organizações visa fins lucrativos ou algum tipo de resultado. Assim, ele propõe que a liderança seja orientada para resultados, não subestimando as teorias já elaboradas. O estudo da utilização desses atributos faz-se necessário então, pois, segundo ele, a liderança eficaz exige atributos aliados a resultados. Com isso, “os atributos que não induzem ou não se conectam com os resultados não são relevantes” e “os líderes que não estão conseguindo resultados almejados não estão verdadeiramente liderando” (ULRICH, 2000, p.44).

     

    Assim, “A liderança para resultados significa a consecução de algo” (ULRICH, 2000, p.45). É importante salientar que os resultados aqui referidos estão voltados para os quatro principais stakeholders, a saber: empregados, organização, clientes e investidores.

     

    Fonte: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/download/813/924

  • Comportamentos de liderança segundo Robert House

    A principal ideia dessa teoria é a de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura.

    Líder diretivo – Deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

    Líder apoiador – é receptivo e sensível às necessidades do liderado.

    Líder participativo – antes de tomar decisões consulta os liderados.

    Líder orientado para a conquista ou voltado para a realização – estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

  • Além disso, na semana seguinte, esses colaboradores descobrem que o psicólogo contou para o gestor que havia sido procurado por "determinadas pessoas" , e por extrema necessidade de corte pessoal (nada pessoal), um "determinado grupo de pessoas" engrossaram o contingente de desempregados no Brasil.

     

    Só para descontrair...

  • O Líder voltado para a conquista ou voltado para realização, estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem seus desempenhos máximos.

     

    FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.261

     

    bons estudos

  •  

    GABARITO E

     

    a) co-criativo. Nunca nem vi

    b) de influência ascendente. Nunca nem vi

    c) situacional.=  d) contingencial.

    e) orientado para realizações. (House) Gabarito

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • Estilos de Liderança


    Líder diretivo - este líder deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

     

    Líder apoiador - o líder é receptivo e sensível às necessidades dos liderados.

     

    Líder participativo - antes de tomar decisões, consulta os liderados.

     

    Líder orientado para conquistas - estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

     

  • GABARITO E.

    Líder orientado para realizações.

  • Ou orientado para as tarefas.

  • Comentário

    Pessoal, podemos, de início, excluir as alternativas c) e d), pois querem dizer a mesma coisa: a abordagem da liderança que defende que o líder deve adaptar seus estilos de liderança a depender da situação ou contingência vivenciada no momento. 

    A letra b) retrata um líder que exerce a sua influência sobre os seus superiores, de forma ascendente (que quer dizer para cima). Como a questão não retrata essa realidade, também a descartamos.

    A letra a) retrata um líder que aceita diferenças e generalidades e produz através do compartilhamento de ideias, portanto não é nosso gabarito.

    Portanto, de acordo com a Teoria do Caminho-Meta de House, temos que há 4 (quatro) diferente tipos de líderes:

    1-   Líder diretivo: deve dar direção aos trabalhos, com uma comunicação objetiva e estruturação das tarefas a serem realizadas. O líder explica exatamente o que e como se deve fazer. Indicado para tarefas ambíguas e estressantes.

    2-   Líder apoiador: desenvolve um ambiente agradável de se trabalhar, apoiando os subordinados e preocupando-se com suas necessidades. Ideal para tarefas bem estruturadas e repetitivas.

    3-   Líder participativo: incentiva a participação dos subordinados na tomada de decisões, consultando-os sempre que possível. Ideal para subordinados com centro de controle interno (capacidade e experiência consideráveis).

    4-   Líder orientado para resultados: fixa metas, controla resultados e visa o alcance de altos padrões de desempenho, buscando sempre pela excelência. Seu comportamento é de confiança nos subordinados, ajudando-os para melhorar o desempenho através da melhoria contínua. Ideal para tarefas estruturadas de maneira ambígua.

    Assim, nosso gabarito é a letra e).

    Gabarito: E

  • Gabarito: E

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria Caminho-Meta da Liderança Situacional.

    De acordo com essa teoria, há 4 estilos de liderança que pode ser adoptado, a depender do contexto vivenciado:

    1) Diretiva: o líder explica aos subordinados o que e como executar as tarefas. Indicado para tarefas ambíguas;

    2) Encorajadora/apoiadora: o líder trata os subordinados de forma igual. Funciona bem para o contexto de tarefas repetitivas e estressantes.

    3) Participativa: o líder consulta a opinião da equipe de trabalho para tomar decisões. Adequado para o cenário em que os subordinados dominam a capacidade de realizar a tarefa e têm autonomia;

    4) Orientada para o resultado: o líder confia na equipe e em sua capacidade de atingir os resultados.

    @adm.semduvida


ID
2761102
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra-se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores situacionais. Colaboradores que possuem forte necessidade de segurança provavelmente estarão mais satisfeitos com um líder

Alternativas
Comentários
  • A teoria caminho-objetivo de House propõe quatro estilos de comportamento (HOUSE; MITCHELL, 1974):
     

    diretivo: o líder dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, buscando estruturar as tarefas para os subordinados e comunicar o que se espera deles, esclarecendo políticas, regras e procedimentos.  É um estilo similar ao da estrutura de iniciação do Ohio State Leadership Studies;

     

    de apoio: esse estilo envolve demonstrar interesse pela satisfação das necessidades e preferências dos subordinados. O líder deve mostrar-se preocupado com os subordinados e deve também trabalhar em prol do desenvolvimento de um ambiente amigável de trabalho. É similar ao estilo de consideração do Ohio State Leadership Studies

     

    participativo: é um estilo que envolve consultar os subordinados e encorajá-los na participação das tomadas de decisões da organização; 

     

    de realização: envolve encorajar a excelência na performance, incluindo a fixação de metas desafiadoras e a busca por padrões de alto desempenho.

     

    Fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/09/teorias-de-lideranca-1-teoria-caminho.html

  • LETRA A

     

    Notem que os liderados possuem forte necessidade de segurança, ou seja, precisam de alguém que os direcione e que reduza o incerto nas suas atividades.

     

    A teoria caminho - Meta é dividida em 4 tipos de liderança :

    1 - Líder Diretivo: É indicado para realização de tarefas ambíguas, pois o líder explica o que se deve fazer e como devem ser realizadas as tarefas pelos subordinados.

    2 - Líder Apoiador: Indicado para tarefas repetitivas, estressantes e desagradáveis, pois o líder atuará de forma aberta, tratando os subordinados de forma igualitária.

    3 - Líder Orientado para os Resultados: O comportamento do líder é de confiança no grupo, ou seja, confia que o grupo irá atingir o desempenho elevado. Ele enfatiza a definição de objetivos claros e desafiadores aos subordinados.

    4 - Líder Participativo:  O comportamento do líder é de consulta aos subordinados no processo decisório, pois esses, geralmente, têm maior crença em sua capacidade de cumprir a tarefa e costumam conhecê-la bem. Desse modo, os subordinados possuem certa autonomia diante do domínio claro de suas atividades.

    Fonte: Spector(2012).

     

    Q613527 Entre as teorias comumente mencionadas nas literaturas relativas à liderança nas organizações, existe a Teoria Caminho − Meta ou Caminho − Objetivo, que elenca entre os possíveis comportamentos do líder, o : b) diretivo, que deixa claro o que espera dos liderados, organizando e proporcionando diretrizes claras sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

     

    Q869070 A teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House, a partir dos estudos da Universidade de Ohio, identifica e detalha diferentes comportamentos de liderança e a sua adequação às contingências ambientais e a características dos subordinados. Entre eles, a liderança  : e) diretiva, adequada quando as tarefas são ambíguas, mas que pode ser percebida como redundante por liderados experientes. 

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Letra (a)

     

    Líder diretivo -  este lider deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

     

    Líder apoiador - o líder é recpetivo e sensível às necessidades dos liderados.

     

    Líder participativo - antes de tomar decisões, consulta os liderados.

     

    Líder orientado para conquistas - estabelece desafios e espera que os liderdos demonstrem desempenho máximo.

     

    Ribas

  • fala sério!! como podemos afirmar q os liderados vão se sentir mais seguros com determinado tipo de liderança, isso é algo mt subjetivo, n existe um estilo de liderança perfeito , isso depende q cada situação

  • Líder diretivo: faz com que os subordinados saibam o que se espera deles, organiza o trabalho a ser feito e fornece instruções precisas sobre como as tarefas devem ser realizadas.

  • Comportamentos de liderança segundo Robert House

    A principal ideia dessa teoria é a de que o líder será aceito pelos liderados como líder, quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura.

    Líder diretivo – Deixa claro o que espera dos liderados, organiza e proporciona diretrizes claras e objetivas sobre como as tarefas deverão ser realizadas.

    Líder apoiador – é receptivo e sensível às necessidades do liderado.

    Líder participativo – antes de tomar decisões consulta os liderados.

    Líder orientado para a conquista ou voltado para a realização – estabelece desafios e espera que os liderados demonstrem desempenho máximo.

     

  • GABARITO A

     

    Caminho meta ou caminho objetivo de Robert House

    ✎ É um teoria situacional.

    ✎ Se baseou em Ohio (teoria de lider) e Expectância (teoria da motivação) e definiu os 4 comportamentos de um líder.

     

    DIRETIVO- objetivos claros e definidos (melhor para ambientes com tarefas estressantes ou ambíguas)

    APOIADOR- sensível às necessidades dos subordinados.

    PARTICIPATIVO- consultivo para a tomada de decisão.

    ORIENTADO PARA CONQUISTA E REALIZAÇÃO- estabelece desafio e espera máximo desempenho.

    Fonte: Ribas

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

     

  • Algum corajoso pra sair da zona de conforto do copia e cola e falar o porquê das outras questões não caberem como resposta?!

  • Psicóloga @psicnis

     

    que tal você dar exemplo e ser a 1

  • Galera, o cara quer ter segurança.

    Se ele quer ter segurança, é por que ele é inseguro e com isso podemos com facilidade ligar à imaturidade. Não possui conhecimento ou motivação suficiente.

    Na teoria situacional de Hersey Blanchard, o diretivo é recomendado pra pessoas que encaixam nesse estilo. O resto é balela

  • O líder diretivo estabelece todos os parâmetros do trabalho a ser executado. Assim, nenhum aspecto das atividades fica a ser definido pelos próprios subordinados, trazendo mais segurança e “menos risco” na execução das tarefas, já que, se algo der errado, a culpa será do líder e não dos liderados.

    Gabarito: A

  • Gabarito: A

    O líder diretivo estabelece todos os parâmetros do trabalho a ser executado. Assim, nenhum aspecto das atividades fica a ser definido pelos próprios subordinados, trazendo mais segurança e “menos risco” na execução das tarefas, já que, se algo der errado, a culpa será do líder e não dos liderados.

  • Diretivo = mostra o caminho = direção = vem cmg ;)
  • Gabarito: A

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria Caminho-Meta da Liderança Situacional.

    Essa teoria apresenta 4 estilos de liderança que, a depender de cada contexto vivenciado, deve ser adotado:

    1) Diretiva: o líder explica aos subordinados o que e como executar as tarefas;

    2) Encorajadora/apoiadora: o líder trata os subordinados de forma igual. Funciona bem para o contexto de tarefas repetitivas e estressantes.

    3) Participativa: o líder consulta a opinião da equipe de trabalho para tomar decisões. Adequado para o cenário em que os subordinados dominam a capacidade de realizar a tarefa e têm autonomia;

    4) Orientada para o resultado: o líder confia na equipe e em sua capacidade de atingir os resultados.

    @adm.semduvida

  • Teoria do Caminho-Meta de House.Também conhecida como Teoria do Caminho-Objetivo ou Teoria dos Passos Gradativos, essa teoria se baseia na ideia de que o líder deve ajudar os seus liderados/subordinados a alçarem as suas metas. 

    House destaca 04 tipos de liderança:

    Líder apoiador / incentivador / compreensivo:  É o tipo de liderança mais indicado para tarefas estruturadas, planejadas e repetitivas.

    Líder diretivo:  É o tipo de liderança indicado para tarefas estressantes ou ambíguas.

    Líder participativo: . É o tipo de liderança indicado quando os subordinados são mais capazes e possuem uma maior experiência.

    Líder orientado para resultados/realizações/objetivos / Líder realizador.


ID
2761105
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Equipes de produção, de serviços, de gerência, de projetos e consultivas podem ser diferenciadas pelo tipo de trabalho que realizam e pelo propósito que buscam. Essas equipes são exemplos de equipes

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

     

    FUNCIONAL 


     

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. Ex: Uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

     

    FUNCIONAL: GRUPOS/DEPARTAMENTOS ESPECIALIZADOS.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

     

  • Segundo Oliveira (2010, p. 287), equipes funcionais são aquelas cujos membros trabalham juntos em um mesmo departamento ou seção [...] têm existência permanente na estrutura organizacional e as pessoas se dedicam a maior parte do tempo às atividades do próprio grupo, evitando que outras atividades alheias a este lhes roube esse tempo.

  • Estrutura organizacional

    É a disposição e a inter-relação entre as parte componentes e os cargos de uma empresa. A estrutura especifica a divisão de atividades, mostrando como estão interligadas, apresenta o nível de especificidade do trabalho e a disposição da hierarquia e da autoridade, evidenciando as relação de subordinação. São do tipo:

    Funcional - A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função.

    Divisional - É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

    Matricial - A estrutura matricial adota duas estruturas. A departamental e a por projetos por exemplo. Aqui já deixo claro que tal estrutura quebra a regra da unidade de comando proposta por Fayol, o trabalhador terá dois chefes: o do departamento ao qual é vinculado e a chefia do projeto ao qual irá ser alocado.

    Redes - surgiu com o avanço da TI. Hoje a tecnologia nos permite trabalhar em redes, da nossa própria casa (home office). Profissionais não precisam se conhecer para trabalharem juntos. Serviços podem ser prestados a distância e equipes podem trabalhar em conjunto mesmo estando separados.

  • Ué, estrutura organizacional por projetos e por funções não eram coisas separadas? Por que considerar como funcional uma equipe de projetos? Boiei.

  • Absurdo.... Eu entaria com recurso.. A equipe de projeto e, mesmo a de gerência, não são funcionais... Uma é a área de administração da empresa e, a outra, uma equipe temporária constituída para um objetivo específico... Mas se quem fez a prova não lutou por seus direitos, quem sou eu para pleitea-los....

  • Equipes de produção, de serviços, de gerência, de projetos e consultivas podem ser diferenciadas pelo tipo de trabalho que realizam e pelo propósito que buscam.

     

    Apesar de estarem na mesma área tem tipos de trabalho diferente    = cada uma faz uma função  diferente.

     

    Equipes funcionais, apesar de fazerem parte de uma mesma área de atuação. Se diferenciam porque cada uma exerce ,um cargo, uma função diferente . Dentro da mesma área.

     

    A questão não fala que as equipes são da mesma área mas diz que dá para diferenciar eles pelos trabalhos diferentes .  A única opção é a E) equipe funcional.

     

     

  • Como que a equipe de projeto pode ser funcional?

  • Equipes funcionais- são a marca das empresas modernas, formadas pelo chefe e seus subordinados.

  • Equipes funcionais são aquelas que desempenham uma função específica. Ex: produção.

  • Compõem-se de pessoas que executam tarefas similares, numa mesma unidade organizacional; se, por um lado, a troca de informações sobre procedimentos possibilita a cooperação, por outro, o domínio de uma estreita gama de tarefas pode limitar os ganhos de produtividade.

  • As equipes funcionais ou multifuncionais ou funcionais cruzadas são aquelas formadas por membros de mesmo nível hierárquico, mas de diferentes áreas funcionais da empresa, como marketing, finanças, produção, gestão de pessoas, etc. Formam um mix de competências. Portanto, podemos perceber que esta é a nossa resposta da questão, pois o enunciado descreve várias áreas ou setores da empresa. Analisemos os outros itens:

    a) Errado, pois as equipes autogeridas são aquelas bem desenvolvidas, as quais conseguem gerir a si mesmas, operam seus próprios trabalhos, planejando suas atividades e solucionando os seus problemas, decidindo quando requeridas, executando os planos de ação e controlando seu desempenho com total responsabilidade sobre o alcance dos resultados. São autônomas. O enunciado não descreve essas características.

    b) Errada, as equipes formais são equipes definidas pela própria organização, de maneira formalizada, com a definição clara de papéis e responsabilidades, por vezes com rigidez de normas, hierarquia e papéis. A questão não retrata nada disso.

    c) Errada, pela mesma explicação do item anterior.

    d)  Errada, já que as equipes ocasionais são aquelas formadas em alguns momentos específicos, não sendo equipes perpétuas ou fixas na organização. O enunciado não fala nada disso.

    e). Correta, nosso gabarito.

    Gabarito: E

  • Gab E

    Equipes funcionais: são aquelas que possuem as mesmas habilidades.

    Equipe de produção

    Equipe de serviços

    Equipe de gerências

    Equipe de projetos

    Equipe consultiva


ID
2761108
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Teleconferência, sistemas de videocomunicação, comunicação eletrônica em tempo real, sistemas de votação por meio de teclados ligados a uma central, software de administração de projetos de grupo e diversos dispositivos de comunicação sem cabeamento são tecnologias que apoiam o trabalho de equipes

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    As equipes virtuais transmitem e recebem informações entre locais distantes através do uso intensivo da Tecnologia da Informação.
    O trabalho virtual muda profundamente hábitos arraigados de trabalho em equipe.

     

    https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/equipes-virtuais/

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Equipes Informais são os que nascem da necessidade de interação social dentro da empresa.

     

    Equipes Virtuais referem-se a impessoalidade que alguns meios de comunicação possuem.

  • Equipes Virtuais são profissionais que trabalham juntos a distância por meio da internet e de outros recursos de comunicação eletrônica, para que possam atingir seus objetivos comuns. Elas são apresentadas pelo meio online, onde os membros da equipe utilizam diversas ferramentas como videoconferências, correios eletrônicos e até mesmo redes sociais. Geralmente, os participantes das reuniões virtuais estão vendo o mesmo tema ou assunto, onde há uma maior flexibilidade por parte desses participantes e assim, há uma maior rapidez na tomada de decisão.


    Anne Powell e Gabriele Piccoli definem equipes virtuais como "grupos de trabalhadores geograficamente dispersos reunidos por tecnologia de informação para realizar uma ou mais tarefas organizacionais".


    Essa definição foi ampliada por Ale Ebrahim, o qual adicionou que as equipes virtuais são geralmente pequenos grupos temporários, que consistem em "Knowledge workers" (Trabalhador do conhecimento).


    Membros de equipes virtuais se comunicam eletronicamente e podem até nunca se encontrar face a face. Isto tornou-se possíveis graças a proliferação de tecnologia de fibra óptica que aumentou significativamente a possibilidade de comunicações com um custo menor. Equipes virtuais permitem às empresas adquirir os melhores talentos sem restrições geográficas.




  • Equipe virtual >>> indivíduos estão separados fisicamente, mas estão unidos pela TI (Tecnologia da Informação)


ID
2761111
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando colaboradores que trabalham juntos em um projeto discordam quanto a quem vai trabalhar em quais partes do projeto, ou se devem ter reuniões face a face ou se comunicar por meio eletrônico, trata-se de um conflito de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C 

     

    "Segundo Robbins (2002), o conflito ainda pode ser dividido em conflito de tarefa, de processo e de relacionamento.

    Conflito de tarefa: está relacionado ao conteúdo e às metas estipuladas para o trabalho.

    Conflito de relacionamento/interpessoais: envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais. Segundo Robbins (2002), quase todos os conflitos de relacionamento ou interpessoais são disfuncionais.

    Conflito de processo: relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado."

     

    Fonte: Ribas

  • Se faltou definir o fluxo, faltou definir o processo. 

  • CONFLITO DE TAREFA: CONTEÚDO E OBJETOS DE TRABALHO

    RELACIONAMENTO: INCOMPATIBILIDADE NA RELAÇÕES INTERPESSOAIS

    PROCESSOS: DIVEGÊNCIAS NA EXECUÇÃO DO TRABALHO

  • Robbins:

    Conflito de tarefa - relacionado ao conteúdo, às metas e aos objetivos do trabalho.

    Conflito de relacionamento - incompatibilidades nas relações interpessoais.

    Conflito de processo - relacionado à maneira como o trabalho é realizado.

    Chiavenato:

    Conflito Interno (Individual / Intraindividual / Psicológico): sentimentos, opiniões, desejos e motivações do próprio individuo, os quais são divergentes e antagônicos.

    Conflito externo (Social) - entre duas ou mais pessoas quando possuem objetivos e/ou interesses antagônicos.

    Maximiliano:

    Conflitos substantivos - decorrem de disputas ou desentendimentos por recursos.

    Conflitos emocionais - envolve sentimento de ódio, medo, vingança...

    Conflito intrapessoal: é um conflito interno, que ocorre dentro da pessoa.

    Conflito interpessoal: é o conflito que acontece entre duas ou mais pessoas

    Conflito intraorganizacional: tratam-se dos conflitos que ocorrem dentro da organização.

    • Intragrual (Intragrupo): é o conflito que ocorre entre membros de um mesmo grupo.
    • Intergrupal (Intergrupo): é o conflito que ocorre entre dois ou mais grupos.

    Conflito interorganizacional: é o conflito que acontece entre duas ou mais organizações (não é concorrência)


ID
2761114
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as definições abaixo.

I. Significado afetivo da ligação do indivíduo com seu contexto de trabalho.
II. Conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional.

As definições I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    O Clima Psicológico é de caráter afetivo, pois diz respeito aos sentimentos e percepções individuais sobre o trabalho. O Clima Organizacional, no entanto, tem natureza cognitiva, tendo em vista que envolve as percepções coletivas/compartilhadas entre os membros da organização.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • 3.3 Clima psicológico x clima organizacional
    Alguns autores diferenciam o clima organizacional e clima psicológico no momento da realização da pesquisa de clima organizacional.

    Segundo tais autores, o clima psicológico está relacionado a aspectos afetivos, descrevendo a percepção individual do ambiente de trabalho.

    O clima organizacional, por sua vez, está relacionado a aspectos cognitivos, descrevendo percepções compartilhadas entre os membros da instituição.

  • Em 19/08/2018, às 16:00:22, você respondeu a opção E.

    Em 07/08/2018, às 19:56:41, você respondeu a opção E

  • Pessoal,

     

    Quando uma questão falar em PERCEPÇÃO, de cara já podem excluir a cultura organizacional das opções. O que é percebido é o clima. Podem ir na fé! 

    A cultura está relacionada com os valores, pressupostos compartilhados pelos que fazem parte da organização. Percebam que a cultura, portanto, não pode ser avaliada, enquanto o clima sim.

     

    Isso fica mais claro pensamos o seguinte: O clima, como eu disse antes, é percebido né? Sim! Então, eu posso dar uma nota àquilo que eu percebo.

     

    Quanto ao clima psicológico, assim como o colega mencionou, é individual e tem até lógica. Clima PSICOLÓGICO está relacionado a um indivíduo, enquanto o clima ORGANIZACIONAL está relacionado aos membros da organização.

     

    - CLIMA PSICOLÓGICO -> INDIVIDUAL;

    - CLIMA ORGANIZACIONAL -> MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • CULTURA ORGANIZACIONAL

    Pressupostos básicos

    Valores

    Artefatos

    Modo de resolver conflitos

    Tolerância a riscos

    Postura pode ser etnocêntrica, policêntrica ou geocêntrica

    Ritos (passagem, degradação, reforço, renovação, redução de conflitos, integração)

     

    CLIMA ORGANIZACIONAL

    Percepção compartilhada dos membros sobre o ambiente de trabalho

    Indicador do grau de satisfação dos membros

    Pesquisa de clima organizacional (medição)

     

    e agora CLIMA PSICOLÓGICO (nunca tinha visto ser cobrado):

    Percepção afetiva

    Percepção individualizada

     

    Bons estudos

  • Clima psicológico x clima organizacional

    Clima psicológico – percepções afetivas, descreve a percepção individual do ambiente de trabalho.

    Clima organizacional – relaciona-se aos aspectos cognitivos e descreve percepções compartilhadas entre os membros da instituição.

  • Falou de clima - falou de sentimento (afetivo/percepções) ---> natureza avaliativa. Ex.: Gosto muito ou pouco.

    Falou de cultura - comportamento no ambiente de trabalho. ---> natureza descritiva. Ex.: a empresa a qual eu trabalho tem o costume de fazer culto toda terça à noite. ----> não se avalia e sim se descreve a cultura da empresa.

  • CLIMA ORGANIZACIONAL:

    *Percepções Cognitivas;

    *Natureza Descritiva;

    *Estudado no nível do grupo ou organização.


    CLIMA PSICOLÓGICO:

    *Percepções Afetivas;

    *Natureza Avaliativa;

    *Nível do indivíduo.


    SATISFAÇÃO NO TRABALHO:

    *Percepções Cognitivas + Percepções Afetivas;

    *Natureza Descritiva e Avaliativa;

    *Nível do indivíduo, grupo ou organização.




  • Relacione a palavra afetivo com clima psicológico. Clima organizacional é a percepção do camarada em relação à cultura.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Essa questão é de uma prova para o cargo de psicólogo. Logo não é familiar o termo clima psicológico nas provas para Administrador.

  • B

  • Clima psicológico ? Nunca ouvi , prazer .

ID
2761117
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É importante distinguir análise da atividade e análise ergonômica do trabalho. A análise da atividade é um método para a abordagem do comportamento humano, visando conhecê-lo e produzir conhecimentos sobre

Alternativas
Comentários
  • Do trabalho real.

  • Gabarito letra D para quem não é assinante.

  •  análise da atividade revela o REAL do trabalho

    A ergonomia da atividade é o estudo da atividade com base em modificar o trabalho, adaptando ao homem.

  • Quando o enunciado já praticamente responde a questão!!!!

  • NR-17 DO MTE

    17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

  • Análise Ergonômica do Trabalho

    --> também chamada de parecer ergonômico ou laudo ergonômico.

    --> documento essencial na avaliação (quantitativa e qualitativa) dos riscos ergonômicos presentes nas máquinas, equipamentos, postos de trabalho e na execução da atividade profissional

    -->elaborada por ergonomistas, ou seja, profissionais que possuem especialização na área da ergonomia, podendo ser eles: fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança, entre outros.

    Análise da Atividade

    --> A ergonomia da atividade está centrada na atividade humana, e mais concretamente, na atividade situada na ação

    --> Os ergonomistas se apropriaram do conceito desenvolvido pela Teoria da Análise da Atividade, mas o situaram na ação, o que possibilitou um novo olhar sobre a atividade de trabalho

    --> Ao utilizar o termo “atividade de trabalho” a ergonomia refere-se ao individuo que trabalha com uma série de habilidades e saber prático, baseado em suas experiências no trabalho, que o capacitam a controlar, regular e coordenar, e construir sua ação para alcançar determinado objetivo

    "É importante distinguir análise da atividade e análise ergonômica do trabalho. A análise da atividade é um método para a abordagem do comportamento humano, visando conhecê-lo e produzir conhecimentos sobre o sujeito em ação."

  • A ergonomia (na questão diferenciada como análise ergonômica do trabalho) pode ser definida como a adaptação do trabalho ao homem ou, mais precisamente, como a aplicação de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para conceber ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia. 
    Em contraposição à essa ergonomia dita de produtos, versão “puro-sangue", há uma “evolução" terminológica e conceitual que leva ao surgimento da denominação Ergonomia da Atividade (na questão identificada como análise da atividade), centralizada na atividade, ou no ser humano em atividade, entendendo-se que esta expressa a forma como se dá o trabalho real, com todos os“ajustes" necessários para que sejam “superadas" as impossibilidades ou contradições contidas no trabalho prescrito; e no custo humano dela derivado, em toda e qualquer situação real no mundo do trabalho.
    Assim:
    Análise ergonômica do trabalho = meios, métodos e ambientes de trabalho
    Análise da atividade = sujeito em ação,  em atividade real

    Gabarito do Professor: Letra D.








ID
2761120
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação aos clientes e seguindo as orientações do Código de Ética Profissional do Psicólogo − Resolução Conselho Federal de Psicologia (CFP) no 010/2005, um psicólogo que, por motivos justificáveis, não pode dar continuidade aos serviços profissionais assumidos junto aos seus clientes, deve:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E  

    e) sugerir serviços de outros psicólogos e fornecer ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.

    DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO: k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;

     

  • Art. 1º São deveres fundamentais dos psicólogos:

    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho.

    Gabarito: E

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

     

    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • Das Responsabilidades do Psicólogo

    Art. 1º - São deveres fundamentais dos psicólogos:

    a. Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;

    b. Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;

    c. Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;

    d. Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    e. Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;

    f. Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;

    g. Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;

    h. Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;

    i. Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;

    j. Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;

    k. Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;

    l. Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional. 

  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu Artigo 1º, que trata dos deveres fundamentais dos psicólogos:

    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;

    b) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;

    c) Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional;

    d) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    e) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia;

    f) Fornecer, a quem de direito, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional;

    g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;

    h) Orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e fornecer, sempre que solicitado, os documentos pertinentes ao bom termo do trabalho;

    i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;

    j) Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante;

    k) Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho;

    l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.


    GABARITO: E

ID
2761123
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gestor que possui o hábito de visitar, sem aviso prévio, as áreas da empresa e conversar com todos os colaboradores independentemente do seu nível hierárquico, desenvolvendo relacionamentos positivos e obtendo informações diretamente deles sobre suas áreas e seu trabalho, está utilizando uma técnica de comunicação denominada

Alternativas
Comentários
  • Gerencimento com envolvimento como tecnica de comunicação que desenvolve aspectos positivos.

  • Acho que a questão, ao perguntar técnica de comunicação, se confundiu com técnica de gestão/liderança/motivação.

    Foi um pouco infeliz, porque técnica de comunicação é a ferramenta utilizada para se comunicar; ao se direcionar "cara a cara" com o funcionário, ele utilizou um canal RICO de comunicação. Portanto, a letra E se encaixaria melhor.

     

  • Gerenciamento com envolvimento (MBWA - Management by Walking Around)

    Consiste em implementar um sistema de comunicação informal, exequível através do contato pessoal entre gestores e colaboradores. O MBWA defende que os gestores devem relacionar-se com os colaboradores saindo dos seus gabinetes e percorrendo o “chão da fábrica”. Esta interação com os colaboradores, através de conversas informais, ouvindo sugestões, reclamações e oferecendo soluções permite ter uma maior perceção do clima organizacional e aferir sobre a “saúde” da organização.

     

  • a) Networking Intrapessoal. Não existe, pois Networking é a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém, enquanto Habilidade Intrapessoal é a habilidade de controlar e administrar suas emoções e sentimentos. --> São opostas, pelo menos foi o que encontrei a respeito

     

    b) Comunicação boca a boca: isso não é técnica de comunicação, mas sim um tipo de marketing

     

     c) Gerenciamento com envolvimento: GABARITO

     

     d) Mensagem instantânea: são uma ótima forma de melhorar a comunicação, integrar equipes, alinhar estratégias em corporações de qualquer tamanho ou segmento.

     

     e) Riqueza de canal: quantidade de informações que podem ser transmitidas durante um evento de comunicação.

     

    Por favor, me corrijam se estiver errado, de preferência por mensagem.

  • tecnica de comunicação - gerenciamento com envolvimento.

    o canal faz parte do processo de comunicação.

  • Acho que único gerente que não se envolve é o menor de idade que só contribui com seu sobrenome na hora de documentar.

  • Tão óbvia que acabei errando, que raiva!

  • Gabarito: C

    Principais Regras de Comunicação:

    • Processo bilateral de troca de informações, podendo ser formal ou informal;
    • Apresenta os seguintes elementos: o emissor codifica uma mensagem, a qual é transmitida por um canal e ao chegar é decodificada pelo receptor. Esse receptor dar uma resposta que chamamos de feedback. Na maioria dos casos, apresenta ruídos.
    • Ruídos (dificultam a comunicação). Ex: Filtragem (Manipulação da mensagem por um individuo), Percepção seletiva (eu escuto aquilo que eu quero com base nas minhas crenças e valores), Sobrecarga (muitas mensagens e não consegue dar atenção), Barreiras Físicas (Uma parede atrapalhando a comunicação), entre outros.
    • Com base no organograma, pode ser ascendente, descendente, horizontal ou diagonal.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!


ID
2761126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Deslocar-se, movimentar-se nos vários contextos empresariais, conhecer as diversas realidades, disponibilizar competências e colaborar para o atingimento da meta são atitudes que ajudam a “tocar” na sensibilidade e motivação das pessoas. Trata-se de uma descrição de influência na atuação profissional da inteligência

Alternativas
Comentários
  • Considero esse gabarito errado

    Como Inteligência Corporal-cinestésica, entende-se a capacidade de usar o corpo de diferentes maneiras e de forma hábil para obter determinados objetivos. Envolve o uso de todo o corpo ou partes dele para resolver problemas ou criar produtos, utilizando ações motoras amplas e finas. Inclui habilidades de coordenação, equilíbrio, destreza, força, flexibilidade, velocidade, capacidades auto-perceptivas, táteis assim como percepção de medidas e volumes. Supõe a capacidade de empregar partes do próprio corpo ou sua totalidade para resolver problemas ou criar produtos, sendo encontrada, por exemplo, entre os alpinistas, atletas e bailarinos.

    Inteligência Intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo, controlar suas emoções, administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de si mesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Esta inteligência permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe a capacidade de compreender a si mesmo, de ter um modelo útil e eficaz de si, que inclua os próprios desejos, medos e capacidades de empregar esta informação com eficiência na regulação da própria vida. Manifesta-se em pessoas possuidoras de boa auto-estima e capazes de boa interação, como yogues, pacifistas, terapeutas. 

    Inteligência Interpessoal é a competência através da qual o indivíduo se relaciona bem com as outras pessoas, distinguindo sentimentos (intenções, motivações, estados de ânimo) pertencentes ao outro, buscando reagir em função destes sentimentos. Esta capacidade permite a descentralização do sujeito para interagir com o outro. Mostra a capacidade de uma pessoa para entender as intenções, as motivações e os desejos alheios e, em conseqüência, sua capacidade para trabalhar eficazmente com outras pessoas. Esta inteligência se manifesta em terapeutas, professores, médicos, líderes religiosos, enfermeiros, etc.

  • Gabarito letra A para quem não é assinante

  • Bom dia gente, foi uma pegadinha que eu também cai aqui e tive que reler várias vezes a questão... Ele está descrevendo a INFLUÊNCIA dessa Inteligência Cinéstesica. O enunciado foi claro, mas a gente vai com muita sede ao pote, quando li motivação, marquei Interpessoal rsrs

  • cinestésica

    Definições da Web

    (Cinestésico) Relativo às sensações do corpo. Na PNL, o termo cinestésico engloba todos os tipos de sentimento, inclusive os táteis, viscerais e emocionais.

  • É verdade. Thalane Rezende. Eu fui em espacial devido o emprego dos verbos...

  • Tá caindo físicaem GP agora?kkk
  • a) Inteligência corporal-cinestésica - relativo às sensações do corpo e que engloba todos os tipos de sentimento, inclusive os táteis, viscerais e emocionais.

    b) Inteligência Interpessoal - é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas.

    c) Inteligência Linguística - está evidenciada em indivíduos que têm facilidade com a oralidade e a escrita.

    d) Inteligência Espacial - como um domínio exclusivo, engloba um conjunto de habilidades.

    e) Inteligência Intrapessoal - é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente.

  • Estava técnica demais pra ser interpessoal... falou em movimento é cinestésica até porque todas as outras são muito similares... mesmo assim, achei essa questão apelativa.

  • Tá mais fácil virar psicologo (5 anos) do que analista!

     

  • a) Inteligência corporal-cinestésica - relativo às sensações do corpo e que engloba todos os tipos de sentimento, inclusive os táteis, viscerais e emocionais.

    b) Inteligência Interpessoal - é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas.

    c) Inteligência Linguística - está evidenciada em indivíduos que têm facilidade com a oralidade e a escrita.

    d) Inteligência Espacial inteligência espacial diz respeito à capacidade de perceber o mundo sob a perspectiva tridimensional, mental e fisicamente. Quem tem alta inteligência espacial consegue visualizar formas, reconhecer distâncias, imaginar cenários e até associar emoções a esses fatores com facilidade.

    e) Inteligência Intrapessoal - é a capacidade do indivíduo de identificar as próprias emoções e sentimentos, dominando-as favoravelmente.

  • Marquei B, mas acho que o raciocínio do examinador se revela na expressão:"...que ajudam a “tocar” na sensibilidade e motivação das pessoas...", creio que remete à cinestesia, uma das 7 inteligências de howard Gardner.


ID
2761129
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O líder de um grupo apresenta uma ideia ruim em uma reunião. Cada membro da equipe inicialmente pode suspeitar de que a ideia é ruim, mas reluta em dizer isso, ou seja, ninguém quer questionar a decisão do líder. À medida que cada indivíduo olha ao redor e percebe que todos estão em silêncio, cada elemento começa a duvidar de seu julgamento inicial. Afinal, se todo mundo parece estar concordando, talvez a ideia não seja tão ruim. Conforme o processo continua, qualquer crítica é descartada, e os membros são pressionados individualmente a concordar com o ponto de vista do grupo. Esse fenômeno é denominado

Alternativas
Comentários
  • alguem explica?

  • O pensamento grupal é bem descrito pela pressão para a conformidade e pela tendência a minimizar e/ou evitar conflitos que impede que o grupo avalie criticamente propostas ruins, o que evita a promoção de pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Tal fato se dá, sobretudo, devido a uma excessiva valorização da união do grupo que faz com que a coesão grupal se torne mais importante que a expressão individual de opiniões. Em outras palavras, diante de uma ideia ruim os membros, por medo da crítica abalar a coesão e harmonia grupais, se sentem pressionados a concordar com a mesma. Asim, há uma limitação do pensamento crítico individual em prol do consenso e, consequentemente, união grupal.

     

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Efeito manada.

  • quando a resposta eh obvia a glr pensa logo q pegadinha kk

  • Outros teóricos chamam de Espiral do Silêncio o fenônemo em que as opiniões minoritárias se calam por temer a resistência.

  • alguns chamam esse fenômeno de ''medo de ser demitido se contrariar o chefe''

  • Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as idéias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual.

  • Eu guardo no meu DNA de concurseiro de provas da FCC, até hoje, as famosas pegadinhas desta banca. é muito difícil de quebra essa impressão!

  • Só acho que a classificação era para ser em comunicação ou em grupos/equipes. 

     

    Gab. B

  • Pensamento de grupo é um tipo de pensamento exibido pelos membros de um grupo que tentam minimizar conflitos e chegar ao consenso sem testar, analisar e avaliar criticamente as ideias. Durante o pensamento de grupo, membros do mesmo evitam promover pontos de vista fora da zona de conforto do pensamento consensual. Uma variedade de motivos para isto pode existir, tais como o desejo de evitar ser encarado como ridículo, ou o desejo de evitar perturbar ou irritar outros membros do grupo. O pensamento de grupo pode fazer com que grupos tomem decisões precipitadas e irracionais, onde dúvidas individuais são postas de lado, por medo de perturbar o equilíbrio coletivo. O termo é freqüentemente usado em sentido pejorativo.


    Só lembrando que é diferente de Consciência coletiva, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, é um conjunto cultural de ideias morais e normativas, a crença em que o mundo social existe até certo ponto à parte e externo à vida psicológica do indivíduo.

  • evento crítico - Método do Caminho Crítico (CPM/PERT) ... O método é utilizado em conjunto com o diagrama de redes PERT (do inglês: Program Evaluation and Review Technique), organizando em conjunto as tarefas e etapas do projeto para visualizar melhor as atividades e encontrar o tempo total de duração do projeto ou atividade.


    pensamento grupal - GABARITO.


    comportamentos reminiscentes - é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo.


    declarações explícitas - Explicita vem do verbo explicitar. Retirar a ambiguidade, o duplo sentido, de; fazer com que se torne explícito, claro.


    rompimento da comunicação - sinônimo de: briga, desavença, dissolução, rescisão, ruptura, quebramento.


  • Vamos pedir o comentário do professor, porque estas 5 aulas estão incompletas e não têm este assunto!

  • O desejo que as pessoas têm de serem aceitas no grupo pode levar a uma busca por evitar qualquer discussão mais aberta e reduzir possibilidade de novas ideias. 


ID
2761132
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um gerente encoraja a aprendizagem organizacional, estabelecendo sistemas de informações que permitam às pessoas compartilhar conhecimento e aprender de novas maneiras, se coloca como exemplo, ouvindo os outros, lendo bastante, refletindo sobre o que observa e se pergunta periodicamente “O que podemos aprender dessa experiência?”. Todo esse processo estimula na equipe a

Alternativas
Comentários
  • “O que podemos aprender dessa experiência?" = aprendizagem contínua.

  • Vindo da FCC meu maior medo foi ir na C.

  • a) -

    b) Experimentação Ativa = consiste na decisão da alternativa mais adequada, com base nas experiências e conceitos elaborados, para a resolução do problema, desencadeando uma nova experiência concreta e fomentando a geração de um novo processo de aprendizagem. 

    c) Aprendizagem Contínua = além de estimular o ganho de conhecimento fora do sistema de educação formal, é a maneira mais eficaz de garantir sucesso no contexto dinâmico em que vivemos hoje.

    d) Conceitualização Abstrata = é encontrada mais naqueles indivíduos que são mais disciplinados, organizados, onde o mais importante é o pensamento e a abstração utilizadas para construir teorias, modelos mentais e esquemas que poderiam ser testados na prática.

    e) -

  • GABARITO:  C

     

    A descrição da questão que diz: "aprendizagem organizacional, estabelecendo sistemas de informações que permitam às pessoas compartilhar conhecimento e aprender de novas maneiras, se coloca como exemplo, ouvindo os outros, lendo bastante, refletindo sobre o que observa e se pergunta periodicamente". “O que podemos aprender dessa experiência?”. Isso nada mais é do que processo de aprendizagem contínua!

  • A explosão tecnológica mudou a visão que tínhamos sobre conhecimento e aprendizagem. Vivenciamos a sociedade do conhecimento, onde é possível acessar informações sobre determinado assunto na palma de nossas mãos e em poucos segundos. Segundo Tracey, Tannenbaum e Kavanagh (1995), a cultura de aprendizagem contínua traz um novo significado para a inovação e a competitividade porque as percepções e experiências são compartilhadas por todos os membros da organização.

  • Interesssante esse conceito de aprendizagem contínua. Isso é o que nos, futuros servidores, estamos fazendo diariamente.

  • a) Conceitualização concreta

    (Interação, Audição e Envolvi-mento) está positivamente associada à Elaboração Vivencial (Experimentação e Afeto). R1

    b) Experimentação ativa.

    Envolve uma nova experiência concreta, bem como um novo processo de aprendizagem com base nas experiências e conceitos elaborados para a resolução de problemas. R2.

    c) Aprendizagem contínua.

    Conhecimento adquirido fora da educação formal. R2

    d) Conceitualização abstrata.

    A Conceituação Abstrata (Introspecção, Visualização e Distanciamento) está positivamente associada à Elaboração Factual (Comparação e Lógica) R1

    e) Experimentação passiva.

    Não encontrei referência. Analisando: como se experiencia passivamente? Não existe.

    Referências:

    R1: https://www.scielo.br/pdf/rae/v55n5/0034-7590-rae-55-05-0511.pdf - "GESTÃO DE RECURSOS DO EAD: COMO ADEQUAR AS TECNOLOGIAS AOS PERFIS DE ASSIMILAÇÃO".

    R2 Referencia retirada do comentário do colega nesta questão.

  • PESSOAL ACHO INTERESSANTE ESTUDAR O "CICLO DE APRENDIZAGEM DE KOLB". Kolb descreve o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar).

    Estudem cada conceito em:

    – Beck, C. (2016). Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/ciclo-de-aprendizagem-de-kolb/

  • A questão versa sobre aprendizagem organizacional, tema pertinente ao tópico de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional.


    Aprendizagem a nível organizacional é uma das ferramentas de cunho estratégico utilizada pela organização com objetivo de melhorar a atuação da empresa na consecução de atividades fins em busca de atingir sua missão.  Realiza-se mediante a constituição de uma cultura de capacitação contínua tendo em vista o desenvolvimento de competências de cunho crítico para seus empregados. Difere da Aprendizagem individual, o qual tem como objetivo desenvolver habilidades individuais a nível operacional, com alcance mais limitado, enquanto a aprendizagem organizacional tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades competitivas.


    Dentre os métodos de aprendizagem, a questão citou em suas alternativas, alguns estilos de aprendizagem do método Kolb, que consiste em estabelecer o aprendizado mediante um ciclo, considerando as atitudes e sentimentos da pessoa que está aprendendo. O ciclo possui quatro habilidades de aprendizagem: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa.



    1. ERRADA

    Não existe o termo de conceitualização concreta, mas experiência concreta. A experiência concreta (o agir) trata-se da aquisição de experiências pelo aprendente em sala de aula, sejam quais forem, tendendo a tratar situações mais em observações e sentimentos do que com numa abordagem teórica e sistemática


    1. ERRADA

    A experimentação ativa refere-se à fase do “aplicar". Os alunos estão voltados para colocar em prática tudo aquilo que aprendeu em sala de aula, realizando exercícios, experimentações, tomada de decisões e resolução de problemas.


    1. CERTA

    Essa alternativa está mais condizente com nossa resposta. Diante da velocidade de transformações no mundo que impulsiona as organizações a constantes atualizações, é necessário que o colaborador esteja sempre acompanhando essas atualizações, para crescimento próprio e, principalmente, para o crescimento organizacional. Sem aprendizagem não é possível alcançar o diferencial nas organizações que garantem seu crescimento e disputa no mercado. 


    obs: um detalhe importante para gabaritar a questão: quando a questão informa da observação e das perguntas periodicamente, não se trata de um estágio de aprendizagem, mas a aprendizagem como um todo, que impulsiona o sujeito a buscar o que já aprendeu, na teoria e na prática, sua capacidade reflexiva com base na experiência de forma continuada e constante.



    1. ERRADA

    Nesta fase da aprendizagem, o aluno utiliza recursos cognitivos para explicar e entender eventos. Usa teoria, hipóteses e raciocínio lógico para pensar de forma lógica e sistemática com objetivo de compreender o assunto aprendido, com alto nível de abstração. 


    1. ERRADA
    Não existe experimentação passiva, mas experimentação ativa! Conforme foi visto na alternativa B.



    Gabarito da Professora: Letra C.


    Fonte: Beck, C. (2016). Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Andragogia Brasil.



ID
2761135
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a motivação sob a ótica da teoria do reforço, quando um supervisor para de criticar ou reprimir um funcionário, uma vez que o comportamento incorreto tenha parado, ele está utilizando um instrumento de reforço denominado

Alternativas
Comentários
  • De onde a FCC tira esses negócios?!?! já ouvi falar sobre os 4 tipos de reforço abaixo, mas nunca sobre "evasão de aprendizagem"...

     

    Essa teoria divide-se em quatro posturas: reforços positivos, reforços negativos, punição e extinção.

     

    Reforço positivo: oferecer recompensa no momento em que se alcança um objetivo. por exemplo: prêmio por assiduidade ou produtividade.

     

    Reforço negativo: remover uma consequência negativa na ocorrência de um ação desejada. Um exemplo seria um funcionário que se esforça para cumprir a meta e fugir de trabalhar no sábado.

     

    Punição: praticar uma medida negativa na ocorrência de uma ação indesejada. Exemplo: desconto no salário devido ao atraso ou falta.

     

    Extinção: retirada de uma recompensa positiva no momento em que ocorre uma ação indesejada. Exemplo: retirar o prêmio por assiduidade pelas faltas cometidas.

  • Gabarito: E

     

    "A evasão de aprendizagem, ou reforço negativo, é a remoção de um resultado desagradável que segue a um comportamento desejado" (DAFT, 2010 apud MENDONÇA, 2001)

     

    Fonte: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/77551/000895186.pdf?sequence=1

  • Muito obrigada Bruna!

    .

    A banca pode cobrar mil (mil!) coisas, mas o examinador acha que é interessante ou inteligente solicitar o conceito pelo nome que ninguém chama. O que foi que aconteceu com a FCC da ALESE pra cá?

  • Eu só conhecia como reforço negativo!

  • Para quem não conseguiu associar o nome, basta que perceba que o chefe "se evadiu" (ou evadiu seu comportamento) para que o funcionário aprendesse. 

    PS: Sou psicólogo e é a primeira vez que vejo representado assim, também errei a questão.

  • Fundação Cheira Cola

  • A gente tem que tá preparado mesmo para essas outras interpretações que a FCC usa justamente pra pegar a gente! Também errei! Reforço negativo também pode denominar-se EVASÃO DE APRENDISAGEM... ERRANDO E APRENDENDO!!!!!

     

  • Skinner - Teoria do Reforço

    Segundo Chiavenato:

    Reforço positivo

    Reforço negativo ou Evasão de aprendizagem

    Punição

    Evitação

    Segundo Maximino (2006):

    Reforço positivo

    Punição

    Programação de estímulos

    Extinção

    Modificação do comportamento

  • Evasão seria a última alternativa a ser marcada...

  • Os caras inventam tudo para nos empalar! Nunca vi tal denominação.

  • FCC tem que entrar na onda dela.

  • TEORIA DO REFORÇO - SKINNER

    REFORÇO POSITIVO ---> PREMIAÇÃO

    PUNIÇÃO --> MEDIDA NEGATIVA

    REFORÇO NEGATIVO OU EVASÃO DE APRENDIZADO ---> RETIRAR PUNIÇÃO

    EXTINÇÃO ---> RETIRAR PREMIAÇÃO

  • O que a questão nos diz é que quando o funcionário começa a se comportar da maneira desejada,

    o supervisor “para de criticá-lo e de reprimi-lo”, ou seja, o supervisor retira uma consequência

    negativa que estava sendo aplicada sobre o funcionário.

    Trata-se, portanto, de um reforço negativo (também chamado de evasão de aprendizagem)

  • Pensei a mesma coisa, o professor analisou apenas o enunciado, não voltou ao texto.

  • Reforço Positivo: Ocorre quando o comportamento desejável é seguido de uma consequência positiva. Ou seja, consiste em “recompensar” o indivíduo quando ele tem um comportamento desejável. (Por exemplo: a criança faz todo o dever de casa, e o pai dá à criança um bolo de chocolate como recompensa).

    Reforço Negativo: Ocorre quando o comportamento desejável é seguido de uma retirada de uma consequência negativa. Ou seja, consiste em “retirar/remover uma consequência negativa” quando o indivíduo tem um comportamento desejável. (Por exemplo: a criança que estava de castigo faz todo o dever de casa, e o pai a retira do castigo). Alguns autores também chamam o reforço negativo de “evasão de aprendizagem”.

    Punição: Ocorre quando o comportamento indesejável é seguido de uma consequência negativa. Ou seja, consiste em “punir” o indivíduo quando ele tem um comportamento indesejável. (Por exemplo: a criança não faz todo o dever de casa, então o pai a deixa de castigo).

    Extinção (Evitação): Ocorre quando o comportamento indesejável é seguido de uma retirada de uma consequência positiva. Ou seja, consiste em “retirar/remover uma consequência positiva” quando o indivíduo tem um comportamento indesejável. (Por exemplo: a criança ganhou um videogame por ter sido boa aluna. Contudo, a criança não fez todo o dever de casa, então o pai retira o videogame da criança).

    Fonte: Estratégia concursos

  • O que a questão nos diz é que quando o funcionário começa a se comportar da maneira desejada, o supervisor “para de criticá-lo e de reprimi-lo”, ou seja, o supervisor retira uma consequência negativa que estava sendo aplicada sobre o funcionário. Trata-se, portanto, de um reforço negativo (também chamado de evasão de aprendizagem).

    O gabarito é a letra E.

  • evasão de aprendizagem = reforço negativo

  • Gabarito: E

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria do Reforço de Skinner ou Teoria Behaviorista.

    Para essa teoria, os comportamentos influenciam a motivação.

    São 4 aspectos a serem considerados:

    Reforço Positivo - dar uma recompensa por ter bom comportamento. Ex: Dar bônus. 

    Reforço Negativo ou evasão de aprendizagem - tirar algo negativo quando o comportamento é bom. Ex: Tirar obrigação de ponto para quem costuma ser pontual.

    Punição - medida negativa quando comportamento é indesejado;

    Extinção - tirar algo positivo quando não tem bom comportamento. Ex: TIrar a bonificação.

    @adm.semduvida

  • “quando um supervisor para de criticar ou reprimir um funcionário, uma vez que o comportamento incorreto tenha parado”

    O reforço negativo ou evasão de aprendizagem consiste em relacionar a evasão de consequências negativas a um comportamento desejado para aumentar a frequência ou intensidade desse comportamento. Nesse caso, o reforço ocorre porque ao assumir o comportamento desejado, o indivíduo evita uma consequência desagradável.

    Já sabemos que a alternativa correta é a letra E, mas vamos dar uma olhada nas outras:

    Alternativa A e B. Errado. Os esforços contínuos e intermitentes fazem parte dos esquemas de reforçamento (CRF) 

    Alternativa C. Errado. A punição consiste em relacionar consequências negativas a um comportamento indesejado para diminuir a frequência ou eliminar esse comportamento. A suspensão de um bônus financeiro de um funcionário que se atrasa injustificadamente ao trabalho é um exemplo de punição.

    Alternativa D. Errado. A extinção ou evitação consiste em eliminar uma consequência agradável relacionada a um comportamento indesejado para diminuir a frequência ou eliminar desse comportamento. Pessoas que chegam atrasadas em reuniões (comportamento indesejado) acabam tendo como consequência agradável (não ter que esperar ninguém). Uma forma de eliminar esse comportamento é iniciar pontualmente as reuniões e limitar o acesso à reunião fechando as portas, por exemplo.

    Gabarito: E


ID
2761138
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Por se tratar de um ramo complexo a Ergonomia possui subdivisões. A Ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, que inclui itens de

Alternativas
Comentários
  • ergonomia cognitiva - tomada de decisão, desempenho de habilidades, interação humano-computador, conflitos e treinamento.

  • Salientando nas alternativas o que não é cognitivo:

    a) manipulação de materiais

    b) postura

    c) ruído

    d) gabarito

    e) trabalho manual.

    Acredito que existem outros fatores, mas com isso já é possível resolver a questão.

  • A ERGONOMIA é uma área que se dedica ao estudo da relação entre os seres humanos e seu ambiente de trabalho. Trata-se de uma disciplina que tem o objetivo de melhorar a maneira que o profissional executa suas tarefas dentro da organização em que trabalha, sendo dividida em três domínios básicos de especialização: física, organizacional e cognitiva.

    Cada uma dessas áreas trabalha um aspecto do indivíduo. O aspecto orgânico dos colaboradores é abordado pela ergonomia física, envolve questões como biomecânica e anatomia e tem o objetivo de preservar a saúde física dos funcionários. Já a ergonomia organizacional diz respeito à influência da organização no bem-estar geral de seus funcionários por meio de sua cultura e políticas internas.

    ERGONOMIA COGNITIVA

    Os processos que envolvem a ergonomia cognitiva abordam o raciocínio, memória, concentração e a atenção do colaborador com o intuito de entender as respostas emocionais e mentais dos indivíduos dentro da corporação.

    Esta área se dedica especialmente em aprimorar o desempenho, a capacidade de tomar decisões, a satisfação individual e a motivação profissional. Isso é feito por meio de treinamentos e ações que promovem um melhor relacionamento entres os colegas e gestores, minimizando os fatores estressores existentes no ambiente de trabalho.

    Quais são os benefícios da Ergonomia Cognitiva?

    Aumento da memória e da atenção;

    Aumento da satisfação dos profissionais;

    Melhoria nos processos de tomadas de decisão;

    Aumento da produtividade e eficiência dos colaboradores;

    Melhoria da harmonia dentro da organização;

    Redução das chances de os funcionários desenvolverem quadros depressivos ou de ansiedade;

    Diminuição da incidência de demissões.

    Um ambiente saudável melhora a saúde dos colaboradores e, por consequência, aprimora o desempenho de toda a equipe. Empresas que se preocupam em aplicar processos contínuos de desenvolvimento e que investem em adequações para aplicar a ergonomia em seus processos geralmente notam uma melhoria significativa não apenas na vida de seus colaboradores, mas nos resultados organizacionais de maneira geral.

  • GABARITO: D


    Ergonomia cognitiva refere-se a tomada de decisão, desempenho de habilidades, interação humano-computador, conflitos,treinamento,raciocínio, memória e concentração.


  • A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização. São eles:


    Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).

    Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

    Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.

  • Por se tratar de um ramo complexo a Ergonomia possui subdivisões. A Ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, que inclui itens de tomada de decisão, desempenho de habilidades, interação humano-computador, conflitos e treinamento.

    Ergonomia

    --> se dedica ao estudo da relação entre os seres humanos e seu ambiente de trabalho.

    --> tem o objetivo de melhorar a maneira que o profissional executa suas tarefas dentro da organização em que trabalha

    --> é dividida em três domínios básicos de especialização:

    a) Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).

    b) Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

    c) Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.

  • Do grego Ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis), a Ergonomia trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade laboral humana. Se aprofunda na relação entre o homem moderno e as atividades operacionais que ele executa, buscando promover a perfeita integração entre as condições de trabalho, contemplando as limitações físicas e psicológicas do indivíduo e do sistema produtivo, e assim, objetivando aumentar a eficiência organizacional, a saúde, segurança e conforto do funcionário.

    A fim de contemplar toda a complexidade do mundo do trabalho humano, faz-se necessário uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Assim, os domínios de especialização da ergonomia são:

    - Ergonomia física | está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

    - Ergonomia cognitiva | refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

    - Ergonomia organizacional | concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.

    GABARITO: D

ID
2761141
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir do modelo da Psicologia Positiva, distinguem-se duas concepções de bem-estar, o Capital Psicológico e o Continuum de Saúde Mental. O Capital Psicológico é definido como o estado psicológico positivo de desenvolvimento de um indivíduo que se caracteriza pela

Alternativas
Comentários
  • aspectos intrapessoais

  • O capital psicológico é constituído por quatro constructos (a esperança, a resiliência, o optimismo e a auto-eficácia) que se correctamente estimulados têm impacto no desenvolvimento organizacional (Luthans, Avey & Patera, 2008). Capital Psicológico,

  • http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000300002

     

  • Escala de Saúde Mental Positiva:

    Mental Health Continuum - é um instrumento de autorrelato para avaliação da saúde mental positiva, entendida como sintomas de afetos positivos, autodesenvolvimento e conexão social.

  • Capital Psicológico

    --> objeto central de estudo do comportamento organizacional positivo

    --> definido como um fator psicológico de positividade

    --> estado de desenvolvimento psicológico positivo

    --> composto pela integração de diversas capacidades psicológicas positivas

    --> capacidades psicológicas:

    1- Autoeficácia.

    2- Otimismo:

    3- Esperança

    4- Resiliência


ID
2761144
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem vários métodos básicos de coleta de dados para a análise de cargo. A vantagem da técnica do incidente crítico é de que

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho. Identifica as características que melhoram ou pioram o desempenho.

     

    (Cespe/Antaq/Analista Administrativo/2009) O procedimento de questionário para descrição de tarefas é o procedimento mais adequado para descrever e classificar comportamentos críticos dos trabalhadores.

     

    Ribas

  • LETRA A

     

    Método dos Incidentes Críticos
     

    Este é um método bastante simples e de fácil construção. Para cada cargo são descritas algumas características críticas, ou seja, que levam a um desempenho excelente ou negativo.
     

    o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado


    ひ Aspectos negativos seriam então corrigidos e os fortes realçados.

     

    INCIDENTES CRÍTICOS >(método subjetivo, qualitativo e tradicional)

    PRÓS

    >Avalia o desempenho excepcionalmente bom e o excepcionalmente ruim

    >Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e mais bem aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas

    >Método de fácil montagem e fácil utilização

     

    CONTRAS

    >Não se preocupa com aspectos normais do desempenho.

    >Fixa-se em poucos aspectos do desempenho.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Técnica de Incidentes Críticos

    --> empregados e supervisores são solicitados a comunicar os incidentes críticos e comportamentos de trabalho que sejam efetivos ou ineficientes para o objetivo de seus trabalhos

    Vantagens

    --> o comportamento real é usado como parâmetro de como o trabalho deve ser feito (e não as opiniões ou impressões subjetivas)

    Desvantagens

    --> leva muito tempo para reunir, analisar e classificar os incidentes

    --> o comportamento médio do trabalhador quase sempre é difícil de discernir e pode não ser possível compilar e completar

    LIVRO: Fundamentos da Psicologia Organizacional e do Trabalho - Ian Rothmann - Editora Elsevier


ID
2761147
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de seleção, é importante que o psicólogo tenha identificado os requisitos da função e os requisitos de acesso para a vaga existente. O requisito de acesso é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) o mínimo aceitável que um profissional que iniciará na função precisa ter.

  • Eu errei a questão, mas, pensando bem, talvez a lógica seja a seguinte:

    as letras A e E poderiam estar certas (grupo de competências comportamentais e mínima condição de maturidade) e ambas se complementam. Essa junção das duas se reflete na letra C (mínimo aceitável para o funcionário ter acesso ao cargo). Ao não especificar que mínimo aceitável é esse, deixa espaço para que seja o mínimo de competências ou o mínimo de maturidade, ou os dois.

  • A questão não foi bem elaborada. O gabarito aponta para a letra "c" mas fiquei com dúvidas:

    "O mínimo aceitável (do que? De requisitos? De comportamentos? ) que um profissional que iniciará na função precisa ter".

  • Identificar no processo de seleção

    --> requisitos da função

    --> requisito de acesso:  o mínimo aceitável que um profissional que iniciará na função precisa ter

    ex: mínimo de 3 anos de experiência na área

  • Requisitos são condições básicas e necessárias para se obter alguma coisa ou para alcançar determinado propósito.

  • Esta é uma questão de interpretação: reparem que ela pede o requisito de ACESSO inicial à vaga ou ao processo seletivo. Não está pedindo os requisitos para ocupar o cargo (que são avaliados durante o processo seletivo, após o recrutamento).

    Vamos à análise dos itens:

    Letra A: Errado. O grupo de competências é avaliado após o recrutamento.

    Letra B: Errado. Mesma justificativa da letra A.

    Letra C: Correto. O mínimo aceitável para o acesso à vaga é o requisito inicial (ex: ter experiência com docência pode ser um requisito para candidatura à vaga).

    Letra D: Errado. Esse tempo até pode ser um exemplo de requisito mínimo de acesso, mas é apenas um exemplo, e não uma regra.

    Letra E: Errado. Maturidade e equilíbrio emocional podem ser avaliados ao longo do processo seletivo.

    Gabarito: C


ID
2761150
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Teoria de Desenvolvimento do grupo de Bion (1961) afirma que os grupos funcionam em dois níveis, o nível da manifestação e o nível

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA E)

     

    A Teoria de desenvolvimento do grupo de Bion (1961) afirma que os grupos funcionam em dois níveis: o nível da manifestação (completar a tarefa e alcançar objetivos) e o nível inconsciente (que representa ideias subjacentes sobre as tarefas e o objetivo do grupo). Segundo essa teoria, os grupos focam repetidamente em três temas básicos, que são a dependência no líder para dizer o que devem fazer, a equiparação entre os membros do grupo e a reação de lutar ou fugir, na qual se lida com os problemas ou atacando-os ou fugindo deles.

     

    Fonte: Fundamentos de Psicologia Organizacional e do Trabalho - Ian Rothmann e Cary L. Cooper

  • Pegadinha boa, pois na psicanálise aparece muito essa palavra " Latente"

  • Não achei a pegadinha boa, pelo contrário. Utiliza-se uma classificação específica, de um livro específico, de autores que nem especialistas em grupo são. É consenso que as oposições são: manifesto x latente, consciente x inconsciente. Se a banca disponibilizasse referencial bibliográfico, aí tudo bem. :) 


ID
2761153
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O desenvolvimento organizacional visa melhorar a eficiência da organização e de seus membros por meio de um programa

Alternativas
Comentários
  • letra D- mudança sistemática

  • Gab. D

     

    O Desenvolvimento Organizacional (DO) está intimamente ligado às mudanças e a capacidade adaptativa da organização, ou seja, “é sair das cavernas para a era da informação, do homem caçador ao homem criador”.

  • os responsáveis pela mudança delineiam modelos explícitos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, enquanto aqueles cujas ações serão afetadas pelo desenvolvimento sistemático estudam, avaliam, e criticam o modelo de mudança, para recomendar alterações nele, baseados em seu próprio discernimento e compreensão. Assim as mudanças resultantes traduzem-se por apoio e não por resistências ou ressentimentos.


ID
2761156
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a Reação aguda a estresse (F43.0) é um transtorno transitório de gravidade significativa, o qual se desenvolve em um indivíduo sem qualquer outro transtorno mental aparente em resposta à excepcional estresse físico e/ou mental e o qual usualmente diminui

Alternativas
Comentários
  • Desaparecem em 2 ou 3 dias

  • F43.0 Reação aguda ao "stress"

    Transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto, em seguida a um "stress" físico e/ou psíquico excepcional, e que desaparece habitualmente em algumas horas ou em alguns dias. A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao "stress" são influenciadas por fatores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de fazer face ao traumatismo.

    A sintomatologia é tipicamente mista e variável e comporta de início um estado de aturdimento caracterizado por um certo estreitamento do campo da consciência e dificuldades de manter a atenção ou de integrar estímulos, e uma desorientação. Este estado pode ser seguido quer por um distanciamento do ambiente (podendo tomar a forma de um estupor dissociativo - ver F44.2) ou de uma agitação com hiperatividade (reação de fuga). O transtorno se acompanha freqüentemente de sintomas neurovegetativos de uma ansiedade de pânico (taquicardia, transpiração, ondas de calor).

    Os sintomas se manifestam habitualmente nos minutos que seguem a ocorrência do estímulo ou do acontecimento estressante e desaparecem no espaço de dois a três dias (freqüentemente em algumas horas). Pode haver uma amnésia parcial ou completa (F44.0) do episódio. 

    Quando os sintomas persistem, convém considerar uma alteração do diagnóstico (e do tratamento).

    Choque psíquico
    Estado de crise
    Fadiga de combate
    Reação aguda (à) (ao):
    · crise
    · "stress"

    http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=355

  • TRANSTORNOS RELACIONADOS A TRAUMAS E A ESTRESSORES:

    1- Transtorno do apego reativo

    2- Transtorno da interação social desinibida

    3- Transtorno do estresse agudo - os sintomas começam logo após o trauma, mas é preciso que persistam no mínimo 3 dias e até um mês

    4- Transtornos de adaptação - os sintomas ocorrem dentro de 3 meses do início do estressor OU uma vez que o estressor ou suas consequências tenham cedido, os sintomas não persistem por mais de 6 meses.

    5- Transtorno do estresse pós-traumático - os sintomas duram mais de um mês 

    fonte: DSM-V

  • C - Dentro de horas ou dias.

  • dentro de horas ou dias.

    letra c

  • No TEA a pessoa apresenta sintomas de intrusão, humor negativo e sintomas dissociativos, de fuga e alerta...

  • Da forma em que é proposto, qualquer assertiva que não ultrapasse o período de um mês poderia ser considerada, fazendo disso a letra D uma afirmativa que também pode ser considerada.

    Achei a questão pouco estruturada.


ID
2761159
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 que a característica comum dos transtornos depressivos é a presença de humor triste, vazio ou

Alternativas
Comentários
  • "Os transtornos depressivos incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado. Diferentemente do DSM-IV, este capítulo “Transtornos Depressivos” foi separado do capítulo anterior “Transtornos Bipolares e Transtornos Relacionados”. A característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, momento ou etiologia presumida." (DSM - V, p. 155)

  • irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo.

    letra b

  • "Os transtornos depressivos incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado. Diferentemente do DSM-IV, este capítulo “Transtornos Depressivos” foi separado do capítulo anterior “Transtornos Bipolares e Transtornos Relacionados”. A característica comum desses transtornos é a presença de humor triste, vazio ou irritável, acompanhado de alterações somáticas e cognitivas que afetam significativamente a capacidade de funcionamento do indivíduo. O que difere entre eles são os aspectos de duração, momento ou etiologia presumida." (DSM - V, p. 155)


ID
2761162
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos são definidos por anormalidades em um ou mais dos seguintes 5 domínios: delírios, alucinações, pensamento (discurso) desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas

Alternativas
Comentários
  • O espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos inclui esquizofrenia, outros transtornos psicóticos e transtorno (da personalidade) esquizotípica. Esses transtornos são definidos por anormalidades em um ou mais dos cinco domínios a seguir: delírios, alucinações, pensamento (discurso) desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia) e sintomas negativos

  • Sintomas negativos: perda de capacidades 

  • Os transtornos psicóticos apresentam sintomas que são agrupados em dois grandes grupos: os sintomas positivos e os sintomas negativos.

    Os sintomas positivos são tudo aquilo que o paciente produz a mais do que era seu comportamento anterior ao surto. Por exemplo: as alucinações, delírios, alterações no seu comportamento motor, etc.

    Os sintomas negativos são tudo aquilo que o paciente perde, deixa de apresentar quando em comparação ao seu comportamento anterior. Por exemplo: embotamento afetivo, falta de interesse, isolamento social, escassez de pensamentos,

  • Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos

    Anormalidades em um ou mais dos seguintes 5 domínios:

    1- delírios

    2- alucinações

    3- pensamento (discurso) desorganizado

    4- comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (incluindo catatonia)

    5- sintomas negativos

    Transtornos psicóticos

    1-Sintomas positivos:  são tudo aquilo que o paciente produz a mais do que era seu comportamento anterior ao surto. Por exemplo: as alucinações, delírios, alterações no seu comportamento motor, etc.

    2- Sintomas negativos: são tudo aquilo que o paciente perde, deixa de apresentar quando em comparação ao seu comportamento anterior. Por exemplo: embotamento afetivo, falta de interesse, isolamento social, escassez de pensamentos,


ID
2761165
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Beck preconiza que o indivíduo adito terá, entre outras, as seguintes crenças aditivas sobre o comportamento ou a droga:

I. Trará prazer e excitação; fornecerá força e poder; é necessária para manter o equilíbrio psicológico ou emocional.
II. Terá efeito calmante; melhorará o funcionamento social e intelectual; trará alívio para a monotonia, a ansiedade, a tensão e a depressão.
III. A fissura faz parte do prazer; o apoio da família é opcional; pensamentos opositivos trazem força e expectativa de cura.
IV. Pensamentos fantasiosos trazem esperança e equilíbrio; a fissura faz parte da excitação; a presença de alívio gera conforto interpsíquico.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  •  

    I. Trará prazer e excitação; fornecerá força e poder; é necessária para manter o equilíbrio psicológico ou emocional.

    II. Terá efeito calmante; melhorará o funcionamento social e intelectual; trará alívio para a monotonia, a ansiedade, a tensão e a depressão.

  • As crenças aditivas *(busca de: prazer - solução de problemas - alívio do desconforto)

    • a droga é necessária para manter o equilíbrio psicológico ou emocional;

    • a droga melhorará o funcionamento social e intelectual;

    • a droga trará prazer e excitação;

    • a droga fornecerá força e poder;

    • a droga terá efeito calmante;

    • a droga trará alívio para a monotonia, ansiedade, tensão e depressão;

    • sem o uso da droga, o craving – fissura continuará indefinidamente e cada vez mais forte


ID
2761168
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Processo diagnóstico é a forma resultante de determinada organização e estruturação dos elementos de um estudo de caso, realizado segundo uma certa concepção diagnóstica, que ocorre em uma sequência de passos, para a consecução dos objetivos diagnósticos, orientados em função de determinados embasamentos teóricos e práticos, sendo classificado de conformidade com os tipos existentes. No processo compreensivo busca-se

Alternativas
Comentários
  • O modelo compreensivo

    O processo diagnóstico do tipo compreensivo, desenvolvido por Trinca (1984a), é outro modelo muito difundido entre os profissionais brasileiros, que trabalham com avaliação psicológica na abordagem psicanalítica. Ele também busca uma visão totalizadora e integradora da personalidade, por meio de uma compreensão abrangente das dinâmicas psíquicas, intrafamiliares e socioculturais. Para isso, utiliza referenciais múltiplos – além da psicanálise, a análise é complementada com outros referenciais teóricos (teorias do desenvolvimento e maturação e da família). Tem ainda, como características importantes, a valorização do pensamento clínico e uma maior flexibilidade, na estruturação do processo.

    O modelo compreensivo se estrutura de acordo com o contexto. O uso ou não de testes psicológicos ou de outros procedimentos clínicos de investigação da personalidade fica na dependência do pensamento clínico empregado (TRINCA, 1983). Na interpretação dos dados, o pensamento clínico funciona como um princípio organizador, define critérios, procedimentos e esquemas de raciocínio, para integração dos dados e análise. Ele é influenciado não só pela teoria, mas, também, pela experiência clínica do profissional, pelo contexto e pelas personalidades do cliente e do psicólogo. Para Trinca (1984b, p. 32):

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872007000200008

  • O modelo fenomenológico

    O psicodiagnóstico fenomenológico (ANCONA-LOPEZ, 1995; CUPERTINO, 1995; YEHIA, 1995) introduz algumas mudanças significativas no modelo proposto por Ocampo et al. (2005) e Arzeno (2003). Dentre suas inovações, destacam-se quatro características principais: 1. considera o processo psicodiagnóstico uma prática interventiva: diagnóstico e intervenção são processos simultâneos e complementares; 2. propõe que a devolução seja feita durante o processo e não ao final; 3. enfatiza o sentido da experiência dos envolvidos no processo; e 4. redefine a relação paciente-psicólogo em termos de poder, papéis e realização de tarefas.

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872007000200008

  • Segundo Cunha (2007),

     

    "O objetivo de avaliação compreensiva considera o caso numa perspectiva mais global, determinando o nível de funcionamento da personalidade, examinando funções do ego, em especial quanto a insight, para indicação terapêutica ou, ainda, para estimativa de progressos ou resultados de tratamento" (p. 28);

     

    Justificando o erro da assertiva C que a colega Mônica ficou em dúvida, temos, segundo Cunha (2007) que:

     

    "A avaliação compreensiva utiliza pressupostos psicanalíticos. Mas são possíveis outras abordagens, inclusive da psicologia comportamental ou cognitiva, por exemplo" (p. 119);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: D

  • Processo Diagnóstico Compreensivo

    --> desenvolvido por Trinca (1984a)

    --> visão totalizadora e integradora da personalidade

    compreensão abrangente das dinâmicas psíquicas, intrafamiliares e socioculturais

    --> referenciais múltiplos – além da psicanálise, a análise é complementada com outros referenciais teóricos (teorias do desenvolvimento e maturação e da família)

    --> valorização do pensamento clínico e uma maior flexibilidade, na estruturação do processo.

    se estrutura de acordo com o contexto

    Vide: psicodiagnóstico interventivo - Trinca

    "Num processo interventivo busca-se encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, também, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém"

  • A)   Erros:

    1.     Observação objetiva NÃO é prioritária.

    2.     Em hipótese nenhuma há exclusão do mundo interno, pelo contrário o foco do psicodiagnóstico são os processos intrapsiquicos,

    3.     Processo extraído NÂO SOMENTE da Psicologia da Aprendizagem, surge da psicanálise, podem ser utilizados outras correntes da psicologia.

    4.     NÂO enfatiza programas da Psicologia Experimental.  

    B)   Erro:

    1.     NÂO é uma transposição, para o diagnóstico psicológico, de noções advindas do diagnóstico clínico em medicina. Para entender o sintoma no psicodagnóstico deve levar em conta conhecimento da vida biológica, psíquica e social, não sendo possível substituir um pelo outro. Um complementa o outro.

    C)   Erros:

    1.     Incompleto dizer que antecipa/antevisão fenômenos da prática; sim, deve conter o proagnóstico, mas é mais que isso.

    2.     Não apenas psicanálise, outros modelos podem ser utilizados.

    D)   Correto:

    Referencia do Livro: Ludodiagnóstico Investigação Clínica através do brinquedo. Org. Rosa Maria/2012.

    “Ao fazer psicodiagnóstico, busca-se conhecer alguém, compreender, ou seja tem-se como objetivo a compreensão da personalidade como um todo (Trinca, 1984). Segundo Trinca (1984), o psicodiagnóstico de tipo compreensivo busca encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional com alguém e conhecer os motivos profundos da vida emocional dessa pessoa”. Página 182.

    E)   Erros:

    1.     O psicólogo não é um simples aplicador e avaliador de testes.

    2.     A finalidade é diagnóstico, proagnóstico e intervenção do psicólogo.

    3.     O psicólogo entra em contato com aspectos “TOTAIS” da personalidade, não sendo possível excluir aspectos.

    4.     De modo objetivo fica incompleto, pois tem como instrumento a entrevista, o ludodiagnóstico, outros e são além da objetividade.


ID
2761171
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Jurema Alcides Cunha, a escolha de testes que serão utilizados em um processo psicodiagnóstico corresponde a uma das etapas do estabelecimento de um plano de ação e que se deve ter em conta que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

     

    A bateria de testes é utilizada por duas razões principais. Primeiramente, considera-se que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo. Em segundo lugar, o emprego de uma série de testes envolve a tentativa de uma validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, dessa maneira, a margem de erro e fornecendo melhor fundamento para se chegar a inferências clínicas (Exner, 1980).

  • Questão pra não zerar.

  • Segundo Exner (1980 apud Cunha, 2007), 

     

    A bateria de testes é utilizada por duas razões principais. Primeiramente, considera-se que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo. Em segundo lugar, o emprego de uma série de testes envolve atentativa de uma validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, dessa maneira, a margem de erro e fornecendo melhor fundamento para se chegar a inferências clínicas (p. 109);

     

    a) nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo (p. 109);

    c) nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo (p. 109);

    d) a bateria de testes inclui testes psicométricos e técnicas projetivas e a opção por uma ou outra, ou ambas, vai depender dos objetivos do psicodiagnóstico;

    e) a validação intertestes é necessária para facilitar o processo de se chegar a inferências clínicas que permitam confirmar ou infirmar as
    hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: B

  • Um teste, isoladamente, não abarca a pessoa como um todo. Assim, a avaliação é um processo complexo que o profissional pode utilizar diferentes técnicas para avaliar a personalidade, a psicodinâmica mental, o funcionamento cognitivo, ou o padrão de comportamento do indivíduo.

  • "Para Jurema Alcides Cunha, a escolha de testes que serão utilizados em um processo psicodiagnóstico corresponde a uma das etapas do estabelecimento de um plano de ação e que se deve ter em conta que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo."

    Psicodiagnóstico e utilização de testes psicológicos

    --> nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo

    --> a bateria de testes inclui testes psicométricos e técnicas projetivas e a opção por uma ou outra, ou ambas,vai depender dos objetivos do psicodiagnóstico

    --> a validação intertestes é necessária para facilitar o processo de se chegar a inferências clínicas que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo o objetivo da avaliação


ID
2761174
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes projetivos proporcionam obter informações sobre diferentes níveis de funcionamento da personalidade e, para isso, são oferecidos ao examinando estímulos

Alternativas
Comentários
  • Frank aborda nesses testes uma dinâmica holística da personalidade, uma estrutura evolutiva onde os elementos se interagem e a pessoa expressa em uma atividade construtiva e interpretativa a fantasia interior. Na medida em que os estímulos pouco ou nada estruturados são apresentados diante do sujeito sua resposta é sempre projetiva, reveladora de sua maneira particular de ver a situação, de sentir e interpretar. Tais estímulos provocam projeções em condições ótimas, economizando tempo e esforço, que situações menos ambíguas e indefinidas. (Van Kolck, 1975; Anzieu, 1981; Alves, 1998)

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000200004

  • Segundo Cunha (2007),

     

    "À medida que são apresentadas técnicas projetivas, há maior mobilização da ansiedade, porque os estímulos escassamente estruturados não oferecem referencial para a produção de respostas, e o paciente tem de assumir a responsabilidade pelo manejo da situação. Não obstante, eventualmente, o paciente enfrenta bem um material pouco estruturado, porque diminui a consciência do que poderia ser uma resposta “certa” ou “errada” (p. 112);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: D

  • Teste projetivo é pouco estruturado deixando espaço para a projeção do inconsciente. Dessa forma, geralmente são apresentados estímulos ambíguos que avaliam a personalidade como um todo. Lembrando que há uma sutil diferença entre teste projetivo e teste expressivo. O primeiro não usa o punho pra desenhar, já o segundo sim.

    Projetivo --- n usa o punho pra desenhar

    Expressivo ---- usa o punho pra desenhar

  • Teste Projetivo

    --> pouco estruturado

    --> deixa espaço para a projeção do inconsciente

    --> são apresentados estímulos ambíguos que avaliam a personalidade como um todo

    Segundo Cunha (2007),

     

    "À medida que são apresentadas técnicas projetivas, há maior mobilização da ansiedade, porque os estímulos escassamente estruturados não oferecem referencial para a produção de respostas, e o paciente tem de assumir a responsabilidade pelo manejo da situação. Não obstante, eventualmente, o paciente enfrenta bem um material pouco estruturado, porque diminui a consciência do que poderia ser uma resposta “certa” ou “errada” (p. 112);


ID
2761177
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É uma intervenção estruturada muito utilizada atualmente no tratamento de comportamentos considerados aditivos, que tem por objetivo principal auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência. Trata-se da Entrevista

Alternativas
Comentários
  • A Entrevista Motivacional (EM) é uma técnica descrita originalmente pelo psicólogo americano William Miller (1983), na Universidade do Novo México (EUA), amplamente difundida na Europa, na Austrália e, mais recentemente, no Brasil. O objetivo principal é auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência.


    Basicamente, foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos.


    Fonte: Psicodiagnóstico, Jurema Alcides, p.88

  • Segundo Oliveira (2007), o objetivo principal é auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência. Basicamente, foi delineada para ajudar aos clientes na decisão de mudança nos comportamentos considerados aditivos, tais como transtornos alimentares, tabagismo, abuso de álcool e drogas, jogo patológico e outros comportamentos compulsivos.

     

    FonteA Entrevista Motivacional in: Cunha e cols. Psicodiagnóstico V.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: E

  • Entrevista motivacional (EM) designa uma forma de técnica de entrevista baseada na terapia centrada no cliente e desenvolvida originalmente para o tratamento psicoterapêutico de dependência de drogas e álcool. Objetivo é, através de uma determinada forma de fazer perguntas e superar ambivalências, desenvolver motivação intrínseca para uma mudança de comportamento por parte do cliente (paciente)

  • A entrevista motivacional é um estilo de conversa colaborativa que almeja o fortalecimento da motivação e seu comprometimento com a mudança.


ID
2761180
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma senhora pediu pensão alimentícia ao ex-marido alegando não ter condições psíquicas de trabalhar. Foi solicitado a um psicólogo que, judicialmente, elaborasse um documento fundamentado e resumido sobre essa questão focal do campo psicológico e cujo resultado poderia ser indicativo ou conclusivo. Buscava-se uma resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, sobre a “questão-problema”, visando esclarecer dúvidas que interferiam na decisão judicial sobre a concessão ou não da pensão. Tendo por base a Resolução no 007/2003, que instituiu o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, o psicólogo entendeu que lhe era solicitado um

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

     

    Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questãoproblema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.​

  • Parecer - Questão focal ou Problema 

    Laudo/Relatório - Resultado de avaliação

    Atestado - certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas ( faltas, apto ou não, afastamento)

    Declaração - ocorrência de fatos ou situações objetivas 

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003

     

    4.1 – Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003 (revogada pela res 06/2019)

     

    4.1 – Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.;

    --> Parecer - Questão focal ou Problema 

    --> Laudo/Relatório - Resultado de avaliação

    --> Atestado - certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas ( faltas, apto ou não, afastamento)

    --> Declaração - ocorrência de fatos ou situações objetivas 

  • De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia no 007/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.

    Vale ressaltar que tal resolução foi revogada pela de nº 06/2019, em voga atualmente.

    GABARITO: C
  • Com a nova resolução a resposta seria Laudo


ID
2761183
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para David E. Zimerman, existem pelo menos seis tipos de resistência que podem surgir a partir de determinados indivíduos, em uma grupoterapia psicanalítica. O indivíduo que, à moda de um líder negativo, pode tentar impedir que um grupo cresça exitosamente e que os seus componentes façam verdadeiras mudanças, pois ele se revela como um pseudocolaborador e prefere as pseudoadaptações, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o autor mencionado, os seis tipos de resistências são:

    1) silencioso: a experiência mostra que a melhor forma de manejar com esse tipo de paciente é ter paciência, fazer pequenos estímulos sem permitir uma pressão exagerada;

    2) monopolizador: o manejo com esse paciente é o do contínuo assinalamento de sua enorme necessidade de ser visto por todos, diante do intenso pânico de cair no anonimato, ficar marginalizado;

    3) desviador de assuntos: trata-se de um tipo de paciente que "capta" o risco de certos aspectos ansiogênicos, e consegue dar um jeito de mudar para assuntos mais amenos, embora interessantes;

    4) atuador: como sabemos, as atuações substituem a desrepressão de reminiscências, a verbalização de desejos e cnflitos, e o pensar as experiências emcionais; por essa razão, tanto no caso de o indivíduo estar atuando pelos demais, ou se tratar de um acting coletivo, representa uma importante forma de resistência;

    5) sabotador: definição tal qual mencionada no enunciado -> GABARITO DA QUESTÃO.

    6) ambíguo: paciente que apresenta contradição em suas núcleos de identidade, por isso maneja os seus problemas com técnicas psicopáticas e com isso gera uma confusão nos demais, ao mesmo tempo que aparenta estar bem integrado no grupo.

     

    ZIMERMAN, D. E.; OSORIO, L. C. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.


ID
2761186
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as técnicas utilizadas na psicoterapia de grupo psicodinâmica (de orientação psicanalítica) encontra-se uma técnica central, que corresponde a encorajar os pacientes a serem espontâneos na comunicação de seus pensamentos e sentimentos, especialmente em relação aos outros membros e que ocorre, no grupo, em dois planos: o individual e o grupal. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a) Associação livre

  • A banca tentou confundir o candidato colocando duas questões parecidas. Já caí nessa várias vezes. Nessa eu acertei! Brain Storm não é uma técnica psicanalítica... Associação livre é uma clássica técnica psicanalítica. Envolve "falar o que vem na cabeça" Sem julgamentos do ouvinte..

  • Falou espontâneo lembre-se da ASSOCIAÇÃO LIVRE.

    ALTERNATIVA: A

  • Entre as técnicas utilizadas na psicoterapia de grupo psicodinâmica (de orientação psicanalítica) encontra-se uma técnica central, que corresponde a encorajar os pacientes a serem espontâneos na comunicação de seus pensamentos e sentimentos, especialmente em relação aos outros membros e que ocorre, no grupo, em dois planos: o individual e o grupal. Trata-se de associação livre.

  • Associação livre se refere à expressão livre de pensamentos, que até mesmo o paciente ache inadequado ou irrelevante, ou seja, falar o que vier na cabeça, sem, no entanto, qualquer medo do analista o repreender.

  • Errei a questão, por causa do "ENCORAJAR"

    Sendo que ass livre, como diz o nome, deixa ele livre para se expressar...


ID
2762335
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Poderão concorrer a cada cargo de direção do Tribunal, os

Alternativas

ID
2762338
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere as seguintes atribuições do Órgão Especial:


I. Determinar às Varas do Trabalho a realização dos atos processuais e das diligências necessárias ao esclarecimento dos feitos sob sua apreciação.

II. Praticar quaisquer outros atos necessários ao bom funcionamento da Justiça do Trabalho da 15ª Região, assim como deliberar o que for cabível, nos casos não previstos no Regimento Interno do Tribunal.

III. Convocar Desembargador para a formação de quórum, respeitada a ordem de antiguidade.


Mediante resolução aprovada pela maioria de seus Desembargadores efetivos, poderá o Órgão Especial delegar, integral ou parcialmente, ao Presidente do Tribunal ou a qualquer órgão do Tribunal, o que consta de

Alternativas

ID
2762341
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Não se tratando de recurso, o prazo para a correição parcial é de

Alternativas
Comentários
  • O prazo é relativo de 5 a 15 dias. No Estado de SP é de 5 dias.

    Lei federal 5.010/66 (art. 6º e 9º) e em legislações esparsas de cada estado sobre a organização judiciária (em São Paulo, Decreto-lei Complementar 3/69, art. 93 a 96, e Resolução 1/71 do TJ-SP).

  • Artigo 35 do Regimento Interno do TRT 15ª Região:

    Parágrafo único. Não se tratando de recurso, o prazo para a correição parcial é de cinco dias, a contar da ciência do ato ou da omissão impugnados, independentemente da qualidade do interessado.


ID
2762344
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Para fins de aplicação da Lei nº 13.146/2015, as barreiras existentes nos edifícios públicos ou privados são barreiras

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Lei 13.146/2015

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV -b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

  • GABARITO B

     

    Um macete para não confundir uma hipótese de barreira arquitetônica com urbanística:

     

    Falou em prédios e edifícios é so lembrar do arquiteto: barreiras arquitetônicas.

    Falou em vias públicas ou rua: barreiras urbanísticas. 

  • GABARITO: B

     

    Quando fala em barreiras devemos lembrar das barreiras:

    - Urbanísticas

    - Arquitetônicas

    - nos Transportes

    - nas Comunicações e na informação

    - Atitudinais

    - Tecnológicas

     

    Eu tento lembrar:

    Urbanísticas = VIAS x Arquitetônicas = EDIFÍCIOS

  • VOCÊ NUNCA MAIS VAI ESQUECER!!!

     

    ARQUITETONICA ------------- SE TEM TETO (EDIFÍCIOS - públicos ou privados) é barreira ARQUITETONICA

     

    Do contrário, é barreira VRBANÍSTICA (todo o mais das VIAS PÚBLICAS).

     

     

  • Lei 13.146

    Art. 3o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;


    URBANÍSTICAS = VIAS

    ARQUITETÔNICAS = EDIFÍCIOS

  • Arquitetônica, Questão: B.
  • LETRA B CORRETA

    LEI 13.146

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

    II - desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

    III - tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

  • Errei várias questões por confundir as barreiras arquitetônicas com as urbanísticas. Por isso, penso assim:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    urbano = vias e espaços

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    arquiteto = edifícios

    Para mim começou a funcionar, espero ajudar.

  • Barreiras urBanísticas:

    Locais aBertos.

    Barreira arquitetônicas:

    Locais fechados.

  • Para fins de aplicação da Lei nº 13.146/2015, as barreiras existentes nos edifícios públicos ou privados são barreiras arquitetônicas.


ID
2762347
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

De acordo com a Lei n° 10.098/2000, o planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O passeio público, elemento

Alternativas
Comentários
  • Você ajuda muito, Cassiano Correa. Obrigada!!

  • Cassiano é monstro!



    Adquiri os materiais de PCD e da Lei 8112 elaborados por ele e não me arrependi. Além de serem baratos, são certeiros e dispensam mimimi!



    OBS: não ganhei nada para fazer esse jabá, simplesmente estou expondo a minha opinião sobre os materiais e, indiretamente, fortalecendo a firma do camarada.



    "Nossa vitória não será por acidente".

  • GABARITO: D

     

    Para facilitar, ASSOCIE PASSEIO PÚBLICO À CALÇADA.

     

    Lei 10.098 Art. 3  Parágrafo único.  O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • https://www.google.com.br/search?q=passeio+publico+deficiente&client=tablet-android-multilaser&prmd=inmv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiIi87LlvndAhWMnJAKHTawDL8Q_AUIESgB&biw=1024&bih=600#imgrc=zQmpCgQ4F_x2xM

  • Lei n° 10.098

    PASSEIO PÚBLICO

    Elemento obrigatório de urbanização parte da via pública

    NORMALMENTE: segregado e em nível diferente

    SOMENTE para circulação de pedestres

    QUANDO POSSÍVEL => implantação de mobiliário urbano e vegetação

  • gab item D)

     

    Passeio Público

     

    --> Elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública

    --> Normalmente segregado e em nível diferente

    -->Destina-se somente à circulação de pedestres (e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação. )

                                           

  • PASSEIO PÚBLICO:


    1.parte da via pública

    2.Obrigatório (elemento de urbanização)

    3.normalmente segregado

    4.em nível diferente

    5.destinação: SOMENTE À CIRCULAÇÃO DE PEDESTRE, e quando possível: mobiliário urbano e vegetação

  • Áreas de passeio público= é obrigatório, são segregados e em nível diferente da rua, destina-se à circulação de pedestres e à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • LEI 10.098/2000

    CAPÍTULO II - DOS ELEMENTOS DA URBANIZAÇÃO - Art. 3º

    Parágrafo único. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)

  • Gabarito: D

    Lei 10098

    Art. 3°. O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Parágrafo único. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

    Bons Estudos!

  • Uma questão assim caiu na prova para o cargo de TJAA, do TRF4 - 2019.

  • GABARITO: D.

     

    Passeio público

     

    ➜ elemento obrigatório de urbanização

    ➜ parte da via púb

    ➜ normalmente segregado e em nível diferente

    ➜ destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação

  • SOMENTE PEDESTRES!

    ABRAÇOS!

  • Ler, reler, reescrever, ler novamente, ler mais um vez e errar kkkk.

    Saco de palavrinhas rs.

    Anotado para não errar novamente.

    E segue o baile.

  • "Passeio Público" é calçada!!! XD

    Extrema dificuldade de memorizar (e entender) o conceito trazido pela Lei nº 10.098, art. 3º, parágrafo único quando você tem em mente uma "praça" ou "parque" (que, em algumas cidades, recebe o nome tradicional de "passeio público"). Confirmando que "passeio público" nada mais é do que "calçada", o conceito de calçada trazido no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97), Anexo I:

    "CALÇADA - parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins."

    Mesmo conceito, praticamente, constante do art. 3º, parágrafo único, Lei nº 10.098, que trata do "passeio público".

  • GABARITO: D.

     

    Passeio público

     

    ➜ elemento obrigatório de urbanização

    ➜ parte da via púb

    ➜ normalmente segregado e em nível diferente

    ➜ destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação

  • "normalmente segregado e em nível diferente"

    Em qual caso concreto não será segregado e em nível diferente? alguém aí me dê um exemplo, por favor.. já errei duas vezes essa questão por causa desse "detalhe"

  • Art. 3o  O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida

    Parágrafo único. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • De acordo com a Lei n° 10.098/2000, o planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • GABARITO: D

    O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.


ID
2762371
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

É uma característica dominante do tipo de estrutura organizacional denominada Divisional:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Abordagem Divisional:

    - Tarefas e recursos em divisões de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes;

    - Cada divisão fica autônoma tendo suas próprias áreas funcionais para gerir e atender seus clientes;

    - Controle ainda mais concentrado na cúpula;

    - Descentralização de autonomia operacional (com planejamento, coordenação e controle centralizados na cúpula).

    FOCO NO RESULTADO E NAS METAS DE DIVISÃO.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • DIVISIONAL:
    - RELATIVA AUTONOMIA;

    - ORGANIZADAS POR PRODUTO/CLIENTELA/ÁREA GEOGRÁFICA;

    - CENTROS DE RESULTADOS/ DURAÇÃO PERMANENTE;

    - LUCRO OU PREJUÍZO APURADO PARA CADA UNIDADE.

     

    MATRICIAL:

    - CENTRO DE RESULTADOS / ÓRGÃOS COM DURAÇÃO LIMITADA

    - ORGANIZADA POR PROJETO / PROCESSOS / PRODUTOS+FUNCIONAL

    Obs: matricial é baseada na divisional.

  • Esse tipo de estrutura ocorre quando as organizações ficam maiores, com uma grande linha de produtos/serviços e atua em vários setores do mercado. O termo divisional engloba as departamentalizações por produtos, clientes ou projetos.

  • "centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos"

    Sempre que a FCC escrever essa frase, ou ela se refere à estrutura Matricial ou à estrutura Divisional.

  • Estrutura divisional: nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões ,de acordo com produtos,clientes e/ou mercados importantes para ela.

    Pega o Bizu da FCC ----> quando ela utilizar o termo: centro de resultados vai direto sem pestanejar. Já identifiquei em duas questões esse termo utilizado por ela pra se referir a estrutura divisional.

    GABA "c" 

  • A Estrutura Organizacional Divisional.

    Este tipo de estrutura é constituído por divisões separadas e autossuficientes responsáveis por produzir um produto ou serviço específicos. Como cada divisão é criada para atender um determinado mercado e comporta todas as funções operacionais necessárias para desenvolver o produto ou serviço estabelecido, não é necessário coordenar suas atividades com as de outra divisão, sendo assim elas tem autonomia para tomada de decisão que diz respeito às suas próprias operações, no entanto, a sede não deixa de controlar os resultados obtidos por cada uma das divisões.

    Mesmo esta estrutura sendo adequada à sua empresa, ela possui vantagens e desvantagens.


    Como vantagens, temos:

    •Maior autonomia e responsabilidades para cada divisão, com a definição e implementação das estratégias de negócios, permitindo uma resposta mais rápida ao cliente;

    •Libera o nível estratégico para dar maior atenção às tarefas relacionadas à estratégia global da empresa;

    •Dá ênfase ao controle de desempenho de cada divisão;

    •O marketing é pensado de acordo com o mercado de atuação de cada unidade.


    Podemos destacar como desvantagens:

    •Aumento de custos, pois para cada unidade será necessário recursos próprios, podendo haver mais de um especialista funcional dentro da organização;

    •Pode haver problemas de controle, com o aumento da autoridade dos gestores;

    •Potencial aparecimento de políticas inconsistentes entre as divisões;

    •Supervalorização dos resultados a curto prazo, devido a pressão imposta sobre os gestores e no seu desempenho.


    https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/04/entenda-melhor-o-que-e-uma-estrutura-organizacional-divisional/

  • Acrescentando aos comentários dos colegas, seguem ainda algumas características desse tipo de estrutura:


    Nesse tipo de estrutura, algumas funções continuam centralizadas. Ex: recrutamento, contabilidade;

    Como desvantagem, pode-se acrescentar a concorrência excessiva entre as divisões e a despadronização dos processos;

    Exemplo de empresa que utiliza esse tipo de estrutura: Mitsubishi, que produz automóveis, mas também fabrica aqueles aparelhos que vemos nos banheiros de shopping que servem para secar as mãos.

  • Estrutura DIVISIONAL


    Cara;

    Unidades autônomas;

    Unidades semi-autônomas;

    Não evita a duplicação de esforços;

    Ideal para empresas grandes/ ambiente dinâmico;

    Comunicação/ Coordenação - interdepartamental e intradepartamental é boa;

    Comunicação/ Coordenação - entre divisões é péssima.



    Fonte: minha anotações - Giovanna Carranza


  • GAB C


    divisional?

    exemplo LG/SAMSUNG

    -possui vários seguimentos de produtos por exemplo, celulares, electrodoméstico

    -cada seguimento tem suas divisões = setor produção / marketing / logística e assim em todos os demais terão iguais

    -são grandes portes

  • GABARITO: "C".

    A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica, em clientela ou em processos.

    (CHIAVENATO, 2009)

  • o último item é matricial

  • Alternativa A. Errado. A apuração dos resultados e custos em uma estrutura divisional é geralmente realizada por divisão (Unidade Estratégica de Negócio).

    Alternativa B. Errado. A estrutura divisional não está necessariamente vinculada à uma estrutura por projetos.

    Alternativa C. Correto. Perfeito. A característica peculiar da estrutura organizacional divisional é a autonomia das unidades estratégicas de negócio, as quais apuram lucros ou prejuízos autonomamente.

    Alternativa D. Errado. A estrutura divisional utiliza-se ou da departamentalização por base geográfica ou por produto. O erro da alternativa é afirmar que existe uma centralização de apuração de prejuízos. Os resultados são apurados por unidade estratégica de negócio.

    Alternativa E. Errado. Alternativa mistura diferentes características de departamentalização por cliente e por projetos.

    Gabarito: C

  • A questão em análise apresenta uma situação relacionada à temática do Desenho Organizacional ou Estrutura Organizacional. Segundo Chiavenato (2011), Departamentalização ou Desenho Departamental é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação.

    A alternativa nos questiona sobre as Estruturas Divisionais. Nesse tipo de departamentalização, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e mercados importantes para a empresa. Nessa lógica, existe uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle na cúpula. Como vantagens, esse desenho permite uma melhor distribuição dos riscos, traz vantagens econômicas (utiliza-se de centros de resultado com duração permanente), gera um aumento na velocidade de resposta aos desafios e possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas (Rennó, 2015). Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".

    FONTES:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Gabarito C

    Estrutura organizacional Divisional:

    -Autonomia limitada/unidades semiautônomas (relativamente autônomas);

    - Centros de resultados, onde os lucros ou prejuízos são apurados autonomamente (por cada unidade).

  • Gabarito: C

    A questão cobra conhecimentos sobre Estrutura Divisional, que é adequada para ambientes instáveis e que exigem grande flexibilidade da organização. Ela oferece moderada autonomia e tem como desvantagem o aumento do custo devido à duplicidade de recursos humanos.

     

    A estrutura divisional pode ser de 5 tipos:

     

    1) Produtos/Serviços;

    2) Geográfica;

    3) Clientes;

    4) Processos;

    5) Projetos.

     

    Vale a pena registrar que a banca já afirmou em provas distintas que a estrutura divisional e a estrutura matricial são centros de resultados, mas a última é focada em projetos.

     

    @adm.semduvida


ID
2762374
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

Considere que determinada organização pretenda adotar, para avaliação do desempenho de seus integrantes, metodologia de avaliação de fácil aplicação e que considere, como fator determinante, os aspectos extremos do comportamento e atuação dos avaliados, negativos e positivos. A metodologia adequada para atingir os fins colimados é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    a) O avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.

     

    b) Consiste em comparar dois a dois empregados de cada vez, anotando, na coluna da direita, aquele que é considerado melhor, quanto ao desempenho.

     

    c) Este método de avaliação utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. Em cada bloco de frases, o avaliador deverá, obrigatoriamente, escolher uma frase, por isso o nome “escolha forçada”.

     

    d) Certo. Baseados na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto positivos quanto negativos. O avaliador registra os aspectos do trabalho considerados excepcionalmente positivos e negativos.

     

    e) Considerado o método mais completo de avaliação de desempenho e o mais demorado. Esse método baseia-se em uma entrevista no setor, em que se levantam as causas e os motivos do desempenho do subordinado.

     

    Ribas

  • LETRA D

     

    Método dos Incidentes Críticos
     

    Este é um método bastante simples e de fácil construção. Para cada cargo são descritas algumas características críticas, ou seja, que levam a um desempenho excelente ou negativo.
     

    o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado


    ひ Aspectos negativos seriam então corrigidos e os fortes realçados.

     

    INCIDENTES CRÍTICOS >(método subjetivo, qualitativo e tradicional)

    PRÓS

    >Avalia o desempenho excepcionalmente bom e o excepcionalmente ruim

    >Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e mais bem aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas

    >Método de fácil montagem e fácil utilização

     

    CONTRAS

    >Não se preocupa com aspectos normais do desempenho.

    >Fixa-se em poucos aspectos do desempenho.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Falou em aspectos extremos, excepcionais -> Incidentes críticos

  • EXTREMOS DE DESEMPENHO

    Incidente crítico é algo que não está no padrão.

    • Método utilizado para registrar desempenhos altamente positivos e altamente negativos.

    • Intenção: avaliar pontos fortes e pontos fracos.

     

    Atenção! O método incidente crítico pode ser considerado qualitativo, pois é baseado em registro descritivo.

  • Resumo de cada método:
     

    a) Avaliação 360° - autoavaliação e avaliação por todas as pessoas que se relacionam com o indivíduo

     

    b) Comparação binária - pega 2 avaliados e compara
     

    c) Escolha forçada - avaliador é obrigado a escolher entre frases já definidas no momento da avaliação
     

    d) Incidentes Críticos - leva em conta os aspectos extremamente positivos e extremamente negativos (efeito halo/horn)
     

    e) Pesquisa de campo - difícil, completa e cara

  • Gab. D

     

    (a) Avaliação 360°: Método de avaliação de desempenho em que o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes: pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes, parceiros, colegas.

     

    (b) Comparação binária: é efetuado por meio da comparação do desempenho de cada indivíduo com os demais membros do grupo.

     

    (c) Escolha forçada: parte do pressuposto de que deve existir, em uma empresa, uma curva normal de desempenho, isto é, alguns funcionários com desempenho ruim, desempenho bom e alguns outros com desempenho excelente.

     

    (e) Pesquisa de campo: consiste em um método mais completo, pois através dele os funcionários são avaliados pelo superior, que contará com a assessoria de um especialista em Avaliação de Desempenho. (Difícil, completa e cara)

  • Extremos positivos e negativos = Incidente crítico.

  • O método de incidentes críticos avalia comportamentos extremos, positivos e negativos.

  • A avaliação de desempenho em organizações visa entender o nível de desempenho dos colaboradores para ajudá-los a se desenvolver, crescendo individual e coletivamente, e assim beneficiando a organização com mais engajamento, motivação, produtividade e melhoria contínua. Para isso empregam-se vários tipos de metodologias de avaliação, dentre as quais a dos Incidentes Críticos, que considera como fator determinante os aspectos extremos do comportamento e atuação dos avaliados, negativos e positivos.
    A) ERRADA: A Avaliação 360° é uma metodologia empregada para identificar e analisar a percepção que as pessoas têm de um profissional com quem trabalham ou têm contato, visando lhe dar subsídios para melhorar o que for necessário em seu trabalho. Engloba informações de gerentes, colegas, subordinados, fornecedores e clientes, além de uma autoavaliação.
    B) ERRADA: A Comparação binária consiste na comparação do desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe.
    C) ERRADA: A Escolha forçada consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.
    D) CORRETA: Incidentes Críticos enfocam as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracassos), que devem ser corrigidos através de orientação constante.
    E) ERRADA: Pesquisa de campo baseia-se na realização de reuniões entre um especialista em avaliação de desempenho da área de Recursos Humanos com cada líder, para avaliação do desempenho de cada um dos subordinados, levantando-se os motivos de tal desempenho por meio de análise de fatos e situações.
    Resposta: D

ID
2762377
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

O Balanced scorecard (BSC) é uma metodologia bastante difundida e utilizada no planejamento estratégico de instituições privadas e também públicas. Uma de suas etapas relevantes é a definição de missão da instituição que

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Missão - significa uma incumbência que se recebe, a razão de existência de uma organização. A missão funciona como o propósito orientador para as atividades de uma organização e para aglutinar os esforços dos seus membros.

     

    -> "A missão é, em essência, o propósito da organização" (Valeriano).


    -> "A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá" (Pavani, Deutscher e Lopes).


    -> "Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro" (Oliveira).

     

    -> Idalberto Chiavenato, estabelece que a missão organizacional contempla as seguintes características:

     

    1) é a razão de ser, de existência da organização;
    2) o papel da organização na sociedade;
    3) a natureza do negócio da organização;
    4) o valor que a organização constrói para seus públicos de interesse;
    5) os tipos de atividades em que a organização deve concentrar seus esforços no futuro.

     

    Giovana Carranza

  • Missão

     

    A missão descreve os objetivos da organização e, normalmente, associa-se ao atendimento das demandas da sociedade. Tem por objetivo orientar as pessoas, bem como representar a filosofia da organização e seus valores fundamentais.

     

    • Razão de ser da organização.

     

    Atenção! A missão é um referencial para onde devem convergir todas as ações.

     

     

    Visão

     

    É a visão que a organização tem de si mesma e do seu futuro, ou seja, representa aquilo que a organização pretende ser no futuro. É a partir da visão que são elaborados planos para se atingir aquilo que foi idealizado.

     

    A visão deve ser desafiadora.

     

    Valores

     

    São princípios, filosofias, formas de pensar e normas de conduta que norteiam as organizações em seus processos decisórios e em seu planejamento estratégico.

  • BSC é modelo de gestão da estratégia de uma instituição, de modo a alinhar a missão e a visão de futuro dela a um conjunto de objetivos estratégicos

  • Missão - Razão de ser.

  • O comando da questão é um pouco polêmico, pois afirma que uma das etapas do Balanced scorecard (BSC)  é a definição de missão da instituição. Devemos tomar cuidado pois caso a questão afirme que o Balanced scorecard (BSC) define a missão, isso estará errado. Exemplificando.


    (Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) Prova: FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Considere que uma entidade integrante da Administração indireta tenha iniciado a aplicação da metodologia Balanced scorecard (BSC) no bojo da estruturação de seu planejamento estratégico. Nesse contexto, deverá


    A) definir a missão da entidade, ou seja, o seu objetivo de excelência, representado por metas de curto, médio e longo prazo. VEJA QUE ESSA ALTERNATIVA FALA EXATAMENTE O QUE EXPLIQUEI.


    B) identificar, em uma análise interna, as forças e fraquezas da entidade e, analisando o cenário externo, também os desafios e oportunidades que se apresentam. ALTERNATIVA CORRETA


    C) identificar a visão da organização, que é a forma como a mesma é percebida por aqueles que com ela interagem no cenário externo.


    D) proceder a um diagnóstico das competências necessárias para o atingimento das metas fixadas, que correspondem à visão de organização.


    E) instituir indicadores de desempenho para identificar o cumprimento da missão da entidade, estabelecida a partir da visão de seus integrantes.




  • Siga até o comentário de Felipe Souza Jorge ;]

  • GABARITO: "A".

    O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgar a estratégia, promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas.

    (CHIAVENATO, 2009)

  • GABARITO A


    PORÉM, CONFORME JÁ CITADO PELO COLEGA FELIPI



    O comando da questão é um pouco polêmico, pois afirma que uma das etapas do Balanced scorecard (BSC) é a definição de missão da instituição. Devemos tomar cuidado pois caso a questão afirme que o Balanced scorecard (BSC) define a missão, isso estará errado. Exemplificando.

  • Que coisa absurda afirmar que o BSC define a missão da organização.

  • BSC, portanto, a partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em 4 perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação; sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito. Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Desta maneira, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia.

    http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-que-e-o-balanced-scorecard/45822/

  • CONCEITO DE MISSÃO

    “A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: “Aonde se quer chegar com a empresa? ” OLIVEIRA (2007, p.126).

    CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 56) descreve o conceito de missão é que a declaração da “missão (mission statement) de uma organização incorpora o mercado nas considerações sobre a concretização da visão de negócios.

    A missão deve ser capaz de refletir as aptidões essenciais da empresa, devem ser compreensíveis por todos, realistas e motivadoras, cativando os envolvidos a cumprirem com o determinado (OLIVEIRA, 2004).

    Conforme OLIVEIRA (2008), Missão é a maneira de determinar os valores, crenças, ou áreas básicas de atuação, conforme filosofias e tradições da empresa.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração –Tiradentes online

  • Falou em missão, a questão deverá responder a seguinte pergunta: quem eu sou?

    Palavra chave da FCC:  a razão de ser da entidade.

    Q1083585 - FCC 2019

    Suponha que determinada entidade pública tenha contratado uma consultoria especializada, objetivando a implementação de metodologia Balanced Scorecard (BSC), a fim de obter melhorias em sua atuação. Na fase inicial dos trabalhos, a consultoria envolveu todos os servidores e gestores públicos para estabelecer a missão da entidade, o que significa:

    E) identificar, com clareza, a razão de ser da entidade, ou seja, seu propósito fundamental. (alternativa correta)

  • A questão em análise aborda o assunto do Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho). O BSC é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento. Além disso, conforme a questão afirmou, uma das etapas relevantes para se construir um BSC é a definição da missão organizacional. A Missão é a razão de ser da organização; é uma declaração de propósitos; mostra qual deve ser o papel da organização na sociedade e qual é a natureza do negócio da organização. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “A".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto.Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Gabarito: A

    A questão cobre conhecimento sobre Missão Organizacional, que diz respeito à razão de ser, propósito da empresa. Compreendida também como o papel da organização, seus principais compromissos com a sociedade; a natureza do negócio da organização, as necessidades a serem atendidas.

    @adm.semduvida


ID
2762380
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

A gestão de processos constitui uma abordagem contemporânea nas organizações, no bojo da qual é avaliado o grau de maturidade dos processos internos com base em metodologias consagradas. Nesse diapasão, de acordo com os conceitos predicados pela Society for Design and Process Science (SDPS), os denominados processos interoperados correspondem

Alternativas
Comentários
  • Maturidade em Processos – SDPS

     

    A visão da Society for Design and Process Science (SDPS) de maturidade de processos acompanha a própria definição de seu ciclo de gestão, ou seja, os níveis pretendidos basicamente dizem respeito a cada uma das etapas do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização dos riscos de efeitos indesejados:

     

    Nível 1 – Processos modelados

    Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.

     

    Nível 2 – Processos simulados

    Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio, etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos,  reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.

     

    Nível 3 – Processos emulados

    Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados.

     

    Nível 4 – Processos encenados

    Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequações dos requisitos de processo.

     

    Nível 5 – Processos interoperados

    Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.

     

    Fonte: http://jkolb.com.br/maturidade-em-processos-sdps/

  • LETRA E

     

    Níveis de Maturidade da SDPS ----- Macete muito bom que vi no Qc: "MôSIM Emu Encena InTER operado" (Amor emo encena em ter operado kkk)

     

    Nível 1 – Processos modelados

    Nível 2 – Processos simulados

    Nível 3 – Processos emulados

    Nível 4 – Processos encenados

    Nível 5 – Processos interoperados

     

    Nível 5 – Processos interoperados: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.

     

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • "• Nível 5 – Processos interoperados

    Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas."

  • Isso cai muito! Cuidado com as duas classificações, além da SDPS tem do CBOK:

     

    MATURIDADE DOS PROCESSOS

     

    SDPS (macete que eu criei: M, SEEI!) 

    Modelados

    Simulados

    Emulados

    Encenados

    Interoperados

     

    Leio "hmm, seei" e lembro que M vem antes de N.

     

    CBOK (que também cai as vezes e tentam confundir com a SDPS nas alternativas. Decorando o de cima, vai por eliminação e lógica esse)

    Inicial

    Gerenciado

    Definido

    Gerenciado quantitativamente

    Otimizado

     

    Bons estudos!!! 

  • Macete que vi por aqui e que já me salvou: MODELO SIMULA MULA EM CENA INTERNACIONAL!!

     

    PROCESSOS:

    1) MODELADOS

    2) SIMULADOS

    3) EMULADOS

    4) ENCENADOS

    5) INTEROPERADOS

  • PQ não pode ser a letra D, já que os processos interoperados são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de VALOR entre instituições.

     

    Ficou confuso...

  • Por favor... alguém capaz de interpretar a questão sem copiar e colar macetes genéricos os quais só corroboram a letra D como a correta?


    Gab= E

    obrigada!

  • E eu fui seco na letra D.

  • Porque eu marquei a assertiva E? Bom, a assertiva mencionou o nível máximo de maturidade, que ao meu entender seria o último nível.

  • gab item e)

    CBOK---------------------------------------------------SDPS

    Nivel 1: inicial ________________________Nivel 1: Modelado

    Nivel 2: gerenciado ___________________Nivel 2: Simulado

    Nivel 3: padronizado __________________Nivel 3: Emulado

    Nivel 4: previsível _____________________Nivel 4: Encenado 

    Nivel 5: otimizado ____________________Nivel 5: Interoperado *NÍVEL MÁXIMO

  • Cobrar isso pra Direito é o fim dos tempos mesmo kkkk

  • Mnemônico que inventei para conseguir decorar a ordem de maturidade dos processos pelo SDPS.

    "Minha sogra é muito encenada internamente"

    Minha = MODELADOS

    Sogra = SIMULADOS

    É MUito = EMULADOS

    Encenada = ENCENADOS

    Internamente = INTEROPERADOS

    Para o CBOK 2.0 fiz um mais bobo ainda, mas que ajuda na hora da prova:

    "Inicialmente, Geraldo, padre, previu o time Zado"

    Inicialmente = INICIAL

    Geraldo = GERENCIADO

    Padre = PADRONIZADO

    Previu = PREVISÍVEL

    O time Zado = OTIMIZADO

  • Os processos interoperados correspondem ao nível máximo de maturidade, nos termos da classificação da SDPS.

    Gabarito: E

  • E vc satanás ?

ID
2762383
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

A aplicação da abordagem estrutural para gestão de conflitos prioriza

Alternativas
Comentários
  • Abordagem estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito através da modificação dos elementos que tratam das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Esta abordagem atua a fim de: 

     

    i) reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior; 

    ii) interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum; 

    iii) reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito.

     

    Abordagem de processo: busca a modificação do processo. Esta abordagem intervém diretamente no conflito. Pode ocorrer por de três maneiras distintas, mas complementares:

     

    i) desativação do conflito, por meio da reação cooperativa - não agressiva - de uma das partes;

    ii) reunião de confrontação entre as partes, através de um conflito aberto, com confrontação direta e hostil;

    iii) colaboração, por meio do trabalho unido entre as partes, com o propósito de solucionar problemas, identificar ou buscar soluções capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.

     

    Abordagem mista: busca administrar o conflito tanto na estrutura quanto no processo. Permite duas maneiras:

     

    i) adoção de regras para a resolução de conflitos, através do desenvolvimento prévio de regras e regulamentos para a resolução dos conflitos;

    ii) criação de papéis integradores: criar terceiras partes na organização, as quais irão intermediar a comunicação entre as partes conflitantes. São os chamados papéis de ligação.

     

    Fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/09/gestao-de-conflitos.html

  • Gab. em ambas as questões.

     

    Caiu uma questão identica na prova da PMM - Macapá (Especialista na Educação Administrador - FCC 08/2018), porém o QC até hoje, não disponibilizou aqui na plataforma as 3 provas aplicadas no mês de agosto do corrente ano. Segue abaixo:

     

    39 - A abordagem estrutural para o gereciamento de conflitos em uma organização preconiza

     

    B) a intervenção antes da instalação do conflito, atuando sobre condições que predispõem ao conflito. 

     

    Bons estudos.

  • Gab: B

     

    As abordagens na resolução dos conflitos podem ser:

     

    ESTRUTURAL: atua com base nas condições de DIFERENCIAÇÃO, recursos limitados e escassos e interdependência de trabalho. Ou seja, ele atua nas possíveis diferenças em cargos ou tarefas dos trabalhadores que fazem a mesma coisa, por exemplo. Se houver dirença de salário, falta de pagamento ou preferências por qualquer razão, o conflito não será saudável. Por isso ela atuará ANTES!

    --> Palavras-chave: diferenciação + atuação antecipada.

     

    DE PROCESSO: essa abordagem busca ir por outro caminho. As partes conflitantes tomam uma decisão cooperativa entre si optando pela DESATIVAÇÃO do conflito para que nenhuma delas tenham os mesmos comportamentos de antes. Além disso, pode ainda ser feita uma REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO, nessa fase o quebra pau já tá quente e ninguém quer dar o braço a torcer, a única solução então, será colocá-las frente a frente para exteriorizarem suas emoções!

    --> Palavras-chave: desativação + reunião de confrontação + decisão cooperativa 

     

    MISTA: Nessa abordagem ela usará um pouco da estrutual e da de processo, portanto, adotará REGRAS para que os conflitos sejam resolvidos e criarão papéis integradores, ou seja, se o conflito for pesado, chamará um TERCEIRO INTERVENTOR para ajudar, tentando chegar a um resultado ótimo (ganha-ganha) para as partes.

    --> Palavras-chave: adota regras para resolver os conflitos + chama uma terceira pessoa para auxiliá-los na resolução + busca o ganha-ganha para as duas partes.

     

    FONTE: meus resumos, anotações no qc e PDF's.

  • Gabarito B

     

    ABORDAGEM ESTRUTURAL:  INTERVENÇÃO ANTES DO CONFLITO

     

    ABORDAGEM DE PROCESSO: INTERVENÇÃO NO EPISÓDIO DE UM CONFLITO JÁ INSTALADO, QUE PODE SER FEITA, POR EXEMPLO, MEDIANTE REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO ENTRE AS PARTES

     

     

  • Gabarito B

     

    ✿ Estrutural: Percebe-se a diferenciação. Separa que vai dar briga.

     Processo: Já deu merda. Vamos interferir para desativar?

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • Comentários

    O gerente tem à sua disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:

    Abordagem estrutural: baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Trata-se, pois, de atuar sobre uma condição existente que predispõe ao conflito.

    Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, ou seja, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização. A abordagem de processo pode ser realizada de três diferentes maneiras. A primeira é a desativação ou desescalonização do conflito. A segunda maneira é a reunião de confrontação entre as partes. A terceira maneira é a colaboração.

    Abordagem mista: é a abordagem que procura administrar o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais. A solução inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.

    Gabarito: B

  • abordagem estrutural: conflito ainda não existe ;

    abordagem de processo: conflito já existe.

  • Abordagem estrutural: Ocorre antes da instauração do conflito. Gerencio possíveis fontes de conflitos. Preventiva.

    Abordagem processual: Ocorre após a instauração do conflito. Gerencio o conflito propriamente dito. Reativa.

    Abordagem mista: Uma pitada de cada uma das abordagens acima.

  • Letra A

    .

    ABORDAGEM ESTRUTURAL:  INTERVENÇÃO ANTTES DO CONFLITO--> DIREI

    reduzir a diferenciação dos grupos

    interferir nos recursos compartilhados,

    reduzir a interdependência,

     

    ABORDAGEM DE PROCESSO: INTERVENÇÃO NO EPISSÓDIO DE UM CONFLITO--> DECORE

    desativação do conflito

    colaboração

    reunião de confrontação

  • Abordagens para administrar conflitos

    • Abordagem Estrutural - O objetivo é atuar preventivamente, com o objetivo de alterar os cenários que possam causar os conflitos. Em outras palavras, na abordagem estrutural a intervenção do gestor ocorre antes da instalação do conflito, através da atuação sobre as condições (causas) que predispõem o surgimento do conflito.
    • Abordagem de Processo - busca atuar sobre conflitos que já existem. A abordagem de processo tem por objetivo reduzir os conflitos a partir da modificação do processo, ou seja, através de uma intervenção no episódio do conflito.
    • Abordagem Mista - busca administrar o conflito tanto através de aspectos estruturais, quanto de aspectos de processo. Ou seja, a abordagem mista inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.
  • ESTRUTURAL = ANTES DO CONFLITO