SóProvas


ID
2761096
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os pesquisadores indicam que os gerentes, ao avaliarem o desempenho de seus colaboradores, não estão livres de viés, podendo levá-los a vários problemas de classificação. Um gestor que avalia seus colaboradores mais velhos como mais lentos e mais difíceis de treinar está cometendo um dos mais perigosos erros de avaliação que é o de

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Estereótipo - Atribuir a um indivíduo todos os traços da categoria “onde foi incluído

     

    EFEITO HALO: tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo. O avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.

     

    RECENTICIDADE( falta de memória): O avaliador atém-se apenas aos últimos acontecimentos; a avaliação fica viciada, pois avaliações recentes de erros ou acertos interferem exageradamente na avaliação.

     

    FAVORITISMO : privilegia, no resultado da avaliação, pessoas de seu círculo central de convivência, desprestigiando deliberadamente os demais avaliados.

     

    TENDÊNCIA CENTRAL: o avaliador não assume valores extremos na avaliação por medo de prejudicar os fracos e assumir responsabilidade pelos excelentes, marcando sempre valores medianos para não se comprometer.

     

    FALTA DE TÉCNICA: o avaliador age apenas pelo bom senso por desconhecer as técnicas de avaliação e as técnicas utilizadas na rotina de trabalho do funcionário avaliado.

     

    AVALIAÇÃO CONGELADA (FORÇA DO HÁBITO) : julgar o avaliado da mesma forma que nos períodos anteriores.

     

    UNILATERALIDADE: o avaliador valoriza aspectos que apenas ele julga importante, dando maior atenção a esses itens na avaliação

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • estereotipagem é entendida como: 

    o processo de usar uma impressão padronizada de um grupo de pessoas para influenciar a nossa impressão de um indivíduo em particular. É um modo de se formar impressões consistentes sobre as outras pessoas, supondo que todas tenham certas características comuns em virtude de sua afiliação (tanto atribuída como obtida) a algum grupo como categoria, tal como raça, sexo, profissão ou classe social (Bowditch & Buono, 1992, p. 66). 

    Há três aspectos básicos da estereotipagem:

     identificar alguma categoria de pessoas;

     supor que as pessoas pertencentes a essa categoria possuem certos traços e comportamentos;

    formar uma opinião geral de que todos pertencentes àquela categoria possuem os mesmos traços e comportamentos.

    As crenças são criadas com base em um grupo particular ao invés de olhar a singularidade de cada pessoa.

    Quando a característica de uma pessoa ou um grupo encobre todas as demais características da pessoa é denominado de efeito halo. Essa característica que é ressaltada pode ser positiva ou negativa, criando dessa forma uma impressão geral que seria correspondentemente tanto boa quanto ruim (Bowditch & Buono, 1992). 

    Coerente com esses pressupostos sobre a percepção, McGregor (1999) desenvolveu o argumento de que as crenças básicas que os administradores têm sobre as pessoas e sobre a natureza do comportamento humano influenciam os gestores na forma como motivam e gerem o trabalho de seus subordinados.

  • Por que não seria a A?

  • Colega Natália Cardoso, 

    Não se enquandra no conceito (ao meu ver): "O erro de halo é aquele que resulta de observações globais feitas pelo chefe sobre o desempenho do servidor, baseadas em impressões favoráveis ou desfavoráveis."

    Não há globalização, subjetividade e nem característica marcante.

  • Gabarito: B

     

    Preconceito ou Estereótipo

    - Juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições;

    - De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. 

    Exemplo: “todos os alemães são prepotentes”, “todos os americanos são arrogantes”, “todos os ingleses são frios”, “todos os baianos são preguiçosos”, “todos os paulistas são metidos” etc. (Fonte: Ribas e Salim).

     

    Trazendo para a questão: os colaboradores mais velhos são mais lentos e mais difíceis de treinar = está criando um estereótipo, um padrão estabelecido pelo senso comum.

  • Para mim, se enquadra sim em efeito halo. Pegou uma característica marcante (ser velho) e generalizou (ser lento e difícil de treinar).

  • Questão subjetiva do kct... Não deixa de ser uma subvalorização também.

  • Fiquei na dúvida entre A e B, pois as duas alternativas generalizam as características; porém a generalização do efeito halo não é unânime, visto que parte da doutrina faz distinção entre os efeitos halo e horn, relativos aos aspectos positivos e negativos (caso da questão), respectivamente. Sobrando, enfim, a alternativa B como gabarito.

  • Não se configura efeito Halo pois não há a generalização de efeitos positivos, se fossemos pensar como a generalização de efeitos negativos, seria efeito horn, que nem é apontado nas alternativas.

  • TendenciOSO = preconceituOSO

  • Estereótipo: são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.

    Identifica-se o sujeito isolado como detentor das características do grupo a que pertence.

    Ex: Os jogadores de tênis são brancos.