-
Desaparecem em 2 ou 3 dias
-
F43.0 Reação aguda ao "stress"
Transtorno transitório que ocorre em indivíduo que não apresenta nenhum outro transtorno mental manifesto, em seguida a um "stress" físico e/ou psíquico excepcional, e que desaparece habitualmente em algumas horas ou em alguns dias. A ocorrência e a gravidade de uma reação aguda ao "stress" são influenciadas por fatores de vulnerabilidade individuais e pela capacidade do sujeito de fazer face ao traumatismo.
A sintomatologia é tipicamente mista e variável e comporta de início um estado de aturdimento caracterizado por um certo estreitamento do campo da consciência e dificuldades de manter a atenção ou de integrar estímulos, e uma desorientação. Este estado pode ser seguido quer por um distanciamento do ambiente (podendo tomar a forma de um estupor dissociativo - ver F44.2) ou de uma agitação com hiperatividade (reação de fuga). O transtorno se acompanha freqüentemente de sintomas neurovegetativos de uma ansiedade de pânico (taquicardia, transpiração, ondas de calor).
Os sintomas se manifestam habitualmente nos minutos que seguem a ocorrência do estímulo ou do acontecimento estressante e desaparecem no espaço de dois a três dias (freqüentemente em algumas horas). Pode haver uma amnésia parcial ou completa (F44.0) do episódio.
Quando os sintomas persistem, convém considerar uma alteração do diagnóstico (e do tratamento).
Choque psíquico
Estado de crise
Fadiga de combate
Reação aguda (à) (ao):
· crise
· "stress"
http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=355
-
TRANSTORNOS RELACIONADOS A TRAUMAS E A ESTRESSORES:
1- Transtorno do apego reativo
2- Transtorno da interação social desinibida
3- Transtorno do estresse agudo - os sintomas começam logo após o trauma, mas é preciso que persistam no mínimo 3 dias e até um mês
4- Transtornos de adaptação - os sintomas ocorrem dentro de 3 meses do início do estressor OU uma vez que o estressor ou suas consequências tenham cedido, os sintomas não persistem por mais de 6 meses.
5- Transtorno do estresse pós-traumático - os sintomas duram mais de um mês
fonte: DSM-V
-
C - Dentro de horas ou dias.
-
dentro de horas ou dias.
letra c
-
No TEA a pessoa apresenta sintomas de intrusão, humor negativo e sintomas dissociativos, de fuga e alerta...
-
Da forma em que é proposto, qualquer assertiva que não ultrapasse o período de um mês poderia ser considerada, fazendo disso a letra D uma afirmativa que também pode ser considerada.
Achei a questão pouco estruturada.