SóProvas


ID
2761378
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto por sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas em seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente) e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve, em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo.


C. R. Martins, W. A. Lopes e J. B. Andrade. Solubilidade das substâncias orgânicas. In: Química Nova, v. 36, n.° 8, 2013, p. 1.248-1.255 (com adaptações).

Quanto ao processo de dissolução que ocorre com o estabelecimento de novas interações entre soluto e solvente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • que questão linda *.*

  • Esta questão abrange o conceito de formação de soluções, que depende da energia livre de Gibbs (∆G), de acordo com a expressão:
    ∆G = ∆H - T∆S,
    em que ∆H é a variação de entalpia, T é a temperatura e ∆S é a variação de entropia.
    Com base nessa expressão, um processo é considerado espontâneo se ∆G < 0 e não espontâneo se ∆G > 0. Levando em consideração essa expressão, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - Quando um sólido ordenado é dissolvido, a desordem do sistema geralmente aumenta, dessa forma, há um aumento da entropia. Para que o processo seja espontâneo, ∆G precisa ser negativo e, como a entropia é positiva, o termo T∆S é negativo e, para garantir que ∆G seja negativo, a entalpia ∆H também precisa ser negativa. Uma entalpia positiva não garante um processo com ∆G negativo, uma vez que se for maior que T∆S, ∆G terá valor positivo.

    B) INCORRETA - Se a entalpia, ∆H, for positiva, não necessariamente o sistema será espontâneo, como mostrado na alternativa A), logo, um valor de ∆H positivo não é fundamental para que ocorra formação de soluções. Uma diminuição na entropia diminui o valor de T∆S, o que leva a maiores valores de ∆G e não caracterizam um processo espontâneo, caso ∆G seja positivo.

    C) INCORRETA - Quando um sólido ordenado é dissolvido, a desordem do sistema geralmente aumenta, dessa forma, há um aumento da entropia. Portanto, o aumento da entropia na verdade favorece a formação de soluções. Além disso, dependendo da variação de entalpia, uma diminuição da entropia pode causar um ∆G positivo em vez de negativo, que é considerado não espontâneo.

    D) CORRETA - De acordo com a expressão ∆G = ∆H - T∆S, o aumento da entropia favorece a formação das soluções, que ocorrerá se a variação da entalpia que acompanha o processo for negativa, zero ou fracamente positiva. Se a variação de entalpia for muito positiva, a variação da entropia não será suficiente para resultar em uma variação de energia livre menor que zero, sendo, nesse caso, o processo de dissolução não espontâneo. 

    E) INCORRETA - Conforme a expressão ∆G = ∆H - T∆S, a entropia favorece a formação das soluções, mas, esse processo depende da variação da entalpia que acompanha o processo. Se a variação de entalpia for muito positiva, a variação da entropia não será suficiente para resultar em uma variação de energia livre menor que zero, sendo, nesse caso, um processo de dissolução não espontâneo.

    Gabarito do Professor: Letra D.