SóProvas


ID
2761414
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    Surfactantes ou agentes tensoativos são moléculas que se associam espontaneamente, em solução aquosa, a partir de uma determinada concentração. Apresentam uma região apolar e outra polar, ou iônica, e podem ser divididos em neutros ou iônicos. Os tensoativos iônicos podem ser catiônicos ou aniônicos ou, ainda, anfóteros, quando ambas as cargas estão presentes no surfactante. Em soluções diluídas, as moléculas dos surfactantes apresentam-se dispersas e, em soluções mais concentradas, organizam-se em agregados moleculares, que geralmente contêm de 50 a 100 moléculas, denominadas de micelas.


I. M. Rizzatti, D. R. Zanette e L. C. Mello. Determinação potenciométrica da concentração micelar crítica de surfactantes: uma nova aplicação metodológica no ensino de química. In: Química Nova, v. 32, n.° 2, 2009, p. 518-521 (com adaptações).

Em soluções de surfactantes, é denominada de concentração micelar crítica (cmc) a concentração

Alternativas
Comentários
  • As moléculas de surfactante em uma solução se encontram pelo movimento natural das moléculas, o que propicia que as partes apolares das moléculas se juntem e, como essas partes são hidrofóbicas e não apresentam afinidade pelo meio aquoso, mas possuem afinidade entre si, essas moléculas tendem a se agruparem pela proximidade das regiões hidrofóbicas. As partes hidrofílicas ficam expostas ao meio aquoso.
    Essas estruturas crescem na solução e são chamadas de micelas. Para cada tipo de surfactante existe uma concentração em que todas as superfícies estão ocupadas e a quantidade em excesso de surfactante atinge uma concentração mínima que promove o início de formação das micelas. Essa concentração é chamada de concentração micelar crítica (CMC). 
    Com base no exposto, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - A CMC é definida como a concentração de início do processo de formação das micelas e não de desagregação.

    B) INCORRETA - Como explicado acima, a CMC é a concentração em que se inicia a formação das micelas e não a sua precipitação.

    C) CORRETA - Como definido no texto acima, a CMC é a concentração em que se inicia o processo de formação das micelas, que é uma propriedade físico-química intrínseca e característica do surfactante a uma dada temperatura e concentração eletrolítica.

    D) INCORRETA - A CMC é a concentração em que ocorre o início da formação das micelas e não a inversão da organização do agregado molecular.

    E) INCORRETA - Como definido acima, a CMC é a concentração em que há o início do processo de formação das micelas e não da formação de novas camadas de micelas sobrepostas às já existentes na solução.

    Gabarito do Professor: Letra C.