SóProvas


ID
2762383
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

A aplicação da abordagem estrutural para gestão de conflitos prioriza

Alternativas
Comentários
  • Abordagem estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito através da modificação dos elementos que tratam das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Esta abordagem atua a fim de: 

     

    i) reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior; 

    ii) interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum; 

    iii) reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito.

     

    Abordagem de processo: busca a modificação do processo. Esta abordagem intervém diretamente no conflito. Pode ocorrer por de três maneiras distintas, mas complementares:

     

    i) desativação do conflito, por meio da reação cooperativa - não agressiva - de uma das partes;

    ii) reunião de confrontação entre as partes, através de um conflito aberto, com confrontação direta e hostil;

    iii) colaboração, por meio do trabalho unido entre as partes, com o propósito de solucionar problemas, identificar ou buscar soluções capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.

     

    Abordagem mista: busca administrar o conflito tanto na estrutura quanto no processo. Permite duas maneiras:

     

    i) adoção de regras para a resolução de conflitos, através do desenvolvimento prévio de regras e regulamentos para a resolução dos conflitos;

    ii) criação de papéis integradores: criar terceiras partes na organização, as quais irão intermediar a comunicação entre as partes conflitantes. São os chamados papéis de ligação.

     

    Fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/09/gestao-de-conflitos.html

  • Gab. em ambas as questões.

     

    Caiu uma questão identica na prova da PMM - Macapá (Especialista na Educação Administrador - FCC 08/2018), porém o QC até hoje, não disponibilizou aqui na plataforma as 3 provas aplicadas no mês de agosto do corrente ano. Segue abaixo:

     

    39 - A abordagem estrutural para o gereciamento de conflitos em uma organização preconiza

     

    B) a intervenção antes da instalação do conflito, atuando sobre condições que predispõem ao conflito. 

     

    Bons estudos.

  • Gab: B

     

    As abordagens na resolução dos conflitos podem ser:

     

    ESTRUTURAL: atua com base nas condições de DIFERENCIAÇÃO, recursos limitados e escassos e interdependência de trabalho. Ou seja, ele atua nas possíveis diferenças em cargos ou tarefas dos trabalhadores que fazem a mesma coisa, por exemplo. Se houver dirença de salário, falta de pagamento ou preferências por qualquer razão, o conflito não será saudável. Por isso ela atuará ANTES!

    --> Palavras-chave: diferenciação + atuação antecipada.

     

    DE PROCESSO: essa abordagem busca ir por outro caminho. As partes conflitantes tomam uma decisão cooperativa entre si optando pela DESATIVAÇÃO do conflito para que nenhuma delas tenham os mesmos comportamentos de antes. Além disso, pode ainda ser feita uma REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO, nessa fase o quebra pau já tá quente e ninguém quer dar o braço a torcer, a única solução então, será colocá-las frente a frente para exteriorizarem suas emoções!

    --> Palavras-chave: desativação + reunião de confrontação + decisão cooperativa 

     

    MISTA: Nessa abordagem ela usará um pouco da estrutual e da de processo, portanto, adotará REGRAS para que os conflitos sejam resolvidos e criarão papéis integradores, ou seja, se o conflito for pesado, chamará um TERCEIRO INTERVENTOR para ajudar, tentando chegar a um resultado ótimo (ganha-ganha) para as partes.

    --> Palavras-chave: adota regras para resolver os conflitos + chama uma terceira pessoa para auxiliá-los na resolução + busca o ganha-ganha para as duas partes.

     

    FONTE: meus resumos, anotações no qc e PDF's.

  • Gabarito B

     

    ABORDAGEM ESTRUTURAL:  INTERVENÇÃO ANTES DO CONFLITO

     

    ABORDAGEM DE PROCESSO: INTERVENÇÃO NO EPISÓDIO DE UM CONFLITO JÁ INSTALADO, QUE PODE SER FEITA, POR EXEMPLO, MEDIANTE REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO ENTRE AS PARTES

     

     

  • Gabarito B

     

    ✿ Estrutural: Percebe-se a diferenciação. Separa que vai dar briga.

     Processo: Já deu merda. Vamos interferir para desativar?

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • Comentários

    O gerente tem à sua disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:

    Abordagem estrutural: baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Trata-se, pois, de atuar sobre uma condição existente que predispõe ao conflito.

    Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, ou seja, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização. A abordagem de processo pode ser realizada de três diferentes maneiras. A primeira é a desativação ou desescalonização do conflito. A segunda maneira é a reunião de confrontação entre as partes. A terceira maneira é a colaboração.

    Abordagem mista: é a abordagem que procura administrar o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais. A solução inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.

    Gabarito: B

  • abordagem estrutural: conflito ainda não existe ;

    abordagem de processo: conflito já existe.

  • Abordagem estrutural: Ocorre antes da instauração do conflito. Gerencio possíveis fontes de conflitos. Preventiva.

    Abordagem processual: Ocorre após a instauração do conflito. Gerencio o conflito propriamente dito. Reativa.

    Abordagem mista: Uma pitada de cada uma das abordagens acima.

  • Letra A

    .

    ABORDAGEM ESTRUTURAL:  INTERVENÇÃO ANTTES DO CONFLITO--> DIREI

    reduzir a diferenciação dos grupos

    interferir nos recursos compartilhados,

    reduzir a interdependência,

     

    ABORDAGEM DE PROCESSO: INTERVENÇÃO NO EPISSÓDIO DE UM CONFLITO--> DECORE

    desativação do conflito

    colaboração

    reunião de confrontação

  • Abordagens para administrar conflitos

    • Abordagem Estrutural - O objetivo é atuar preventivamente, com o objetivo de alterar os cenários que possam causar os conflitos. Em outras palavras, na abordagem estrutural a intervenção do gestor ocorre antes da instalação do conflito, através da atuação sobre as condições (causas) que predispõem o surgimento do conflito.
    • Abordagem de Processo - busca atuar sobre conflitos que já existem. A abordagem de processo tem por objetivo reduzir os conflitos a partir da modificação do processo, ou seja, através de uma intervenção no episódio do conflito.
    • Abordagem Mista - busca administrar o conflito tanto através de aspectos estruturais, quanto de aspectos de processo. Ou seja, a abordagem mista inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.
  • ESTRUTURAL = ANTES DO CONFLITO