SóProvas


ID
2762602
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Para trabalhar com qualquer documentação, é preciso saber ao certo do que ela trata, qual é a sua lógica de constituição (...) No caso dos processos criminais, é fundamental ter em conta o que é considerado crime em diferentes sociedades e como se dá, em diferentes contextos e temporalidades, o andamento de uma investigação criminal, no âmbito do poder judiciário (...) é justamente na relação entre produção de vários discursos sobre o crime e o real que está a chave da nossa análise. O que nos interessa é o processo de transformação dos atos em autos, sabendo que ele é sempre a construção de um conjunto de versões sobre um determinado acontecimento.
(GRINBERG, Keila, “A história nos porões dos arquivos judiciários”. In: PINSKY, Carla & LUCA, Tania De (orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, p. 122)

Conforme o texto, os historiadores devem trabalhar com processos crimes levando em conta o conceito

Alternativas
Comentários
  • "de crime definido pela sociedade em cada época, bem como os rituais e procedimentos jurídicos, buscando-se problematizar a documentação como registro neutro."


    Problematizar a documentação como um registro neutro é um tanto quanto questionável, dentro do oficio do historiador, uma vez que todos os documentos estão inseridos dentro de uma produção pulverizada de relações de poder.


    Questão questionável essa, na minha opinião!

  • A chave está no "problematizar" (questionar, discutir), mas concordo que foi uma questão capciosa.

  • Registro neutro? Não há neutralidade em fontes históricas.
  • Para quem já tá acostumadi com a FCC em História, já sabe que essa banca tem por propósito FAZER o candidato errar. Dito isso, imagino que tenham não posto de propósito vírgula antes da controvertida expressão "Como registro neutro". Ou seja: querem dizer não que tais registros são neutros, mas que devem ser problematizados de modo a assim ficarem: neutros.