SóProvas


ID
2762650
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No debate historiográfico, vários autores sustentam a tese de que, apesar de autoritário e repressivo, o Estado Novo brasileiro não pode ser considerado tipicamente fascista, pois lhe faltava

Alternativas
Comentários
  • Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que ganhou destaque no início do século XX na Europa e teve origem na Itália. Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a vigilância, um estado forte, a mobilização em massa da comunidade nacional, confiando em um partido de vanguarda para iniciar uma revolução e organizar a nação em princípios fascistas,hostis a todas as vertentes do marxismo, desde o comunismo totalitário ao socialismo democrático.

    Os movimentos fascistas compartilham certas características comuns, incluindo a veneração ao Estado, a devoção a um líder forte e uma ênfase em ultranacionalismo, etnocentrismo e militarismo. O fascismo vê a violência política, a guerra, e o imperialismo como meios para alcançar o rejuvenescimento nacional e afirma que as nações e raças consideradas superiores devem obter espaço deslocando ou eliminando aquelas consideradas fracas ou inferiores, como no caso da prática fascista modelada pelo nazismo.

  • resposta b, bem complexa essa questão

  • Pra ser fascista um estado precisa de invertimentos na formação de milicias paramilitares???? oi? alguém pode ajudar?


    Vargas se distanciava do fascismo por outros motivos. O estado novo, era autoritário mas não totalitário, não se teve em nenhuma momento as discussões sobre espaço vital, cartelização da economia, entre outros.... mas essa de investimento em milicia paramilitar.... boiei.

  • E sobre o item A - O Estado Novo tinha uma política expansionista?

  • BOIEI. O.o