SóProvas


ID
2763778
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao processo orçamentário, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Todos os gestores dos departamentos devem levar em consideração o princípio da equidade, que considera necessário votar e distribuir o orçamento conforme o resultado da votação dos gestores.
( ) Os gestores devem dividir o montante orçamentário entre todos os departamentos, de forma a todos receberem o montante igual.
( ) O processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
( ) Os gestores devem distribuir os recursos proporcionalmente aos que possuem maior número de funcionários.
( ) A distribuição deve levar em conta a hierarquia de importância dos departamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab.D

     

     

  • Gab.: D

    F – F – V – F – F.

  • Letra D.

    Cada coisa estranha. Nem li muito, marquei D e corri para o abraço.

  • (F ) Todos os gestores dos departamentos devem levar em consideração o princípio da equidade, que considera necessário votar e distribuir o orçamento conforme o resultado da votação dos gestores.

     (F ) Os gestores devem dividir o montante orçamentário entre todos os departamentos, de forma a todos receberem o montante igual.

     (V ) O processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

     (F ) Os gestores devem distribuir os recursos proporcionalmente aos que possuem maior número de funcionários.

     (F) A distribuição deve levar em conta a hierarquia de importância dos departamentos. 

  • observa-se que os doutores da UFPR não possuem a mais remota noção de AFO nem de contabilidade pública. jument*s assim são responsáveis pela elaboração de provas tão absurdas!
  • Alguém pode comentar os erros dos itens falsos? Que questão esquisita do car*

  • A questão trata do PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Está previsto na legislação e na Constituição Federal de 1988 (CF/88) e, também, no Manual Técnico do Orçamento Federal (MTO).


    O Ciclo Orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, sendo possível agrupar as atividades relacionadas a esse ciclo da seguinte forma, em 4 fases, referente à LOA:


    1) elaboração do projeto de lei orçamentária;

    2) apreciação, estudo, aprovação (discussão), sanção e publicação da lei orçamentária;

    3) execução da lei orçamentária; e

    4) avaliação e controle da execução orçamentária (acompanhamento).


    Podemos concluir, portanto, que o ciclo orçamentário não se confunde com o exercício financeiro, pois este corresponde a uma das fases do ciclo, ou seja, à execução do orçamento. Isso porque a fase de preparação da proposta orçamentária e sua elaboração legislativa precedem o exercício financeiro, e a fase de avaliação e prestação de contas (controle interno e externo) ultrapassam-no.


    Utilizando como base o MTO, observe o item 1.2 do MTO:


    “1.2. - PAPEL DOS AGENTES DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E DE ORÇAMENTO FEDERAL


    1.2.2. - ÓRGÃO SETORIAL


    O órgão setorial desempenha o papel de articulador no âmbito da sua estrutura, coordenando o processo decisório no nível subsetorial (UO). Sua atuação no processo orçamentário envolve:


    - estabelecimento de diretrizes setoriais para elaboração e alterações orçamentárias;

    - definição e divulgação de instruções, normas e procedimentos a serem observados no âmbito do órgão durante o processo de elaboração e alteração orçamentária;

    - avaliação da adequação da estrutura programática e mapeamento das alterações necessárias;

    - coordenação do processo de atualização e aperfeiçoamento das informações constantes do cadastro de programas e ações;

    - fixação, de acordo com as prioridades setoriais, dos referenciais monetários para apresentação das propostas orçamentárias e dos limites de movimentação e empenho e de pagamento de suas respectivas UO;

    - análise e validação das propostas e das alterações orçamentárias de suas UOs; e

    - consolidação e formalização da proposta e das alterações orçamentárias do órgão.


    1.2.3. – UNIDADE ORÇAMENTÁRIA


    As UOs, apesar de não integrarem o Sistema de Planejamento e Orçamento previsto no caput do art. 4º da Lei nº 10.180, de 2001, ficam sujeitas à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão central e também, no que couber, do respectivo órgão setorial, e desempenham o papel de coordenação do processo de elaboração da proposta orçamentária no seu âmbito de atuação, integrando e articulando o trabalho das suas unidades administrativas, tendo em vista a consistência da programação de sua unidade.


    As UOs são responsáveis pela apresentação da programação orçamentária detalhada da despesa por programa, ação e subtítulo. Sua atuação no processo orçamentário compreende:


    - estabelecimento de diretrizes no âmbito da UO para elaboração da proposta e alterações orçamentárias;

    - formalização, ao órgão setorial, da proposta de alteração da estrutura programática sob a responsabilidade de suas unidades administrativas;

    - coordenação do processo de atualização e aperfeiçoamento das informações constantes do cadastro de ações orçamentárias;

    - fixação dos referenciais monetários para apresentação das propostas orçamentárias e dos limites de movimentação e empenho e de pagamento de suas respectivas unidades administrativas;

    - análise e validação das propostas orçamentárias das unidades administrativas; e

    - consolidação e formalização de sua proposta orçamentária".


    Portanto, é competência da Unidade Orçamentária a elaboração da sua proposta orçamentária, que será encaminhada ao Órgão Setorial a que está vinculada para análise e validação.


    Na União, o órgão central é o Ministério da Economia, atuando por meio da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), que é o responsável pela coordenação, consolidação e elaboração da proposta orçamentária.


    Conforme disposto no MTO, todas as afirmativas NÃO estão de acordo com a norma, com exceção de uma: O processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).


    De acordo com Osvaldo Maldonado Sanches, o Ciclo Orçamentário possui 8 fases/etapas, também chamado de Ciclo Orçamentário Ampliado, conforme abaixo:


    1) formulação do planejamento plurianual, pelo Executivo;

    2) apreciação e adequação do plano, pelo Legislativo;

    3) proposição de metas e prioridades para a administração e da política de alocação de recursos pelo Executivo;

    4) apreciação e adequação da LDO, pelo Legislativo;

    5) elaboração da proposta de orçamento, pelo Executivo;

    6) apreciação, adequação e autorização legislativa;

    7) execução dos orçamentos aprovados; e

    8) avaliação da execução e julgamento das contas.


    Importante notar que as fases 1 e 2 são referentes ao PPA. Já as fases 3 e 4 dizem respeito à LDO. Finalmente, as fases 5 a 8 tratam da LOA. Essas últimas são as mesmas do Ciclo Orçamentário inicialmente considerado pela maioria das bancas de concurso, que é o ciclo da LOA.


    Utilizando a LOA como parâmetro, o Ciclo Orçamentário inicia com a elaboração do projeto de lei orçamentária (etapa 1) e termina com avaliação e controle da execução orçamentária (etapa 4).


    Se fosse utilizado o conceito ampliado, o Ciclo Orçamentário inicia com a formulação do planejamento plurianual pelo Executivo (etapa 1) e termina com a avaliação da execução e julgamento das contas (etapa 8).


    Então, o processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias. Portanto, a sequência correta é F, F, V, F, F.



    Gabarito do Professor: Letra D.