SóProvas


ID
2763952
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

No tocante à temática dos direitos humanos, considerando seu surgimento e sua evolução histórica, assinale a alternativa que contempla correta e cronologicamente seus marcos históricos fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    A questão cobra do candidato um conhecimento histórico acerca da evolução dos Direitos Humanos, no âmbito internacional. Das opções dadas, a que traz marcos históricos fundamentais dessa evolução, em ordem cronológica, é, de fato, a alternativa E, gabarito da questão. Como sabemos, o iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico que começou a se expandir a partir do século XVIII. Dele surgiram ideias fundamentais para a evolução dos Direitos Humanos, como a ideia do tratamento do homem como um fim em si mesmo, de Immanuel Kant. Foram as ideias Iluministas, de um modo geral, junto com a independência dos EUA, que possibilitaram a Revolução Francesa, ao final do Século XVIII (1789), outro marco fundamental dessa evolução histórica. Da Revolução, surgiram conceitos como o de que o poder emana do povo, tão caro até os dias atuais, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento base da evolução dos Direitos Humanos ao longo da história. Depois desses eventos, o outro ponto de virada dos Direitos Humanos no mundo foi a Segunda Guerra Mundial. Do contexto da Guerra é que surgiram a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Organização das Nações Unidas e a preocupação global de se evitar as atrocidades presenciadas pela humanidade durante os anos belicosos. As demais alternativas acabam trazendo não os marcos, mas causas ou consequências desses marcos fundamentais.

    Vejamos as demais alternativas:

    alternativa A está incorreta. O constitucionalismo tem uma importância tremenda na evolução dos Direitos Humanos, mas de um ponto de vista interno e não internacional. Já o socialismo é um modelo econômico e não pode ser considerado um marco histórico nessa evolução.

    alternativa B está incorreta. O cristianismo, também, foi fundamental na evolução histórica dos Direitos Humanos, e na própria conservação da cultura ocidental, em especial, durante a Idade Média. Foram os cristãos os primeiros a defender que o escravo também era humano, também tinha alma e também devia ser tratado de forma digna por ser uma criatura de Deus. Mas, como já dito, o socialismo não foi um marco histórico fundamental na evolução dos Direitos Humanos.

    alternativa C está incorreta. Isso, porque a Constituição Alemã de Weimar é de 1919, enquanto a Declaração da Independência dos EUA remonta ao final do Século XVIII.

    alternativa D está incorreta. Apesar de podermos defender a importância história da Magna Carta, na limitação dos poderes do governante, a queda da Bastilha é uma causa da Revolução Francesa e a criação da ONU é uma consequência da Segunda Guerra.

    (Fonte: estratégia concursos).

  • Por que a D está errada?

    A queda da bastilha é o mesmo de revolucao francesa.

    A criacao da ONu ocorreu por causa da segunda guerra.

     

    E eu ja li que a magna carta do rei joao sem terra foi um marco historico no inicio dos direitos humanos.

    Inclusive no livro do Fabio Konder ele fala em direitos humanos desde antes de Jesus Cristo.

    Nao marquei letra E porque pensei que iluminismo estava muito proximo da revolucao francesa, historicamente e cronologicamente falando. 

  • O iluminismo, a Revolução Francesa e o fim da Segunda Guerra Mundial. O fim da Segunda Guerra Mundial foi um ponto muito importante na evolução dos direitos humanos e é um dos seus marcos históricos fundamentais. 

     

    Da pra acertar porque somente na E fala de Segunda Guerra Mundial, mas lembrem-se que a questão pede cronologicamente seus marcos históricos fundamentais.

  • Fiquei em dúvida entre D e E.

    Como a questão pedia os "marcos históricos", acabei eliminando a alternativa E, visto que o iluminismo não é um marco própriamente dito e sim um movimento intelectual, engendrado ao longo do tempo, cuja demarcação cronológica é difícil de precisar.

    Por outro lado não dá para considerar a "magna carta" um marco fundamental para o que modernamente se chama de Direitos Humanos, o que torna a D errada.

    Enfim, questão mal formulada.

  • DETALHE DA QUESTÃO É A ORDEM CRONOLÓGICA. 

     

    #SEGUEOPAPIRO

  • Questão repetida de 2014. Vunesp repete questões de DH: (Q479681)

    Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2014 - PC-SP - Auxiliar de Necropsia


    Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:


    o Iluminismo, a Revolução Francesa e o término da Segunda Guerra Mundial
  • Estou fechado com nossa colega, Tiger Gil!

    Questão tem vários e vários fundamentos para ser anulada, pois a letra D, no meu ponto de vista, está mais correta que a letra E pelo fato, e somente este, de que o iluminismo está ligado à Revolução francesa (pois falou de iluminismo, então falou de revolução francesa).


    Por que o gabarito D? Simples! A Magna Carta é o primeiro Marco histórico dos D.H., pois lá começou a cair o Estado

    Absolutista, e assim, respeitar alguns direitos e garantias dos homens (mulheres e homens, humanos), após este veio a Revolução Francesa onde ocorreu a queda da bastilha (prisão onde ficavam os inimigos do rei - aqueles que descordavam de algo do Poder Absolutista ou ameaça ao mesmo) , pois "Durante a Revolução Francesa (1789) foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. Os presos políticos foram libertados. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa. Inclusive, o 14 de julho foi escolhido pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa.", logo após, devido está revolução, foi elaborada a Declaração de Direitos dos Homens e do cidadão (outro grande passo para o D.H.), e por último, aí nesta alternativa, D, veio a ONU (devido o ocorrido, 2ª guerra mundial), no ano de 1945(final da 2ª guerra mundial), para agregar mais benefícios e se ter uma entidade "controladora" sobre o assunto, Direitos Humanos.


    Defendo a Letra D!

  • Esse pessoal da banca exige tanto do concurseiro, que eles mesmos fazem tanta coisa errada na elaboração das questões ao ponto de algumas serem anuladas..

    fala sério heim..

  • correta


    O iluminismo, a Revolução Francesa e o fim da Segunda Guerra Mundial.



    " O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais, como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.


    " A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, redigida na França no ano de 1789, foi um importante documento democrático, elaborado com inspiração dos ideais do Iluminismo."




    fonte:https://www.suapesquisa.com/historia/iluminismo/


  • GABARITO: E

    NÃO SE DEVE CONFUNDIR MARCOS HISTÓRICOS com DOCUMENTOS.

    A questão está gerando muita polêmica, mas o enunciado pede os marcos históricos dos direitos humanos.

    Por marco histórico deve-se entender os acontecimentos, fatos e eventos relevantes para a história mundial.

    O Iluminismo, a Revolução Francesa e o fim da segunda guerra mundial são exemplos de marcos históricos fundamentais dos direitos humanos, conforme trazido no enunciado da letra E.

    A Magna Carta, do Rei João sem terra (John Lackland), de 1215 foi um documento relevante na história dos direitos humanos, o que torna a letra D uma opção errada.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MARCOS HISTÓRICOS IMPORTANTES PARA OS DIREITOS HUMANOS:

    O Iluminismo; a Revolução Francesa; a criação da OIT; o fim da primeira guerra mundial; a criação da liga das Nações; o fim da segunda guerra mundial; a criação da ONU etc.

    DOCUMENTOS IMPORTANTES NA EVOLUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS:

    A Magna Carta; a Petition of Rights; o Bill of Rights; a Constituição Americana; a Constituição Francesa; a Constituição de Weimar, a Constituição Mexicana, o PIDCP; o PIDESC..... .

    Bons estudos.

  • Marcos históricos de acordo com a definição de Erival da Silva Oliveira.

  • Como o colega SAMUEL R. falou, o detalhe da questão está na exigência da ordem cronológica.

    OBS.: colocar uma alternativa dizendo que a Constituição de Weimar foi um marco dos Direitos Humanos é osso, amiguinho kkkkk

  • Questão muito questionável. A magna carta é um documento que representa um marco. Só pq não está escrito a promulgação da Magna Carta? Enfim...

  • Bom, parece que a grande observação seria no quesito "fundamental" pq os outros documentos não tiveram tanta força. A carta magna por exemplo era só pra burguesia.

  • :)................

  • Essa é uma pergunta que cobra conhecimentos sobre a evolução histórica dos direitos humanos. Observe que alguns eventos indicados são relevantes para a História em geral, mas não o são para a evolução dos direitos humanos e suas dimensões. Note, também, que não é necessário que um determinado momento histórico tenha produzido um documento para que seja considerado relevante para a evolução dos direitos humanos e que é preciso respeitar a ordem cronológica dos eventos. 
    Vamos analisar as alternativas:
    - afirmativa A: errada. Ainda que o iluminismo (e o sec. XVIII) seja um marco relevante, o socialismo não tem relação direta com a evolução dos direitos humanos. Também não se pode falar que o constitucionalismo contribuiu para a evolução destes direitos em uma perspectiva mundial.
    - afirmativa B: errada. Ainda que valores cristãos inspirem a proteção da dignidade humana (especialmente antes dos escritos kantianos), não se pode associar diretamente o cristianismo à evolução da proteção destes direitos, que só começa a ser formalizada a partir do sec. XVIII.
    - afirmativa C: errada. A Magna Carta é, de fato, indicada como um dos primeiros marcos da proteção dos direitos humanos de primeira dimensão, assim como a Constituição de Weimar, de 1919 (e a Mexicana, de 1917) são consideradas marcos da proteção dos direitos humanos de segunda dimensão. No entanto, a Declaração de Independência dos Estados Unidos data do final do sec. XVIII (sendo anterior à Rev. Francesa) e, apesar de relevante, não atende à ordem cronológica pedida.
    - afirmativa D: errada. A Magna Carta é relevante, como já mencionado, mas a queda da Bastilha não pode ser considerada um marco da evolução dos Direitos Humanos. Na verdade, a  Rev. Francesa como um todo e a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão são considerados marcos relevantes, mas não a queda da Bastilha, especificamente. Por fim, a criação da ONU é um marco relevante - mas a "queda da Bastilha" torna a afirmativa errada.
    - afirmativa E: correta. o Iluminismo (movimento do sec. XVIII), a Revolução Francesa (final do sec. XVIII) e o final da Segunda Guerra (atrelado à criação da ONU, em 1945) são considerados eventos muito importantes para a consolidação da proteção dos direitos humanos. 


    Gabarito: a resposta é a letra E. 

  • Gabarito "E"

    Eu divirjo, querido Lúcio Weber. A guerra mundial é um marco não na história humana mas, do planeta o qual vivemos, é um ciclo necessário, toda essa filosofia de não guerra, mas oras, já vivemos em uma guerra midiática todos os dias, ou seja, não em uma guerra declarada, mas sim, em uma guerra silenciosa, onde milhões morrem todos os dias. É só olhar ao seu redor.

    O principal motivo da guerra é a paz.

  • O pessoal está olhando só para o próprio umbigo, pois muitos erraram, e não se conformaram... a questão é enfática em dizer: marcos históricos fundamentais.

    e toda e qquer pessoa que inicia os estudos em D.H, sabe que a Revolução Francesa, com seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade ( LIF ), foi um dos grandes marcos históricos, com o auxílio da questão da 2 guerra mundial, que trouxe a humanidade, a necessidade de mudanças urgentes em determinadas questões fundamentais para a continuidade da raça humana...

  • Assertiva E

    O iluminismo, a Revolução Francesa e o fim da Segunda Guerra Mundial.

  • A dificuldade está em confundir acontecimentos históricos com documentos.

  • MARCO histórico é diferente de DOCUMENTOS históricos (também chamado de marco jurídico).

    Marco é fato, por ex.: revolução francesa

    Documento é consequência desses acontecimentos, por ex.: declaração francesa dos direitos do homem e do cidadão 1789.

  • Questão um pouco confusa, pois de acordo com o meu humilde entendimento, o iluminismo, a queda da bastilha e a revolução francesa fazem partem de um ciclo, uma coisa levou a outra. Enfim, como explicou o professor, a queda da bastilha não é, necessariamente um evento que, por si só, seja relevante para os direitos humanos, no entanto, se consideramos que este evento foi o desencadeador da Revolução Francesa, ele é importante sim.

  • OUTRA QUESTÃO SOBRE A TEMÁTICA:

    Assinale a opção correta no que diz respeito à afirmação histórica dos direitos humanos.

    C A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração.

  • OS Três marcos históricos Para os direitos Humanos:

    a) ILUMINISMO, Os defensores desse movimento acreditavam que pensamento racional deveria sobrepor as crenças religiosas e misticismos. principais filosófos: Rousseau, Montesquieu e Immanuel Kant.

    b) Revolução Francesa, reação a monarquia absolutista, um dos movimentos mais importantes da história, onde surgiu a DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO HOMEM e do CIDADÃO;

    c) PÓS SEGUNDA GUERRA; Foi CRIADA A ONU, em busca de promover a paz entre as ações e evitar as guerras. A ONU proclamou em 1948 a Declaração universal dos Direitos Humanos.

  • Gabarito E

    1) Marcos Históricos

    Iluminismo

    Revolução Francesa

    Fim da 2º Guerra Mundial

    2) Precedentes Históricos

    Direito Humanitário

    Liga das Nações Unidas

    OIT

    3) Vertentes Proteção Internacional

    Direito Humanos

    Direito Refugiados

    Humanitário

  • Gab E

    -Como ciência surgiu a partir da avassaladora II Guerra Mundial.

    -A primeira geração ou dimensão é marcada somente no século XVIII pela Revolução Francesa e o movimento iluminista.

  • É a segunda vez que eu faço essa questão. E é a segunda vez que eu erro!

  • a alternativa C é a correta e gabarito da questão.

    Questão idêntica :

     2014 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Considerando a evolução histórica e cronológica dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram três marcos históricos fundamentais. São eles:

    o Iluminismo, a Revolução Francesa e o término da Segunda Guerra Mundial.

  • lembram daquelas matérias "chatas" da faculdade dos anos iniciais?

    "Direito Romano"

    "Fundamentos Históricos do Direito"

    ... Então, hj, valem 1 questão certa para concurso... ou seja, sua vaga... estudem!

  • Letra E. A única que contempla a 2 guerra mundial, que foi um grande marco histórico para o surgimento dos direitos humanos.

  • Gabarito E

    PRIMEIRA DIMENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

    • Independência dos EUA
    • Revolução Francesa

    SEGUNDA DIMENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

    • Revolução Mexicana e Revolução Russa

    TERCEIRA DIMENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

    • Pós Segunda Guerra Mundial
    • Surgimento da ONU
  • Constitucionalismo Antigo = marca dos hebreus, Grécia, Roma e Inglaterra.

    Constitucionalismo Moderno = consagra direitos de 1ª e 2ª Geração. Os de 1ª geração estão relacionados com as noções de liberdade advindas de movimentos liberais, instaurando o chamado "estado liberal" (ex.: Declaração de Direitos da Virgínia - derivada do movimento de independência dos EUA - e Constituição Francesa de 1793 - derivada da Revolução Francesa de 1789). Já os de 2ª geração se relacionam aos direitos prestacionais (status positivo de Jellinek), segundo os quais o indivíduo exige ações do Estado voltadas à concretização da isonomia material (ex.: Constituição de Weimar de 1919 na Alemanha e Constituição do México de 1917). Está intrinsecamente ligado ao conceito de "estado social".

    Constitucionalismo Contemporâneo = consagra direitos de 3º/4º/5° geração, oriundos do pós 2ª Guerra Mundial e ligados à fraternidade e à noção de dignidade da pessoa humana. Instaura a noção atual de "estado democrático de direito".

  • letra E

  • MARCOS EM DIR. HUMANOS

    1) HISTÓRICOS - ABSOLUTISMO, ILUMINISMO, REV. FRANCESA, REV. AMERICANA, GUERRAS MUNDIAIS;

    2) TEÓRICOS - OBRAS, CONTRATO SOCIAL, MANIFESTO COMUNISTA

    3) NORMATIVOS - MAGNA CARTA , CONSTITUIÇÕES, DUDH, CADH, ESTATUTO DE ROMA, ETC.

    4) DE PROTEÇÃO - TPI

    5) GLOBALIZAÇÃO DOS DH - DUDH

    PRECEDENTES HISTÓRICOS

    1) LIGA DAS NAÇÕES

    2) OIT

    3) DIR, HUMANITÁRIO

    VERTENTES DO DIREITO INTERNACIONAL

    1) DIREITOS HUMANOS

    2) DIR. HUMANITÁRIO

    3) DIR. DE REFUGIADOS.

    Instagram @profravaneleao

  • Gabarito E

    PRIMEIRA DIMENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

    • Independência dos EUA
    • Revolução Francesa

    SEGUNDA DIMENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

    • Revolução Mexicana e Revolução Russa

    TERCEIRA DIMENSÃO DOS DIREITOS HUMANOS

    • Pós Segunda Guerra Mundial
    • Surgimento da ONU

  • Alternativa E

    O professor Anderson Silva do Gran explica exatamente essa questão.

  • Revolução francesa ----> LIBERDADE/IGUALDADE e FRATERNIDADE.

    são os direitos de 1º,2º e 3º geração.

  • MARCOS HISTÓRICOS:

    • Iluminismo – pensamento burguês que tem início no século XVI e vai até o século XVIII;
    • Revolução Francesa (1789);
    • Fim da Segunda Guerra Mundial

    DOCUMENTOS HISTÓRICOS:

    • No ano de 539 a.C., surgiu o denominado Cilindro de Ciro, um cilindro de barro onde foi esculpida o que se convencionou chamar de Primeira Declaração de Direitos Humanos;
    • Em 1215, foi escrita a Magna Carta Libertatum, uma declaração pelo Rei João “Sem Terra”. É aqui que se começa a falar em devido processo legal, porque é um texto escrito pelo próprio Rei, que o vincula a cumprir o que está ali disposto. A maioria dos artigos relacionados à Magna Carta era acerca da cobrança de impostos – à época não existia um regramento próprio sobre cobranças e aumento de impostos, por isso, a carta trouxe a sequência para a cobrança de impostos e os possíveis aumentos, ficando o rei limitado ao que ali estava estabelecido.