SóProvas


ID
2764171
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em geral, todos se sentem melhor quando a disposição da edificação é inteligível. A disposição compreensível facilita saber onde estamos e como chegar onde queremos. A edificação bem projetada pode dar uma contribuição significativa à orientação espacial. Na obra clássica A imagem da cidade, o urbanista Kevin Lynch (1960) desenvolveu critérios claros para a legibilidade de cidades e bairros. Ele recomendou a aplicação de identidade, estrutura e significado. Lynch usou esses conceitos como base de vários princípios de projeto urbano que também podem ser usados em edificações. O resultado da combinação dos princípios de Lynch com as ideias de Paul e Passini (1992) e Van der Voordt (2001) foi uma lista de pontos de atenção e critérios para desenvolver e conferir plantas-baixas. Nessa lista, três princípios das Leis da Gestalt foram indicados.


Assinale a alternativa na qual um dos princípios das leis da Gestalt está indicado.

Alternativas
Comentários
  • Continuidade: características produzidas pela continuação, em que elementos separados são percebidos e visualizados como um todo coerente.

  • Princípios da Gestalt:

    Unidade: a percepção de um elemento pode ser construída por uma ou até mesmo várias partes que constroem um todo.

    Segregação: capacidade perceptiva de isolar, evidenciar ou identificar objetos, ainda que sobrepostos, dentro de uma composição.

    Unificação: igualdade ou equilíbrio de estímulos em todos os elementos da composição.

    Fechamento: o nosso cérebro “fecha” a formação de imagens completas quando vemos apenas formas inacabadas ou silhuetas.

    Continuidade: representa a tendência de que objetos acompanhem outros no sentido de alcançar uma forma.

    Proximidade: elementos distintos que se posicionam de formas muito próximas uns aos outros tendem a ser percebidos juntos.

    Semelhança: objetos que possuem formas, cores ou aparência geram semelhante também tendem a ser interpretados como uma só unidade.

    Pregnância: objetos que são percebidos com clareza e rapidamente devido a homogeneidade e harmonia.

    Fonte:

  • Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva. Outros conceitos dessa teoria são super-soma e transponibilidade.