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Questões de Signos


ID
229789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O signo é composto por sua forma física e por um conceito mental, que corresponde a uma apreensão da realidade externa. Como meios de comunicação visual, os signos visuais podem assumir categorias diferentes de acordo com o seu significado. A respeito das categorias dos signos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • INDÍCIOS ou ÍNDICES: são indicativos. Representam algo que não está presente e esta representação decorre de uma relação de causalidade. Todas as sugestões são índices. Ex.: Pegadas na lama  =>  alguém passou por aqui.
    O índice, ou parte representada de um todo anteriormente adquirido pala experiência subjetiva ou pela herança cultural. Ex.: onde há fumaça, logo há fogo. Quer dizer que através de um índice (causa) tiramos conclusões.
  • Ícone – signos que representam um modelo imitativo.

    Símbolo Designam o objeto de uma maneira totalmente livre, independentemente de semelhanças ou de ligação direta com ele. O significado é estabelecido através de normas e convenções. Para serem entendido necessitam de uma previa explicação.

    O indício ou índice -  tem origem em formas ou situações naturais ou casuais e adquire significado por meio do acúmulo de experiências advindas da ocorrência de situações idênticas.

    LETRA E


ID
254587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos métodos e às técnicas de
desenho e projeto nos projetos de arquitetura.

Em um desenho que apresente proporção áurea, podem-se criar segmentos áureos, retângulos áureos e até triângulos áureos.

Alternativas
Comentários
  • proporção áureanúmero de ouronúmero áureo ou proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional, com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618, sendo assim todas as figuras ou segmentos derivados de um desenho áureo guardarão entrei uma proporção áurea.

  • Complementando:

    Desde a Antiguidade, a proporção áurea é empregada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi \pi), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colméias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

    Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.
    \FONTE: Wikipedia

  • http://www.uel.br/cce/mat/geometrica/php/dg/dg_4t.php


ID
631135
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“A sensibilidade para o lugar por parte da arquitetura contemporânea é um fenômeno recente. O maior esforço do movimento moderno consistiu em definir uma nova concepção de espaço utilizando o suporte de novos avanços tecnológicos: estruturas de aço e de concreto armado e fechamentos de vidro.”

Segundo Josep Maria Montaner, autor do trecho do texto acima, os conceitos de ESPAÇO e LUGAR se podem diferenciar claramente. Sobre esses conceitos de metodologia de projeto de arquitetura, é correto afirmar:

Alternativas

ID
767386
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A concepção de que um desenho arquitetônico deve “responder” ao entorno ou “estar relacionado” com seu contexto, integra as discussões sobre a arquitetura. Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1188634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir.

Firmitas refere-se à resistência e à estabilidade, e, portanto, ao caráter funcional da arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • Firmitas (solidez) refere-se à resistência e à estabilidade (correto), e, portanto, ao caráter funcional da arquitetura (errado). Caráter funcional seria o da utilitas (utilidades). 

  • O triângulo conceitual clássico de Vitruvio é definido pelos termos: firmitas (estrutura), utilitas (funcionalidade) e venustas (beleza).


ID
1315501
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ainda com relação às instalações técnicas, avalie a correção do símbolo gráfico e do significado correspondente (NBR 5.444/1989) e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pela NBR 5444, tabelas 2, 3 e 4:

    a) tomada de luz na parede, baixo

    b) ponto de luz incandescente na parede (arandela)

    c) caixa de telefones

    d) quadro geral de luz e força

    e) disjuntor a seco


ID
1334902
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a composição de uma fachada se deverão utilizar retângulo áureo, medida de proporção utilizada para o traçado regulador da arquitetura clássica, que guarda a seguinte proporção:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    retângulo áureo

    b = 1,618...

    h

    b = base = segmento maior (na questão: lado a)

    h = altura = segmento menor (na questão: lado b)

    Obs.: vale lembrar que para uma razão resultar em valor maior do que 1, o numerador deve ser maior do que o denominador.


ID
1422841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A comunicação visual é fundamental para assegurar identificação e acessibilidade aos espaços construídos e abertos da cidade. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual consiste em um pictograma inserido em um quadrado, que apresenta uma pessoa em pé e de perfil, segurando uma bengala voltada para a direita.

Alternativas
Comentários
  • 9050/2015

    5.3.3 Símbolo internacional de pessoas com deficiência visual

    A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual consiste em um pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B 5/10 ou Pantone 2925 C). Este símbolo pode, opcionalmente, ser representado em branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco), e deve estar sempre voltada para a direita, conforme Figura 33. Nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita a este símbolo. O símbolo internacional de pessoas com deficiência visual deve indicar a existência de equipamentos, mobiliário e serviços para pessoas com deficiência visual, em locais conforme 5.3.2.2.


ID
1519225
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um elemento de grande importância em arquitetura e em urbanismo, além da atenção às necessidades e às aspirações dos usuários, é a questão do símbolos. Neste sentido, o projeto piloto da cidade de Brasília, segundo o seu autor, Lúcio Costa, representa:

Alternativas
Comentários
  • "Dois eixos cruzando-se em ângulo reto,ou seja, próprio sinal da cruz" 
    (Lúcio Costa)

  • Lúcio Costa era incrível até nas palavras.

  • Pegadinha marota.


ID
1643776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de métodos e técnicas de desenho de uso comum pelos arquitetos, julgue o item subsecutivo.

Elaborar croquis ou desenhar produz três jogos distintos de imagens, que registram um processo temporal de percepção, medida, avaliação, correção e reavaliações sucessivas: o desenho que aparece no papel, a imagem visual registrada na memória cerebral e uma memória muscular do ato de desenhar em si.

Alternativas
Comentários
  • Essa foi profunda. :X (quase uma autovalorização dum desenhista)


ID
1777093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de comunicação visual no edifício e na cidade, julgue o item que se segue. 

Não prejudica a mensagem de uma empresa a coexistência, em uma única marca, entre o pictograma — imagem ou um conjunto de imagens integrantes de uma escrita sintética — e o logotipo — um grupo de letras fundidas em um só tipo —, sendo até desejável essa redundância para sintetizar as atividades da organização.

Alternativas
Comentários
  • Pictograma - São representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica extremamente simplificada, mas sem perder o significado essencial do que se está representando. Seu uso geralmente está associado à sinalização pública, instruções, orientações e qualquer outro meio para transmitir informações. 

    Logotipo - Um logotipologótipo, logomarca ou simplesmente logo, é um conjunto formado por duas ou mais letras fundidas em um só tipo, compondo uma sigla.

    ✅ CERTO


ID
1777096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de comunicação visual no edifício e na cidade, julgue o item que se segue. 

No estudo da relação entre o fundo e a figura nas artes gráficas, a proporção do espaço vazio entre palavras, linhas e margem deve ser considerada, evitando-se, na composição, excessos de elementos que possam criar uma impressão desagradável aos olhos. 

Alternativas

ID
2035969
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A geração das formas arquitetônicas na organização espacial e sua relação com a tecnologia pode ser classificada em alguns “modos” distintos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Desenho Pragmático

    Desenho Icônico

    Desenho Analógico

    Desenho Canônico

    R. Sintética

    http://www.arq.ufmg.br/rcesar/pmdvw/piaup1/17out2000b.html


ID
2098552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da comunicação visual no contexto arquitetônico, julgue o item a seguir.

Para que a comunicação visual direcionada ao público infantil seja eficaz, é necessário que os elementos gráfico-visuais das mensagens a serem veiculadas sejam simples e, extremamente claras.

Alternativas
Comentários
  • Eficaz= dar certo

    Eficiência = fazer dar certo da melhor maneira possível


ID
2098561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito da comunicação visual no contexto arquitetônico, julgue o item a seguir.

Para obter o produto final de um sistema de informação visual — desenvolvido, principalmente, com base em elementos como pictogramas, textos e suportes físicos —, equipes compostas por diversos profissionais realizam um cuidadoso trabalho de análise de ambientes para evitar ou, quando for necessário, propor soluções para problemas relacionados, por exemplo, à circulação de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO


ID
2267515
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da metodologia de projeto arquitetônico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O método tipológico busca gerar um novo modelo arquitetônico a partir do traçado de um tipo já existente. Este tipo pode dizer respeito à técnica, função ou estilo. 

    b) O método mimético pressupõe uma “cópia”, uma imitação de um modelo já existente. Contudo não é uma cópia fiel e sim uma interpretação e adaptação, já que diferenças contextuais impossibilitam a cópia literal dos modelos.

    c) O método inovativo tenta resolver um problema sem precedentes ou um problema comum, de forma nunca antes resolvida, por meio da criação de algo novo para um modelo já existente. Este método também busca utilizar novos matérias e tecnologias na criação ou reforma de edifícios.

    d) O método normativo projeta a partir de regras estéticas específicas, delimita a forma e a conformação espacial da arquitetura a ser alcançada. Existem três sistemas reguladores que se destacam: o geométrico, o proporcional e o uso de formas geométricas elementares para partes principais do edifício.

    e) Os métodos inovativo e normativo, devido à sua semelhança conceitual, podem ser trabalhados em conjunto em um mesmo projeto.

    Regra e inovação são um pouco antagônicos.


ID
2312947
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Paisagismo é o meio de se obter de volta a natureza para o homem através da recriação ou proteção da mesma.

II. Lugar é considerado a representação espacial que possui identidade, características intrínsecas, exclusivas que lhe proporciona a aproximação e a identificação deste conjunto de elementos com a população que o vivencia ou vivenciou.

III. Espaço livre público é todo espaço não edificado, ou seja, ruas, pátios, praças, largos, parques, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

     

    São todas citações de livros, mas que você pode encontrar na Apostila de Paisagismo   https://issuu.com/vanessagoulartdorneles/docs/apostila_formatada_paisagismo

     

    I - "Paisagismo é o meio de se obter de volta a natureza para o homem através darecriação ou proteção da mesma”. (LIMBERGEER, SANTOS, 2000, p.1)

     

    II -  Lugar é considerado a representação espacial que possui identidade, características intrínsecas, exclusivas que lhe proporciona a aproximação e a identificação deste conjunto de elementos com a população que o vivencia ou vivenciou. (SILVA, 2004, p17-18)

     

    III. Espaço livre público é todo espaço não edificado, ou seja, ruas, pátios, praças, largos, parques, entre outros. (MACEDO, 1995)

  • Eu não concordei com a opção III, como foi tirado de um livro deve ser porque está fora do contexto.

    "Espaço livre público é todo espaço não edificado, ou seja, ruas, pátios, praças, largos, parques, entre outros."

    Pode-se haver um espaço não edificado que não é público, um pátio privado, uma praça privada, um parque privado....

  • Independente de quem escreveu essa primeira assertiva, não é esse o conceito de paisagismo, né!? Está errado isso

    Paisagismo pode ser uma intervenção que sequer use vegetação!

    Como a II e a III estão corretas, só cabe a alternativa B mesmo

  • Também não concordo com a I nem com a III, paisagismo não é só isso e nem todo espaço não edificado é público.
  • essa questão deveria ser anulada, visto que essa definição da III diz respeito a Espaço Livre, e não Espaço Livre Público.


ID
2350846
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à dimensão funcional na Arquitetura, considere as seguintes afirmativas:
1. A noção da origem das funções deve vir do sujeito, seja ele individual ou coletivo, e não do objeto.
2. Na tipologia de funções de Mukarovsky, todas as possíveis interações sujeito-objeto podem ser agrupadas sob quatro funções: prática, teórica, simbólica e estética.
3. A arquitetura funcionalista parte da premissa de que cada artefato arquitetônico tem uma função única e precisamente definida, consequência do propósito para o qual é construído.
4. O arquiteto Louis Sullivan tinha a premissa de que a função segue a forma, uma relação única entre um objeto concreto e seu propósito.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4. ERRADA. O arquiteto Louis Sullivan tinha a premissa de que a forma segue a função, uma relação única entre um objeto concreto e seu propósito.

     


ID
2373604
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das expressões do arquiteto é o croqui, que tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • GAB B 

     

    Para complementar:

    "A origem do termo croqui remonta ao início do século XIX: vem do francês croquer, que significa simplesmente esboçar, e pode aplicar-se às mais diversas áreas, da arquitetura à moda. Croqui significa desenho rápido ou bosquejo e não pressupõe grande precisão ou refinamento gráfico – embora haja croquis muito apurados, verdadeiras obras de arte. De modo geral, não representa uma ideia acabada ou coletiva, mas uma experiência individual, de descoberta e experimentação, como a pintura ou a escultura. Há croquis que se aproximam do desenho infantil e da sua liberdade de expressão única. O croqui também pode ser entendido como a primeira fase do projeto."

     

    Fonte: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/croqui/

  • Se tivesse nenhuma alternativa correta, marcaria esta


ID
2439100
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre os conceitos do Geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan sobre percepção, meio-ambiente e relações humanas, leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2755921
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A arquitetura busca dar uma configuração à matéria, de modo a individualizar o objeto e atribuir-lhe uma função. Nesse sentido, considere as afirmativas abaixo, referentes aos objetivos atribuídos aos levantamentos arquitetônicos e urbanísticos:

I. Funcionalidade: envolve a organização das atividades de execução das obras.
II. Técnica: exerce preocupação com as questões relativas ao conforto térmico, acústica, lumínico e ambiental.
III. Estética: emite mensagens sensoriais a partir do produto artístico do projeto.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • a I estava fácil de eliminar, mas a II eu fiquei na dúvida, acredito que a técnica seja bem mais que isso...

  • Letra E

    Comentários

    I. A funcionalidade está ligada às respostas que a arquitetura dá às necessidades e às funções da vida humana.

    II. Certa. Como técnica, ela vai assegurar que através da configuração da matéria serão mantidos padrões de «habitabilidade». O Conforto Ambiental reúne todos os conhecimentos necessários para a habitabilidade dos espaços arquitetônicos, o que envolve questões térmicas, acústicas e lumínicas, além da sua aplicabilidade através das instalações prediais complementares. Por exemplo, a escolha da orientação da edificação no terreno quanto ao sol e aos ventos vai influenciar no conforto térmico dos ambientes internos.

    III. Certa. COMUNICAÇÃO ESTÉTICA corresponde ao processo através do qual o artista, seja ele arquiteto ou não, emite mensagens perceptíveis sensorialmente, a partir de um objeto ou produto artístico, no qual o espectador ou usuário é receptor passivo e, ao mesmo tempo, ativo, pois emite respostas, através de sua ação ou uso. (MOLES, 1978)(CASTELNOU, 2014)

    Fonte :


ID
2764171
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em geral, todos se sentem melhor quando a disposição da edificação é inteligível. A disposição compreensível facilita saber onde estamos e como chegar onde queremos. A edificação bem projetada pode dar uma contribuição significativa à orientação espacial. Na obra clássica A imagem da cidade, o urbanista Kevin Lynch (1960) desenvolveu critérios claros para a legibilidade de cidades e bairros. Ele recomendou a aplicação de identidade, estrutura e significado. Lynch usou esses conceitos como base de vários princípios de projeto urbano que também podem ser usados em edificações. O resultado da combinação dos princípios de Lynch com as ideias de Paul e Passini (1992) e Van der Voordt (2001) foi uma lista de pontos de atenção e critérios para desenvolver e conferir plantas-baixas. Nessa lista, três princípios das Leis da Gestalt foram indicados.


Assinale a alternativa na qual um dos princípios das leis da Gestalt está indicado.

Alternativas
Comentários
  • Continuidade: características produzidas pela continuação, em que elementos separados são percebidos e visualizados como um todo coerente.

  • Princípios da Gestalt:

    Unidade: a percepção de um elemento pode ser construída por uma ou até mesmo várias partes que constroem um todo.

    Segregação: capacidade perceptiva de isolar, evidenciar ou identificar objetos, ainda que sobrepostos, dentro de uma composição.

    Unificação: igualdade ou equilíbrio de estímulos em todos os elementos da composição.

    Fechamento: o nosso cérebro “fecha” a formação de imagens completas quando vemos apenas formas inacabadas ou silhuetas.

    Continuidade: representa a tendência de que objetos acompanhem outros no sentido de alcançar uma forma.

    Proximidade: elementos distintos que se posicionam de formas muito próximas uns aos outros tendem a ser percebidos juntos.

    Semelhança: objetos que possuem formas, cores ou aparência geram semelhante também tendem a ser interpretados como uma só unidade.

    Pregnância: objetos que são percebidos com clareza e rapidamente devido a homogeneidade e harmonia.

    Fonte:

  • Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva. Outros conceitos dessa teoria são super-soma e transponibilidade.


ID
2884279
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O intuito das teorias de proporções é criar um sentido de ordem e harmonia entre os elementos de uma composição visual. Uma razão se refere à comparação quantitativa de duas coisas semelhantes, enquanto a proporção se refere à igualdade de razões. Subjacente a um sistema de proporcionalidade, portanto, está a razão característica, uma qualidade permanente que é transmitida de uma razão para outra. Assim, um sistema de proporcionalidade estabelece um conjunto coerente de relações visuais entre as de um edifício, assim como entre as partes e o todo. Embora tais relações possam não ser imediatamente percebidas pelo observador casual, a ordem visual que criam pode ser percebida, aceita ou mesmo reconhecida através de uma série de experiências repetitivas. Após um certo período de tempo, podemos começar a ver o todo na parte, e a parte no todo. Diversas teorias de proporções “desejáveis” foram desenvolvidas no decorrer da história da arquitetura. A noção de elaborar um sistema de projeto e comunicar seus meios é comum em todos os períodos. Embora o sistema real varie de tempos em tempos, os princípios envolvidos e seu valor para o arquiteto permanecem os mesmos. Assinale a alternativa que contém um grupo de Teorias da Proporção.

Alternativas
Comentários
  • Rindo até 2057!!!!!!!!!!

  • SEÇÃO ÁUREA: A proporção áurea ou seção áurea é muitas vezes associada à harmonia estética na arquitetura e na arte em geral. O conceito remonta há muito tempo atrás. Inclusive, os gregos já o conheciam e usavam.

    MAS EM QUE CONSISTE A PROPORÇÃO ÁUREA? Matematicamente falando, a proporção áurea é uma constante real algébrica irracional. Ela é obtida quando dividimos uma reta em dois segmentos de forma que o segmento mais longo da reta dividida pelo segmento menor seja igual à reta completa dividida pelo segmento mais longo. O valor da proporção áurea é constituído por 1,6180339887… ou, arredondando, 1,6180.

    A PROPORÇÃO ÁUREA NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA A arquitetura contemporânea continuou a usar a proporção áurea em diferentes estruturas. Le Corbusier na década de 40, desenvolveu um sistema de proporções chamado Modulor. Este sistema projetava a proporção de alturas baseada na proporção áurea. Fonte:

    ORDENS CLÁSSICAS: As 5 ordens da arquitetura clássica: Criadas pelos gregos e romanos, grandes construtores da Antiguidade, as cinco ordens clássicas foram durante muito tempo uma parte inseparável da arquitetura. É, portanto, um conhecimento básico de Arquitetura Clássica, seja para arquitetos ou estudantes.

    Em linhas gerais, há cinco ordens clássicas arquitetônicas: dórica, jônica e coríntia, de caráter grego e ainda, as ordens toscana e compósita, de caráter romano. As diferenciações a cada uma das nomenclaturas são evidenciadas na composição e/ou ornamentação dos capitéis – extremidade superior da coluna, responsável por transferir os esforços do entablamento ao fuste e descarregá-los sobre a base e/ou estilobata. Junto ao capitel, há outros elementos constituintes das ordens clássicas – cornija, friso, frontão, epistilo, fuste, pódio e estilobata. Cada um destes elementos é único. Sendo assim, são usados em estruturas específicas e em momentos precisos. As ordens usadas pelos gregos eram essencialmente construtivas. Os romanos, por outro lado, usam como elementos puramente decorativos, sem qualquer valor estrutural. Apesar disso, continuavam usando-as construtivamente nas colunadas de fóruns e templos.

    MODULOR: O modulor foi um sistema de proporções elaborado e largamente utilizado pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier. O sistema surgiu do desejo de seu autor de não converter ao sistema métrico decimal as unidades como pés e polegadas. Ao invés disso, Le Corbusier passou a se referenciar a medidas modulares baseadas nas proporções de um indivíduo imaginário (inicialmente com 1,75 m e mais tarde com 1,83 m de altura). O sistema foi mais tarde elaborado baseando-se na proporção áurea e na seqüência de Fibonacci...

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Modulor

    @cabide.concurseira


ID
3338365
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O desenho arquitetônico é, em um sentido restrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e à representação de projetos de arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla, porém, o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). Dessa forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, este tipo de desenho costuma ser uma disciplina importante nos primeiros anos das faculdades de arquitetura. O desenho arquitetônico também costuma se constituir em uma profissão própria: os desenhistas técnicos (ou a sua versão atual, representada pelos cadistas — ou manipuladores dos softwares CAD) são comuns nos escritórios de projeto. Considerando a representação dos materiais mais usados, assinale a alternaria INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra B: Concreto em Corte

  • NBR 6492/1994:

    A)Concreto em vista. CORRETA

    B)Preenchimento de material térmico e acústico. INCORRETA, essa é a representação do concreto em corte.

    c)Mármore/granito em vista. CORRETA

    d)Madeira em vista. CORRETA

    GABARITO: B.


ID
3393673
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sinalização bem elaborada é essencial no ambiente corporativo. Ela orienta os usuários e identifica as dependências do local, sendo considerada um elemento de design ambiental. Em relação à sinalização de ambientes corporativos, julgue o item a seguir.


Pictograma é um signo abstrato que representa coisas e objetos do meio envolvente.

Alternativas
Comentários
  • Não é abstrato!

  • Os pictogramas são construídos para identificar de forma imediata os serviços e funções disponíveis no sistema de sinalização. Precisam ser claros e objetivos.


ID
3551674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2010
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos métodos e às técnicas de desenho e projeto nos projetos de arquitetura.


Em um desenho que apresente proporção áurea, podem-se criar segmentos áureos, retângulos áureos e até triângulos áureos.

Alternativas

ID
3587224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dependendo da forma como são geradas, se por linhas ou malha quadriculada, as imagens digitais tanto podem ser vetoriais quanto bitmap. No que se refere às cores das imagens, há o modelo cor-luz (RGB), aditivo, e o modelo cor-tinta (CMYK), subtrativo. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.


No modelo RGB, todas as cores são compostas pela combinação de vermelho, azul e verde.

Alternativas
Comentários
  • Red

    Green

    Blue


ID
3913030
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema formal descrito no Livro 1 do tratado de Vitrúvio está fundamentado na noção de composição realizada a partir de elementos, podendo-se agrupar os termos da teoria em dois grandes grupos: o de princípios, que determinam condições para excelência arquitetônica, e o de procedimentos, que auxiliam o arquiteto no controle do projeto. A coluna de cima apresenta alguns desses princípios de composição e a de baixo a definição de cada um. Numere a coluna de baixo de acordo com a de cima.

1 - Equilíbrio
2 - Escala
3 - Ênfase
4 - Ritmo

( ) Está associado à maneira que os elementos estão dispostos no ambiente, identificando-o como uma unidade.
(  ) Pressupõe a coexistência de elementos dominantes e subordinados na composição de um interior.
( ) É um fluxo de movimento que pode ser medido ou controlado e geralmente é produzido por uma ordenação de vários elementos diferentes.
( ) Refere-se ao tamanho de uma coisa relacionada a um padrão conhecido ou a uma constante conhecida.

Marque a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • Equilíbrio - Está associado à maneira que os elementos estão dispostos no ambiente, identificando-o como uma unidade.

    Ênfase - Pressupõe a coexistência de elementos dominantes e subordinados na composição de um interior.

    Ritmo - É um fluxo de movimento que pode ser medido ou controlado e geralmente é produzido por uma ordenação de vários elementos diferentes.

    Escala - Refere-se ao tamanho de uma coisa relacionada a um padrão conhecido ou a uma constante conhecida.

    ✅ LETRA A


ID
3970885
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com LYNCH, são os cinco elementos fundamentais dentro de uma cidade:

Alternativas
Comentários
  • Os 5 elementos são:

  • completando o comentário da Bruna...

    ·         5 TIPOS FORMAIS DE ELEMENTOS IMAGINÍSTICOS:

    -        MARCO: edifício, sinal, loja ou montanha

    -        PONTOS NODAIS (NÓS): lugares estratégicos de uma cidade, junções, cruzamentos

    -        LIMITES: elementos lineares não usados como vias (praias, margem de rio,...)

    -        VIAS: canais de circulação (ruas, alamedas, ferrovias,...)

    -        BAIRROS: regiões médias ou grandes de uma cidade


ID
4931575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

    Entre os vários métodos de projetos de arquitetura, tem-se o normativo e o inovativo. No método normativo, empregado pelos arquitetos Le Corbusier, Walter Gropius, Mies van der Rohe, Richard Meier, as formas são criadas com auxílio de normas estéticas ou princípios (traçados) reguladores. O método inovativo, que resolve a arquitetura sem recorrer a precedentes, tem como arquitetos Frank Lloyd Wright, Oscar Niemeyer, Norman Fostern e Renzo Piano.

    Independentemente do método empregado, um projeto de arquitetura compreende as fases a seguir.


▸ fase 1: diagnóstico — condições do sítio; legislação e planos; tendências e demandas.

▸ fase 2: programa — estudos de funções; consultas a especialistas; fluxograma.

▸ fase 3: desenvolvimento — estudo preliminar; anteprojeto

A partir das informações do texto, julgue os itens a seguir.


I As proporções derivadas da seção áurea auxiliam no método inovativo.

II Sem o método normativo, é impossível haver criatividade.

III O raciocínio espacial é uma habilidade básica, própria do arquiteto, indispensável em qualquer método.

IV As fases de diagnóstico e de programa independem dos métodos normativo e inovativo, que estão presentes na fase de desenvolvimento.

V Quanto mais sofisticado ou complexo for o programa, na fase 2, maior é a necessidade de consulta a especialistas para se chegar a um bom anteprojeto.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E".

    Na assertiva I, o uso da proporção áurea enquadra-se no método normativo por se tratar de um princípio já definido.

    Na assertiva II, a criatividade está ligada ao método inovativo, não ao normativo.

    As outras assertivas estão corretas.


ID
4931629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere as seguintes afirmações verdadeiras relacionadas à programação visual.


I O ensino acadêmico da programação visual com base científica inicia-se em 1919, na Bauhaus, Alemanha, um marco nas origens do design. No Brasil, a escola pioneira a oferecer habilitação superior foi a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), em 1962, no Rio de Janeiro.

II Comunicação visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como os signos, as imagens, os desenhos, os gráficos, ou seja, tudo o que pode ser visto.

III O design gráfico não pode ser considerado como arte por várias razões, entre elas, porque toda arte tem uma autoria, e o design gráfico trabalha em conjunto com outras disciplinas, ou seja, os designers não têm, por definição, estilos individuais.


A partir dessas afirmações, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5468470
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No Tratado de arquitetura, Vitruvio descreve três princípios para a arquitetura. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • venustas: beleza

    firmitas: solidez

    utilitas: utilitário

    GABARITO: E


ID
5546308
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Horizontina - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Segundo CHING, alguns princípios podem ser utilizados para criar ordem em uma composição arquitetônica. O conceito de que uma reta, um plano ou volume que, por sua continuidade e regularidade, servem para reunir, medir e organizar o padrão de formas e espaços é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Princípios de Ordem - CHING:

    Eixo: uma reta estabelecida por dois pontos no espaço, em que é possível dispor formas e espaços de uma maneira simétrica.

    Simetria: a distribuição e disposição equilibrada de formas e espaços equivalentes de lados opostos de uma linha ou plano divisor, em relação a um centro ou eixo.

    Hierarquia: a articulação da importância ou do significado de uma forma ou espaço através de seu tamanho, formato ou localização, relativamente a outras formas e espaços da organização.

    Ritmo: um movimento unificador caracterizado por uma repetição ou alteração padronizada de elementos ou motivos formais da mesma forma ou em uma forma modificada.

    Dado: uma reta, um plano ou volume, que por sua continuidade e regularidade, servem para reunir, medir e organizar o padrão de formas e espaços.

    Transformação: princípio de um conceito, uma estrutura ou organização arquitetônicos podem ser alterados através de uma série de manipulações e perturbações distintas em resposta a um contexto ou conjunto de condições específicos, sem a perda da identidade ou do conceito.

  • Para Ching, alguns princípios, de ordem, podem ser recursos visuais que permitem a coexistência de formas e espaços variados dentro de um contexto ordenado e harmonioso. A ordem, de acordo com o autor, é uma condição em que as partes de um todo estão apropriadamente dispostas com referência a outras partes e ao seu propósito, produzindo arranjos harmoniosos, indo além de uma regularidade geométrica ordenada.

    Dentre os princípios de Ordem – Eixo, Simetria, Hierarquia, Dado, Ritmo, Repetição e Transformação, o princípio “Dado" corresponde ao conceito apresentado no enunciado da questão: Uma reta, um plano ou um volume que, por sua continuidade e regularidade, servem para reunir, medir e organizar o padrão de formas e espaços."




    Gabarito do Professor: Alternativa A. 

  • Para Ching, alguns princípios, de ordem, podem ser recursos visuais que permitem a coexistência de formas e espaços variados dentro de um contexto ordenado e harmonioso. A ordem, de acordo com o autor, é uma condição em que as partes de um todo estão apropriadamente dispostas com referência a outras partes e ao seu propósito, produzindo arranjos harmoniosos, indo além de uma regularidade geométrica ordenada.

    Dentre os princípios de Ordem – Eixo, Simetria, Hierarquia, Dado, Ritmo, Repetição e Transformação, o princípio “Dado” corresponde ao conceito apresentado no enunciado da questão: Uma reta, um plano ou um volume que, por sua continuidade e regularidade, servem para reunir, medir e organizar o padrão de formas e espaços.”


    Gabarito: Alternativa A.