SóProvas


ID
2764186
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As escadas de emergência são elementos essenciais do sistema de proteção contra incêndios em edifícios. Com relação a esses elementos, considere as seguintes afirmativas:


1. Além da NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios e da regulamentação do corpo de bombeiros local), é necessário verificar itens da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

2. As paredes que separam a escada enclausurada do restante da edificação devem ter tempo requerido de resistência ao fogo de 60 minutos, no mínimo, respeitando o tempo requerido de resistência ao fogo da estrutura da edificação.

3. Conforme a NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios), as antecâmaras das escadas à prova de fumaça devem ter comprimento mínimo de 1,50 m.

4. O tempo requerido de resistência ao fogo dos degraus das escadas enclausuradas não é determinante em situações de incêndio.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4.7.12.1 As antecâmaras, para ingressos nas escadas enclausuradas (ver Figura 12), devem:

    a) ter comprimento mínimo de 1,80 m;

  • 1.   Além da NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios e da regulamentação do corpo de bombeiros local), é necessário verificar itens da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). (CORRETA)

    2.   As paredes que separam a escada enclausurada do restante da edificação devem ter tempo requerido de resistência ao fogo de 60 minutos, no mínimo, respeitando o tempo requerido de resistência ao fogo da estrutura da edificação. Caixa deve ser isolada por paredes resistentes ao fogo por 2h.

    3.   Conforme a NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios), as antecâmaras das escadas à prova de fumaça devem ter comprimento mínimo de 1,50 m. Comprimento mínimo – 1,80m.

    4.   O tempo requerido de resistência ao fogo dos degraus das escadas enclausuradas não é determinante em situações de incêndio. (CORRETA)


  • Alguém poderia me indicar onde encontro a informação correspondente à alternativa número 4? Não encontrei na 9077. Verifiquei nos itens Escadas e Escadas enclausuradas, não vi nada referente ao tempo dos pisos dos degraus.

  • Complementando: Antecâmara da ESCADA ENCLAUSURADA À PROVA DE FUMAÇA deve ter comprimento mínimo de 1,80 m e pé direito mínimo de 2,50 m.

    OBS: Estranho esse item 4 estar correto. Contestável essa informação!

  • Infelizmente, está certa a Letra B, tendo em conta que a norma não menciona o tempo de resistência ao fogo para degraus (elementos estruturais) no que se refere às escadas enclausuradas. Apenas para escadas não enclausuradas:

    4.7.1. Generalidades

    b) quando não enclausuradas, além da incombustibilidade, oferecer nos elementos estruturais resistência ao fogo de, no mínimo, 2 h;

  • A norma não menciona o tempo de resistência ao fogo dos degraus, mas no item 4.7.1 da NBR 9077 há citação para que, em qualquer edificação, com escadas enclausuradas ou não:

    c) ter os pisos dos degraus e patamares revestidos com materiais resistentes à propagação superficial de chama, isto é, com índice "A" da NBR 9442.

    Entendendo que quem deve resistir ao fogo pelo tempo mínimo de 2 horas são as paredes, é correto afirmar que "o tempo requerido de resistência ao fogo dos degraus das escadas enclausuradas não é determinante em situações de incêndio".

    Ou seja, é determinante que as paredes resistam ao fogo e não os degraus. Se as paredes de uma escada estão pegando fogo, após 2 horas, não faz diferença se os degraus são resistentes ao fogo rsrs

  • poooooooxaaa essa 4 me pegou :/

  • Gab. A

    1. Além da NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios e da regulamentação do corpo de bombeiros local), é necessário verificar itens da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).✅

    2. As paredes que separam a escada enclausurada do restante da edificação devem ter tempo requerido de resistência ao fogo de 60 minutos❌, no mínimo, respeitando o tempo requerido de resistência ao fogo da estrutura da edificação.

    ter suas caixas isoladas por PAREDES resistentes a 2h de fogo, no mínimo;

    e PORTA residente ao fogo por 30min

    3. Conforme a NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios), as antecâmaras das escadas à prova de fumaça devem ter comprimento mínimo de 1,50 m.

    4.7.12.1 As antecâmaras, para ingressos nas escadas enclausuradas devem:

    a) ter comprimento mínimo de 1,80 m;

    b) ter pé-direito mínimo de 2,50 m;

    4. O tempo requerido de resistência ao fogo dos degraus das escadas enclausuradas não é determinante em situações de incêndio. ✅ (porém, discordo)

    Como os colegas falaram, também não vi nada disso na norma, só porque há ausência de algo que fale que é determinante, não quer dizer necessariamente que não será.

  • Na NBR 9077 existe essa afirmação que torna errada a afirmativa 4

    4. O tempo requerido de resistência ao fogo dos degraus das escadas enclausuradas não é determinante em situações de incêndio.

    4.7.1 Em qualquer edificação, os pavimentos sem saída em nível para o espaço livre exterior devem ser dotados de escadas, enclausuradas ou não, as quais devem: c) ter os pisos dos degraus e patamares revestidos com materiais resistentes à propagação superficial de chama, isto é, com índice "A" da NBR 9442;

  • 2. As paredes que separam a escada enclausurada do restante da edificação devem ter tempo requerido de resistência ao fogo de 60 minutos, no mínimo, respeitando o tempo requerido de resistência ao fogo da estrutura da edificação.

    Escada Enclausurada (2 tipos):

    Enclausurada à prova de fumaça: parede resiste a 4h fogo

    Enclausurada Protegida: parede resiste a 2h fogo (resistência mínima)