SóProvas


ID
2764201
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre projetos de instalações hidráulicas em edifícios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626


    "5.3.5.3. Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400 kPa."


    1 m.c.a = 9,80 kPa

    40 m.c.a = 40 x 9,80 = 392 kPa (aproximadamente 400 kPa)

  • LETRA D

    a) Barrilete é todo o conjunto hidráulico formado por tubulações, conexões e registros, posicionado abaixo (ou na saída) de um reservatório superior (no caso de abastecimento indireto), de onde partem as tubulações que vão alimentar as colunas ou prumadas de alimentação nos pavimentos do prédio.

    b)  A pressão dinâmica é obtida quando a água está em movimento, ou seja, quando ela não está em repouso. A pressão dinâmica depende de alguns fatores da tubulação, tais como: Traçado da tubulação e diâmetros adotados. O valor de pressão dinâmica é a pressão estática menos o valor das perdas de carga localizadas e distribuídas. Em vasos comunicantes, pontos na mesma altura de uma tubulação têm a mesma pressão estática.

    c) 6/1.2 = 5 m²

    e)  A perda de carga é um fenômeno que ocorre devido ao atrito entre as partículas da água e a parede da tubulação ou quando há mudança de direção na mesma. Este atrito faz com que a água escoe com mais dificuldade, reduzindo assim a sua energia. Podemos dizer então que o líquido perdeu pressão, ou seja perdeu carga.

  • Em qualquer ponto, a pressão estática máxima não deve ultrapassar 40 m.c.a. (metros de coluna d'água). Isso significa que a diferença entre a altura do reservatório superior e o ponto mais baixo da instalação predial não deve ser maior que 40 metros. Uma pressão maior que esse valor ocasionará ruído, golpe de aríete e manutenção constante nas instalações.

  • a.    O conjunto de tubulações abaixo da cisterna é denominado barrilete. NBR 5626. 3.5. Barrilete: tubulação que se origina no reservatório e da qual se derivam as colunas de distribuição.

    b.    Por serem vasos comunicantes, pontos na mesma altura de uma tubulação têm a mesma pressão dinâmica. Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura (p. 76). Nas instalações prediais, consideram-se três tipos de pressão: a estética (pressão nos tubos com água parada), a dinâmica (pressão com a água em movimento) e a pressão de serviço (pressão máxima que se pode aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo em uso normal). Em vasos comunicantes, pontos de mesma altura possuem a mesma pressão estática.

    c.    Um reservatório prismático com volume de 6000 litros e lâmina d’água de 1,2 m terá área interna de 7,2 m². 1m³ = 1000l. V = A x h. 6 = A x 1,2. A = 5m²

    d.    A pressão estática máxima em qualquer ponto da tubulação deve ser de 40 m.c.a. NBR 5626. 5.3.5.3. Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 400KPa.

    e.    A perda de carga nas tubulações é consequência da altura do reservatório superior. Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura (p. 88). Dois fatores são determinantes para que ocorra uma maior ou menor perda de carga: a viscosidade e a turbulência. Portanto, maior comprimento de tubos, maior número de conexões, tubos mais rugosos e menores diâmetros deram maiores atritos e choques e, consequentemente, maiores perdas de carga e menor pressão nas peças de utilização.

  • cisterna é o depósito, abaixo do nível da terra, para receber e conservar as águas pluviais, nos edifícios urbanos, reservatório subterrâneo de água potável.

    Em vasos comunicantes, pontos de mesma altura possuem a mesma pressão estática.

    6000 x1,2 = 7,2 m3

    Em uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não pode ser maior do que 40 m.c.a ou seja 4 Kgf/cm².

    As perdas podem se dar em função de diversas causas, como o material empregado, o uso de juntas, vazamentos, mudanças de direção da tubulação, quanto mais alto o reservatório maior vai ser a pressão atuante nas tubulações