-
A transmissibilidade (TR) é dada por:
TR = Ft / Fe
Para que a força transmitida a base (Ft) seja menor que a força de excitação (Fe), a transmissibilidade deve ser menor que a unidade. Isso só é possível, para sistemas subamortecidos, quando a relação entre a frequência de excitação (w) e a frequência de ressonância (wn) é maior que √2.
-
como vc chegou nesse raiz de 2?
-
Pessoal, quem teve dúvidas com essa questão nesse arquivo na página 39 tem a explicação
http://www2.eesc.usp.br/labdin/mucheroni/Vibr%20Mec%2003.pdf
"É possível dividir o gráfico da figura (3.6) em duas regiões: na primeira região, onde 0 < r < √2 , quanto maior o amortecimento menor será a transmissibilidade; na segunda, onde r > √2 , quanto menor o amortecimento menor será a transmissibilidade. Pode-se observar também que há redução na força transmitida apenas para r > √2 . Desta forma, os isoladores de vibração devem ser escolhidos de maneira tal que as frequências de trabalho seja maiores que a √2 vezes a frequência natural do sistema."
-
TR = Ft / Fe (transmissibilidade)
Para que a força transmitida a base (Ft) seja menor que a força de excitação (Fe), a transmissibilidade deve ser menor que a unidade. Isso só é possível, para sistemas subamortecidos, quando a relação entre a frequência de excitação (w) e a frequência natural (wn) é maior que √2.
-
Aí tem de forma bem resumida o que pode ser feito.
http://professor.luzerna.ifc.edu.br/david-jose/wp-content/uploads/sites/25/2018/06/EMC-VIB-27-Controle-de-Vibra%C3%A7%C3%B5es-A.pdf
-
A razão de amortecimento é muito baixa, z = 0,005, portanto, podemos desconsiderar o amortecimento, ficando com uma vibração forçada não amortecida.
A solução particular da equação é dada por: x = Acos(w*t)
Com A = F/(k-m*w^2)
Rearranjando o lado direito (dividindo tudo por k), temos: A = (F/k)/(1-(w/wn)^2) -> A/(F/k) = 1/(1-(w/wn)^2)
Para que a força transmitida à base rígida do sistema seja menor que a força de excitação, temos que:
A/(F/k) = 1/(1-(w/wn)^2) < 1
Pela equação, podemos perceber que isso acontece quando w > wn*√2