SóProvas


ID
2765170
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A chefe da equipe de Auditoria Interna de um determinado Instituto Federal, juntamente com os demais auditores, prepara o planejamento de auditoria para verificar as instalações e equipamentos do Restaurante Universitário da instituição, bem como a adequação de seu uso e conservação. Para o alcance dos objetivos da auditoria resta necessária a avaliação de forma a dar certeza de como se dá a operação e conservação dos equipamentos e instalações. Assinale a alternativa que contém a(s) técnica(s) de auditoria mais adequada(s) para aplicação ao caso.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Inspeção física: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.

     

    Observação: é o processo de visitação e acompanhamento técnico, no qual o próprio profissional de auditoria governamental observa in loco, atenta e minuciosamente, sistemas ou processos operacionais da Administração Pública, ou ainda atividades dos gestores, administradores, servidores, empregados ou representantes de um ente público, no ambiente interno ou externo ao mesmo, objetivando, precipuamente, verificar o seu  funcionamento.

     

    Exame documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, por meio de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial ou gerencial do ente público no curso normal de sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

     

    Entrevista ou indagação: é a ação de consultar pessoas dentro e fora da Administração Pública, utilizando ou não questões estruturadas, direcionadas à pesquisa, confronto ou obtenção de conhecimentos sobre a atividade do ente, seu pessoal, suas áreas, processos, produtos, transações, ciclos operacionais, controles, sistemas, atividades, a legislação aplicável, ou sobre pessoas, áreas, atividades, transações, operações, processos, sistemas e ações relacionados direta ou indiretamente à Administração Pública, inclusive por contratação, objetivando obter, de forma pessoal e direta, informações que possam ser importantes para o profissional de auditoria governamental no processo de exame, compreensão e formação de opinião sobre o objeto da auditoria.

     

    Marcelo Seco

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Técnicas de Auditoria.

    As técnicas de auditoria existem para que o auditor consiga coletar evidências. Elas são aplicadas na fase da execução, que é a fase da auditoria que tem por objetivo a evidenciação e a extração das conclusões com base nas evidências obtidas.

    Há diversas técnicas de auditoria, mas vamos ficar restritos às técnicas que são as exigidas pela questão.

    Bom, para verificar as instalações e equipamentos, o auditor precisa aplicar a técnicas de inspeção física. Esta técnica é a adequada para verificar a existência e o estado de manutenção e conservação de bens tangíveis (de que são exemplo as instalações e equipamentos).

    Diferentemente, quando o auditor deseja verificar um processo de trabalho sendo executado ,ele aplica a técnica da execução direta. Assim, para verificar o processo de atendimento ao público, ou como um inventário é realizado, como é a operação de conservação, etc., usa-se a observação direta.

    Então, para verificar como é feita a limpeza do mobiliário do restaurante, é aplicada a técnica de observação direta (limpeza é um processo de trabalho). Para verificar se o mobiliário está de fato limpo ou não, aplica-se a inspeção física (verificamos o estado de conservação do bem tangível).

    Vamos às alternativas:

    A) Correta.

    B) Incorreta. O exame documental (também chamado de inspeção documental) verifica documentos para avaliar se estão adequados ao critério exigido.

    C) Incorreta. Entrevista ocorre quando se indaga perguntas ao entrevistado (de forma oral ou escrita). Já o mapa de processo não é uma técnica de auditoria, mas sim um instrumento para ajudar o auditor a entender como é o fluxograma de uma atividade.

    D) Incorreta. Indagação escrita é uma forma de entrevista. Nela, o auditor elabora perguntas e as envia para que o auditado responda por escrito. O objetivo é capturar as impressões do auditado sobre o objeto auditado.

    E) Incorreta. Análise de contas e revisão analítica são técnicas bastante comuns em auditoria financeira. A primeira consiste em revisar as transações que deram origem a um registro numa conta contábil (saber se o pagamento está suportado por notas fiscais, por exemplo), enquanto a segunda consiste em fazer uma avaliação por meio de índices (verificar que as despesas da entidade subiram 10% de um ano para o outro, mas que as despesas com diárias subiram 275% de um ano para o outro. Este fato pode indicar alguma situação anômala, irregularidade ou ineficiência, por exemplo, nas despesas com diária).


    Gabarito do Professor: Letra A.