SóProvas


ID
2766463
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir em relação à ideia de cidadania.

I. A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer civilização.
II. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, entretanto numa acepção mais ampla, cidadania é a qualidade de ser cidadão, portanto, sujeito de direitos e deveres.
III. A relação do cidadão com o Estado é dúplice: de um lado, os cidadãos participam da fundação do Estado, e, portanto, estão sujeitos ao pacto que o criou, no nosso caso a Constituição Federal de 1988.
IV. Os agentes estatais, como cidadãos investidos de funções públicas, têm o dever de atuar com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, prestando contas de todos os seus atos.
V. É dever de todo cidadão responsável colocar o interesse privado em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • COMENTANDO AS ALTERNATIVAS QUE ESTÃO  ERRADAS:

    A alternativa I está errada. A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas.

    A alternativaestá errada. É dever de todo cidadão responsável colocar o interesse público em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo.

  • Acho que faltou a eficiência no item IV mas ok.

  • Que questão mal elaborada!

  • E eficiência?
  • Gabarito: B

    O que é Cidadania?

    I. A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

    II. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.

    III. A relação do cidadão com o Estado é dúplice: de um lado, os cidadãos participam da fundação do Estado, e portanto estão sujeitos ao pacto que o criou, no nosso caso a Constituição Federal de 1988. Portanto, sendo o Estado dos próprios cidadãos, V. os mesmos têm o dever de zelar pelo bem público e participar, seja através do voto, seja através de outros meios, formais e informais, do acompanhamento e fiscalização da atuação estatal.

    IV. Ao mesmo tempo, os agentes estatais, como cidadãos investidos de funções públicas, tem o dever de atuar com base nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, prestando contas de todos os seus atos. Uma relação harmoniosa entre as expectativas dos cidadãos e a atuação estatal é o ideal a ser alcançado por qualquer sociedade.

    Departamento de Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC

    http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/

  • Impossível avaliar a alternativa III.

    "III. A relação do cidadão com o Estado é dúplice: de um lado, os cidadãos participam da fundação do Estado, e, portanto, estão sujeitos ao pacto que o criou, no nosso caso a Constituição Federal de 1988"

    Cadê o outro lado, para poder avaliar se é dúplice ou não?

  • Eu não entendo essas bancas. Ora a questão está incompleta e está errada, ora está incompleta e está certa.

  • Cidadão se origina no latim e deriva da palavra civitas e tem relação com a palavra grega politikos que significa aquele que habita na cidade.

  • Passemos à análise das assertivas.

     

    I – ERRADO – A palavra cidadania vem do latim civitas, que significa cidade.

    II – CORRETO – Numa concepção ampla, entende-se que cidadania consubstancia-se em um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma Constituição. Juridicamente afirma-se que a cidadania representa um status e apresenta-se simultaneamente como objeto e um direito fundamental das pessoa; o atributo da cidadania é próprio dos que possuem nacionalidade.

                As dimensões da cidadania incluem, especialmente, os direitos civis (liberdade de expressão e movimento e obediência à lei), políticos (votar, candidatar-se) e sociais (bem-estar, segurança no emprego e cuidados médicos).

    III – CORRETO – A cidadania atribui direitos e obrigações. Assim, da mesma forma que proporciona ao indivíduo pertencente à determinada nação (cidadão) o direito de participar ativamente da construção do Estado e suas leis, seja através de seus representantes escolhidos, seja através de iniciativas próprias (lei de iniciativa popular), ele também está sujeito a respeitar estas leis e às determinações do Estado que visem o interesse público. Trata-se de um ciclo completo no vínculo denominado cidadania.

    IV – CORRETO – Os agentes estatais integram a Administração Pública, e conforme estipula o artigo 37 da CF/88, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Todos os seus atos devem visar o interesse público, sob pena de sanção de natureza civil, administrativa e penal.

    V – ERRADO - Pratica um ato de cidadania aquele que exerce uma participação ativa em sua comunidade, visando promover o bem comum. Não se deve, portanto, colocar o interesse particular à frente, mas sim, o senso coletivo, deve-se buscar o melhor para o interesse público, a harmonia da coletividade.

                Logo, II, III, e IV corretas.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B