SóProvas


ID
2767285
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1


Mulheres comemoram uma década no Corpo de Bombeiros do Paraná


Uma década após a primeira turma, mulheres têm o respeito dos colegas, mas ainda têm longo caminho pela igualdade na corporação criada há cem anos


(1) O Corpo de Bombeiros do Paraná, criado em 1912, se aproximava dos 100 anos quando a primeira mulher vestiu o fardamento. Foi há uma década, quando uma lei estadual permitiu à corporação a inclusão das bombeiras. Na primeira turma, entraram 23 “bombeiros militares do sexo feminino”. Em dez anos, elas chegam a 119, entre oficiais e soldados. Foi o tempo de conquistar o respeito dentro da corporação. Mas o caminho até um Corpo de Bombeiros igualitário não terminou de ser trilhado, e passa por uma maior inclusão, tanto na base quanto no topo da hierarquia.

(2) A ampliação esbarra na lei, que hoje restringe a 50% a entrada de mulheres nos concursos. Tanto o concurso para soldado, realizado pela última vez em 2013, pela Fafipa, quanto o de oficiais, organizado pela UFPR, são claros: “Atingido o limite previsto não serão nomeados candidatos do sexo feminino, independente da classificação final obtida no certame”.

(3) A recíproca não é verdadeira. Se as primeiras posições forem conquistadas por homens, só eles entram. Uma mudança na regra poderia afrouxar a pirâmide que aponta que a proporção de mulheres diminui conforme a hierarquia sobe.

(4) Em dez anos, a patente mais alta atingida por uma mulher foi a de capitã. Para chegar a coronel, topo da carreira, a média na corporação é de 30 anos de serviço. Atualmente, as bombeiras representam menos de 4% de um efetivo de 3.126 bombeiros. A presença está concentrada nos grandes centros; no interior, há muitos batalhões sem presença feminina.

(5) Mesmo sendo poucas, elas já causam uma mudança de mentalidade dentro da instituição. Os próprios colegas homens que, no começo, diziam duvidar da capacidade das mulheres de fazer um bom trabalho, hoje admitem que era preconceito. [...]


Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/mulheres-comemoram-uma-decada-no-corpo-de-bombeirosdo-parana-33v4kzdyhiyg7ks9gdlcsrr3e. Acesso em: 02/07/18. Adaptado.

Está de acordo com as normas da concordância verbal o seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • Erros:

    A) Comemorou-se

    B)Haviam

    C) Faziam

    D) Surgiu

  • A)Com a participação de toda a tropa, comemorou-se.... ( Com a participação DELES, o verbo fica no plural)

     

    B)Verbo Haver ( No sentido de existir deve ficar impessoal) o certo devia ser : Havia(Existia) 23 mulheres destemidas.

     

    C)Verbo fazer no sentido de tempo decorrido também deve ficar impessoal. Ex

    Faz anos que estudo para concurso.

     

    D) Perguntem ao verbo, o que surgiu ? Novas exigências. O verbo deve concordar, devia ser "Surgiram".

     

    E) GABARITO

  • E-> Esperemos que, em breve, a presença de mulheres nos batalhões não seja apenas a exceção de uma regra criada em um passado que deve ser esquecido.

    Sabe-se que núcleo do sujeito da frase ( a presença de mulheres nos batalhões- é ' A PRESENÇA ' ) portanto o verbo ' SER ' irá concordar com o seu núcelo do sujeito 

  • Queria ter mais "gabarito" em português pra poder justificar minha indagação, mas de toda forma aqui vi minha dúvida.

    A alternativa "E" traz o verbo esperar conjugado no presente do subjuntivo, indicando uma possibilidade (não me parece o sentido da frase), ou no modo imperativo, ordenando "que se espere" pela presença de mulheres no batalhão (também não me parece o sentido da frase).


    Compreendi, pelo trecho destacado, que esperar em breve a presença de mulheres nos batalhões trata-se de uma ação certa no presente, ou seja, "esperamos que, em breve, a presença de mulheres..."


    Enfim, compreendi o erro das outras alternativas mas estou em sérias dúvidas se caberia "esperemos" ao invés de "esperamos" (o correto, na minha interpretação).


    Desculpem qualquer falta de conhecimento aprofundado, bons estudos!



  • Com a participação de toda a tropa, comemorou-se dez anos da chegada das mulheres ao Corpo de Bombeiros do Paraná. Comemorou é VTD e SE é PA, logo o verbo tendo que concordar com o núcleo do sujeito, que é o número 'dez'... "Comemoram-se dez anos da chegada das mulheres ao Corpo de Bombeiros do Paraná."

    Na primeira turma de mulheres do Corpo de Bombeiros do Paraná, haviam 23 mulheres destemidas, ansiosas para ingressar na carreira. Haver(existir) é impessoal, deve ficar no singular. "Havia 23 mulheres.."

    Já faziam quase cem anos que o Corpo de Bombeiros do Paraná tinha iniciado suas atividades, quando, finalmente, resolveram contratar mulheres. Fazer (indicando tempo decorrido) é verbo impessoal. "Já faz quase cem anos que..."

    No século XXI, surgiu novas exigências sociais que colocaram a mulher em situação de protagonista do desenvolvimento social. Surgiu deve concordar com o sujeito. "Surgiram novas exigências sociais.."

    Esperemos que, em breve, a presença de mulheres nos batalhões não seja apenas a exceção de uma regra criada em um passado que deve ser esquecido. Gabarito! "A forma verbal esperemos está no presente do subjuntivo...

    Que eu espere

    Que tu esperes

    Que ele espere

    Que nós esperemos

    Que vós espereis

    Que eles esperem

  • CORRIGINDO OS ERROS

    A Com a participação de toda a tropa, comemoram-se dez anos da chegada das mulheres ao Corpo de Bombeiros do Paraná.

    B Na primeira turma de mulheres do Corpo de Bombeiros do Paraná, havia 23 mulheres destemidas, ansiosas para ingressar na carreira.

    C Já faz quase cem anos que o Corpo de Bombeiros do Paraná tinha iniciado suas atividades, quando, finalmente, resolveram contratar mulheres.

    D No século XXI, surgiram novas exigências sociais que colocaram a mulher em situação de protagonista do desenvolvimento social.

    E Esperemos que, em breve, a presença de mulheres nos batalhões não seja apenas a exceção de uma regra criada em um passado que deve ser esquecido.

    Gabarito

  • GABARITO: E

    e) Esperemos que, em breve, a presença de mulheres nos batalhões não seja apenas a exceção de uma regra criada em um passado que deve ser esquecido.

    Responder

     

  • alguém me explica pq a letra E está correta ,pq a palavra Esperemos e não esperamos ?
  • Com a participação de toda a tropa, comemorou-se dez anos ( comemoram-se dez anos)